Dica: Como preparar a loja de apps do smartphone para ser usada por uma criança
O smartphone ou o tablet são cada vez mais usados pelas nossas crianças. Delegamos neles o entretenimento e a distração que cada vez mais precisamos, numa atitude que eventualmente nem sempre é a correta.
Mas, e como muitas vezes não temos outra alternativa, é importante termos estes equipamentos preparados. Uma das inegavelmente mais importantes é a loja de aplicações, que deve incluir os controlos parentais. Há igualmente a idade adequada das apps a serem usadas. Veja como pode preparar a loja de apps para ser usada por uma criança.
Os sistemas operativos móveis não estão preparados para serem usados por crianças. A forma mais simples é mesmo usar apps adequadas às idades de cada criança, delegando parte desse processo à loja de aplicações. No Android é um processo certamente simples.
Preparar a loja de apps do Android
O primeiro passo é o acesso à Play Store da Google. Dentro desta loja de apps devem carregar nas 3 linhas horizontais e descer até à opção Definições. Esta deve ser escolhida.
Nesta nova área devem descer novamente até à área de Controlos do utilizador. Aqui, devem escolher a primeira opção presente. O seu nome é Controlo parental e a sua funcionalidade é óbvia.
Ativar o Controlo parental na Play Store
Aqui dentro vão poder definir todos os parâmetros necessários para controlar as apps propostas. Comecem por ativar a primeira opção. Esta vai ativar os controlos parentais, iniciando o controlo.
Para avançar devem definir um PIN de controlo. Será ainda pedido que confirmem este código. Sem este código, não será possível alterar as definições de controlo parental.
Definir a idade mínima das apps a serem propostas
As duas opções seguintes controlam as definições de idade das apps a serem apresentadas. Nas aplicações e jogos devem definir o escalão adequado à idade da criança que vai usar a loja. Esta é a restrição que contará na loja de apps.
Podem ainda definir igualmente se querem ou não restringir a música que é também apresentada na Play Store. Desta forma limitam os conteúdos propostos posteriormente à criança. Após estes passos a loja fica preparada para ser usada por qualquer criança.
É esta forma que podem limitar e controlar as apps que a loja de apps do Android apresenta aos mais novos. A restrição de idade protege-os ao propor apenas aplicações adequadas à sua idade. Se tem uma criança com acesso a um smartphone, esta é uma das mais importantes alterações a fazer.
YouTube no smartphone pdoe ser adaptado para uma criançaa
Este artigo tem mais de um ano