Saiba como instalar uma ROM personalizada no seu smartphone
O Android é o sistema operativo móvel criado pela Google e é, atualmente, o mais utilizado em todo o mundo, com mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos, alcançando mais de 80% da quota de mercado mundial. Para além disso, é um sistema operativo extremamente personalizável.
A possibilidade de instalar uma ROM personalizada é uma vantagem que existe nestes equipamentos, sendo possível criar as próprias ROMs ou recorrer a ROMs criadas pela comunidade e instalá-las nos equipamentos. Com uma ROM personalizada é possível otimizar o desempenho, a bateria, aceder mais rapidamente a atualizações, alterar o aspeto do sistema, entre outras coisas. Aprenda como fazê-lo.
1º passo: Instalar uma recovery e ter permissões de acesso root
“Fazer” root ao equipamento significa que passa a ter privilégios de administrador no seu equipamento, permitindo o acesso a ficheiros do sistema operativo e a sua manipulação sem restrições. E é claro, está incluída a possibilidade de eliminar algumas aplicações indesejadas que vêm pré-instaladas na ROM do fabricante.
Todos os Android vêm com uma recovery, uma espécie de aplicação de recuperação do sistema separada do sistema operativo, no entanto, esta é colocada pelo fabricante e é muito limitada quanto às funcionalidades e permissões. Como tal, existe a possibilidade de instalar uma Custom Recovery que permite mais funcionalidades, como a instalação de ROMs personalizadas ou outras aplicaçõe do sistema, fazer backups e restauros, entre outros.
Alertamos já para o facto de que não há uma "receita única" para este procedimento, pois cada ROM ou recovery apenas funciona no dispositivo para o qual foi desenvolvida. Este guia foi efetuado utilizando o Samsung Galaxy S6 Edge (G925F) e adequa-se a smartphones Nexus, OnePlus e Samsung, no entanto, o processo é semelhante a muitos outros equipamentos.
Antes de começar:
- Se tem dados a guardar, efetue uma cópia de segurança do seu equipamento, utilizando a ferramenta do sistema ou uma aplicação como a Helium;
- A bateria deverá ter no mínimo 80% de carga;
- Certifique-se de que o computador não corre riscos de ficar sem energia.
Neste guia é utilizada uma aplicação de terceiros que irá ajudar a efetuar a instalação dos drivers, da custom recovery e dos recursos root:
- Unified Android Toolkit (v.1.6.4 via Pplware)
Esta ferramenta não é estritamente necessária para este processo, apenas facilita e indica os passos a efetuar. Caso utilize o Windows 8/8.1/10 deverá desativar a imposição de assinatura de controladores na sua instalação.
Desativar imposição de assinatura de controladores
- Abrir o menu Iniciar, escrever Opções de recuperação e abrir;
- Em Arranque avançado, clicar em Reiniciar agora;
- Após reiniciar, clicar em Opções avançadas > Configurações de início > Reiniciar;
- Escolher a opção 7, premindo na tecla 7 ou F7, para desativar a imposição de assinatira de controladores.
O computador irá reiniciar com a imposição de assinatura de controladores desativada. Ao ser outra vez reiniciardo, a imposição de assinatura será reativada.
Antes de começar, é necessário ligar o modo de programador clicando 5 vezes em Número de compilação, em Definições > Acerca do telefone. Dessa forma, o modo de programador ficará ativo, o que permitirá ativar o modo de depuração USB, necessário para o processo. Após isso, o procedimento é o seguinte:
- Abrir o Unified Android Toolkit escolher o modelo do equipamento, a sua versão e a build do Android;
- Instalar os drivers no seu computador;
- Escolher a opção de Root/Unroot;
- Escolher Instalar Custom Recovery e Instalar Root;
- Escolher o método de root e a forma de instalação pretendida (2. Sideload zip file);
- Escolher a versão de Custom Recovery que pretendida (3. TWRP);
- Ligar o smartphone ao computador e esperar que seja reconhecido. Após este processo, o equipamento irá reiniciar em modo de download para que possa instalar a Custom Recovery através da ferramenta Odin. Verifique se o Odin reconheceu a porta COM;
- O smartphone irá reiniciar automaticamente, primeiro para o sistema e depois a para o TWRP acabado de instalar;
- Agora apenas será necessário preparar o equipamento para receber a aplicação que irá permitir o root. O processo utilizado foi de sideload;
- Quando terminar, premir qualquer tecla para a consola reiniciar o smartphone para o sistema. Após entrar para o sistema, a Custom Recovery e as permissões de root estarão totalmente funcionais.
Poderá recorrer ao vídeo abaixo para o acompanhar em todos os passos descritos.
2º passo: Instalar uma ROM personalizada
Abaixo demonstramos uma das várias formas que existem para instalar uma ROM personalizada:
- Encontrar a ROM que se adequa ao que pretende. O fórum XDA é um local onde vários programadores colocam as suas ROMs “cozinhadas” e é um bom começo para encontrar a ROM que pretende, no entanto, há muitos outros sites, como o NeedROM, que tem um repositório enorme para todas as marcas. Não se esqueça se instalar as Google Apps, que normalmente não vêm incluídas nas ROMs. Poderá fazer download através do site OpenGaps.org;
- A ROM utilizada neste guia é a Nexify - Fast and Clean [v2][DPF1] by uzairabdulmajeed, para o Samsung Galaxy S6 Edge. Este equipamento não tem suporte oficial da lineage OS;
- Copiar o zip da ROM e das GoogleApps para o smartphone, na raiz ou numa pasta;
- Reiniciar o smartphone e ligar em modo recovery. No Samsung Galaxy S6 edge o atalho de teclas é Home + Vol+ + Power (poderá ser diferente noutras marcas e modelos);
- É aconselhado fazer Wipe Data para limpar todos os dados (não fazer do sdcard, senão será perdido o ficheiro zip de instalação da ROM);
- Premir em Install > Install zip from sdcard. Escolha o ficheiro da ROM e confirme o Flash;
- Quanto estiver concluído, volte a fazer o mesmo procedimento para as GoogleApps;
- Efectuar o Wipe Dalvik Cache e Cache;
- Reiniciar o dispositivo e esperar, o primeiro arranque deverá demorar vários minutos;
- Feito. O smartphone está pronto a configurar.
Mais uma vez, poderá recorrer ao vídeo abaixo para o acompanhar em todos os passos descritos.
Todo este processo, embora possa parecer complicado, rege-se sempre pelos mesmo passos base, podendo haver pequenos pormenores que diferente entre dispositivos, como a necessidade de desbloqueio do bootloader ou outros pormenores. Se tem um smartphone Xiaomi, poderá utilizar o nosso guia em vídeo para fazer toda o procedimento.
Não se esqueça que cada equipamento é único e, salvo raras exceções, só podem ser instaladas as recovery e ROM específicas desse modelo. Se o seu modelo não faz parte dos modelos previstos neste guia (ver início do 1º vídeo), então deverá pesquisar nas fontes sugeridas, ou solicitar ajuda na secção de comentários abaixo.
O Pplware e o autor deste artigo não se responsabilizam por qualquer dano que possa resultar na perda da garantia do equipamento.
Já usa uma ROM personalizada no seu smartphone?
Faça a sua recomendação nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Lembrar aos utilizadores que ao fazer root, algumas aplicacoes deixam de funcionar (devido a razoes de seguranca) no entanto, a maioria funciona normalmente.
Isso é falso
Aproveitando a deixa, conhecem algo para o ZTE BLADE L5 PLUS a.k.a NOS NOVU II?
obrigado
Tbm tenho esse phone . E precisava mesmo de como fazer root e instalar uma rom (lineage os ) obrigado a todos
Muito bom ,obrigado. Android Power.
Boas. Alguma ROM aconselhada para um nexus 6?
excelente guia.. obrigado!
no meu caso tenho alguns modelos que gostaria de actualizar, o que aconselham de roms:
LeEco LE2 X620
Samsung S Duos S7562
Wiko Higway
Boas… Adquiri à 1 semana o Telemovel da MEO STARADDICT6 desbloqueado (hisense L730 mais precisamente).
Gostaria de saber se ha alguma rom atualizada para este telemovel e como se faz a sua instalaçao.
Noto nele a pouca eficiencia a nivel da rede gsm pois tenho vodafone e o sinal é muito inconstante, ou seja, na rua tenho o sinal completo, mas assim que entro dentro que qualquer 4 paredes o sinal cai para apenas 1 traço da rede. Se houver algum unboxing e respetiva analise a este telemovel, dee-me o vosso feedback.
Continuem o vosso excelente trabalho.
So um pequeno aparte. Deveriam informar que no caso de o telemóvel ser Samsung, principalmente em casos dentro da garantia, o Knox fica ativado(0x1) sendo depois irreversível repor o Knox a zeros
Não é verdade. Existem aplicações q repoem a zero.
Depois do Knox estar ativado?????????? Então partilha porque vais ficar famoso 🙂
Talvez o rv9 se esteja a referir à app “Triangle away”, que funciona em alguns Samsungs mais antigos, embora (supostamente) isso não seja bem o Knox.
O triangle away é para modelos bem antigos, atualmente não há hipótese nestes modelos novos de fazer reset ao Knox. E como o pplware testou num Samsung, acho que deveria fazer essa menção para não as pessoas saberem as consequências de uma custom rom principalmente nos Samsung
Já fiz root ao meu Samsung Galaxy S6 e voltei a colocar a stock firmware .. perdi o Knox , é impossível ativa lo novamente 🙂
ajuda!!! aplica-se ao Nexus 6P?!?
Aplica-se a todos em geral mas, este método em específico, também se aplica ao Nexus 6P.
– lista de smartphones com este método: link
hugo cura, existe o nexus root toolkit. http://www.wugfresh.com/nrt/
Começa por explorar nexus root toolkit a partir dai é sempre a fundo 😉
O nexus root toolkit não é atualizado há séculos (meses)!
alguma ROM porreira para um Nexus6 ?
Acho que há a Nitrogen OS… Ver no xda,sff
Thx
Uso ROM personalizada no meu OnePlus One, já me ajudou a resolver alguns problemas com o audio do aparelho.
Quanto às apps, tudo a funcionar (desde Snapchat, Pokemon Go, etc).
Alguém me sabe dizer se o Meo Music funciona depois de fazer root?
Flashei a ressuration remix n meu oneplus2.
Uma semana e tive de tirar.
Muito lento a desbloquear seja por código ou fp.
Depois qd estava numa chamada parece que o écran ligava e a cara toca no botão de silêncio, ou chama em espera ou fim de chamada. Enfim uma aventura em cada chamada.
Isso já me tinha acontecido com a rom oficial antes do oxigen.
Ahh, e tb ao o manual simplista demais, principalmente por causa do knox nos Samsungs e nos oneplus esqueçam de desbloquear o bootloader.
Coisa pouca
Zenfone 2 – ze551ml – LineageOS 14.1 – impect, sem problemas.
Huawei p8 lite – LineageOS 14.1 – perda de tempo, bugs a nível de memória, ram e gráficos e 2º sim não funciona.
A grande diferença é a nível de updates no zenfone 2 os updates são +- de 15 em 15 dias, já no p8 lite já não tem updates desde maio.
Em ambos os casos foi necessário fazer unlock ao bootloader.
Podes trocar algumas dicas comigo SFF?
Pelo que li, há alguns “problemas” ainda por limar…
O meu email: ganr @ sapo . pt
Pelo menos neste post, tem algumas “Broken Features / Known Issues”:
https://forum.xda-developers.com/zenfone2/orig-development/rom-official-cyanogenmod-14-1-weekly-t3545692
Podias fazer um tutorial e pedir para publicar aqui no Pplware! 😀
Confesso que não tenho grande tempo para fazer tutoriais, até porque existem alguns na net, outros melhores outros que ficam na recovery depois de cada update. etc e tal.
Amilcar, envia email para o Guilherme que eu vou-lhe mandar mail, assim trocamos infos e tento ajudar-vos.
Guilherme: Até ver mesmo com alguns bugs (confesso que não detectei nenhum), continua a ser melhor do que encalhar um telemovel tão fixe mesmo nos dias de hoje.
O NeedROM pode conter roms manhosas com malware. é preferivel investigarem no XDA.
Antes de se flashar uma rom é aconselhável a fazer um backup à actual via TWRP caso haja algum tipo de problema, e não basta so fazer Wipe à data mas também à cache (em alguns casos também se deve de aplicar o wipe à dalvik).
O root é preferivel fazer depois de ter a rom flashada e operacional, o magisk é actualmente a melhor ferramenta para root
Método para um “encalhado” no Android 6, Asus Zenfone 2, SFF. 🙂
ZE551ML/ASUS_Z00AD
Tenho de dizer uma coisa… Lembro-me de algum tempo de falar em root aqui no pplware e o pessoal pplware quase me bateu, porque isso era para o lado da pirataria ou da ilegalidade… Passado quase um ano, o pessoal do pplware ensina a fazer root? Ai ai ai!!!!!
(PS): Todos os telemóveis deviam trazer de origem esta opção de podermos instalar a nossa rom ao nosso gosto e de podermos desinstalar qualquer tipo de app que a gente não goste ou que mate a nossa bateria… Por isso apoio o root… E parabéns pplware passado um ano descobrirem isso… 🙂
Claro, os créditos vão todos para ti. Não fazíamos ideia do que era isso e, graças a ti, conseguimos descobrir.
Vê depois a data destes artigos:
… e muitos mais estão publicados. 🙄
Porque é que preciso fazer root para flashar uma ROM? Nem uma unica referencia ao bootloader durante os procedimentos (é feita uma pequena menção como sendo algo secundário)… Flashar através de toolkits é sempre mau porque este processo deve ser o menos automatizado e informado possível para que toda a gente saiba o que está a fazer exatamente e nunca este processo deve ser generalizado, porque ao contrário do que é dito que o processo se adequa a equipamentos Nexus e Oneplus é errado, o processo não é o mesmo (quanto a Samsung não comento).
Seria importante também o mesmo artigo conter um guia completo e informado com todos os riscos e precauções para além das vantagens.
De resto na minha opinião o tutorial está bastante desorganizado na minha opinião.
*e mais informado possível
Sim, não é preciso root para instalar uma ROM, mas há a hipótese de não o fazer… é só escolher a opção certa que o Toolkit ajuda no processo.
Este guia pretende generalizar entre os dispositivos suportados pelo Unified Android Toolkit, portanto, estão incluídos os Nexus, Samsung e OnePlus (esta era fácil).
Não faria sentido publicar o guia somente para o “Galaxy S6 edge” nem para nenhum outro em específico, simplesmente porque o target seria reduzido. Da mesma forma, publicámos um guia que procura ser transversal a todos os smartphones com MIUI que, embora idêntico, utiliza recursos distintos.
Quanto a riscos, precauções e vantagens, há referência também a um artigo genérico e temos muitos outros publicados mas, mais uma vez, não é possível generalizar.
Em termos de organização… no comments 🙂
Então porque é que aparece nas indicações para fazer root, como algo que essencial? Porque se fala sequer em fazer root neste tutorial?
Na minha optica o que não faz sentido é incluir dispositivos neste tutorial para os quais o processo não é o indicado, independentemente se a ferramenta usada suporta esses dispositivos, porque quem tiver esses dispositivos seguindo o tutorial não vai conseguir fazer nada, talvez vá acabar a carregar ao calhas nas opções do toolkit e na pior das hipóteses fica com brick, isso para mim é que não faz sentido.
Outro ponto, onde está aqui uma atenção para o firmware?
Sim, noutros artigos, o que eu disse é que deveria estar aqui, para que quem veja o tutorial e não tenha visto os outros artigos tome conhecimento.
Mas qual é o problema com o root? Não gostas, não uses. A informação do que é e para que serve está lá, e está explicado como o fazer. Quem souber ler, sabe como fazer para não instalar o devido recurso.
Assumes muita coisa…
Obrigado pela tua opinião 😀
Olá Hugo,
Desculpa mas aqui tenho de concordar com o AFontes.
Para nós que lidamos com isto todos os dias é simples, e conseguimos assumir as diferenças de marcas e avaliar processos para cada um.
Para quem é leigo nestas modas, não é fácil fazer essas interpretações e o mais certo é ficar com um pisa papéis que custou uns bons €.
No global considero o tutorial completo, mas demasiado generalizado.
Já aqui tentei partilhar, no tópico relacionado com o OP5 para ajudar a esclarecer algumas dúvidas que exitiam de algumas pessoas no tópico, mas o comentário não foi aprovado (nada contra) mas pode ajudar quem tiver mais dúvidas. Somos um grupo pequeno, mas extremamente disponível para ajudar no que for necessário 😉
Tanto que já deves ter reparado que já há aqui malta a perguntar por equipamentos de marcas MEO, etc …
Já usei a LINEAGE OS no meu RN3 pro e recomendo muito. Ela está mesmo MUITO estavável, sem bugs nem na camera. Porém mudei para a RR (Resurrection Remix) e também estou muito satisfeito, basicamente é igual à Lineage, mas só que dá muito mais personalização e algumas funções extras interessantes.
Bom e elucidativo post
Possuo o Ulefone Paris com a rom AICP 11, boot recovery TWRP 3.0.1-2, Magisk 13.3 e xposed.
Os interessados podem obtê-la no fórum XDA.
Epá eu até gostava de experimentar umas roms mas os únicos telemóveis que tenho android têm o bootloader trancado.
Contudo, com a prática acredito que seja fácil mas à primeira vista não era bem como tinha em mente
Podes pedir para o mesmo ser desbloqueado… Fiz isso com 6 xiaomis
Para quem tiver um Moto g 2014 (xt1068) recomendo a AospExtended ou então a LineageOS.
Penso que a notícia poderia ter sido mais elaborada.
Porque motivo complicar o que é fácil?
MÉTODO;
Sistema Universal para qualquer equipamento
1º Instalação da Recovery (Twrp ou ClockworkMod), via ADB (instalar no Linux, Windows ou MacOS)
2º Em Recovery Mode, instalar a Rom para o equipamento
3º Em Recovery Mode, instalar Gapps e Root
Viva eu já alterei roms de muitos telemóveis, xiaomi op, huawey entre outros, no entanto tenho neste momento o samsung galaxy s8+ andei já no fórum da XDA à procura de uma Rom oficial sem estar martelado pela operadora e não encontrei… As que encontro não permitem atualizar o telemóvel oficialmente.. Por isso pergunto, alguém conhece alguma Rom oficial da Samsung sem ter as coisas da Vodafone neste caso? porque apesar de telemóvel estar desbloqueado isto está cheio de apps inúteis que só posso desativar… no entanto telemóvel tem também alguns problemas de performance o que não é normal…
Basta instalares a ROM original da versão desbloqueada. No SamMobile existem todas as versões:
– https://www.sammobile.com/firmwares/
Em Portugal, a versão desbloqueada está identificada como TPH. Pode ser necessário registo no site para fazer o download.
Eu tinha encontrado essa versão mas como só da para sacar á 5kb… Não vou pagar xD
A inscrição não é paga, é apenas registo.
Sim os downloads são lentos, mas funcionam.
E podem sempre ir a outro site mais actualizado http://www.samsung-updates.com
Há alguma ROM para o Samsung Galáxias Alpha
Estou farto de procurar e não encontro nenhuma ROM para o Samsung Galaxy Grande Prime SM-G531F. Alguém sabe se existe alguma disponível? Não consigo instalar o Twrp utilizando o Odin neste modelo. Agradeço toda a colaboração possivel uma vez que tenho o 5.1.1
Alguem com ROM pro Xiaomi MI 8 ?
Alguém me consegue indicar uma custom rom para o staraddict 6 da MEO?