Quantcast
PplWare Mobile

Precisará o sistema Android de 10 GB de RAM para funcionar em pleno?

                                    
                                

Autor: Daniel Jesus


  1. Pedro says:

    O meu Android já leva quatro anos e tem 3GB de RAM. Não noto problemas nenhuns de fluidez.

  2. Rafael Encarnação Cardoso says:

    Desde quando ter mais ram pode alguma vez pior. O mesmo se passa nos computadores, quanto mais melhor.
    Pode é não compensar em termos financeiros, gastar mais e tirar pouco partido desse excesso.

    • Rafael Encarnação Cardoso says:

      É o mesmo que comprar um smartphone de 1000€ ou comprar um de 100€, para fazer chamadas e escrever mensagens, ambos dão

    • Hugo says:

      Não te adianta de nada ter 32gb de RAM num PC para jogar

    • Vitor says:

      Rafael Cardoso…o artigo não diz em nenhum sítio que “…mais ram é pior”! Explica é que 8/10 GB para já são desnecessárias dependendo da otimização do SO. E nos PCs é igual…na maioria dos casos é preferível investir num bom disco SSD antes de o fazer no aumento da Ram!!

      • pedro says:

        O titulo n diz mas sugere que o Android n funciona em pleno e que possivelmente poderá necessitar de 10gb de ram para tal. O artigo acaba por desfazer esta sugestão. Estou como alguns leitores, mais ram pode ser desnecessário mas efetivamente não será em nada desaconselhado (excepto por limitação de budget). S os iphones tivessem mais ram tlv n levassem uma abada sempre que se abre uma app varias vezes em comparação com Androids de topo

      • rui says:

        é português
        “Embora muitas pessoas estejam habituadas ao sistema Windows, onde quanto mais memória RAM livre melhor, a verdade é que no Android não é isso que acontece.”
        no melhor dos casos indica que não é melhor ter mais RAM livre

    • Luís Pacheco says:

      Aí é que é

  3. Duarte says:

    Eu quando leio este tipo de noticias fico sempre admirado, como conseguem escrever um texto com tantas palavras e no fim não obtive qualquer informação relevante.
    Foi apenas uma perda de tempo.
    Primeiro não podemos comparar a RAM de um computador com a de um smartphone ou tablet, sendo que a arquitetura não é a mesma.
    Em segundo lugar não vejo que 10 GB de RAM num smartphone seja assim tanta RAM, pois com os sucessivos lançamentos de novos sistemas android e aplicações cada vez mais pesadas é obvio que daqui a pouco tempo 10 GB de RAM não servem nem para ter uma aplicação aberta, quando mais múltiplas.
    Por fim quando leio que não é preciso 10GB de RAM num smartphone e até 8 GB já é demasiado alto, fico a pensar se quem diz isso compra um smartphone de meio em meio ano, ou se formos por essa linha de pensamento, para quê comprar um smartphone acima de 200 euros se com menos do que isso já podemos ter um smartphone de boa marca com os 6 GB de ram e com processador snapdragon.
    E assim sendo como é obvio para o utilizador comum não seria necessário ter cameras de topo num smartphone pois isso só seria preciso para um fotografo profissional…

    • Danny says:

      Não disseste nada de jeito. a serio!
      Entao achas que dentro de algum tempo 10Gb de RAM nao servem nem para ter uma aplicação aberta? é com cada pensamento….

      • Duarte says:

        Se bem te lembras, há 4 ou 5 anos um smartphone com 512 mb de RAM era bastante fluido e rodava qualquer aplicação sem problemas.
        No entanto nos dias de hoje qualquer smartphone abaixo dos 2GB de RAM nem vale apena liga-lo, e mesmo os de 2GB já começam a ficar demasiado lentos até mesmo para quem apenas quer usar aplicações de redes sociais.
        Para teres um sistema estável precisas de 4GB atualmente.
        Sendo que a tecnologia vai evoluindo cada vez mais rapidamente, dentro de poucos meses, smartphones abaixo dos 6GB serão monos.
        E a não ser que tenhas rios de dinheiro e o queiras deitar fora, é que cais na burrice de gastar acima de 300 euros num smartphone com menos de 8GB RAM.
        Agora claro se quiseres mudar de smartphone de meio em meio ano as 4GB chegam-te perfeitamente…

        • Duarte says:

          Infelizmente a maioria das pessoas não compreende que a resposta há pergunta: “Mas daqui surge a questão, é mesmo necessária esta quantidade de RAM num smartphone? Não!” está errada, pois o correto deveria ser “Depende”.
          Pois não vivemos num mundo perfeito e como é obvio a maioria das aplicações incluindo o próprio SO do android não são nem nunca iram ser devidamente otimizados para que não seja necessária tanta RAM e com o surgimento de cada vez mais publicidade, que agora aparece por todo o lado, até mesmo o WhatsApp já tem o seu destino marcado, será complicado ter meia dúzia de aplicações abertas…

        • Hugo says:

          A evolução não está a crescer exponencialmente como fazes parecer.
          Se me disserem que nos anos 90 passávamos por exemplo de consolas de 16bits para 32bits em espaços de 3-4 anos é verdade. Hoje em dia não é assim.
          Há 4 anos um smartphone com 512mb não era de todo fluido. 4 anos foi ontem…saiu o iphone 6 e não tinha 512mb de ram.
          A playstation 4 saiu para ai em 2013 e ainda não há data oficial para a 5 (penso eu) e garantidamente não vai ter um salto como tão grande acontecia há umas décadas.
          A resposta à pergunta é definitivamente “não”. Agora se é possível rebentar com os 10Gb com uma app mal optimizada a história já é outra.

          • Duarte says:

            A playstation 5 já foi confirmada pela sony que irá sair dentro de pouco tempo uma vez que a ps4 já não consegue atingir o desempenho que a sony pretende.
            Agora quanto há evolução, nos dias de hoje parece que as coisas evoluem mais devagar como dizes, mas muito pelo contrario uma vez que não podemos olhar só para a quantidade de RAM mas também temos de dar enfase ao clock que a mesma tem.
            Sim o iphone 6 saiu há 4 anos com supostamente 1 GB de RAM que na realidade nunca chega a ser bem 1 GB, mas não te esqueças que era um dos telemóveis mais caros do mercado no lançamento, e nessa altura os 512mb num android servia perfeitamente como hoje em dia servem as 4GB RAM.

    • Proteína Whey says:

      Nem mais! De qualquer forma não é nada a que já não estejamos habituados…… e amanhã sai um a dizer que os iPhones só necessitam de 1 GB para correr tudo fluído 😀

  4. Pedro says:

    Como o interesse, veracidade e relevância desta notícia é nulo, aqui vai uma receita de bacalhau à bras:
    -600 g bacalhau demolhado
    -1 kg batatas
    -3 und. cebolas
    -2 dentes alho
    -6 und. ovos
    -2 dl azeite
    -q.b. salsa picada
    -q.b. sal e pimenta
    -q.b. azeitonas pretas

    1 – Escalde o bacalhau, tire-lhe a pele e as espinhas. Coloque o bacalhau dentro de um pano e esfregue para o desfiar muito bem.

    2 – Descasque as batatas e corte-as em palha e frite-as em óleo, escorra sobre papel absorvente e reserve-as.

    3 – À parte, pique os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as no azeite, retirando-as com uma espátula quando ficarem translúcidas. No mesmo azeite frite o bacalhau até ficar um pouco rijo. Depois misture tudo muito bem e retire do lume.

    4 – Bata os ovos temperando-os com sal e pimenta e junte-os ao preparado. Volte a levar ao lume, mexendo constantemente com uma espátula até os ovos coagularem, mas de modo a ficarem macios.

    5 – Sirva de imediato numa travessa aquecida, polvilhando com a salsa picada e decorando com azeitonas.

  5. LG says:

    “RAM livre é RAM desperdiçada” https://giphy.com/embed/1Z02vuppxP1Pa

    Tanta saliva que já gastei a explicar o conceito de RAM num sistema. Só de pensar os milhares de pessoas a queixarem-se do Chrome gastar muita RAM, mas nunca niguém se queixou do Chrome ser lento… Preferem algo lento mas RAM livre ou a RAM a fazer o trabalho para que foi pago p*rra?! 😛

    Mantendo me mais on-topic ainda, 3GB de RAM para um uso normal sempre serviram me e nunca tive problemas de fluidez num SO Android.

    Se alguem instala muitas Apps pesadas regularmente e tem a mania de tweaks e ter 10 launchers instalados etc… 4 RAM para cima seria recommendado….

    • LG says:

      E mais uma observação:

      Quando um telemóvel está lento a carregar uma App, 95% dos utilizadores queixam-se do Hardware/SO do smartphone… mas nunca duvidaram da qualidade do software da App

      • celso says:

        Exato. Além disso, o android faz uso da aplicação zram, que, apesar de ter a ram praticamente ocupada, faz compressão nela usando um pouco mais de poder de processamento! E muito pouca gente aqui sabe disso. Inclusive, já sugeri ao pplware fazer a experiência de uzar um pentium 4 com 512mb de ram e com o software zram instalado no linux para os utilizadores poderem ver a diferença. Fica aqui novamente a sugestão!
        Infelizmente, muitas marcas apenas usam os aumentos de ram para apenas aumentarem os preços e as vendas de equipamentos, e as pessoas caem nisso.

    • rui says:

      “RAM livre é RAM desperdiçada” correcto mas não necessariamente pior por ter essa RAM extra (tirando questões financeiras que eventualmente até pode custar menos dependendo do dispositivo)

    • Security says:

      Verdade quanto à RAM livre… mas não é por só precisares de um carro de dois lugares que não possas ter um de cinco. Agora 10GB de RAM num telemóvel é no mínimo ridículo para os dias de hoje.
      4GB de RAM para um Android e 2GB de RAM para um iOS são mais que suficientes para o dia-a-dia. Na loucura, 6 em Android e 3 em iOS.

      • LG says:

        Alto! Eu não disse que ter RAM livre é mau sinal… só disse que RAM cheia é RAM que está a ser utilizada… Se um sistema com 4GB de RAM tem esta 80% ocupada não quer dizer que com 16GB iria ficar a 20% 😉 Mas provavelmente nem a 40% 😛

    • André Fontes says:

      Isso não é assim tão linear por várias razões, alguns exemplo onde isso não é verdade, se mantiveres a RAM cheia ficas com menos espaço para alocar cache, tens o lmk deamon constantemente em acção o que pode levar a um maior consumo de bateria (quem nunca chorou por causa do Android System) e obriga-te a carregar aplicações mais antigas na mesma, perda de controlo do gc, perda de controlo sobre processos em background que podem prejudicar idle/active drain ou mesmo causar falta de fluidez.

      Resumindo, a gestão de RAM deve ser feita por cada um de forma diferente dependendo da utilização de cada um, não é por o Android ter um método de gestão que nos devemos “despreocupar”.

    • William says:

      E se a pessoa não quiser?

  6. João Terra says:

    Vamos por partes. Eu pergunto a todos o que a RAM faz? Claro que quanta mais memoria RAM melhor, mas a RAM sozinha não faz milagres, aliás a RAM só serve para leitura e escrita e essa memoria é fundamental para o arranque do OS e App. Temos que contar também com um processador já de gama media que já é um processador que dá conta do recado, porque os de gama baixa vão gerar lentidão e quedas de desempenho. Outro aspecto é a memoria ROM, Armazenamento Interno, se o armazenamento interno estiver todo ocupado e se não tiver uma boa ram nem um bom processador o aparelho engasga-se todo, porque vai precisar o dobro do processamento para iniciar o sistema operativo e as app, Se for um de alta gama ou media gama, ai já tem força para tudo. Outra coisa Sistema operativo optimizado. Se o OS não estiver optimizado, mesmo com um smartphone potente, vai exister leg e bugs… Dou o exemplo de jogos ” Tu podes ter um pc topo de gama e uma grafica Nvidia 1080, se o jogo estiver mal otimizado vais perder FPS e o jogo torna-se lento e cheio de bug´s, e irás ter que jogar em HD. Agora se o jogo for otimizado, até o consegues rodar bem numa Nvidia 950M e em FULL HD !!!!
    Quanto a RAM novamente ela é util para multi-tarefa entre aplicativos

  7. billy the gate says:

    12 era o ideal

  8. One Armed Bandit says:

    Por agora, parece-me que 6Gb de RAM chega e sobra. Para quê 8 GB, se não for utilizada pela máquina?!
    Aliás, como diz o teste, se for Android puro, vai necessitar de menos, já que não vai ter de arrastar o o lixo da personalização do SO, como por exemplo no caso do Samxunga.
    Comprova-se que assim é com a Google a apresentar os seus novos Pixel com 4Gb de memória; ou acham que eles deram um tiro no pé?!

  9. Glauber says:

    No Nokia 3.1 com Android Obrigado 2g de ram nada a reclamar ,e já testei com vários app abertos!! Fiquei até surpreso com isso!! Jogo, só PES 18 , não uso nenhum app lite… Vamos ver até onde vai rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.