Para ver Netflix em HD no OnePlus 5 e 5T terá de o enviar à marca
O Netflix tem melhorado o seu serviço de streaming, conseguindo cada vez mais qualidade e em cada vez mais equipamentos. Não é um processo direto, mas lentamente vai conquistando mais equipamentos, em especial no universo Android.
Depois de várias marcas terem anunciado o suporte para o streaming em HD, é hora da OnePlus fazer o mesmo, com os 5 e 5T. Infelizmente, este não vem sem um senão... Os equipamentos têm de voltar à marca para serem atualizados.
Os problemas dos OnePlus 5 e 5T com o streaming HD do Netflix não são novos. Desde dezembro do ano passado que se sabe que, devido a problemas de DRM, estes equipamentos não tinham acesso a estes conteúdos. Não era um problema exclusivo do Netflix, mas a verdade é que impedia os utilizadores de lhe acederem.
A solução para os problemas de DRM dos OnePlus
Agora, quase 3 meses depois, a solução chegou, mas trazendo uma situação nada agradável para os utilizadores. Todos os que quiserem aceder a esta funcionalidade vão ter de enviar os seus equipamentos para a OnePlus, para que seja feita uma atualização de software.
A razão para este retorno a casa dos OnePlus prende-se com a necessidade de instalação desta atualização num PC devidamente autenticado. Com este requisito torna-se impossível que a atualização seja enviada via OTA para todos os equipamentos, como a marca normalmente faz.
O OnePlus está ciente dos problemas que esta atualização traz para os utilizadores e assume toda as despesas de transporte dos equipamentos de e para os clientes, mas mais uma vez com uma condição.
A causa deste problema dos OnePlus
O problema dos conteúdos HD no Netflix está na impossibilidade destes equipamentos conseguirem ter a certificação L1 WidevIne da Google, algo que é requerido pela Netflix para os seus conteúdos em HD. A nova atualização consegue agora cumprir estes requisitos.
Esta não é uma medida normal e que traz alguns problemas aos utilizadores. Se por um lado vão ficar privados dos seus equipamentos durante algum tempo, por outro vão entregar os seus smartphones à marca, provavelmente com os seus dados presentes.
Este artigo tem mais de um ano
O processo envolve boot recovery e flashar libs, pouco importa se tem dados pessoais ou não, nem sequer vai ser feito boot no SO.
Aliás podem ser enviados equipamentos encriptados e não há qualquer wipe neste processo.
Quem não confiar e porque há backdoors é só fazer backup e wipe.
Outro ponto, isto já se podia ter implementado antes, não era por falta de requisitos, não se perdeu foi tempo a fazer as validações.
netflix aqui não vale a pena
Tambem acho, continua a ser melhor ir alugar ao videoclube.
Não tem nada haver com necessitar de PC para a licença mas sim que optaram pagar por licença e só pelos terminais que forem lá ativar (<5% dos vendidos?).
Está certificação é grátis…
Tambem acho, continua a ser melhor ir alugar ao videoclube.
Quem for minimamente inteligente nunca envia um telemóvel com dados para reparação.
É por estas e por outras (um terminal de 6 em 6 meses???), Oneplus não, Obrigado!
Pois, Samsung, LG. Huawei e outros também não lançam a cada 6 meses pois não??
Tenho um Oneplus One que ainda funciona perfeitamente com praticamente 4 anos…
Onde é que a Samsung muda de o mesmo modelo de 6 em 6 meses??? Diz-me 1 modelo por favor… só te peço 1 (um)!
Pode não fazer agora mas já o fez…
Samsung S3 1GB passado uns meses, S3 com 2GB e 4GB
Samsung S4 Com snapdragon 600 passado uns meses S4 com 4G e snapdragon 800
Para não falar nos Active, no inicio era por ser à prova de agua mas agora todos são. logo continua a nao fazer sentindo
S8 em Março de 2017 S8 Active em Agosto de 2017
S9 em Agora, S9 Active mais um par de meses… Secalhar não chega a 6..
A questão é muda o tipo de Smartphone… do 5 para o 5T tambem muda…
Pode não fazer agora mas já o fez…
Samsung S3 1GB passado uns meses, S3 com 2GB e 4G ********
Samsung S4 Com snapdragon 600 passado uns meses S4 com 4G e snapdragon 800
Para não falar nos Active, no inicio era por ser à prova de agua mas agora todos são. logo continua a nao fazer sentindo
S8 em Março de 2017 S8 Active em Agosto de 2017
S9 em Agora, S9 Active mais um par de meses… Secalhar não chega a 6..
A questão é muda o tipo de Smartphone… do 5 para o 5T tambem muda…
vais dizer que as outras são santinhas 😀
Claro que não o são. Mas achas que as outras marcas mexem nos seus modelos de 6 em 6 meses como faz a OnePlus?
Nota-se na OnePlus que é uma marca muito “verde”, parece que não sabe bem que caminho seguir, parece andar meio perdida sem saber para onde se virar…
Enquanto parece faturam muitos milhões e achas que um Note não é um upgrade da gama S é andar a dormir em pé.
Isto nao tem só que ver com a OnePlus.
Acho que se devia explicar o “porquê” de terem que ir à marca e não o podem receber por OTA.
É um requisito da certificação L1 widevine da Google. O update de firmware que contém as chaves DRM necessárias para tal tem que ser transferido para o telemóvel a partir de um PC autenticado pela fabricante.
Está ligeiramente referido mas não muito explicado.
Convém salientar que o que aconteceu foi que a OnePlus decidiu lançar o telefone sem o suporte para o L1 Wildvine quando foi lançado.
Por algum motivo, agora estão a oferecer a instalação do mesmo, mas é uma obrigatoriedade do google (e não da OnePlus) que esta seja feita a partir de um computador autenticado pelo google (isto está referido algures na documentação do wildvine), portanto, não pode ser uma actualização “over the air” como as outras e o telefone tem mesmo que ser enviado para a oneplus.
Há que relembrar que quem comprou o telefone, comprou-o sabendo que o suporte ao wildvine L1 estava indisponível (pelo menos eu sabia quando comprei o meu, isto foi montes de debatido). Se não sabia e isto era factor decisivo, podia sempre devolve-lo dentro do período inicial ou revende-lo praticamente sem perdas porque é um telefone que mantém um bom preço de revenda e não falta quem o queira. Quem ficou com ele, aceitou esta limitação. Tudo o que vier a seguir, é um agradável extra.
Até estou admirado pela positiva que a oneplus esteja disposta a assumir os custos para o fazer. Se o sistema é ideal, claro que não, há riscos envolvidos, etc. Mas é o que está disponível, a limitação NÃO é imposta pela OP, é pelo google e até aqui nem isso tínhamos.
…eu imagino se isto tivesse sido com um iPhone…
O iPhone não precisa de estar certificado para ter Netflix , a Netflix e que precisa de estar certificada pela Apple para passar no controlo da App Store
Exacto…
E depois levam com versões das app faltando muita coisa por causa dessa atitude a la apple…
Inclusive faltando vírus e apps manhosas. Win some , loose some.
So por isso? Nem vale a pena na volta vai a marca e ainda vem com menos peças ou pior. Melhor ficarem com ele como esta
Who cares about Netflix?
“O OnePlus está ciente dos problemas que esta atualização traz para os utilizadores e assume toda as despesas de transporte dos equipamentos de e para os clientes, mas mais uma vez com uma condição.”
Qual condição?