Malware Ghost Push afecta 600 mil utilizadores do Android por dia
O Malware tem sido nos últimos anos a grande ameaça das plataformas móveis e não parece que haja alterações/mudanças para breve. No que diz respeito às plataformas móveis o Android, como sabemos, é uma das exploradas até porque é esta a plataforma que concentra o maior número de utilizadores à escala mundial.
No que diz respeito ao malware, segundo um relatório recente da Cheetah Mobile, o malware Ghost Push afecta 600.000 utilizadores do Android…por dia! Conheça as apps infectadas.
Depois de informarmos que a Loja de Apps da Apple está a ser atacada por malware, onde curiosamente foram descobertas 39 aplicações infectadas, a Cheetah Mobile informou que existem também 39 aplicações para Android infectadas com o malware Ghost Push.
De acordo com a investigação feita, são mais de 600.000 os utilizadores do Android que são afectados diariamente por este malware, à escala mundial.
Mas quais as apps infectadas?
Como referimos no total são 39, sendo que algumas delas são bastante conhecidas como é o casa da app da Amazon, Talking Tom 3, etc.
Como funciona este malware?
Basicamente o problema começa quando o utilizador instala as apss referenciadas fora da loja oficial da Google. O malware tem a capacidade de se instalar a ele próprio no sistema e depois os responsáveis por tal ameaça podem até ganhar dinheiro com publicidade das apps instaladas. Não há qualquer referência a ransomware e, segundo a Cheetah Mobile, este malware é muito difícil de remover.
Para saber se o seu equipamento está infectado, podem usar uma das seguintes apps: Clean Master ou CM Security. O Ghost Push tem vindo a atacar utilizadores especialmente na Europa, Russia, Medio Oriente e China. Este malware já afectou cerca de 14.847 tipos de smartphones de 3.658 marcas.
Via Cheetah Mobile
Este artigo tem mais de um ano
Usuarios e fanboys da iOS começam a vir dizer “Usem iOS que é seguro” 3..2..1 (não se esqueçam das ultimas noticias da Apple)
Usem Windows Phone que é seguro e o assunto está resolvido.
Mesmo desde que uso Windows phone tudo tranquilo mesmo maravilha, tou mesmo contente
O windows phone não teve um ataque de ads na sua playstore nem nada o ano passado
é a mesma história usada pelos fãs do OS X à alguns anos atrás xD não há virus para o nosso sistema operativo que tem uma baixa quota de mercado… Porque será que ainda não fazem virus para esse sistema operativo? Será que é porque o sitema da M$ é perfeito?! xD Tendo em conta o Windows . . . enfim 😀 lunáticos em todas as marcas.
Tens razão. Faz um update ao android que isso passa…
Espera, mas não tens updates! Hahahahahaha
O que e que o windows tem haver com o windows phone
Hahah mesmo nao tem updates kkk
É seguro é.. É tão seguro que a Microsoft sabe o que fazes, até sabe que lavas a loiça.. ve la tu..
Deve saber que o meu cao comeu hoje também e melhor refugiar-me para sempre e nao ligar mais o pc
Piada do Ano, só pode.
Mesmo ahah. Andam a espiar para fazer experiências com ovnis e melhor me isolar para toda a vida. Enternessem jovens
“Basicamente o problema começa quando o utilizador instala as apss referenciadas fora da loja oficial da Google. ”
Aqui diz tudo, como 90% das vezes o problema está no utilizador.
É essas Apps fazem root ao telefone e tudo…
Isto não é uma falha grave de segurança?
Se não é, não sei o que é…
Eu disse que não era falha de segurança? Nem falei disso, mas a culpa disso acontecer é por causa do utilizador. E 90 % das vezes é assim que se passa.
Calma que isto não é Apple, se não saíres da store não és assombrado por este ghost.
Claro que não! 🙂
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/braintest-afinal-nao-e-100-seguro-instalar-apps-do-google-play/
Mas que root? Eu tenho uma opção no meu android que posso desativar e posso sacar o ficheiro da aplicação onde eu quiser para instalar. E não tem root feito nem irei fazer. Estes doentes de outras marcas vem sempre mandar as postas e nem sabem do que falam… Queres um print Safrane? É que até na opção está lá escrito.
No sentido de um somatório das vezes em que conscientemente e/ou inconscientemente acontece algo que não deveria acontecer, sim, é o utilizador e até diria que é mais do que 90%. Afinal, o utilizador é quem utiliza. Sem o utilizador, mais valia a pena desligar o telemóvel.
Agora, se fores contar as vezes em que o utilizador, conscientemente e só conscientemente sabe que pode meter os pés pelas mãos, aí a percentagem já deve descer um bocadinho não achas. Questão, quantas pessoas sabiam que apps instaladas fora da loja podem fazer isto ? E por favor, já que tens tanta certeza em valores, dá-me um número em percentagem também …
Quem não sabe o que está a fazer tem que se limitar a usar o Play Store. Sem contar com o popcorn lool
Apps fora da store…
As apps da store da Google também a maioria não são verificadas.
Dizes cada uma que quase parecem duas (aldrabices).
Hoje es tu o responsavel pelas postas?
a app Amazon que está na play store é o que?
O que?! Podes instalar as mesmas apps na ou fora da store, o risco esta em instala-las fora da store.
eh o que? Eh uma app que nao tem este problema, tal como todas as outras q estao na playstore.
O problema eh nas apps fora da play store.
E se pensa que a app da amazon da Playstore eh aquela q encaminha para a loja de aplicacoes da amazon, entao informe-se pq esta a pensar mal.
Portanto.. quem instala apps da loja está seguro certo?
Mas o código não deveria ser idêntico ao da app store?
Fora da store cada um altera como quer as apps e se aceitares instalar corres os riscos.
Não, exemplo básico, instala o jogo Subway Surfers da Google e guarda o apk, depois instala da loja da Samsung e faz o mesmo, depois instala da loja da Amazon e faz o mesmo. Depois comparas os 3 e são os 3 diferentes. O da Samsung e da Google são iguais (nem sempre acontece) mas o da Amazon é diferente. Isto porque alteram algo no código, não sei se é por motivos de publicidade ou por outros.
Eu disse que são os 3 diferentes porque dantes eram, mas agora fui fazer o teste e o da Samsung é igual ao da Google.
Ou seja, no Android são apps fora da store no IOS são as apps da própria store?
Já estava a demorar um comentário de comparação entre android e ios , parabéns !
só acho estranho o titulo falar só em Android…
quando o caso mais grave até é no IOS
Tu deves ter alguma farmácia e queres vender aí coisas para a azia, não?
no caso das da apple store, pelo que li no pplware, tratam-se aplicações que usam uma versão alterada de algo a que o pplware chama “a framework xcode” (algo que não existe, o xcode é uma aplicação). o problema, nesse caso, é da apple porque terá que arranjar uma forma melhor de validar os pacotes enviados para app store, para garantir que não são enviados de uma versão pirada do xcode ou do application loader. mas o problema também é de quem desenvolve fazendo uso de ferramentas de origens duvidosas. nesse caso, tal como este, o grande problema é a origem dos pacotes, sendo eles ferramentas, frameworks ou aplicações.
há que ter a certeza sobre o que se está a usar e a sua origem. isto sempre foi verdade, desde o tempo do ibm pc. penso que todos se lembram das disquetes que os colegas da escola que, além dos jogos, tinham o “barrotes” e outros virus famosos.
tenham cuidados, rapazes. usem protecção. há mar e mar, há ir e voltar. se conduzir não beba e essas coisas todas.
Estranho o Benchmark do iPhone 6 ainda não ter dito nada, será que arranjou uma namorada, um emprego, resolveu ir dar um passeio?
Por favor Benchmark do iPhone 6 não nos abandones, precisamos das tuas pesquisas imparciais, para sabermos toda a verdade.
Deixa o rapaz em paz que ele ficou um bocado entalado com outro ghost 😉
Deixem-no apanhar um pouco de Ar.
As cenas do iPhone, ainda por cima o Benfica perdeu imaginem como aquela cabeça deve estar.
Droidbots divertidos ? Porque não comentam o raio da noticia mas sim um user ?
Abc
Porque a notícia é aborrecida e o user é mais divertido!
Aqui nada tem haver com ser com o sistema que se utiliza mas quem o utiliza.
PS. Também utilizo iPhone
É benfiquista?! Mas o rapaz só tem defeitos??
Não quero que te falte nada 😉
Extracto do último relatório conhecido sobre esta matéria:
No final do 2º trimestre de 2015, 80% das infecções observadas na rede móvel foram de Windows / PCs. Os Dispositivos Android representavam 20% das infecções. Os outros smartphones (iPhone, Blackberry, Windows Mobile, etc.) representavam 1% das infecções que temos observado. O iPhone e Blackberry tem um ambiente de distribuição das app mais controlada e são, portanto, um alvo menor.
Atualmente a maioria do malware para Android é distribuído através de “trojans” instalados em apps e o Android oferece o alvo mais fácil por causa de seu ambiente aberto para instalação de apps. Observaram-se especificamente, as seguintes questões:
• As apps Android podem ser baixadas a partir de lojas de apps de terceiros e sites.
• Não há controle dos certificados digitais usados para assinar aplicativos do Android. As apps Android são geralmente auto-assinadas e não pode ser rastreadas para o developer acompanhar. É fácil sequestrar uma app Android, injetar-lhe código e reaassinar-la.
O número de malware no Android mais do que duplicou na primeira metade de 2015.
Os mais conhecidos activos: Kasandra.B , Uapush.A, SMSTracker, SpyMob.A, NotCompatible, Koler. Termina com o Stagefright, conhecido em 2015, uma série de vulnerabilidades que permitem aos atacantes um controlo total do smartphone através de um simples MMS ou anexo de vídeo. – estimando-se os equipamentos vulneráveis em 1000 milhões.
Mais em:
https://pplware.sapo.pt/informacao/alerta-loja-de-apps-da-apple-esta-a-ser-atacada-por-malware/#comment-1443246
sem querer ser pedante, existe uma versão portuguesa desse relatório? visto que está escrito em brasileiro (“baixadas”, “controle”), assumo que se refira ao mercado brasileiro, que acredito que seja diferente do nosso.
Clap, clap, clap … 😉
Fica aqui o link para o downoad do relatório em PDF.
A alma que o colocou num comentário (o anterior ao meu do link acima) nem sabia o mínimo de inglês, senão não o tinha posto. Dei o meu contributo para a tradução – como está no parágrafo anterior ao que agora transcrevi:
“O afã é muito mas os conhecimentos de inglês são poucos, senão não te atrevias a apresentar esse relatório “em que a Apple é fantástica lool…”. Mas eu ajudo na tradução” 😉
Podes sempre fazer uma tradução melhor que a minha. Mas não seria melhor encontrar no relatório alguma coisa que contradissesse o resumo que fiz? 😉
http://resources.alcatel-lucent.com/asset/189669
confesso que não fui ler o artigo do primeiro “link”. como vi que o texto do teu comentário estava em brasileiro, assumi que era realmente relativo ao mercado brasileiro e deixei a pergunta.
vou ler o original, sendo assim. 🙂
“Para saber se o seu equipamento está infectado, podem usar uma das seguintes apps: Clean Master ou CM Security” – É que é já a seguir…
Eu realmente não percebo qual a razão das pessoas andarem aqui e noutros sites a discutir qual é a melhor marca, qual é a que faz mais dinheiro, etc. Cada um escolhe o que quer, todos os sistemas têm vulnerabilidades, todos os sistemas têm coisas boas e coisas ridículas, gostaria de saber mesmo qual é o problema das pessoas em discutir e até se ofender só para defender uma marca, até parece clubes de futebol. Deveriam era se preocupar com o pais, porque enquanto vocês ficam o dia inteiro a vir aqui comentar e a dar resposta a outros comentários, os políticos andam a roubar o que podem do povo.