Dica: Como aumentar a segurança das mensagens do WhatsApp no Android
A segurança do WhatsApp é tida como uma das mais eficazes no universo das apps de mensagens. A empresa garante que estas mensagens viajam de forma cifrada e por isso são impossíveis de serem lidas.
O que não é garantido é que o acesso a estas mensagens esteja protegido e que possa ser controlado. Mas o este serviço permite que seja definido um código de autenticação que vai aumentar esta segurança.
Os criadores do WhatsApp nunca contemplaram a necessidade de criar um código de proteção da sua app para limitar o acesso às mensagens. Ao focarem-se na cifra das comunicações, garantem a proteção necessária.
Mas como há quem necessite de alguma proteção adicional, o serviço permite criar um código de confirmação em dois passos, que impede a configuração da conta por terceiros e dá uma segurança adicional.
Aceder às Definições de segurança
Para a ativarem só precisam de aceder às Definições e depois ai dentro devem selecionar a opção Conta.
De seguida, e dentro desse novo ecrã, devem selecionar a opção confirmação de dois passos. Esta é também conhecida, de forma mais genérica, como 2FA.
Definir o novo código de confirmação em dois passos
Nos passos seguintes vai ser necessário definir o novo código de proteção, que não deve ser esquecido de forma alguma, sob pena de bloquear de forma total o acesso ao WhatsApp.
O código que vão fornecer deverá ser colocado no WhatsApp duas vezes para confirmar que é mesmo o que o utilizador quer usar e como como forma de proteção.
Definir o e-mail de recuperação do WhatsApp
No passo seguinte vão ter de definir um endereço de e-mail para recuperação do código definido antes, em caso de problemas ou se se esquecerem do mesmo durante a utilização do serviço.
No final deste processo, o WhatsApp irá mostrar uma mensagem de sucesso, indicando que a confirmação em dois passos está ativa.
Importa referir que este código será periodicamente pedido dentro do WhatsApp, para evitar que este seja esquecido.
Daqui em diante, e graças ao 2FA, sempre que verificarem o número de telefone, quer por mudança ou outro fator, o código definido será pedido, para confirmar a identidade do WhatsApp.
Este artigo tem mais de um ano
Não se deixem enganar. As mensagens são cifradas mas não de forma segura.
queres elaborar ou é só bitaite mesmo?
Nada como pedir um PIN e um e-mail para o caso de esquecer o PIN… quantas mais possibilidades de ultrapassar o PIN mais seguro é para o atacante.
Isto sem falar do facto de a chave publica/ privada que protege a comunicação poder ser alterada a qualquer momento sem que o utilizador na pratica possa fazer nada, na melhor das hipótese aparece lá a notificação de que a chave mudou e pronto… a partir daí os servidores do WhatsApp podem interceptar tudo mesmo que antes tivessem confirmado a chave presencialmente. Está mesmo feito para auxiliar a intercepção das comunicações dos utilizadores.
Espero que surja uma alternativa gratuita, independente de (números de) telefones & (endereços de) e-mails e que seja realmente à prova de intercepção e leitura em tempo útil dos conteúdos fora dos legítimos dispositivos receptores.
O mais próximo funcional é o Threema, mas é pago, e gratuito é o qTox mas só funciona online e para smartphones não funciona bem porque eles terminam as aplicações de forma agressiva.
a chave privada não é transmitida, apenas a pública!
E pra eu importar essas mensagens novamente pra o Whatsapp, como eu faria ? tendo em vista que troquei de SO e não tenho backup salvo, so as conversas importantes exportadas…