PplWare Mobile

LIFX – É hora de reinventar a lâmpada

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José Bernardes says:

    Era bem capaz de comprar uma coisa dessas, nem que fosse só para impressionar as pessoas.

    Na verdade até tem alguma utilidade, quantas vezes não estou na cama e tenho que me levantar para apagar as luzes, assim era muito mais facil!!

  2. zp says:

    ESPETACULAR!…para uso comercial.

  3. Zé Pedro Pinto says:

    Já conhecia este projecto há bastante tempo. De facto uma ideia bastante engraçada e com bastante funcionalidades. Pena o preço ser tão elevado, senão compraria já uma 🙂
    Para quem quiser, está disponível por $69 aqui: http://www.kickstarter.com/projects/limemouse/lifx-the-light-bulb-reinvented

  4. Frederico Barroqueiro says:

    Não vendo o vídeo vou só perguntar uma coisa. Como é que uma lâmpada com a mesma tecnologia que as actuais ao nível de iluminação mas com mais funcionalidades, como as que estão descritas, pode reduzir o consumo energético?

  5. Masahiro says:

    Só um aparte. Na verdade nao foi o Thomas Edison que inventou a lampada. Ele apenas roubou a ideia do famoso (ou menos conhecido) Nikola Tesla. Esse sim foi o verdadeiro inventor da lampada 🙂

    Quem tiver curiosidade em saber de outras ocorrências parecidas:

    http://www.cracked.com/article_16072_5-famous-inventors-who-stole-their-big-idea.html

    • Miguel says:

      O Thomas Edison era uma espécie de Steve Jobs da altura, era sobretudo um homem de negócios. Talvez fosse pior que o Jobs, visto ter chegado a electrocutar um elefante só para denegrir a corrente alterna do Nikola Tesla, esse sim um verdadeiro génio.

    • Miguel says:

      Mas a ideia da lâmpada não foi roubada ao Tesla, Edison aperfeiçoou o conceito que já existia de outros inventores. O britânico Joseph Swan desenvolveu também de forma independente a lâmpada incandescente. Mas roubou outras ideias, não só ao Tesla, que chegou a trabalhar para ele, como também de outros inventores. Era um autêntico “douchebag” 😛

    • Invenção e aplicação prática says:

      Atribuir a invenção da lâmpada incandescente a uma única pessoa, Nikola Tesla, ou outro é patetice. Também nunca ninguém disse que era Thomas Edison. Edison inventou/criou uma forma de produzir lâmpadas baratas e duradouras. Antes pouco passavam de uma curiosidade científica.

      As lâmpadas incandescentes que se usam/usavam todos os dias eram “lâmpadas de Edison” no sentido em que seguiam o mesmo princípio de fabrico.

      Há quem dê um valor exagerado aos inventores de coisas que não funcionam e depreciam quem inventa o seu fabrico funcional.

      Voltando aos tempos mais recentes – qual o valor a dar ao inventor de um tablet que não funciona ? Qual o valor a dar ao inventor de um tablet (quase) perfeito e funcional ?

    • david says:

      Se corrigires, ao menos não digas disparate! 🙂
      Foi Humphrey Davy, e não o Nikola Tasla, quem inventou a lâmpada eléctrica.

      • dajosova says:

        Ora finalmente alguém que diz alvo acertado! Para mim Tesla foi um dos mais importantes inventores mas o início da lâmpada (concêntrica) foi mesmo o H. Davy. Edison adaptou e massificou. 😉

  6. Miguel says:

    As lâmpadas da living colors já fazem isso, mas esta tem wifi e portanto re-inventa a lâmpada. Que engenhocas que eles são!

  7. Marcelo Barros says:

    É uma boa altura para tentar avançar com isto, já a partir de 2003 será proibida a produção na Europa de lâmpadas incandescentes, imagino que também a sua comercialização.
    Para promover tipos de lâmpada de baixo consumo.

  8. SamC says:

    O que está a acontecer desde 2009 é a extinção do mercado de potências altas nas incandescentes.
    Após 2016 passaremos a usar lâmpadas de categoria C e após esse ano de categoria B.

    Quanto à aposta por a tecnologia LED, ainda não compensa (exceptuando para fins muito específicos), o impacto ambiental é superior a uma fluorescente compacta devido à utilizarem mais componentes de metal (alumínio, zinco e cobre) na dissipação.

  9. Leandro Pereira says:

    Ideia interessante mas apenas vingará se o seu custo for igual ao das restantes lâmpadas de baixo consumo (LED incluídas).

  10. Fornost says:

    eu já ia “reclamando” aqui da futilidade do projeto mas vi que realmente ele é muito bom e tem muitas funcionalidades! gostei, espero que comercializem o mais rapidamente possível!!

  11. Mike says:

    O conceito é interessante, mas o custo de ter um microcontrolador a aceder por WIFI para cada lampada encarece demasiado. Penso que fazia mais sentido ter um único circuito de controle para todas as lampadas da casa, e depois teriam que comunicar via rede eletrica ou eventualmente wireless, mas sem necessidade de TCP/IP que aumenta muito a complexidade do receptor/controlador para cada lampada.

  12. topplus says:

    Interessante, gostei da parte do wifi. hoje em dia todos temos redes wifi é preciso um controlo mais inteligente dos equipamentos.

  13. SexOnaSal says:

    Gostei muito do projecto
    Não gostei nada do preço

  14. Lagguna says:

    Pois, mas o conceito de bateria eléctrica já havia sido inventado na Babilónia e foram encontrados vestígios dessas invenções em escavações arqueológicas que, postos em prática, funcionaram na perfeição. Plutarco, no princípio do séc. I falava em lâmpadas. Todos esses senhores limitaram-se a pôr em prática estes achados, não foram ideias originais!.

    Bem hajam!

  15. okapi says:

    Gostei do projeto, assim como do preço se pouparem na gestão de energia. Para uma garantia de 25 anos em relação a uma lâmpada normal até pode ficar barato. Temos que ver que tem uma melhor gestão de energia, então nos países onde se liga as luzes ás 2-3 horas da tarde e quando se vai para o trabalho ainda é de noite esta é uma solução barata e que se paga a ela própria.Depois tem tudo a ver com o tipo de casa, espaço e não para apartamentos minúsculos, para isso esta do link abaixo deve de fazer o mesmo efeito e poupam 80% de energia.
    http://tinyurl.com/9ssuhen

    • Fernando says:

      £37.34! Por 2 a 2,50 euros compro uma lâmpada económica nos chinês que tem o mesmo efeito. Pode até consumir mais um pouco mas a diferença entre as duas dá para muitas e muitas horas de consumo. Se a lâmpada de 37,34 libras fundir, imagina o prejuízo. Eu já desisti comprar lâmpadas de marca. São mais caras e fundem como as outras. Nunca cumprem o que prometem.

  16. Dna says:

    Shut up and take my money! 😀

  17. João Pardinha says:

    Nada de novo a preços inflacionados.

    https://www.gearbest.com/yeelight-rgb-_gear/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.