Smartphones Nokia na Europa enviaram dados para a China, confirma a HMD Global
Foi todo um lote de smartphones Nokia 7 Plus. No seguimento do caso previamente exposto no Pplware, a empresa HMD Global já veio a público e confirmou o sucedido. Entretanto, o governo finlandês, após a primeira denúncia ter sido feita por uma cadeia de televisão norueguesa, também lançou uma investigação.
Algo que acaba agora de ser confirmado pela própria HMD Global, a nova e atual casa dos smartphones Nokia.
Antes de mais, foi exposta a recolha de dados e informações sensíveis através de smartphones Nokia 7 Pus na Europa. Detalhes que, em seguida, eram enviados para um servidor na China. Por sua vez, este (servidor), pertence à China Telecom, a agência estatal chinesa de telecomunicações, sendo a maior nesse país.
Da Europa para a China, através dos Smartphones Nokia
Entre o portfólio de dados enviados versavam não só o IMEI, dados do SIM, bem como a localização em tempo real dos smartphones Nokia 7 Plus. Algo que motivou uma nova onda de receio, bem no coração da Europa e que já abalou os alicerces da HMD Global. Aliás, a empresa não negou o caso, bem pelo contrário.
Com efeito, confrontada com a situação, a HMD Global clarificou a situação em comunicado à AndroidAuthority. Em seguida, pode inteirar-se da sua transcrição:
Nós (HMD Global) analisámos o caso que nos foi colocado e descobrirmos que o nosso programa de ativação (client) concebido para outro país, estava por lapso, incluído no software de sistema de um só lote do Nokia 7 Plus. Devido a este erro, vários telefones Nokia estavam a tentar enviar informações de ativação do dispositivo para um servidor de terceiros.
Assim sendo, a HMD Global reconhece o sucedido, ainda que a escolha de palavras "tentar enviar", possa ter uma interpretação menos positiva. Afinal de contas, os dados terão saído dos smartphones Nokia 7 Plus, faltando provar que foram armazenados no servidor chinês.
Em causa está um lote do Nokia 7 Plus
Além disso, a HMD Global garante que nenhuma informação que possa identificar um indivíduo ou utilizador específico foi enviada para a China. Contudo, estas declarações acabam por contrapor o caso exposto pela cadeia televisiva norueguesa, NRK. Mais concretamente, a localização em tempo real no Nokia 7 Plus. Algo que a HMD Global garante já ter sido resolvido no início deste ano.
Este erro (envio da localização em tempo real), foi resolvido em fevereiro de 2019. Para tal, corrigimos a localização (client) para a variante em questão. Todos os dispositivos afetados (smartphones Nokia 7 Plus) já receberam esta correção. Entretanto, já quase todas as unidades instalaram com sucesso a correção enviada.
Mais uma vez, a HMD Global reconhece o sucedido. Além disso, classifica esta recolha de dados como pragmática e habitual para efeitos de ativação do dispositivo e registo para garantia. Um procedimento obrigatório em certos mercados como o chinês.
A HMD Global garante que já corrigiu o lapso
Infelizmente, a empresa não clarificou qual o lote exato de telefones Nokia 7 Plus afetado. Assim sendo, temos que confiar na sua palavra. Isto pelo menos até que o governo finlandês partilhe as conclusões da sua investigação. Até lá, o Pplware acompanhará os desenvolvimentos deste caso.
Por fim, pode inteirar-se do caso e todos os seus detalhes na nossa cobertura inicial, em seguida.
Este artigo tem mais de um ano
Digam-me uma empresa que fabrique telemóveis que não recolha dados dos utilizadores.
A propria Nokia… mas a antiga…
Belos 3310, 3330… e por aí fora…
eles se quiserem informacoes, nao precisam de internet, cada cromo…
Tinhas gprs sobre gsm
Ou seja, a típica 2G que levavas 7 horas a carregar páginas
Essa pergunta é falaciosa. A questão não é a que recolhe dados dos utilizadores.
As questões corretas são, quais os dados, para que efeito e de que forma.
provavelmente os antigo nokia feito na europa-66**- Finlândia , já não existem actualmente muito gostava de saber ?
O meu iphone fartasse de mandar dados para América e agora?
E agora que a tua sorte é que esse fartote de dados de que falas é irrisório quando comparado com qualquer outra marca que venda smartphones Android.
Curioso, porque a maioria desses dados ficam apenas no teu dispositivo e não são enviados a lado algum, que se saiba.
Sou dono de um Nokia 5. Instalei o Meteoro monitor Mini pro e para já, nada de exótico.
Onde esta o sr. que dizia “Nao sei como ainda ha pessoas que compram smartphones sem ser da Nokia” ? ainda hoje me riu com este anormal
Pff, sobre ipv6 enviam Gbit….. nada como ter um Backup na China. Lol.
“telemóveis que não recolha dados dos utilizadores”
Se fosse só os telemóveis o problema não era grave……
apple apple bla bal …. não enviam pq usam os seu serviços…. para POUPAR uns $$$. https://www.alibabacloud.com/ e não só…
Usa um Samsung aporvado pela NS__,A.
Nota: a apple usa uma firmware diferente mas a Samsung não por isso os tempos das atualizações.
https://www.nsa.gov/Resources/Everyone/csfc/Components-List/
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_open-source_hardware_projects
A tentar enviar informações de ativação?!
E classifica esta recolha de dados como pragmática e habitual para efeitos de ativação do dispositivo e registo para garantia?!
Essa conversa é um certificado de estupidez e uma falta de vergonha.
Se assim fosse, os dados tinham sido enviados com a ativação dos equipamentos e tal não voltava a acontecer. Ora, consta que não era o que acontecia, sendo a informação enviada sucessiva e sucessivamente.
A mentira tem a perna curta. A Apple provou disso e a Nokia também há-de compreender, quando for desmentida pelas entidades finlandesas que investigam este escândalo.
Quanto a mim, que equacionava eventualmente substituir o meu OP6 por um Nokia num futuro mais ou menos próximo, vai ficar sem efeito.
As entidades finladesas, as mesmas que ignoraram o escândalo da Nokia original aquando da descoberta de como produziam os smartphones? Nem contes com isso.
Que salganhada .. CHINA a espiar….