Alerta: Há apps para Android a um preço louco que fazem quase nada
Hoje vamos falar novamente sobre aplicações para Android, mas não vamos falar sobre malware! Como temos referido, na Google Play existem aplicações para quase tudo. No entanto, segundo uma investigação da Sophos, há apps que têm um valor exorbitante e oferecem funções "básicas".
Incrivelmente estas apps têm um número elevadíssimo de downloads!
Designadas de “fleeceware”, estas apps aparecem na loja de aplicações com preços elevadíssimos e oferecem funções básicas. O número deste tipo de apps tem crescido e curiosamente os utilizadores pagam por este tipo de apps.
Imaginem, por exemplo, uma app para ler códigos QR a custar....104,99 euros? Ou uma app para editar GIFs por 219,99 euros? Compraria? Tendo em conta o número de downloads dessas apps, há muitos utilizadores no mundo a fazê-lo. Mas calma... o utilizador não compra a app "diretamente".
Por norma, o utilizador é levado a instalar a app de forma gratuita. Passado o período de testes (normalmente 3 dias), o utilizador paga o valor indicado pelo programador. De referir ainda que estas apps usam normalmente nomes idênticos a algumas apps populares.
Exemplo de algumas apps "fleeceware" para Android
Mais uma vez alertamos para quem usa a loja de aplicações oficial do Android. Apesar de ser "oficial", há muito lixo e esquemas que têm vindo a fustigar os utilizadores. Antes de instalar qualquer tipo de app, pesquise sobre o programador e sobre o histórico da app. Deve também apenas instalar apps que necessita.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo,Pedro Pinto.Isto serve de alarme e para abrir os olhos às pessoas.Uma aplicação de código de barras a custar 105 euros ?? As nativas dos smartphones fazem isso na maior !! E outra de GPS a custar 220 euros ?? E mesmo assim têm milhares de downloads ?? Mas anda tudo doido ou quê ?? Há gente que não sabe o que fazer ao dinheiro.Deus me livre !! 😐
Nada bate o belo antigo caso da ‘I AM rich’ que existia no iOS e custava 1000 euros para fazer rigorosamente nada.
Mas se estás apps inuteis de 100 euros assustem vão ver as de 300 400 e 500 euros ou até 1000 euros no iOS que pouco fazem também.
Cai quem quer nestas coisas e no mundo dos negócios pelos vistos quase tudo é permitido… Felizmente existe a opção de experimentar por x tempo e pedir devolução imediata, útil para os que mesmo assim acharam que iam comprar algo de jeito e caem na realidade. Acima de tudo acho é que Apps com 2 estrelas ou menos após terem um número mínimo de reviews e justificados deviam ser banidas das lojas, pois assim os devs pensavam mais em dar algo útil e de valor independentemente de ser grátis ou a pagar, sujeitos a verem a sua APP ou conta banida por produtos com baixas avaliacoes
Claramente alguem nao leu o artigo na totalidade. As apps em questao, fazem-se passar por “free” e que apos o periodo de trial tera um custo. No entanto, a unica maneira de evitar o debito passa por desinstalar e informar o programador do nao interesse na subscricao (loophole da politica da play store). Se fizeres uma pesquisa por fleeceware encontras informacao mais detalhada.
Isso para mim chama-se lavar dinheiro
100% correto DQ. É um esquema de branqueamento bem evidente
” Alerta: Há apps para Android a um preço louco que fazem quase nada ”
Não acontece o mesmo com os iphones?
Ou seja, smartphones a preços loucos e que fazem metade que um smartphone com android faz a 1/10 do preço?
Não sou fanboy.
sempre a criticar os iphones. porque não falas o mesmo para samsung? já chega de dizer que iphone é isto e aquilo
” Alerta: Há apps para Android a um preço louco que fazem quase nada ”
Não acontece o mesmo com os iphones?
Ou seja, smartphones a preços loucos e que fazem metade que um smartphone com android faz a 1/10 do preço?
Não sou fanboy.
Se leres o artigo e pesquisar um pouco percebes que sim, és um fan boy. O que se passa é que programadora mal intencionados se aproveitam da política da Play Store que tem imensos pontos positivos mas causa situações destas. Puxar do argumento de que “e no iPhone não há?” é de fan boy. Aliás, está notícia funciona como alerta aos utilizadores para se protegerem não como ataque a quem tem Android
Façam como eu, comprem apps gratuitas
?? 😀
Nas situações em que existe um período de teste (trial) como parece ser o caso do exemplificado neste artigo, o utilizador só tem de ter o cuidado de ir à Play Store, entrar na lista de subscrições e cancelar as que forem aplicáveis antes de o príodo de teste expirar. E não guardar para o último dia, pois uma subscrição feita por exemplo às 11 horas do dia 1 é renovada andes de uma outra feita às 15 horas do mesmo dia. No exemplo que apresentei, se estes dois supostos utilizadores forem cancelar ao meio dia do dia 4, o das 15 horas safa-se, mas o das 11 já ardeu. Penso que seja por este motivo que muita gente se sinta enganada.
Depois há ainda o período de 14 dias (contado a partir do momento em que é efectuada a compra) previsto na lei e mencionado no acto da compra, durante o qual o utilizador pode solicitar o reembolso.
Isto não acontece apenas com apps. Acontece com tudo o que é posto à venda nesta vida. Literalmente e sem excepções. Felizmente o mundo está cheio de pessoas dispostas a pagar muito mais pelo mesmo na ilusão que ficam melhor servidas. E por vezes até ficam.
Sobrevivencia do mais forte. Quem é burro o suficiente para pagar isto por estas apps, merece pagar isto por estas apps
Nem fazia ideia que existiam apps pagas para Android…