Pure Breeze – A Interface Alternativa da Samsung para Android
Uma das principais vantagens do Android, na minha opinião como utilizador, é a capacidade nativa de personalização ou customização nos seus inúmeros aspectos. Uma das áreas mais evidentes é personalização da sua interface através da instalação de um launcher. Nesta área o campeão ao nível de funcionalidades / velocidades tem sido o Launcher Pro. Claro que não é adoptado transversalmente porque os fabricantes OEM optam por utilizar os seus próprios launchers.
A Motorola desenvolveu o MotoBlur, a HTC o Sense UI e a Samsung o TouchWiz. Contudo a empresa sul coreana começa a estudar novas possibilidades de substituir a sua polémica interface por uma solução mais inovadora. E a polémica deu frutos, nascendo assim uma interface de alto recorte gráfico, a Pure Breeze.
A divisão móvel da Samsung situada em San Jose, na California concebeu um launcher alternativo que muda a forma como estamos habituados a lidar com Android destacando-se da oferta de launchers que se encontra no market ou em vários smartphones Android. Felizmente, a Samsung pensou no facto que a transição poderia ser complicada já que depois de se instalar o Pure Breeze, a primeira vez que é lançado são apresentadas instruções concisas das principais formas de manuseamento desta nova interface.
Depois de consultadas a instruções, é apresentado no ecrã seguinte um menu com todas as aplicações, acompanhado pelo respectivo botão que invoca este menu (app drawer) situado em baixo. Junto a este botão existem ícones quadrados caracterizados por uma cor, que correspondem a grupos de aplicações que o utilizador pode utilizar para catalogar as suas aplicações.
Ao manter o dedo pressionado e arrastar um ícone de uma aplicação para uma dessas cores, faz com que a aplicação passe a fazer parte desse grupo. Uma utilização óbvia e útil desta funcionalidade é agrupar aplicações de música, jogos, ou favoritos. O Swipe para a direita / esquerda no menu de aplicações tem uma função diferente para quem está habituado ao TouchWiz.
Nesta última, o swipe permite navegar entre todas as aplicações (à semelhança do iOS), no Pure Breeze este gesto permite navegar entre os grupos que criou de modo a escolher a aplicação que deseja.
Além do conceito de grupos, existe um conceito denominado “Kite”. Ao arrastar qualquer aplicação do menu para o canto superior direito, o seu atalho fica acessível numa homescreen de acesso rápido, onde se pode acrescentar também um qualquer widget do Android. O Kite neste contexto, resume-se a um ecrã translúcido de acesso rápido requisitado pela tecla Home, onde residem os seus widgets e aplicações favoritas. Para quem está habituado às 5 homescreens (no mínimo) no Android, o facto de o Kite ser apenas uma homescreen, reduz o espaço que o utilizador tem para as suas aplicações de acesso frequente. Contudo, tudo indica que terá sido uma escolha para tornar a interface menos complicada.
Nalguns casos verifica-se a ausência de acesso directo a algumas funções úteis. Exemplo disso é, ao pressionar a tecla de menu, apenas se ter acesso às definições do Pure Breeze e não serem incluídas as definições do próprio Android. Quanto às nossas impressões gerais, a experiência disponibilizada por este launcher providencia uma interacção com o Android mais minimalista do que estamos habituados em outras alternativas. Este pode ser um primeiro passo para que a Samsung se desmarque das claras inspirações que o TouchWiz tem no iOS.
É certo que este launcher está na sua infância e tem ainda algumas arestas a limar. Devido ao feedback dos utilizadores, os pontos menos positivos serão certamente corrigidos. Contudo a sua simplicidade e conceito diferente é já um ponto a seu favor, bem como a presença de transições elegantes entre ecrãs que conferem um toque distinto.
Veja o seguinte vídeo para se inteirar das principais funcionalidades do Pure Breeze.
Para já a Samsung disponibiliza o Pure Breeze para qualquer smartphone Android em duas versões. A versão completa do Pure Breeze difere da versão Lite no facto de ser paga, contudo esta última tem uma limitação no número de items que pode organizar. Há excepção destas diferenças, ambas as versões contêm exactamente as mesmas funcionalidades que descrevemos acima.
Deixo a sugestão para que instale inicialmente a versão Lite. Se gostar e, se de alguma forma se sentir limitado, pode optar pela versão sem limitações já que o preço de 1.49 euros não é demasiado proibitivo. Esta versão poderá ser instalada nas versões do Android 2.1 ou superiores.
Este artigo tem mais de um ano
muito bom mesmo.. mas o anuncio está muito amador…
Espero que não pese muito
Não creio que pese muito! Até é bem levezinho, correu a voar no meu processador a 800MHZ.
LOL… o que ele se referia era o anúncio não ajudar à divulgação da aplicação.
Hehehehe.
Lendo agora com mais calma tens razão Hugo!
Tava destraído :$
Dos anos 90 ou os anúncios das televendas..lol
O anúncio parece amador mas é propositado. Fizeram uma brincadeira com os anúncios estilo televendas (infomercial). Se é eficaz ou não, já não sei xD
No meio disto tudo, o que mais gosto é a possibilidade que esta funcionalidade abre:
Uma das maiores complicações (na minha opinião) que os fabricantes/operadoras encontram no update das versões android nos seus dispositivos são exactamente as costumizações da interface!
Ao colocarem o seu próprio laucher no market, garantem a independência da interface (que certamente será incluida nos dispositivos que eles lançarem no futuro) o que facilitará os updates. Além de que lhes irá abrir um novo mercado: as pessoas que não têm um samsung, mas gostam da interface e portanto estão disponíveis a pagar por ela…
Bem jogado! 🙂
err… ops! Como faço edit ao meu comentário? Agora que o li, reparei que tá cheio de erros… :$
Não fazes!
Estive a experimentar e não o acho nada de especial mas ainda assim superior ao Touchwiz.
Acho positivo o facto de as aplicações estarem todas numa página e automáticamente por oldem alfabética, algo que no touchwiz é um chatisse dos diabos. A ideia de agrupar aplicações em grupos é boa mas “estragaram” completamente a ideia de homescreen.
Em termos de fluidez parece estar bom.
Continuo a preferir Zeam Launcher e LauncherPro.
Não é espectacular, a ideia era boa… Como raio volto ao Home Screen?
tecla da “casa” do teu smartphone Android (aka tecla home)?
Isso queria eu 😉 Não dá no meu LG Maximo (Optimus) Pro… DESINSTALADO.
Qualqur dia também está na apple store xD (just kidding)
Por acaso não gostei muito deste launcher. Está muito cru ainda.
Recomendo o launcher pro pela fluidez e o go launcher pelas funcionalidades.
Não gostei da experiencia. Concretamente:
– falta de fluidez de uma forma geral, deslizar de menus, arrastar icons, etc
– ao transitar entre menus (connect, all apps, etc) não responde bem grande parte do tempo, frequentemente é preciso fazer uns swipes mais do que uma vez na direcção correcta para ele ir.
– ao abrir o kite, ele poe o nome do menu das apps que está no fundo e depois reajusta-o muito rápido – enerva-me 😛
– não tem formato horizontal
– o kite é um bocado restritivo no posicionamento dos icons
– o homescreen parecem ser os menus de icons e não o kite em si, sendo o proposito do kite mais um menu de atalhos rápidos. homescreen = icons de apps = iphone = dislike 🙂
Chega de deitar abaixo 🙂 não me tira o launcher pro mas realmente é uma boa iniciativa e a ideia até é original. até pode ser que sendo mais desenvolvida pegue. Para mim bastava ter a fluidez do launcher pro e já era capaz de ter ficado. Mas qualquer launcher que não tenha sequer isso, para mim está descartado à partida…
Vou ficar atento ao seu desenvolvimento. 🙂
Testado num Samsung Galaxy S.
Sim a ideia é mesmo essa, está com algum potencial e pareceu-me que terá bastante apoio por parte da própria Samsung, este projecto tem pernas para andar.
Como refiro, o Launcher Pro é de outro nível, mas o Pure Breeze poderá surpreender. Ando a testar algumas novidades pois é nesta altura que as empresas começam a lançar mais produtos, tendo em conta o início do ano comercial.
Atenção, este comentário serve para responder não só a ti mais a mais pessoal que criticaram este launcher referindo o launcher pro.
Não é justo comparar a primeira versão de um software com outro que já está no mercado há quantos anos? 3 ? 4?
Eu tive o cuidado depois de ver aqui este launcher de o testar, e até gostei (tenho o launcher pro instalado no meu). Pessoalmente não acho que tenha problemas de fluidez, se repares em cima referi que tenho um processador inferior ao do teu galaxy s, e as transições para o kite, e a mudança de icons e swipe, parecem-me normais.
E olha que não está nada mal para uma primeira versão. A única coisa que não gostei muito são os sons nas transições (Acho-os desnecessários).
De resto está bem estável, e olha que ao contrário de versões anteriores do Launcher pro, até agora não me deu nenhum force close.
De resto o Pure Breeze promete é uma experiência distinta, e quem acusar a samsung de com este launcher estar a copiar do iOS, está a ser troll..
Os sons das transições para mim é o menos, isso pode desligar-se e toda a gente fica contente. O problema deste launcher, a meu ver, é a falta de customização que se tem.
Estás limitado a um fundo preto semi-transparente, um único homescreen, um único formato (vertical), as APPs dentro dos grupos não podem ser ordenadas por ordem alfabética automáticamente.
Para mim a principal desvantagem é que um homescreen deixou de ser um homescreen, passou a ser algo muito mais limitado.
“… it seems to become too cumbersome to find the right apps and navigate among those apps…”
Ei, será que ele estava a falar do iPhone???
Boas, tenho um Samsung Galaxy Ace, e está todo “quitado” já..
mas a nivel de laucher, não faço a minima ideia de como instalar ou activar xD
Alguem me pode dar uma ajudazinha? 😀
Cumps
Facil. Depois de instalar um launcher novo, ao carregares no butão do Home, deve-te ser dada a escolha sobre qual launcher queres usar. Isso vai aparecer sempre até marcares a caixa que torna o launcher default.
Se depois quiseres mudar qual o default, vais a Settings -> Applications -> Manage Applications -> Escolhes o launcher que tens como default e carregas no botão “Clear Defaults”.
Quando carregares no Home o menu que te deixa escolher que Launcher queres, vai aparecer outra vez.
A propósito, podes fazer isto para trocar a default app que o telemovel usa para abrir qualquer coisa (tipo o leitor de mp3 default que usas)
Parece ser interessante e ter rodas para andar.
Quanto ao video em si parecia um daqueles programas de Televendas que dá na SIC. Eh eh.
Cumprimentos,
Manuel Rocha
Nem de propósito testei ontem no meu Galaxy S (a versão lite).
Fiquei bastante agradado por finalmente encontrar um launcher que em termos de design fosse aquilo que sempre desejei ver num smartphone (leia-se desde que peguei num IPhone).
Para mim o ideal é ter uma Homescreen onde se possa usar widgets e colocar as apps por categorias.
Basicamente ter um dos ecrãs para widgets (ou mais tendo em conta a necessidade de cada um) e os outros ecrã ordenar por categorias permitindo scroll vertical ao invés de ter somente scroll horizontal.
Mas… este ainda está muito “verdinho” e francamente não percebo o porquê de a Samsung embirrar em querer colocar uma moldura no icones…
Resumindo….:
Conceito -> OK
Implementação -> not there yet…
Vou continuar com o meu Go Launcher que considero até ao momento o melhor para Android.
______________________________________________
Para os mais curiosos e entusiastas sugiro espreitarem este launcher que testei ontem também: MXHome Launcher.
Market: https://market.android.com/details?id=com.neomtel.mxhome
Para quem não tenha um Android façam uma busca no youtube, vale a pena.
Particularmente gostei da forma como organiza as apps, está original.
Tenho um Galaxy S2 e experimentei varias alternativas como o LauncherPro mas nunca achei nenhuma suficientemente boa para justificar deixar de usar o default.
No Galaxy S1 que tambem tive, talvez, mas no S2 o TouchWiz está super fluido, funcional e rápido e combinado com o Tasker e o Elixir2 nao sinto falta de mais nenhuma funcionalidade. Alias, estas duas apps que mencionei, por si só melhoraram-me a experiencia de uso mais significativamente do que quaisquer outras.
Isso é porque o SGS2 é um canhão de hardware 😛 estive a comparar várias apps entre o meu SGS e um SGS2, e todas que testei que tinham lags no SGS, não tem no SGS2 (firefox, p ex)
Conclui então que o SGS2 é um avião e não pode ser usado para comparações com qualquer outro mais antigo 😛
Em suma, nos mais “modestos” nota-se a diferença.
No entanto, não sei se é oficial ou não (penso ser uma versão muito hacked para melhor), mas das roms custom já tive a oportunidade de testar o TouchWiz 4.5 e achei-o francamente bom em relação a qualquer outro TW anterior. Nada de lags ridiculos e bastante bem organizado. A forma de desinstalar apps é copiada do iphone (o que não é mau) e a disposição dos icons da appdrawer é horizontal, mas as semelhanças param aí.
Não me importava de poder mover o icon da appdrawer de sitio, mas isso já é um detalhe. Foi o único que não me fez voltar ao LP.
ja ca mora acabou de encontrar um novo lar no meu SGS era mesmo o que andava a procura
bem, como o interface deles ainda não era exactamente igual ao do iphone, agora é que vai ser mesmo igual. lol
Vou testar. Uso o GoLauncherEx.