PplWare Mobile

Debate: Porque não fazer root ao seu Android?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ricardo says:

    Quando existe acesso root num dispositivo android, existe sempre uma app para fazer a gestão desse acesso. Assim sempre que uma app precisar de acesso root, temos de dar permissão a essa. Por isso continua a ser seguro.

    E só o xposed é uma boa razão para ter acesso root no dispositivo.

    • Ricardo says:

      Um aparte, a OnePlus permite-nos fazer o que quisermos com o telémovel a nivel de software (root, custom roms, etc) e continuamos com garantia!
      A única maneira de ficarmos sem garantia, é estragar-mos o hardware, seja por overclock ou outra razão.

    • Bruno Costa says:

      Penso que a pergunta do debate deveria ser “porque nao se deve comprar android?” Eu respondo, tem lag, problemas, falta de suporte, virus malware e apps mal feitas, da problemas em terminais de 700 e mais euros, construcao de plastico em todos os tlms e o pior de tudo as pessoas que os compram e que tem de arranjar fixes e andar com roots e roms para remediar o problema.

      • João says:

        cool story bro

      • Carlos C. says:

        OMG, isto é cada comentário, até porque não há o jailbreak para o iphone, nem há problemas nem nada, enfim. lags só se for em baixas gamas, mais um fanboy que teve um android de 50€ e quer comparar o incomparável. devia era ser “porque não se deve comentar sem se saber o que se diz”.

        • Samuel Vieira says:

          Concordo! certas ações no Android requer realmente o Root, como por exemplo o Avast Anti Theft rooted que tenho no meu nexus 5, realizei o root no android 4.4.4 instalei o Avast e depois removi o root. realizar o Root no aparelho sendo por pessoas que entende do assunto é extremamente seguro quando necessário, hoje estou com a atualização do Android Lolipop e com o avast Anti Furto instalado, sendo assim mesmo que alguem faça um hard reset o aparelho continuará sendo rastreado pelo fato de o aplicativo ser integrado ao sistema graças a permissões de root.

          • Alexandre says:

            E onde posso fazer root ao meu equipamento de uma forma segura, por uma pessoa responsável.? Tenho um z3 compact carregado de apps lixo que não consigo remover. Preciso de ajuda :$

          • Samuel Viira says:

            Infelizmente os celulares da Sony são pouco visados para desenvolvedores, mesmo assim existe o fórum XDA onde obterá informações.

        • Samuel Vieira says:

          Certas ações no Android requer realmente o Root, como por exemplo o Avast Anti Theft rooted que tenho no meu nexus 5, realizei o root no android 4.4.4 instalei o Avast e depois removi o root. Realizar o Root no aparelho por pessoas que entende do assunto é extremamente seguro quando necessário, hoje estou com a atualização do Android Lollipop e com o avast Anti Furto instalado, sendo assim mesmo que alguém faça um hard reset o aparelho continuará sendo rastreado pelo fato de o aplicativo ser integrado ao sistema graças a permissões de root.

      • Nuno says:

        Típico comentário de fanboy e que não entende minimamente do que fala nem sequer sabe o que é Android… Quando assim é mais vale remeter se ao silêncio

    • Paulo says:

      Boas amigo porque o meu samsung galaxy note2 nao tem root posso ppr root sem estragar o meu samsung galaxy note2?

  2. Ideiasamonte says:

    Para mim, a grande desvantagem do android é o de não permitindo instalar grande parte das aplicações no Cartão de memória. Acho isso ridículo e não consigo perceber porque é que a google não altera isso, não encontro nenhum motivo para que isso seja assim…
    Esta seria a minha única razão para fazer o root e uma das razões porque não gosto do android.

    Sinto-me limitado por não poder utilizar todas vantagens de um smartphone por esta questão.

    • Tomás Francisco says:

      A razão porque não podes instalar apps no cartão de memória é pela eficiência que elas têm ao estar instaladas na “memória” principal do dispositivo. Essas apps que te permitem instalar as apps no cartão o que fazem é criar um link na memória principal, e correm no cartão, mas a performance da app vai cair drasticamente.

    • Marco says:

      Eu discordo, ate acho que a devam acabar com os SD cards, e apostar mais em memoria internal, +64gb pois sd cards compromete o desempenho do sistema, essa e uma das razoes pelo qual a apple não mete sdcards, e acho que a as marcas com android deviam fazer o mesmo.

    • Nuno says:

      Como as coisas mudam, ainda me lembro de ler aqui no Pplware, coisas do género, “ah e tal o iPhone nem dá para levar cartão de memória…”, agora tudo o que é smartphone de topo segue a tendência de suprimir os MicroSD!!

      • Nosferatu Arucard 1983 says:

        Um dos motivos do qual várias aplicações não podem ser instaladas em sdcard é porque um sdcard formatado em fat32 não pode configurar a flag execute, pois este sistema de ficheiros não permite a execução de binários Linux.
        Só se formatarem em ext3, e aplicar root em cima.

      • Miguel Sousa says:

        A razão é pelo tamanho e pelos problemas que aparecem nos leitores de cartões…
        No telemóveis Apple é totalmente proibido teres acesso básico ao sistema. Só podes usar o sistema com o mini micro acesso que a empresa te deixa disponível. Sem poderes usar cartões, a empresa tem um controle total sobre TUDO o que instalas no telemóvel-tablet.

        Mas os principais problemas são os tamanhos. Um leitor de cartões necessita de um chip e um espaço na placa base para funcionar. O colocar-retirar é razão para 99% dos problemas com as soldaduras.
        Juntando essas 2, mais a opção de controlar a utilização dos aparelhos, é por isso que algumas marcas estão a retirar o cartão.. em troca de duplicar o espaço disponível.
        No entanto, mesmo assim, segundo números de uma fonte chinesa, 94% dos telemóveis e 99% dos tablets que usam Android, possuem slot para cartões de memória externos.
        Quando comparados com os 0% da Apple…

        • Nelson says:

          A Apple suporta USB e SD, mas só para fotos…

          Quanto ao cartão SD… O maior componente da placa do iPhone é o leitor no nano-sim…

        • Bruno Costa says:

          Mas alguem compra tablets android? Ipad e o unico tablet do mercado,o resto nao passa de copias tas rascas que nem de borla as queria

          • netdroid says:

            Deves viver num Mundo à parte… ou então trabalha para a Apple.
            Pelos vistos ainda não reparaste que 90% ou mais dos tablets vêm com o sistema Android instalado.
            Apesar disso, há tablets bem melhores que o iPad.
            Veja-se o caso do TF701 da Asus.
            Não fales do que não sabes!

          • Edgar Almeida says:

            @Bruno quem não gosta não come

          • Pedro Fonseca says:

            Os tablets android são bem melhores
            do que o iPad.O meu tablet Storex ezee tab1004 e bem rapido e eficiente.
            Nao sabes o que perdes do android.

      • RR says:

        Seria interessante o iphone levar cartão de memória. Só perde pontos com isso. À semelhança da maioria dos android de topo, que possuem entre os 16 e 32 gbs e que tem ranhura microSD, podemos usar um cartão de memória para armazenamento de ficheiros, como fotos e videos captados pelo smartphone. Imaginando um asar de partir o telemóvel, o mesmo não sendo recuperável, pelo menos dá para recuperar o que está no cartão.

    • K says:

      Isso da performance, é relativo e só depende do uso prático que for dado.

      Por um lado, é inegável que a memória interna é bastante mais rápida que o mais rápido dos microSD. Quando andava a fazer testes com hardswap no android, fiz vários testes de velocidade. a memória interna do meu S3 debita muito mais velocidade que o meu microSD class 10. Hardswap é um exemplo muito bom de algo que precisa mesmo da velocidade da memória interna (também é uma excelente maneira de matar o telefone mais rápido, já agora).

      Por outro lado, no modesto andoid da minha namorada, o telefone está configurado para usar o microSD como se fosse memória interna para as aplicação. Se não, não daria, literalmente, para instalar mais de 2 aplicações. E o telefone vive feliz com isso. Aliás, até a dalvik e caches estão no microsd. Não é uma bala porque o telefone também é média gama, mas também não é lento. As apps são perfeitamente utilizáveis nem nada de especial a assinalar (e ela não o larga pra jogar).
      Acho que salvo talvez algumas mais pesadas, apps são perfeitamente utilizáveis a partir dum microsd. Tanto é que o android, desde a versão 2.2 (salvo erro) passou a dar para copiar parcialmente a app da memória interna para o cartão, embora não seja o mesmo.

      Gostava de ver uma apps2SD implementada de base no android vinda do google. Mas visto que os nexus não incluem cartões SD, é pouco provável tal vir a acontecer. Afinal o android representa o máximo de opções possível, se depois funciona bem ou não caberia ao utilizador decidir. Poder-se-ia até incluir nos requisitos recomendados da app uma instalação na memória interna nos casos mais necessitados.

    • rmcrys says:

      A ideia de ter um cartão de memória NÃO é instalarem apps, mas sim complementos como multimédia e assim facilitar a partilha entre dispositivos (PC, tv, etc). Dai que o mínimo hoje em dia são uns 16 Gb permitindo instalar grandes quantidades de apps, sendo aliviado pelo microsd conter as músicas, fotos de câmara, etc.

      Agora claro, se pensam que fazem o negócio da china ao comprar a versão mais pequena do modelo, e aplicar cartões gigantescos, pode sair o tiro ao lado já que as apps ficam na memória interna. Eu tenho um note 3 de 32 Gb e nunca tive problemas de espaço.

      • K says:

        E porque não? Como eu descrevi acima, nao ha grandes problemas em fazê lo. Aliás, é o que todos os fones de baixa gama acabam por fazer para terem um minimo de funcionalidade. Desde que bem avisados sobre as limitações, devíamos ter a escolha.

  3. André Viana says:

    Eu fiz root ao meu Samsung Galaxy Gio por necessidade de mais espaço interno. Como o telemóvel vem apenas com pouco mais de uma centena de megaBytes dos quais um terço já vem ocupado por aplicações da Vodafone impossíveis de remover, decidi instalar uma rom personalizada para velocidade e que já cria scripts de montagem para expandir a memória interna ao cartão externo.
    Só dessa forma consigo ter mais de 5 aplicações instaladas sem ter o aviso de memória cheia constantemente a aparecer na barra de notificações (para não falar que não recebia SMS’s quando a memória livre era menos de 20MB)

    TL;DR:
    Apoio o root e a instalação de roms personalizadas para quem aproveitar todas as funcionalidades e potencial do aparelho.

    • Manuel Miranda says:

      Exactamente, a porcaria das aplicações do operador são o meu maior motivo para vir a fazer root

      • Ruben Alves says:

        “System app remover” é uma boa app para eliminar tudo indesejado que vem de fábrica, é preciso acesso root e podes eliminar tudo o que quiseres mas a própria app aconselha ou não a eliminação de certas coisas

    • Pedro Mendes says:

      Com acesso root e instalando o és explorer e o RU uninstaller pro consegues remover aplicações de origem, como as da vodafone por exemplo …

    • Mota says:

      +1 André Viana.

      Se esse bloatware não viesse no telemóvel eu muito provavelmente nunca faria o root. Por outro lado existe a publicidade.. que sem root é um pesadelo.. mas pronto. Acho que iria arriscar assim.

  4. Abílio says:

    Vale a pena arriscar.
    Como segurança temos superSU e fontes desconhecidas em definições.

  5. DeuX says:

    Para ter xposed framework com appsopexposed, gravity box, intelli3g, wanna xposed, etc, greenify e titanium backup, vale mais do que a pena fazer root! Para não falar que tendo o superSU a fazer a gestão das apps que têm acesso root, não há qualquer problema.

  6. Tripax says:

    A meu ver quem tem bons smartphone não acho la grande ideia, a não ser para bater benchmarks que acho estúpido,para explorar o todo (pastas etc…) dele é um pouco para andar a inventar no que esta bem,mas são coisas que muito interessantes de explorar,quanto um dos maiores pontos negativos é dizer adeus a bateria e a estabilidade do SO, é apenas a minha ideia em experiências anteriores,tipo queres uma maquina compra um bom, não faças e de um pequenino (barato) smartphone um super smartphone.

  7. Invision says:

    Apoio o root a 100% e acho ridículo que os fabricantes acabem com a garantia por causa de ter sido feito root (a não ser que se consiga provar que foi causado devido a overclock por exemplo, que so dá para fazer tendo root). Com root abre-se um novo mundo de funcionalidades=p. Comprem Nexus e podem fazer unlock ao bootloader e root sem perder garantia.

    btw o que acaba com a garantia é desbloquear o bootloader, não o root. Há alguns telemóveis em que é possível fazer root com o bootloader bloqueado e nesse caso a garantia mantem se intacta

    • YaBa says:

      +1
      É como se agora ao comprar um carro não pudéssemos em caso algum abrir o capô para ver o motor. Faz sentido!?

    • Francisco Guerra says:

      Exatamente,no XDA existe um topico sobre a as garantias e segundo o que percebi lá, existe uma lei Europeia eu que diz que somos livres de fazer o que quizermos a nivel de software, e apenas temos que provar que o problema a ser reportado nao esta relacionado com o que fizemos.

      Topico:http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1998801

      Já é um pouco old mas penso que a informaçao e correta, a diferença e quase ninguem sabe e “calam-se” e aceitam a rejeição por parte dos fabricantes.

    • Pedro says:

      Por experiência própria: HTC e Samsung.

      O meu Note 2 com root não perdeu a garantia quando fui à assistência técnica. Perante a minha perplexidade informaram-me que desde que não conseguissem detectar que a avaria se devia ao root e às alterações, eles tinham que dar a garantia.
      (Para os mais corajosos, se avariarem o aparelho e ficar irreparável, basta tirar a tampa da bateria (ou não) e descarnar dois fios de uma ligação à tomada e juntá-los ao tlm… ao fazer curto circuito e queimar a placa, fica impossivel saber o que se passou com o tlm)

  8. Jose says:

    Fazer root ao Android, é como andar a usar o Windows XP no dia a dia.

  9. josé says:

    Em suma não comprem telefones de operador. Comprem Nexus, comprem um iphone, um Lumia, ou um telefone simples para fazer chamadas. Ainda me pergunto quem é que considera aqueles androids samsung cheios de tralha por todo lado um bom telefone ….

  10. Andrey Oliveira says:

    No meu caso, fiz root no meu aparelho no segundo dia que comprei ignorando a garantia.

    O motivo foi eu ter um SDCARD de 32GB classe 10 e ter descoberto que só poderia usar 2GB para instalar aplicativos e 2GB de espaço adicionais de armazenamento externo, caso esses aplicativos necessitassem.

    Jogos como o Real Racing, Need for Speed e outros precisam de um espaço de memória externa adicional para instalar arquivos do jogo, mas a Motorola sabiamente criou um SDCARD virtual de 2GB que é utilizado em vez do SDCARCD real.

    Ou seja, não podia instalar nada no aparelho.

    Aí tive que fazer root, primeiro pra desativar esse SDCARD virtual, depois para instalar um app que amplia a memória interna permitindo linkar os apps do sistema em uma partição LINUX no SDCARD.

    Resultado, tenho 16GB de memória “interna” e o resto de memória externa, pra instalar Real Racing, Need for Speed, por fotos, videos e mp3.

    Baseado em minha experiência profissional com Linux, eu sabia bem o que estava fazendo e onde estava me metendo. Mas não recomendaria nem faria esse tipo de serviço pra quem não tivesse experiência.

  11. Luis says:

    Para poder remover as tretas que as operadoras colocam dá muito jeito.

    Já agora se alguém souber, que app se pode usar para retirar mb phone, game store, etc, que a optimus põe em alguns androids? O root está feito…

  12. x4 says:

    ROOT claro, mas só após a garantia ter terminado

  13. luislelis says:

    Quem faz root normalmente e para instalar pirataria.Esta doeu.
    Eu faco sempre root logo no primeiro dia q recebo os tabletes ou telemoveis.
    Nao que necessite. Mais por vicio do que por necessidade.
    Mas a utilidade q lhe dou e mesmo essa mesmo, instalar coisas proibidas. Pois e BeBe.
    Sei q nao e bonito para alguns, mas eu tb nao pretendo ser modelo para ninguem (aberto a negociacoes)
    Mas entendo, embora nao tenha essa experiencia, q tb e muito usado para limpar porcaria nos telemoveis das operadoas.
    Na realidade um telemovel ja nao e para fazer chamadas.
    Hoje em dia e melhor q muitos computadores portateis.
    Se sou eu que o pago sou eu q devo ditar as regras do uso.
    Imagina comprar um carro e dizerem me q so posso por gasolina do fabricante, ou andar so nas estradas do operador.
    Aquele abraco e rootem o mais q puderem so assim aprendem.

    PS: claro q ja apanhei virus/malware/etc mas como sei resolver isso e apenas um contratempo nao uma fataliadade.

  14. Romeu says:

    Boas,
    A minha primeira opinião seria a de não fazer root e não tenciono fazê-lo. Contudo, a vida encarrega-se de nos obrigar a ver o outro lado da moeda – aqui fica um exemplo: gostava de utilizar um sensor Polar H7 com o meu Samsung S3 mini (4.1.2). Supostamente, deveria dar porque tem bluetooth 4.0, BLE, smart bluetooth; contudo parece que só com android >4.3 é que deverá mesmo funcionar. Assim sendo necessitaria de root para fazer o que a marca deveria fazer. Também não defendo que uma marca devesse actualizar indefinidamente os seus equipamentos, mas a maioria quase não os actualiza…
    Já agora, se alguém tiver experiência com o Polar H7, agradeço.
    Cumps

  15. Cris says:

    Para os plebeus como o “Tripax” e o “Jose”, o meu Nexus 7 de 2012 levou root, instalei uma custom ROM (Paranoid Android), custom Kernel (M-Kernel), micro GApps, activei Hover e Peek, instalei o Nova Launcher, Adaway para fazer patch dos hosts e depois desinstalei, activei ART (ainda não encontrei nenhuma incompatibilidade), fiz overclock ao CPU para 1.5ghz e ao GPU para 500mhz, mudei o scheduler para deadline para velocidade máxima de leitura e escrita, TCP congestion control para veno, depois fiz undervolt em todos os componentes para todas as “steps”, activei 3D scaling e luminosidade mínima passou para 5, e também activei controlo automático da luminosidade do ecrã.
    Utilizei outros programas que necessitam de acesso root, editei o ficheiro build.prop e editei as definições de acesso de grande parte das apps (ie: location), nada disto seria possível sem acesso root, e, como resultado final, tenho um tablet mais fluído, mais rápido (em todos os aspectos), esticamente mais agradável, de baixa latência (ART), cuja bateria dura mais e que não me magoa os olhos em ambientes de luminosidade reduzida.

    http://imgh.us/Android_2.png

    • Dinis Domingos says:

      Muito interessante. Posso-lhe perguntar como activou o ART? E o overclock? Usou um único programa ou uma bateria deles? Desde já lhe agradeço a resposta

      • Cris says:

        Para usar ART é necessário GApps que sejam compatíveis com o runtime E uma ROM que disponha de tal setting. Depois activa-se o modo developer e muda-se.
        Para todas as outras opções, falo de overclocking, undervolting e I/O scheduler, é preciso um custom kernel compatível, isto é, desbloqueado, e, para o Nexus 7, o melhor é M-Kernel (para outros, Franco Kernel).

    • Tripax says:

      Cris não discordo de todo com o que tu fizes-te,eu apenas não acho grande lógica fazer root apenas isso, alias como disse em baixo se comprares um bom smartphone ( HTC one M7 ) (HTC one M8) (LG G2) ou (LG G3) ou ( S3 ou S4 ou S5 ) Ou (Sony Xperia Z ou Z1 ou Z2) (Nexus 5), acho que nao a necessidade de fazer root,e apenas a minha opiniao, aquilo marcha tudo na boa, querem aplicações piratas metam o blackmart e esta tudo a bombar lá tem tudo o necessário de apk a pagar , apenas necessitas de activar a função de instalar programas fora da google play e tornar a desactivar essa função novamente.

      Tenho todo o tipo de programas necessários para o bom funcionamento sem ter root desde anti-virus full da DR Web , e todo outros programas que necessito sem ter root que são a pagar, a minha ajuda esta no blackmart e não em root.

      Já fiz root em tempos e fiquei desiludido, tinha a room de origem só quis testar algumas coisas e garanto que sem mexer em nada praticamente a minha bateria carregada a 100% não sei por alma de quem durou apenas 30 min , e saber lá o porque, só tive uma solução fazer unroot e ficou tudo estável,e como digo comprar caro e bom acho que esta ai a solução, a única razão de fazer algo do género , só mesmo no iphone com jailbreak para ficar com tudo livre de utilização já aqui a meu ver não se aplica muito mas são ideias.

  16. Egcl says:

    Tenho root no meu Galaxy Note II. Não me arrependo de nada.
    Posso dispor de programas como o Greenify e Xposed.
    Garantia? só se caísse no chão.
    Rodo CyanogenMod – Kit Kat 4.4.4. Se dependesse da Samsung ainda estaria na 4.4.2

  17. Dinis Domingos says:

    Caros Amigos,

    para mim, contra o rooting, só a perca de garantia. Eu tinha um Xperia E Dual cheio de blootware e agora está muito mais rápido. Fiz um root que encontrei facilmente na net (pesquisa google “root xperia c1605”) e instalei o “root app delete” que tem um modo básico (em vez de apagar muda o nome e permite voltar atrás), não apaguei nenhum dos que estivesse a vermelho (karnel do SO) e experimentei todas as funções com os programas desactivados. Acontecerem algumas coisas cómicas (como por exemplo o alarme não ligava o telefone) mas voltando a activar os programas um por um permite ver, com facilidade, qual foi o disparate.
    Assim, ganhei 100 megas no “Em execução” e um telemóvel muito mais rápido.
    Recomendo também o Titanium backup (ou outro semelhante) para fazer um backup total logo a seguir ao root. Só depois disso o Root App Delete.
    Aplicações que uso:
    – Nova Laucher (permite configurar quantas páginas se tem e o da Sony não dá. 5 folhas é desperdício de memória. ATENÇÃO apaguem o launcher da Sony DEPOIS de instalar outro qualquer)
    – SuperSU (para dar as permissões correctas aos programas)
    – SD Maid (para limpeza e manutenção – também permite apagar os packs dos programas mas não dá dicas como o RootApp Delete)
    – Titanium Backup
    – Home Switcher (serve para mudar o launcher. Eu tinha o da Sony, o Nova e o Apex. No final escolhi o Nova mas só por gosto pessoal)
    – Avast (instalo, corro e desinstalo)
    Outras ferramentas que usei por exemplo: Root Checker, Xperia Service Menu, Boot Animations)
    Para terminar quero dizer que depois de algum tempo e uso, podem apagar o Titanium Backup, Home Switcher, SD Maid, SuperSU e o Root App Delete.
    Só estou à espera que corra um pouco mais da garantia do meu Asus Memo Pad para fazer o mesmo. Bloatware como o kindle, asus this, asus that… Blarghhhhh
    Espero que o meu comentário ajude à discussão,

    Abraço a todos

  18. Janus says:

    A questão base é: porque será necessário fazer root?
    Porque não inibir os fabricantes e as operadoras de martelarem o SO sem opção de desinstalar o software que os utilizadores não desejam? Mais, utilizando recursos do aparelho que não lhes pertencem? Afinal quando se compra um smartphone compra-se a totalidade dos seus recursos, não aquilo que os fabricantes e os operadores entendem.
    A meu ver tal como a Microsoft foi obrigada a apresentar a opção de desinstalar o IE…
    Root seria então necessário? Claro! Para quem quisesse utilizar outras ROMs…
    Nada mais.

    • Dinis Domingos says:

      Eu sou da opinião que quando se compra um telemóvel (sem ser através de uma operadora) ele deve ser nosso e só por isso fazia root. Concordo totalmente que os recursos deviam ser totalmente administrados pelo operados.
      A questão do IE é muito pertinente e acho que semelhante. Se os utilizadores se movimentassem e fizessem queixa nos Tribunais Europeus talvez tivéssemos telemóveis sem bloatware.
      Por outro lado se eu comprar um computador de marca aquilo também vem cheio de porcaria (Comigo é logo format c:!) e os utilizadores não se mobilizam… Acho que as empresas o que faziam era aumentar o preço…
      Acho que a solução do root depois da garantia acabar é a melhor solução de compromisso…

    • João Silva says:

      Primeiro, se não quiserem apps que as operadoras instalam nos telemóveis, basta optar por equipamentos livres originais. E se realmente querem um Android totalmente puro, optem por linha Nexus ou modelos GPE (Google Play Edition).

      Segundo, ter acesso root ao sistema, não é para apenas poder instalar outras ROMs. Alias, tenho alguns smartphones com roms personalizadas que não têm acesso root e nem foi preciso ter acesso root para as instalar.

      Para quem é utilizador com conhecimentos de *nix, percebe quais são as necessidades de ter acesso root. No Android existe também esta necessidade se quisermos modificar algo no sistema ou permitir que determinadas apps possam ter acesso privilegiado para determinadas acções.

      Dar permissões root poderá ser inseguro se não soubermos o que estamos a fazer ao manipular ficheiros e configurações do sistema. De igual forma é perigoso dar permissões às apps sem saber o que elas realmente fazem, bem como situações de incompatibilidades entre aparelhos/sistemas e também se as suas acções são realmente fidedignas. Existem muitas apps do “conto do vigário”, principalmente provenientes de fontes que não a Google Play Store.

      Resumindo, se tiver necessidades específicas para manipular o sistema ou permitir que determinadas apps que o façam, então a permissão root é indispensável. Se no entanto não souber o que estão a fazer ou o motivo pela qual as apps solicitam o acesso root, então sugiro que não desbloqueiem os vossos aparelhos para salvaguardar a integridade do sistema, bem como a dos vossos dados, que podem ficar vulneráveis, comprometer a segurança e expor informações sensíveis aos maus intencionados.

      • Dinis Domingos says:

        Concordo com tudo o que diz João Silva. Eu tenho root com a ROM original. O problema é que o Sony, comprado livre de operador, vem cheio de bloatware da Sony (Timescape e outros). Além disso, se houver root posso apagar os módulos da própria Google. Mas também que se não fizer root o Android é mais seguro… Enfim nada é perfeito.

  19. Jorge Oliveira says:

    Desde quando fazer root a um dispositivo android faz com que o aparelho deixe de ter garantia?
    A lei não prevê alterações ao sistema operativo. Cada um é livre de fazer o que bem quiser. Também diz na caixa ou no manual que a bateria só tem garantia de 1 ano. É tudo mentira. Tem 2 anos. Vejam lá se ao fazerem esse tipo de insinuações metem o Decreto-Lei em vigor porque dá um ar de pouco profissionalismo assim. Aqui têm o que vos falo. Decreto-Lei 84/2008 Lei das Garantias. Aí podem ver que não fazem referência a alterações no equipamento feitas pelo utilizador. Actualmente é este o Decreto-Lei que entra em vigor caso o vosso equipamento avarie e activem a garantia.

    Cumprimentos

    • Pedro says:

      Finalmente alguém que perceba de garantias!!! Já estou cansado de dizer que não é o ROOT que faz perder a garantia!!! Não sejam ignorantes e não se deixem enganar!

      • Jorge Oliveira says:

        Sim, infelizmente em Portugal a maioria das pessoas não quer perder tempo em ir ler o Decreto-Lei sequer. Alguns nem sabem o que isso é. Infelizmente é assim mesmo a nossa população.
        É a mesma coisa que chegar ao vendedor e pedir a resolução de contrato em caso de avaria, para repor a conformidade, uma vez que iria prejudicar o consumidor em ter o equipamento para reparação por um período máximo de 30 dias. A maioria nem sequer sabe que isto é legal e pedem sempre a reparação. Mas o pior de tudo é que eu falo nisto em frente a um funcionário, representando o produtor, e ele fica a olhar para mim como se estivesse a falar chinês.
        Venham-me cá dizer que pelo equipamento ter root perco a garantia. Levam logo com uma carta registada com aviso de recepção a pedir a resolução do contrato e logo a seguir uma carta de um Julgado de Paz. Depois peço uma indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais. E se ainda me tivessem tentado cobrar algum valor pela reparação, ainda os acusava por tentativa de burla.
        As pessoas têm que procurar aprender. Chegar aqui e dizer que o root faz perder a garantia, qualquer um faz. Agora, dizer, exemplificando porque é que perde a garantia já ninguém faz. Perde por perder é? Isso não funciona assim felizmente. Há leis a cumprir e essas leis estão acima de qualquer coisa. Tudo o que é comprado em Portugal, rege-se pelo Decreto-Lei 84/2008.

    • Dinis Domingos says:

      Caro Jorge, tem toda a razão naquilo que diz (eu fui oficial de justiça e tudo o que diz está correctíssimo) mas pergunto-lhe: já tentou discutir a lei com um empregado de balcão? Eu sei fazer valer os meus direitos (livro de reclamações e etc) Quando eu briquei a minha PSP ainda dentro da garantia o Sony trocou sem perguntas mas eu comprei o meu Sony na Amazon alemã. Se eu tivesse algum problema andar com o telefone para a frente e para trás e accionar a garantia ia ser difícil. Eu gosto sempre que passe um tempo na garantia antes de fazer alguma modificação à bem da paz de espírito

      • Jorge Oliveira says:

        Amigo Dinis,

        Discutir o que quer que seja com um funcionário é uma perda de tempo. Eles vão tentar confundir o consumidor ao máximo, caso tenham o mínimo conhecimento, como já tentaram fazer comigo uma vez. E não foi o empregado, foi o próprio gerente. A loja é muito conhecida mas quando as coisas dão para o torto e não têm razão, tentam enganar o consumidor a todo o custo. A loja começa por um F e acaba em C, com duas letras pelo meio… 😀 “Grande” loja, mas nunca mais lá compro nada pelo que tentaram fazer comigo, enganar-me a todo o custo, dizendo que não tinha direito ao que quer que seja e ainda me tentaram cobrar pela reparação, coisa que não tinha que ser cobrada. Resumindo, apresentei queixa num Julgado de Paz e foram condenados a pagar uma indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais e o dinheiro que paguei pelo equipamento. Ainda os acusei de tentativa de burla e tiveram que pagar várias multas à ASAE por estarem a fugir à lei.

        Fizeste bem em pedir a reparação ao próprio produtor do equipamento. É preciso é ter atenção quando se pede a reparação e vem um equipamento “refurbished”. Fazem-se passar por novos, imaculados, muitas vezes. Isso não é legal. Ao pedir a reparação o equipamento tem que ser o mesmo, reparado. Essa brincadeira dos “refurbished” é só mais um atropelo à Lei das Garantias. Reparam o tal equipamento que pode ter milhares de horas de uso e enviam-no para o consumidor. O do consumidor que pediu a reparação e tinha apenas meia dúzia de horas, vai para outra pessoa. Isso é muito comum nos iPhones e não é legal, em Portugal.

        • Dinis Domingos says:

          A táctica da FNAC sempre foi e sempre será acabar com a concorrência para depois praticar os preços que querem (basta ver o mercado livreiro e de cd’s), por isso não me custa acreditar que queiram fugir às suas responsabilidades legais.
          Quanto ao “refurbished” se for comprado na marca tem a garantia de 2 anos (como um carro de serviço). Se te cobram novo IVA então tem nova garantia.
          A sony também é especialista em falcatruas Por ex: quando punhas uma ps3 a arranjar davam-te uma “refurbished” que podia avariara noutro dia outra peça e lá ias tu pagar novo arranjo
          Enfim, o estado dos serviços em Portugal é uma lástima!

  20. superneo says:

    O LG Miro nao tem root!

  21. keselixe says:

    Tanta gente rica num pais tão pobre????

  22. Carlos says:

    Tenho um S3 stock e não preciso de fazer root. continua rápido como quando o comprei e tenho todas as aplicações que quero instaladas.

  23. Android Free says:

    Tenho um Samsung Galaxy SII i9100, com uma CustomROM CyanogenMod 11 (nightly, com atualizações diárias), tenho root, e mais importante, com esta ROM tenho zero de aplicações do fabricante e da rede móvel, ou seja, 100% experiência Andoid pura, tal como os Nexus. Não me arrependo de fazer root, nem de fazer flash com CustomROM´s, porque só se tem vantagens,tanto a nível de desempenho (Android mais fluido) como de ganhos de armazenamento interno. Eu acho que a história que fazem à volta deste assunto, é ara criar uma sensação de medo e levar as pessoas a não explorar mais o equipamento que têm…

  24. Sérgio says:

    Boas, no meu caso foi necessário um Root para desbloquear o meu velhinho Galaxy S (GTI9000) e digo-vos já que não me arrependo em nada.

    Passei-me com o Stock GingerBread 2.3.6 que passava a vida a bloquear, chegava a demorar 30 seg só para iniciar uma chamada, bloqueava o ecrã obrigando-me a retirar a bateria, para além do dispositivo estar vulnerável a esta falha
    https://pplware.sapo.pt/informacao/vulnerabilidade-no-touchwiz-permite-reset-remoto/

    Instalei o CM11 já com o KitKat e não me arrependo nada, até agora tem-se mostrado bastante estável, competente e nada lenta no equipamento com 4 anos de idade.

  25. Alexsandro says:

    Eu não fiz porque não tenho necessidade, mas pelos comentários da para ver que a maioria o faz para limpar as apps das operadoras ou para melhorar a performance do aparelho e contra isso nada a apontar, desde que se saiba o que esta a fazer tudo bem.

  26. Filipe Viola says:

    fazer root? sim, sempre!

    nem que seja apenas para tirar o bloatware.

  27. daniel melo says:

    Acho este debate muito estupido e sem sentido, visto que cada um é livre de fazer aquilo que quer ao telemovel.

    muitos fazem root porque querem alterar o Kernel para poder fazer overclock ao CPU.
    O kernel que vem de origem nos Smartphones, vem sempre limitados e nunca te deixam tirar o partido maximo do mesmo.

    Como por exemplo podem ver no note 3, o note 3 é uma maquina é neste momento “o melhor smartphone” no mercado de marca.

    So que no entanto o kernel que vem de origem limita o telemovel.

    E ai penso eu, se posso alterar o kernel e ficar com o note 3 melhor e ainda mais atractivo, porque nao fazer?

    Entao siga la fazer.

    Isto tudo so para dizer que o root hoje em dia é bastante util para quem queira mexer no seu smartphone.

  28. Deus says:

    Eu não o faço porque os problemas de segurança vs os benefícios que daí advém não compensa.

  29. Diogo says:

    Eu reiniciei o meu htc one como se viesse de fábrica e agora não consigo aceder a certas funcionalidades. No play store ocorrem erros como (erro -24) e outros erros. Não consigo alterar o idioma no morelocale2 e antes tinha alterado. por favor alguém me pode ajudar?? obrigado

  30. Renan says:

    Com base naquilo que eu li;assisti; e ouvi; cheguei a seguinte conclusão:

    NÃO VALE A PENA FAZER ROOT.

    Se você for iniciante e não entender nada desta área(provavelmente é de programação,me corrijam se eu estiver errado),é melhor não fazê-lo,ou pedir para outro realiza-lo;sempre tendo em conta os riscos dos quais está submetido.E devo avisar,não são poucos.

    Se por um lado,rootear o aparelho lhe trará benefícios únicos e magníficos,por outro, pode ser uma tremenda dor de cabeça.

    Tendo como base,os comentários desta e de outras páginas em destaque,como techmundo ou baixaki, deduzí o seguinte:

    – De um total de 100%;

    * 50% dos usuários sabem, e muito bem,o que estão fazendo.E estão aptos à encarar e resolver quaisquer circunstâncias ou erros que futuramente poderão aparecer;

    * 30% dos usuários,são capacitados e possuem um conhecimento bem amplo em relação à este assunto;

    * 10% dos usuários,são iniciantes (ou os chamados noobs),não detém de um conhecimento básico,que por sua vez,qualquer problema que poderá ocorrer futuramente,não saberão resolver nem identificar.

    * 10% dos usuários,só vieram aqui,para falar o quanto o IOS é melhor do que o android,que o android é uma Bosta, e etc..nada do que se aproveite.

    Não vou listar aqui,os principais problemas e os riscos que você estará dispostos à correr,pelo root;muito pelo contrário.Fiz este pequeno comentário,para mostrar a minha opinião e o que eu penso a respeito;não vim aqui ofender ninguém,muito menos fazer a cabeça dos outros,só tentar auxiliar, de repente,ajudar uma pessoa com uma dúvida.Se quiserem argumentar comigo,deixe o seu comentário abaixo,adorarei respondê-los 😀

  31. Clayton says:

    Porque será que usuários de IOS, sempre se metem em assuntos relacionados ao android ? Todo mundo sabe que iPhone, é somente status,sou fudido mais tenho um celular da maçãzinha kkkkk . É ridículo. O pior que tem otário que pagou 6 paus em um IPHONE 6S. Opa correção tá pagando ainda parcela em 50.000X mais compra é dá maçãzinha né.
    Qualquer aparelho com Android independente do valor, você faz tudo e muito mais do que com um IOS, Qualquer android tem no mínimo 3X mais aplicativos que o IPHONE.
    Eu não compro e nunca vou comprar nem um aparelho com IOS, Tenho um aparelho com Android não pretendo trocar.Mas acredito que o android precisa ter concorrentes,por isto se algum dia for trocar de sistema, com certeza vou escolher um aparelho com Windows, que têm preços iniciais igual ou inferior aos com Android. Algo que não pretendo tão já,estou feliz com o android.
    Outra coisa não adianta discutir com usuários de IOS,Para mim são igual a usuários de Crack,pagam caro sabem que é uma droga,mais não conseguem largar,(É dá maçãzinha)…

  32. Leandro Ventura says:

    A uma coisa que eu não percebo nisto tudo, que e porque e que vem falar de coisas que nao tem haver com root, eu ainda á uma hora tava a tentar fazer root, mas não o fiz por causa de que posso estragar o tablet, mas não e só por isso que não fiz, não fiz por causa que só vejo vírus, se forem ao canal do see me, ele ensina a meter Android 5.0 lolipop, mas e necessário root, depois fui a ver o framaroot tem vírus, ele disse me que não que era a protecção por tar a quebrar a lei, mas depois eu falei com o meu irmão que ta em inglaterra , ele fez root no seu tablet com programas chineses, ele e perito nesta área e ele disse me que não e simplesmente que se faz o root, ele tinha feito o root porque já tava habituado, e que ele sabia o modelo e essas coisas,tb me disse que se o procedimento coresse mal que o tablet ou tele se ia a vida
    Conclusão: tens de ter conhecimentos para fazer root e outras coisas que o implica como o que pode fazer, vocês tao todos a pensar só por causa da permissão do SuperUS que não ha problema com as apps que necessitam de super usuario
    Mas ai e que se enganaram!
    Se vocês tiverem vírus e não soberem, quando vocês tiverem a dormir podem comandar o vosso tablet ou tele, e permitirem o aplicativo no SuperUS, por tanto não e assim muito seguro, mas por um lado e bom o root, por causa dos ROMs, pra as apps irem para o cartão de memoria linkando, para modificar muita coisa, e não e o root que vos tira a garantia, e a voca inteligência que vos faz perder a garantia, quem não for burro e sobre do que eu estou a falar comente ai!

  33. Tiago says:

    Eu não sabia que fazer root se perdia a garantia, e enviei o meu telemóvel LG à dias para a garantia.
    Sendo assim, vou ficar sem garantia para sempre? :/

  34. Duarte says:

    um telemovel com root vale mais que um telemóvel normal(Custom Rom Do lg g3)?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.