Qual o efeito do EIS na gravação em 4K do OnePlus 5?
Muito criticada por não incluir EIS (Electronic Image Stabilization) na gravação em 4K do seu flagship, a OnePlus prometeu, numa futura atualização, adicionar este modo nas suas opções da câmara.
Após uma atualização na última semana, o OnePlus 5 recebeu finalmente o que foi prometido. Mas será a diferença muito notória?
Quando a OnePlus lançou o seu flagship, o OnePlus 5, muitas foram as opiniões que surgiram relativamente a este smartphone. Embora seja um dos melhores smartphones do momento, no início surgiram algumas críticas, especialmente à sua câmara.
De entre as críticas, muito se falou sobre a falta de otimização da câmara, especialmente nas fotografias noturnas, assim como na falta de Estabilização Eletrónica de Imagem na gravação em 4K, estando só presente na gravação em 1080p. A OnePlus rapidamente se aprontou a responder a este problema, prometendo que esta seria uma opção que seria adicionada numa atualização num futuro próximo.
Cumprindo a promessa, a OnePlus adicionou esta opção na semana passada junto com a atualização 4.5.7 (entretanto substituída pela 4.5.8), oferecendo uma maior estabilização na gravação com maior resolução.
Embora muitos fãs da marca preferissem que o OP5 trouxesse OIS (estabilização ótica de imagem) e duvidem do real desempenho do EIS, a OnePlus confiou neste método de estabilização, tal como a Google tinha feito no Pixel. Para provar o seu desempenho, assim como as melhorias na gravação de vídeo com a última atualização, a OnePlus disponibilizou um vídeo onde mostra a diferença entre a gravação 4K antes e depois da atualização, ou seja, antes ou depois da inclusão do EIS, provando a real evolução na estabilização.
https://twitter.com/OnePlus_UK/status/897839408581419010
Depois da OnePlus cumprir a promessa e o 4K receber a estabilização eletrónica, os fãs da marca esperam que os trabalhos de otimização da câmara continuem e que, além de melhorar a qualidade de fotografia e as opções da câmara, adicionem também o EIS à gravação em 1080p 60 fps, sendo este agora o único modo de gravação sem estabilização.
Este artigo tem mais de um ano
Cá para mim o filme foi feito com o Gimbal que agora vendem em pack com o OnePlus5 (pack de 800 e tal euros).
EIS é interessante, mas o video nas bordas fica mais estranho ou com objetos em profundidade tipo nuvens. Alem disso a resolução total do video é encurtada para o EIS garantir eliminar os tremores (uma espécie do que faz o Youtube) e portanto usar EIS fará com que a resolução de video real seja menor.
OIS por outro lado pode não ser tão eficiente como um EIS numa agitação mais brusca mas para o tremer normal de uma mão a segurar um telemóvel torna-se bem melhor.
Filipe, tens um OP5? Se sim faz o teste e depois vem opinar sobre o assunto!!!
Se não tens, não opines sobre o que não sabes!!!
Só duas perguntinhas, sabes quantos megas tem um vídeo de 2 minutos feito em 4K?
Reparaste que o objetivo do vídeo é comparar a estabilização e não a qualidade de imagem?
Como dizes e bem, os vídeos são comprimidos quando carregados em redes tipo YouTube, reparaste que o vídeo foi carregado no Twitter? Ou será que no Twitter não fazem compressão dos vídeos?
Recomendo que vejas a comparação feita pela phonearena com o iPhone. É melhor.
Por acaso dá-me mesmo a sensação que estavam a usar um gimbal, ou pelo menos um braço mecânico qualquer, o que garante uma estabilização do video. Alguns movimentos são demasiado “mecânicos” e não tão espontâneos como seriam de uma pessoa a segurar na “camara”. Por outro lado, a versão sem estabilização parecem tremer demais. Já fiz muitas gravações de video em movimento com um telefone, não saem a tremer daquela maneira.
No entanto, espero que funcione como anunciado, principalmente porque tenho um OP5 a caminho, mas estes videos (e eu não sou especialista na matéria de forma nenhuma, só gravo muitos vídeos com o telefone e estou habituado a vê-los) parecem fabricados. Um para produzir resultados muito piores que o normal e outro para produzir muito melhores. Vamos ver. Quando o meu OP5 chegar, experimento.
Se realmente te deu a impressão que estavam a usar um gimbal, é porque o EIS funciona muito bem!!! Não sou pessoa de fazer muitos vídeos, fiz alguns antes da atualização e constatei realmente a falta de estabilidade quando estamos a filmar em andamento, no entanto posso te garantir que após a atualização com o EIS, os vídeos ficam muito bons mesmo quando estás a filmar a passo de corrida!! Nos videos que fiz, consegui replicar aquele efeito mecânico de que falas, mas com os meus braços… Se estás à espera do teu OP5, digo-te que estás à espera de um dos melhores smartphones que existe no mercado!!! Podes responder quando o tiveres nas mãos….
Não vai ser uma mega melhoria porque já venho de um 3 🙂 mas sim, deixa ver como vai sair.
Eu também venho desde o one, o meu OP3 está com o UI beta e não consigo me desfazer dele, mas o OP5 é muito melhor, pelo menos na minha opinião…
Muito falso mesmo.
Primeiro nota-se logo uma enorme diferença na qualidade e cor da imagem, se a única alteração é a estabilização então é óbvio que tornaram o vídeo “antes” pior em qualidade e quem sabe também pior em estabilização para parecer uma maior melhoria, além disso está shaky demais par um uso normal. Já o vídeo com a suposta estabilização está demasiado perfeito, certos movimentos só foram possíveis com uma gimbal e nem venham dizer que não.
Nuno Melo, o mesmo que já disse ao Filipe também serve para ti!!!
Tens um OP5? Se sim faz a experiência e depois podes opinar!! Se não tens, não opines sobre algo que não sabes!!???
Amigo já percebemos que és mega fã da marca ou do telemóvel ou whatever, mas há aqui pessoas que estudaram vídeo e não são ovelhas e tendo ou não o telemóvel dá para perceber e dar opinião ok? Obrigado!
Belíssima evoluída