Prepay Balance – Widgets com o saldo, plafond e outros
O método de pagamento de comunicações móveis mais vulgar entre os portugueses é o pré-pagamento, funcionando como um carregamento de dinheiro para o número associado ao cartão SIM.
Há quem tenha carregamentos obrigatórios, que não os tenha, quem consulte o saldo com muita regularidade ou quem nem sequer saiba como o fazer. No entanto, para Android, está disponível uma aplicação que, após configurada, permite mostrar no Homescreen os valores de vários parâmetros pretendidos, como o saldo, plafond, SMS, validades, etc, desde que seja recebido via pedido USSD. Saiba como tudo funciona.
O protocolo USSD é utilizado, por exemplo, quando é pedida a informação de saldo à rede, fazendo uma chamada para o número *#123#
(no caso de um cartão pré-pago TMN).
Após utilizar esse tipo de código, é devolvida uma mensagem com a informação pretendida.
A aplicação Prepay Balance permite solicitar, ler e interpretar as mensagens recebidas via USSD, podendo depois visualizar os dados tratados, comodamente, no Homescreen do Android.
Como sei se posso utilizar?
Primeiro que tudo, para utilizar esta funcionalidade, e como já foi referido, é necessário ter um cartão pré-pago e saber os códigos que pode utilizar. No meu caso, como cliente TMN com o tarifário Moche, posso saber o tráfego mensal restante (*#123*99#
), o plafond e SMS gratuitos disponíveis associados ao tarifário (*#123*40#
) ou outros.
Para os outros operadores existem outros códigos. Deixo uma breve lista. Se não encontrar o que pretende, contacte o serviço de apoio a cliente do seu operador.
Códigos USSD comuns
Vodafone
*#100# - Consulta de Saldo.
*#101# - Consulta de Validade do cartão.
*#102# - Consulta do detalhe da última chamada ou navegação Wap GSM.
*#111*03# - Consulta de How Are You disponíveis.
*#112*03# - Consulta de Tokings disponíveis.
*#122*03# - Consulta de número barrados.
*#127*01# - Consulta aditivos SMS para todas as redes.
*#127*02# - Consulta aditivos SMS para a rede Vodafone.
Optimus
*111# - Serviço *111# (informação)
*555# ou *123# - Consulta de saldo
*555*1# ou *123*1# - Consulta de pacote de chamadas internacionais
*555*2# ou *123*2# - Consulta de Tráfego GPRS promocional
*555*3# ou *123*3# - Consulta de Tráfego GPRS pacote 5Mb
*555*4# ou *123*4# - Consulta de bónus em chamadas promocionais
*555*5# ou *123*5# - Consulta de bónus em chamadas promocionais
TMN
*#123# - Saldo no Visor
*#123*5# - Prazo de Validade para a vigência de tarifas (tarifários com benefício por prazo quando se efectua um carregamento, com ou sem carregamentos)
*#121# - Consulta das 3 últimas chamadas de voz efectuadas;
*#121*1# - Consulta das 3 últimas chamadas (voz e SMS);
*#123*28# - Consulta de tráfego de dados restante promocional
*#123*40# - Consulta de tráfego e SMS gratuitos disponíveis associados ao tarifário
*#123*99# - Consulta de tráfego mensal de dados disponível
*#123*33# - Consulta de minutos de chamadas, mensagens e tráfego de Internet restantes no tarifário e
Configurar o Prepay Balance
Após instalar o Prepay Balance, pode iniciar a configuração de acordo com as suas necessidades. Vou dar o exemplo de consulta simples de saldo, na TMN.
- Abrir a aplicação Prepay Widget;
- Premir em Manage USSD codes seguido de New USSD code...;
- Escrever o código, neste caso o
*#123#
; - Ao adicioná-lo, o código é testado imediatamente e é mostrada a mensagem que é devolvida. Os números são reconhecidos e, no caso do saldo (que é a informação que se pretende aproveitar), o valor aparece identificado a azul;
- De seguida é necessário adicionar um indicador para o valor que pretendemos consultar. Após premir em Add indicator, deve escrever o nome com o qual o pretende identificar (Saldo);
- Para formatar os dados a visualizar, basta premir sobre o valor do saldo em azul, depois premir em Add delimiter e escrever o símbolo €. Para terminar basta retroceder;
- Agora que o código USSD e respectivo indicador já estão configurados (é possível configurar mais de um indicador por cada código USSD), resta ir ao Homescreen adicionar um Widget;
- Na lista de Widgets, encontram-se 4 tamanhos diferentes para o Prepay Widget. No caso do saldo, é suficiente o tamanho 1x1, já para SMS ou validade é necessário 2x1. Após escolher o tamanho, é necessário escolher o indicador que se pretende mostrar, onde aparecerá listado o indicador que acabou de ser criado. De resto, pode configurá-lo como preferir. Para título, escolhi o tamanho 30 e para o valor o tamanho 50. Alterei ainda a opção Widget click action (última da lista) para Send USSD request. Dessa forma basta tocar sobre o Widget para que o valor seja actualizado;
- Premir Save;
- Feito.
Há ainda a possibilidade de, caso o smartphone utilizado tenha permissões de acesso root, o pedido ser feito de forma totalmente imperceptível, sem que nada surja no ecrã e não necessita sequer de ser activado. A versão gratuita, ou Lite, não permite a actualização automática dos valores. Se pretender que isso aconteça, terá de adquirir a versão Pro (1.53€).
Este artigo tem mais de um ano
sem palavras! !!
Já usava o USSD Cheaker para o mesmo efeito, e eventualmente descobri que a tmn não gosta de muitos pedidos USSD por dia, e simplesmente nao recebia resposta. Não sei dizer exactamente quando mas eu tinha a actualizar a cada hora por causa do tráfego web e nunca conseguia actualizar a noite.
És TMN? podes testar os últimos 3 códigos? A mim não funcionam! :S
Os últimos 3 não sei, mas para ver o tráfego de dados é *#123*99# e não *#121*99# (devem ter feito confusão com a vodafone)
Foi mesmo um erro de “digitação”, e não era só nesse. Corrigido.
Obrigado pelo reparo.
Still, does not work! 🙁
Desde o *#123*28# até ao último dá erro…
*#123*28# – só funciona quando existe tráfego promocional
*#123*40# – funciona no Moche, eventualmente noutros
*#123*99# – funciona no Moche, eventualmente noutros
*#123*33# – só funciona no tarifário ‘e’
O melhor será mesmo contactar a TMN para saber quais podem ser utilizados no tarifário em questão.
Tenho Moche e o código *#123*40# não funciona.
Existem pelo menos 3 Moches com mensalidade diferentes: o normal, o normal com plafond de internet associado e o sub-25.
O melhor será mesmo contactar o SAC.
Secalhar um dos melhores artigos de à muito tempo! 😛 (pelo menos é uma COMPLETA novidade para mim este assunto…)
Mas tenho a informar que os códigos da TMN (os últimos 3 não funcionam) :/ e são os que me davam jeito 🙁
“Corrijam” isso para ver se ajudam este leitor 😛
Cumprimentos,
Paulo Oliveira
Tenho o “tarifário e” e o *#123*33# funciona perfeitamente
Ainda não instalei, mas pelo que percebi, isto não irá funcionar muito bem em telemóveis Dual-Sim, correto? Alguém pode confirmar?
Por acaso li uma crítica na PlayStore de um utilizador que se queixa de não funcionar em dual-SIM, mas é uma questão de experimentares.
Testei agora, no meu Dual-SIM o operador definido para efetuar chamadas é alterado carregando num botão, por isso cada vez que quero consultar o saldo de um dos cartões tenho que definir esse cartão para chamadas.
Uma pequena complicação, mas já era de esperar, pois no método antigo (consultar utilizando o USSD) também tenho de fazer isso…
Eu tenho o galaxy s duos, funciona para a rede que tu tiveres selecionada como primária
De facto no meu WIKO CINK PEAX tambem dual, não funciona
Excelente artigo! Parabéns!
Devo ter feito algo de errado.Não consigo por a funcionar na Optimus.
USSD utilizados:
*111# – Informações sobre saldo, sms e net
*555# ou *123# – Apenas mostra o saldo
Em nenhum dos casos consigo por o widget a funcionar no meu SG Note II com 4.1.2.
Talvez. É só seguir os passos.
Se o código USSD devolve um resultado quando marcado a partir do marcador de chamadas, então em princípio terá que funcionar a partir da aplicação.
Eu consigo obter a resposta do comando USSD, contudo não aparece a info no widget.
Vou tentar rever as configurações.
Estou com o mesmo problema.
Sou Moche, consigo executar os códigos pelo marcador mas não pela aplicação.
Dá “An error has occurred during request.”
Lycamobile também dá o mesmo erro!
Lycamobile também dá o mesmo erro! 🙁
Eu sou TMN(Moche), a mim não me dá a quantidade de SMS gratuitas, só me dá o Saldo e o tarifário de dados.
Esse software tem de alguma forma possiblidade de quando chega a 250 MB por exemplo bloquear o acesso a internet?
Não, mas há outros que o fazem.
Qual é a versão do Android? A partir da versão 4 já existe essa funcionalidade no sistema.
Não há que dia que passe pelo Pplware e saia da página sem aprender uma coisa nova.
Keep up the good work!
Não deixa de ser interessante esta aplicação.
Mas será que não existe algo para quem tem assinatura, ou seja, algo que faça o controlo de custos de acesso à Internet, alguém sabe ou conhece uma aplicação que faça esta gestão.
O Android 4.0 ou superior monitoriza e consegue limitar a ligação de dados móvel.
A par disso, com monitorização simultânea de dados, internet e SMS, a melhor que conheço é esta:
– https://play.google.com/store/apps/details?id=com.radioopt.tmplus
Hugo obrigado pela dica, no entanto o que pretendo mesmo é uma aplicação que vá dizendo já gastou x€ de consumo de dados, ou seja, uma aplicação que permita calcular os gastos de acesso à Internet.
boas, o droidstat faz isso tudo.
eu tenho tarifário de assinatura, e até agora, foi a melhor aplicação que encontrei…
– https://play.google.com/store/apps/details?id=nitro.phonestats&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsIm5pdHJvLnBob25lc3RhdHMiXQ..
Obrigado Kazzar, vou testar.
É uma opinião “biased”, mas experimentem a primeira app a aparecer no market com esse intuíto. https://play.google.com/store/apps/details?id=net.drjunior.checkbalance Para além disso é produção nacional! As apps não chegam a ser equiparáveis porque o tempo de desenvolvimento e custos são diferentes, mas fica a sugestão para quem quizer testar.
Bom post!
Alguém me poderia dizer que app meteo é a que está na imagem?
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/05/prepay_0_540.jpg
Cumprimentos,
Marco Emídio
É o Widget do Google Now, que mostra miniaturas dos cartões.
Para o tarifário extreme da Vodafone com mensalidade, que tem tráfego incluido, dá para saber o que falta desse tráfego?
Boa app, não conhecia.
Códigos da Vodafone para quem precisar:
http://forum.vodafone.pt/t5/Vitaminas-e-Yorn/C%C3%B3digos-USSD-que-podem-ser-usados-na-Vodafone/td-p/1215
Boa tarde;
Instalei a aplicação, mas quando vou aos widgets não me aparece nenhum widget.
Alguma dica?
Alguem conhece algo parecido para Iphone?
Ótimo artigo
Cumprimentos
Por algum motivo no Samsung Galaxy S4 não o consigo por a funcionar com a conta moche, alguém sabe a solução para este equipamento?
Atenção que os seguintes códigos são pagos…
*#121# – Consulta das 3 últimas chamadas de voz efectuadas;
*#121*1# – Consulta das 3 últimas chamadas (voz e SMS);
Por cada vez que executam o código a TMN cobra um valor, acho que é 0.10€.
Não é por nada mas deviam ter avisado porque certamente muita gente andou a testar os códigos e gastou dinheiro desnecessariamente…
boas, o pplware podia fazer um artigo sobre os melhores widgets para android(se ainda nao existir)…
Eu não consigo por o Widget, vou ao Homescreen e não me aparece a app :S e assim fico.
Com um sony xperia u e rede optimus nada funciona!
No meu caso, com Vodafone Yorn, depois de obter a resposta ao pedido USSD, tocando ou não em OK, a app fica com a mensagem “USSD code running” durante uns segundos e no fim dá erro. E na resposta USSD não me aparece nenhum texto a azul.
Boa tarde,
Realmente há muita gente a queixar-se e com razão. Tenho o CM 4.2.2 num Samsung I-9000 e este programa não funciona. Fica a moer…A moer… A moer e nada. Infelizmente não sei se testam ou como fazem os testes destes aplicativos, mas poderiam ter, vejam isto como uma crítica construtiva, mais cuidado com o que apresentam aqui, pois pelos vistos não funciona com todos os aparelhos e/ou redes!
De resto continuem com o excelente trabalho.
Paulo, essa abordagem não me parece justa (li a parte da “crítica construtiva” e agradeço!).
Antes de mais, todas as minhas publicações de guias ou sugestões são testadas minuciosamente, tal como podes ver. Não só demonstro o procedimento como apresento screenshots que provam o bom funcionamento.
Depois, nem sequer estás a utilizar uma ROM oficial (duvido até que seja versão stable), como podes estar a reclamar por isso?!
Na descrição desta aplicação na Play Store está a seguinte informação:
Divulguei uma aplicação que utilizo e funciona bem aqui. Funciona bem também para outros utilizadores e é isso que interessa. Se não funciona para todos, só o programador poderá corrigir isso.
Será que, mesmo assim, não valeu a pena a divulgação desta aplicação?
Cumprimentos e obrigado.
Não quis de qualquer forma reclamar, antes pelo contrário. É uma nova luz no que diz respeito a inúmeros utilizadores (eu inclusive). O principal problema não será a ROM ser ou não ser oficial. Aqui talvez assuma que o programa não esteja preparado para a versão 4.2.2 (?!). E acredita que fizeste bem em divulgar a aplicação, não ponho isso em causa, mas existem vários utilizadores com os mesmo problemas. De qualquer forma espero que vejas isto sempre como uma crítica útil e construtiva, pois até pode funcionar para uma rede (a testada) e não funcionar a 100 % para outras.
Cumprimentos e obrigado. Reitero o meu desejo de continuação de apresentação destes e de outros artigos que são sempre úteis, então se algum do software for nacional, melhor ;)))