PplWare Mobile

O barato smartphone Moto E supera o caro Galaxy S5


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. F.R says:

    já se pode comprar esse moto E cá em portugal ? ou mandar vir dentro da UE?

    • kekes says:

      Deves arranjar na Amazon espanhola sem problemas 🙂

    • Marcos Santos says:

      Já tem na amazon.co.uk em pre-order por 90£ +/- , estou a ponderar comprar um, sempre gostei de Motorola, não gosto muito de android, mas este talvez seja a razão para volta a usar android.

    • A. Oliveira says:

      Ja comprei um aqui em Inglaterra para a minha namorada e custou-me 69£. Estava a pensar que fosse mais caro. E um aparelho com uma qualidade boa e o Kitkat puro da-lhe um desempenho que tomara muitos Smartphones da gama media ter.
      A motorola Moto E superou os Galaxys da gama de entrada e ate mesmo alguns de gama media. Parabens, Motorola!!

  2. DeuX says:

    Não é novidade nenhuma que o touchwiz é uma overlay bastante pesada. Talvez a Samsung deva investir em simplificá-la e torná-la mais leve. No entanto muitas das funcionalidades da série Galaxy e Note dependem bastante da framework do Touchwiz.

    No meu caso pessoal, não tive qualquer problema em fazer root ao meu antigo Galaxy S3 e instalar uma custom ROM sem touchwiz, no entanto no Note 3, talvez devido aos 3Gb de RAM, não noto qualquer problema de fluidez revisto neste video e pela primeira vez não me sinto tentado a fazer root e a usar uma ROM sem Touchwiz. Outro motivo passa pelo facto de as funcionalidade da S Pen estarem totalmente dependentes do TW, mas isso são outros assuntos.

    Outra coisa que não deixei de reparar foi que no SGS 5 pareceu-me estarem instaladas muito mais apps e a galeria tinha muito mais fotos. Isso poderá ser o motivo para demorar um pouco mais a abrir a galeria por exemplo.
    Mas isto só vem demonstrar o que se tem dito, smartphones com stock Android são rápidos e fluidos, contrariamente ao que muita gente diz quando afirmam que o SO da Google é “laggy”.

    No entanto, é de enaltecer o facto do Moto E ter uma performance brilhante tendo em conta as specs e o preço. Sem dúvida uma excelente compra para quem tiver um orçamento mais apertado. É esta sem dúvida a beleza do Android, escolhas para toda a gente!

    • cams says:

      E são este tipo de comentarios que vale a pena ler, ao contrário das muitas vezes ridiculas comparações apple/android que se vê por aí.

      Relativamente ao comparativo, realmente a noção de arrastamento (“laggy”) é notória. Uso um G2 e quando o comprei fiquei um pouco apreensivo, supostamente com as specs que tem era para obliterar qualquer tipo de arrastamento e correr suave, mas acaba por vezes por se notar um certo arrasto no início de apps, galeria camera e afins.
      Coloquei uma rom limpa, notava-se perfeitamente a melhoria na fluidez, mas acabei a não conseguir passar sem muitos dos tweaks que a rom original proporciona.

      • DeuX says:

        Isso foi uma das coisas que na altura me fez fazer root ao GS3 e mudar de ROM, na altura para a AOKP. Com a stock ROM muitas vezes tinha redraw do launcher do Touchwiz o que me irritava profundamente. Simplesmente o SO matava o launcher para dar mais RAM a outras apps que eu abria. Felizmente no Note já não acontece nada disso, por isso consigo perfeitamente usar o Touchwiz sem me chatear e as features que adiciona com as funcionalidades da S Pen são algo suberbas. Outra motivo é o facto de estar a correr o Kitkat e se fizer root activo o knox para 0x1 e lá se vai a minha garantia :/

    • Mário B. says:

      Este vídeo mostra uma realidade que é a das pessoas irem só atrás da performance Pode ser que agora algumas pessoas emtendam bem porque é que os iPhone’s são tão rápidos e não precisam do CPU xpto ou 2 gb de RAM. Só pé aqui se vê bem a quantidade de porcaria e o mau trabalho que a samsung apresenta neste S5, ainda por cima nem uma empresa de software são.
      Já agora gostei da desculpa das app’s e das fotografias em maior número no S5 para justificar o atraso. A meu ver até fica mal, com o preço do S5 compra-se quase 6 moto E

      • DeuX says:

        Não vejo a relevancia de comparar um S5 com um iPhone. Um iphone corre uma arquitectura diferente, num SoC modificado por eles com um sistema inteiramente desenhado de raiz para aqueles dispositivos. O S5 é rápido q.b. para o dia a dia e se quem anda no mercado achar que não pode optar por qualquer outro dispositivo.
        Sim o touchwiz é pesado mas também adiciona muitas features que não estão disponiveis nativamente no Android. Ao fim do dia é a escolha entre fluidez total e poucas opções, contra sacrificar um pouco de performance e ter um software recheado de opções.

        E não é desculpa nenhuma o facto da galeria demorar mais um pouco a abrir com mais fotos em cache. Aliás estou curioso para saber se o Moto E manteria o mesmo tempo de abertura da galeria se tivesse 100+ fotos em cache.

        • Mário B. says:

          A relevância é essa mesmo. Se fosse a Google a fazer as modificações para cada fabricante se calhar o S5 não era tão “lento” comparado com um andróide de baixa gama. Se não sabem, porque não são uma empresa de software e não têm de saber, podiam adoptar a política da motorola, que por sinal até pertencia a um gigante de software, e não modificavam o software com features que servem mais para vender telefones que outra coisa. Também eles podiam trabalhar o Soc a fim de melhorar e ajustar a performance com a tralha que lá colocam, mas nem isso se dão ao trabalho.

          • Mário B. says:

            Ok. Diga-se o que disser e cada um tem a sua preferência, mas gostos à parte e sem criticar a marca A ou B este vídeo não deixa de ser interessante. Acho que a motorola ganhou muito em pertencer à Google. Foi sem dúvida uma mais valia e a opção de colocarem o andróide nos seus equipamentos sem máscaras também está andar os seus frutos.

    • Marco says:

      Concordo com o User cams, este sim é um comentario com pes e cabeça,nao fala mal nem bem fala a verdade,toda a gente sabe que o touchwiz é o grande problema da samsung mas mta gente prefere ter um bocadinho de lag e continuar a usar o touchwiz eu posso dizer que tambem tem a ver com as animacoes e transicoes que a samsung tem quando se abre uma aplicacao,se tirarmos isso tudo,vamos ter um Touchwiz mais basico mas tambem mais rapido.eu como gosto das animacoes nao me importo mto com este touchwiz,depois compensa em outros campos,maquina fotografica ecran.etc.

      • DeuX says:

        Exacto. Pessoalmente, neste momento, prefiro a ROM stock a correr touchwiz com todas as funcionalidades que adiciona ao Note 3 do que uma ROM ligeiramente mais rápida mas despida da excelente camara, das funcionalidades da S Pen, da Samsung store que volta e meia faz grandes promoções, etc.

    • Daniel says:

      Os meus parabéns pelo comentário!

    • Fábio Costa says:

      Concordo contigo, o S5 parece ser o telefone pessoal dele enquanto o moto E um telefone limpo e novo. Na minha opinião(não tenho nem o moto e nem o s5, apenas alguma experiência com android) acho que isso influenciou bastante a performance do s5!

  3. luis says:

    Hum que comparação é essa.Ai só se vê o tempo que os smartphones demoram a abrir umas referidas aplicações.Gostava de ver era aplicações de processamento.alias o moto E já poderia ter tudo aberto em background que tornaria mais rápido a sua abertura.

  4. Maraduxo says:

    Para quem quer dar uso apenas da performance e sacrificando o resto, esta uma excelente opção low cost 🙂

  5. Luis M says:

    Comprem, comprem, que se precisarem da garantia estão bem lixados. Tenho um Moto G que funcionou durante 15 dias, depois avariou. Tive de enviar para a loja em espanha para ser arranjado (em portugal não há assistência, e a assistencia em espanha nao aceita o telefone se o enviarem diretamente para eles), disseram que tinha apanhado água e por isso o arranjo não estava coberto pela garantia e eram 80€. Nunca o telefone apanhou humidade sequer (pelo menos nas minhas maos). Fui bem entalado fui. Fica o aviso. Realmente o Moto G é um belo telefone, mas a qualidade é uma m**** e a asistencia da motorola nao vale nada.

    • Tiago Azevedo says:

      Talvez o problema seja mesmo teu ou a tua história não esteja bem contada, pois a minha namorada comprou um Moto G e aquilo é magnífico! Deixa o meu Galaxy Nexus ficar mal.

      • lmx says:

        A historia dele pode estar bem contada…

        A marca nunca quer assumir ou tenta não assumir responsablidades…e no caso de existirem shifta para o comsumirdor…é tipico…

        Essa board pode ter apanhado humidade mesmo na fabrica onde foi produzida….ou então a pessoa pode viver perto do mar, ou numa zona do globo com muita humidade, mas isso não quer dizer que tenha sido a pessoa a estragar o telemovel!

        Ou a submeter o equipamento a liquidos…um dos problemas das equipas tecnicas é que trabalha la com cada repolho…muitas vezes incapaz de utilizar a cabeça para pensar, e preferem deduzir uma opção mais favoravel para o estrago do equipamento…enfim.

        Ele foi feito para ser usado, caso contrario ninguém o compraria…

      • Andre says:

        Concordo contigo Tiago. O Moto G é incrivelmente bem construido e muito muito rápido.

    • kekes says:

      Lol, eu comprei um queimou a carregar, mandaram um totalmente novo, assistência 5* arranjaram o problema em um par de e-mails.

    • Pedro J says:

      Tenho um moto g. Já o deixei caír de ecrã para baixo no cimento, para dentro de uma poça de agua (provavelmente a pior situação possível) e nem um risco no ecrã tem. Depois investiguei e vi que o moto g tem uma nanocamada protectora nos seus componentes internos. Houve mesmo quem o submergisse totalmente durante meia hora, e ele continua a funcionar. Melhor compra que eu fiz.

      Provavelmente apanhaste uma unidade defeituosa (acontece em todas as marcas, inclusive a apple) e foste é lixado pelos gajos da assistência. Comprar coisas importadas é sempre um risco.

  6. Bruno Santos says:

    Eu tenho um S4 e quatro dias depois de o ter comprado fiz root e instalei uma ROM completamente diferente. Realmente, todo o bloatware que vem instalado pela samsung é horrivel (nem quase todo – a maquina fotografica é genial) e se incluirmos as apps dos operadores, ainda pior e isso tem influencia no desempenho do telemovel – Mas uma das coisas (alem de outras) que fez optar pelo S4 foi o tamanho do ecrã. Para ler é bastante bom.
    Eu acho que a comparação seria mais válida de ambos tivessem o mesmo Android – mas a Samsung não ia lançar um telemovel , ou uma versão de android mais “pura” ?

    Cumprimentos

  7. Zaskar2097 says:

    Luis M, apenas porque tu tiveste um problema não quer dizer que o equipamento não tenha qualidade. Não deixa de ser relevante a questão da assistência técnica, mas não é nada que já não se tenha passado com outras marcas (Nokia e a humidade, ring a bell?).
    Apenas por comparação, tenho um colega com um Moto G há meses e não teve problema algum até à data. Mas lá está, um caso não são casos

  8. int3 says:

    é só uma prova que “specs” não interessam muito.
    O que é preciso é um sistema eficiente para aquele hardware. é isso a marte dificil 😛

  9. Targa says:

    ai a azia, como diz o outro QUIM BEJA.

  10. TMC says:

    isto é tudo muito giro a abrir apps e etc, mas no multitasking, handling de apps mais pesadas etc o moto E apanha uma abada

  11. R!cardo says:

    Mas quem é que hoje em dia compra telemóveis Samsung?

    • DeuX says:

      Eu. Comprei um SGS 3 quando saiu e agora troquei por um Note 3 e estou ainda mais satisfeito do que o que estava.

      • Nelson says:

        Mas isso é porque te satisfazes com pouco.

        Então, o teu telemóvel, o mais caro da Samsung em “list price” é mais lento que um Moto E, o mais barato da agora Chinesa Motorola?

        Fouuuuuu…

        Eu acho que deviam esquecer a Google, e passar a Samsung para a marca mais valiosa!

        • DeuX says:

          Não me interessa o que achas. Eu tenho escolhas simples, escolho sempre o melhor. Smartphone? Note 3. Tablet? iPad 3. MP3? iPod touch 4G e iPod Classic. PC? iMac a correr windows em bootcamp.
          Deixa que te diga que já todos nós sabemos que és “biased” e que não vês mais nada a frente além da Apple, mas o teu comentário foi muito triste.

          E o meu smartphone é um Note 3, não é um S5 que aparece no video. Porque aposto que o Note 3 destruia o Moto E em performance.

        • OMG says:

          Essa da marca mais valiosa ficou-te mesmo trancada na goela Nelson! Engole lá o sapo, que parece-me que foi só o primeiro de muitos… 😀

    • int3 says:

      Pelos vistos muita gente.

    • T. Castro says:

      Tenho um SGN 3 e, passados 7 meses, não me arrependo em nada.

    • Manuel says:

      Os mesmos que passam o domingo a visitar as lojas chinesas…;)

    • golias17 says:

      Quem usa sabe que tem muitas coisas boas, alguns defeitos mas no final muitos gostam das mariquices que trazem. O muito do software que a samsung tras têm grande qualidade mas claro depois o telemóvel fica sempre um pouco mais lento que stock.
      A galeria todos sabemos que sempre foi o calcanhar de Aquiles da samsung já desde o S1.

      Esta noticia não espanta ninguém que já o moto G ganhava em vários aspecto. A motorola tem feito um grande trabalho a optimizar os seus terminais. E mais uma vez prova que SO laggy é culpa das marcas e não do android em si.

      Espero que quem só escrevia disparates sobre este assunto abra os olhos.

  12. wishmaster says:

    O título do artigo não tem nada a ver com a realidade…

    Claro que o S5 é superior. O que interessa não é apenas a velocidade… Enfim…
    (não tenho nenhum Samsung nem sou defensor da marca)

    • ACS says:

      mas… mas… o s5 tem mais 2 cores e o dobro da ram!!!!

    • Pedro J says:

      Por acaso discordo. A velocidade é o que mais interessa. O resto é conversa. Todavia, se ele continuasse a fazer o teste, o GS5 iria começar a ficar mais rápido que o Moto E, porque tem mais ram e não tem de estar a gerir quais programas tem de fechar em cada vez que abres um novo. Ainda assim, não justifica uma discrepancia de 6x o preço.

  13. Nelson says:

    As pessoas esquecem-se que certas coisa são muito bonitas e muito engraçadas para mostrar aos amigos no café…

    Depois esquecem-se que são dispositivos móveis e que é importante:

    a) duração de bateria previsível e adequada
    b) privacidade em caso de roubo ou extorsão
    c) performance imediata sobre qualquer situação

  14. NelsonDV says:

    “O barato smartphone Moto E supera o caro Galaxy S5”

    “Como vimos, o software tem muita influência na performance do sistema. Tal comparativo não quer dizer que Moto E é superior ao Galaxy S5, mas a verdade é que neste aspecto as vantagens de ter um sistema Android quase puro marcam a diferença.”

    Titulo que ludibria quem não lê o artigo todo 😉

  15. Marcelo Barros says:

    Boa tarde,

    Acho que deveriam fazer uma comparação HTC One (m8) vs S5.
    Acho as costumizações da Samsung muito fracas e feias, o Sense da uma coça no TouchWiz.
    Mas são opiniões.

    Cumprimentos

  16. Tripax says:

    Por acaso este vídeo não me trouxe novidade nenhuma, eu tenho a mais de 1 ano um Huawai Ascend P1 dual core 1.5Mhz que passei para a minha esposa, e faz exactamente isso contra o meu Galaxy S4, porque também trás apenas uma ROM básica da android,a performance em abrir as aplicações todas muitas vezes é igual e as vezes até mais rápido.

    Mas falta o resto, qualidade imagem, qualidade vídeo, qualidade ecrã, própria qualidade smartphone, e velocidade a navegar na internet é mais rápida no Galaxy S4, entre outras funcionalidades que o Samsung S4 tem que o meu Huawei não tem, e isto tudo se paga, também se pode fazer um comparativo do Motorola Moto E assim como o meu Huawai Ascend P1 contra os outros smartphones todos topo de gama que o resultado vai ser exactamente o mesmo, mas isto não chega para tudo, muita coisa esta em causa, que simplesmente faz aumentar o seu valor em relação a este Motorola Moto E.

  17. Rui Pinto says:

    Boas

    Esta conversa está animada.
    Não faz sentido nenhum comparar um S5 como o Moto E.
    Seria o mesmo que experimentarem fazer um tour pela europa dentro de um Citroen C3 ou numa auto-caravana com todas a comodidades.
    O moto E até pode abrir a Camara mais rápido, mas e as Fotos?
    O moto E até pode ser rápido a fazer scrol na net, mas e o multitasking?
    Enfim, darem-se ao trabalho de fazer estas comparações é ridículo, e vamos ver as próximas comparações do moto E com os LG 40 e 70, os BQ E45, ods Wiko Rainbow, e talvez o moto E fiq

  18. Rui Pinto says:

    … fique para trás.
    Este tipo de comparações só produzem ruído sobre conversas sérias.
    Claro que acho que a Motorola tem feito um bom trabalho nos smartphones low-cost, contudo é isso que eles são.
    Também quero dizer-vos que é um insulto vender um aparelho deste tipo por 600 Euros, não merece, por isso Marcas elitistas como a Apple não me levam um tostão.

  19. Uma comparação que não consigo concordar.

    Basta ohlar para uma coisa simples, resolução do ecrã:
    – S5 com 1080×1920
    – MotoE com 540×960
    É uma enorme diferença que vai afectar a performance drasticamente.

    E não vou falar de mais nada que será subjectivo, mas nem sei como é que ninguém falou ainda na disparidade das resoluções…

    • golias17 says:

      Pela mesma lógica tem as disparidade do processador.

    • João says:

      A disparidade de resoluções e tão díspar como a capacidade de processamento e memória.
      Uma compensa a outra. As roms samsung é que são fracas.
      Tenho 1 S4 …

    • É tudo verdade.
      Tal como eu disse, nem vou falar de outras coisas disparidades.
      Concordo perfeitamente que o Software da Samsung se aproxima mais de crapware do que de um SO, nada é melhor que a experiência android puro.
      Tenho um Nexus4, nunca gostei da Samsumg, nao estou a defender nada, apenas discordo da comparação que é claramente sensionalista e pouco informativa.

  20. João Reis says:

    Regra de Ouro,

    nunca gastar mais de 300€ num Android, existe sempre alternativa mesmo que não seja novo, em 2a mão e já a esses preços, isto se quisermos ser muito esquesitos e comprar Samsung ou Sony ou algo assim.

    Se queremos o mais recente e mais afinado é Nexus (futuramente Silver), se queremos simplesmente um bom Android, tem marcas XIAOMI ou mesmo os ONE PLUS (a haver stock ou a conseguirem realmente comprar)

    Nunca comprem novos Samsung por exemplo é desperdicio de dinheiro, não digo isto como fan de qq coisa, nem mto menos hater, simplesmente é uma questão de analisar os preços dos mesmos passados uns poucos meses. É como comprar Gráficas para PC, compensa sempre sempre comprar em 2a mão, qualidade/preço super vantajoso pois ha muito cromo a comprar novo e a querer trocar/vender quando sai um modelo um pouco melhor. É como os carros querem sempre dizer q tem o melhor.
    Android é mto bom, mas é preciso saber o que comprar e gastar

    • filipe says:

      isso é uma ideia errada, quando gastas 300e num xiaomi ou one plus, poupas o dinheiro na compra, mas depois quando quiseres trocar de telemovel, vais arrumar esses telemoveis na gaveta que ninguem te pega neles.

      Ao passo que samsungs, e apples ao fim de dois anos ainda consegues recuperar parte do investimento. Eu tive um s2 comprei o novo por 380e, vendi o quase dois anos depois sem garantia por 185e, tive um topo de gama por 195e. Por isso vai dar ao mesmo, e tens uma marca que te garantias.

      quanto ao artigo em si, realmente nao se admite que o s5 perca em qualquer circunstancia para um telemovel de gama baixa. A samsung devia rever algumas coisas.

  21. vdias says:

    Mais um artigo que nao serve para nada… a qualidade do pplware esta cada vez pior…

  22. Gonçalo says:

    Samsung S3 vs Wiko Darknight, Wiko fica à frente e são mais de 200€ de diferença.

  23. Ricardo says:

    Gosto do teste de abrir a galeria… o moto E tem um álbum criado … óbvio que é mais rápido.
    Testes destes realmente valem o que valem. Mas este de certo que não é o mais “verdadeiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.