O VLC está de volta ao iOS e aos dispositivos móveis da Apple
E versão Android começa a testar o Material Design
A relação do VLC com os sistemas operativos móveis tem sido tudo menos pacifica. Depois de ter sido retirado várias vezes da loja da Apple, quase sempre por razões associadas à utilização de codecs proprietários, acaba sempre por voltar, e sempre melhor que da forma anterior.
Depois de ter sido retirado da Apple Store em Setembro do ano passado, volta a estar disponível, com mais novidades e esperando-se que desta vez de forma definitiva.
As diferentes equipas de programadores do VLC reservaram o dia de ontem para fazer uma actualização massiva deste software em todas as plataformas onde está presente.
Estas novas versões, que têm como número a 2.2.0, trazem um conjunto de novidades para cada uma das plataformas e que pretendem tornar ainda melhor este software.
Claro que para além das novidades existem melhorias a outros níveis e que conseguem resolver vários bugs e problemas em todas as diferentes plataformas onde o VLC está presente.
Há no entanto uma novidade de peso nesta nova versão e que é nada menos que o retorno do VLC ao iOS e à Apple Store.
VLC voltou ao iOS
Em Setembro do ano passado a equipa que mantêm o VLC viu-se obrigada a retirar da Apple Store a versão do VLC que estava disponível.
A utilização de codecs que usavam um sistema de licenciamento GPLv2 e que é incompatível com a loja de aplicações da Apple levaram a que este tivesse sido removido.
Mas a equipa do VLC não desistiu e conseguiu resolver os problemas associados a estes codecs e por isso o VLC está agora de volta à Apple Store.
A versão agora disponibilizada não se limita a ser a anterior e parte das novidades que as restantes versões têm incorporadas estão também nesta versão.
VLC já tem Material Design no Android
A versão do VLC para Android teve direito também a algumas novidades, mas a maior e mais importante está não na sua versão disponível para todos os utilizadores mas sim na versão beta, limitada a um conjunto restrito de pessoas.
Esta nova versão viu agora surgir um completo redesenhar da sua interface e abraçou finalmente a nova linha de design da Google e do seu Android Lollipop.
Todos os que quiserem testar esta nova versão e ter acesso às novidades mais cedo apenas precisam de aderir à comunidade de testes do VLC no Google Plus e depois será dado acesso à versão beta, através da Play Store.
Vejam aqui a lista de novidades, bem extensa, que a equipa de programadores preparou para esta versão 2.2.0 do VLC. Todos os sistemas operativos onde está presente tiveram direito a melhorias e por isso o VLC está melhor.
Há ainda as primeiras informações sobre a versão 3.0 do VLC, que será lançada ainda este ano, mas que para já apenas tem definido como melhorias a presença de descodificação por hardware a mais plataformas, um melhor suporte para mp4, streaming adaptativo e streams TS, e uma integração parcial com o ChromeCast.
Este artigo tem mais de um ano
Boas.
Falam na versão 2.2.0 mas abrindo o link da aplicação iOS já vai na versão 2.4.1 que até foi lançada já no passado dia 12. O artigo está desactualizado?
Versão 2.2.0 é o nome geral que dão a esta nova versão.
Tens depois para cada plataforma a sua versão especifica.
para wp agora universal
http://www.windowscentral.com/vlc-becomes-true-universal-app-windows-phone-windows-8-and-windows-10
Obrigado pelo esclarecimento!
http://www.videolan.org/vlc/releases/2.2.0.html
também disponivel no windows phone
para wp o pplware tem amnesia
O VLC estagnou no tempo, e em qualquer plataforma (linux não sei) tem adversários gratuitos superiores e também a maioria gratuitos ou muito baratos.
No Windows a versão Metro é do mais atrasado possível, no Android uma das mais básicas. No IOS testei a antiga versão e desinstalei logo, acabei por comprar uma app por 3/4€ com muito mais funcionalidades e aceleração por hardware decente.
da exemplo de melhor aplica;ao? e multiplataforma
e atrasada em que?
Qual compraste?
+1
E uso o Infuse2 no iOS. É bom, e é grátis, só se precisa de pagar se se precisar da licença para DTS.
VLC para quê?
existem dispositivos moveis da apple que nao usem iOS? se existem, entao o titulo esta correto.
Existe, um dispositivo que usa IOS e não entra na categoria de dispositivos móveis, chama-se Apple TV.
Não é bem assim, quem ja tinha instalado a aplicação há muito tempo ainda tinha acesso a tudo. Por isso não é bem um regresso, mas sim uma atualização
Acho que o material design do Android do VLC será quase igual ao APP do windows phpne e ai todos vamos dizer ah o APP do Android e igual ao windows phone quer dizer k a VLC se interesa mais pelo windows. Lol
A versão para o Android não está propriamente a cumprir todas as guidelines do Material Design…E aqueles botões de reprodução na view de vista de um álbum são um bocado amadores, esperava melhor vindo da parte deles.
Portanto, não é um abraço, é mais um aperto de mão 🙂