Tem algumas destas aplicações no seu Android? Remova-as já!
Frequentemente surgem notícias de problemas de segurança no Android e na sua loja de aplicações. Este é um sistema que está muito exposto e que por isso os atacantes exploram essas falhas.
Um novo grupo de aplicações foi removido da Play Store recentemente, tudo porque continham malware capaz de alterar qualquer Android. Se as tiver no seu smartphone, elimine-as de imediato.
São 13 as novas aplicações que a Google removeu da Play Store depois de ter recebido informações de que teriam presente no seu código malware. Esta descoberta foi feita pela empresa de segurança Lookout, que explicou em detalhe a sua descoberta.
As aplicações tinham presente o malware Brain Test, que já no ano passado tinha atingido os dispositivos Google e que tinha sido encontrado em várias lojas de aplicações que a Google não controla.
Desta vez as aplicações entraram na Play Store de forma discreta e sem qualquer malware, tendo sido mais tarde actualizadas para que tivessem a componente maliciosa e assim poder atacar os smartphones.
As diferenças desta versão do Brain Test
Mas havia uma diferença que chamou à atenção dos investigadores da Lookout. Estas tinham milhares de descargas e estavam bem cotadas dentro da Play Store. Isto apenas era possível graças à manipulação das aplicações, que conseguiam descargas e instalar novas aplicações e dar notas positivas a si mesmas.
The apps are capable of using compromised devices to download and positively review other malicious apps in the Play store by the same authors. This helps increase the download figures in the Play Store.
Depois de instaladas as aplicações procuravam ganhar controlo sobre o smartphone, verificando se tinham root aplicado e se a resposta fosse positiva instalavam-se como uma aplicação do sistema, o que impedia a sua remoção mesmo se fosse feito um restauro de fábrica.
Do que foi apurado as aplicações não estavam ainda a realizar qualquer actividade maliciosa, estando apenas a replicar-se e a instalar outras aplicações do mesmo criador nos smartphones Android.
Mas teria bastado uma simples actualização, com novas instruções e novo código, para que estas tivessem um comportamento completamente diferente.
Este artigo tem mais de um ano
É complicado ver a lista… era melhor se desse para abrir a imagem.
Ora experimenta clicar na imagem. Tens acesso a uma lista maior.
No smartphone não da para fazer zoom.
Não custava nada ter a lista escrita.
Clica na imagem!
mesmo clicando na imagem não da para ver
mesmo a clicar o popup não permite zoom
Problema de ecras pequenos 🙂
eu tenho um note 4. o ecran nao é pequeno. a questao é que a versao do site que é carregada é mobile e nao permite zoom. tenho que andar a mecher nas configurações do chrome para dar a volta ao assunto.
Eu não precisei de abrir a imagem, dá para ler bem no meu tlf. Mas também não tenho um telefone de abate 😛
No windows phone fasso zoom com os dedos
Faço
Clica e segura.. abrir imagem.. zoon
Onde é que estão os guerrilheiros que vão comentar para as notícias da Apple?
Tu és um deles, sempre presente a defender cegamente a marca. Por aqui os Androids aceitam a verdade, não usam palas.
Aceita, aceita…
Quem se queixou da falta dos guerrilheiros (logicamente pro aceitação, foste tu), mas porquê? Há algum droid fan que negue insegurança no android (como fazem os cegos dos iFans)?
É um dos problemas das plataformas abertas. Estão sujeitas a situações destas. Mas, sempre têm as suas vantagens, não preciso de uma máquina xpto para desenvolver para isto, um telefone Android barato basta para testar apps (além do que uso pessoalmente), a licença de publicação é acessível q.b., e tenho toda e qualquer liberdade de alterar a ROM que vem com o meu dispositivo e “kitá-lo” como bem entender. Já os iDevices, not so much 🙂
O facto de ser uma plataforma aberta em nada está relacionado com a insegurança, muito pelo contrário, tem mais olhos colocados sobre ela, e por esse motivo mais correcções. Se for uma plataforma aberta e bem construída, poderá ser tão ou mais segura que outras plataformas fechadas semelhantes. Por exemplo, por muitos os sistemas BSD são considerados bastante seguros, e no entanto, muitos sistemas BSD são tecnologia aberta.
Ah, e já agora, o Darwin é um sistema BSD, que por ventura é o sistema base para o OSX e iOS da Apple, e é open source 🙂
o ios não é aberto! paga licença pra poder usar o bsd tal como o osx!
A próxima deveria ser a cheetah mobile.
Aplicações que só quem não sabe usar um smartphone instala
Estas a descrever o utilizador comum. Nem todos são expert em tecnologia ou sequer para aí virados
Se estão na store é normal que muita gente instale.
Este é daqueles que sabe se o software tem malware pelo cheiro!
😀
O problema é mesmo a qualidade da imagem que é fraca, não ia ajudar muito conseguir fazer zoom. Mas mesmo assim le se bem no meu telemóvel.
não está mais exposto quem tem o tlm/tabley com root?
O Chrome em android ateima em carregar a versão mobile deste site, mas não me faz diferença