Izi Carris – Paragens e tempos de espera no Android
Há pouco mais de uma semana, a startup portuguesa IZImoove lançou uma aplicação para Android que mostra, em tempo real, os tempos de espera nas paragens da Carris. É claro que requer acesso à internet, mas as restantes funcionalidades como a pesquisa de carreiras e paragens funcionam perfeitamente offline.
Há já bastante tempo que a Carris envia os tempos de espera de uma dada carreira tanto por SMS como por e-mail. Entretanto surgiram apps para Android e iOS que tiram partido destes serviços, mas até agora não havia nenhuma que não dependesse sempre destes dois serviços.
Alternativas
A aplicação mybus, desenvolvida pela empresa portuguesa Beware, serve de interface para o serviço "SMS ao minuto", enviando automaticamente uma SMS para obter os tempos de espera de uma paragem. É grátis e está disponível tanto para Android como para iOS.
A aplicação Transportes, desenvolvida por João Nunes, utiliza a mesma fonte de dadosque a Izi Carris. É paga (0.79€) e está disponível apenas para iOS.
Izi Carris
A aplicação Izi Carris, ao contrário das anteriores, não depende de qualquer serviço externo, comunicando directamente com a Carris. Está ainda numa fase bastante inicial, mas cumpre o prometido.
Em termos estéticos poderia estar mais bem conseguida, utilizando a interface natural do Android em vez do azul sobre amarelo, característico da Carris. Já em relação às funcionalidades disponíveis, esta app conta com a possibilidade de:
- Saber os tempos de espera de qualquer paragem e para qualquer carreira (apenas esta função requer acesso à internet).
- Ver o percurso completo de determinada carreira, directo e inverso e aceder aos tempos de espera de cada paragem desse percurso.
- Ver todas as carreiras que passam num determinado percurso.
- Pesquisar paragens por nome, localização e código SIP (indicado na placa da paragem).
- Pesquisar carreiras por número e local.
- Ver paragens recentemente consultadas.
- Ver informações e principais contactos da Carris.
Sem custos associados
A aplicação é grátis e apenas a obtenção dos tempos de espera requer acesso à internet, pelo que poderá implicar custos, se não possuir plafond de dados ou ligação WiFi. A empresa que desenvolveu a app garante a minimização do tráfego necessário à obtenção dos tempos de espera. Esta actualiza automaticamente os tempos apenas passado algum tempo, mas é possível forçar essa actualização.
Comunicação directa com a Carris
Segundo a empresa desenvolvedora:
Todos os dados apresentados na aplicação são fornecidos pela Carris, através do SAEIP (Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros), que funciona em tempo real, com recurso aos equipamentos GPS instalados em cada veículo. A informação que é apresentada na aplicação IZI CARRIS é a mesma que consta de cada um dos painéis instalados em muitas das paragens da Carris em Lisboa.
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Só para corrigir que esta nova APP vai buscar os dados ao mesmo sitio que vai a APP Transportes 🙂
Olá João, obrigada pela informação. Como não encontrei informação acerca das tuas fontes, supus (erradamente) utilizar um dos dois serviços disponíveis (SMS ou email).
bom era eu dizer a aplicação que queria ir para um determinado local e ela atravez do google maps guiar-me até a estação onde posso apanhar um determinado autocarro que me leve ao destino…
Mas o Google Maps já faz isso…
No Galaxy Nexus com Jelly Bean crasha quando tenta ir buscar info dos tempos…
Engraçado como me está a crashar também. Anteontem, quando escrevi o artigo, funcionava perfeitamente. Pode ser sido a Carris a alterar qualquer coisa… nada como contactar a empresa IZI Moove.
Curioso, crashou umas 3 ou 4 vezes quando instalei de tarde, entretanto de noite experimentei e já estava a funcionar, mas agora já está a dar o mesmo erro.
Suponho que seja a aplicação que está a encontrar uma resposta inválida do servidor, pois por vezes demora um bocado a dizer “Getting wait times…” antes de dar o erro, outras vezes é mais rápido apesar de dar o mesmo erro.. pode estar a receber algo do género “HTTP error 404 page not found” 🙂 e não saber lidar com a situação…
Ou um erro “7404 Bus stop not found” 🙂
De qq forma a aplicação devia devolver uma mensagem de erro para o utilizador do género:
“não foi possivel obter os tempos de espera, volte a tentar mais tarde”
Devia haver a opção de um tema mais escuro, mesmo que queiram manter o amarelo no fundo das letras do nome da app, o fundo escuro consome menos bateria nos ecrans OLED (que são a maior parte dos Android topo de gama Samsung)
Mike, já publicámos nova versão da app, que corrige os problemas identificados. Agradecemos os restantes comentários que iremos ter em conta em futuras actualizações.
A equipa da IZIMOOVE
Não consigo responder ao Bernardo (desapareceu o butão de reply), respondo aqui:
Fiz o update e realmente já não dá o crash, agora tenta ir buscar os tempos e como não consegue diz que de momento não tem informação de tempos de epera.
“Currently there are no wait times information” (porque tenho o meu Android em Ingles). Ou seja parece estar corrigido, só falta uma melhoria qualquer do lado do servidor (estará sobrelotado com o numero de pedidos?).
Parabéns à equipa que desenvolveu esta app, melhora substancialmente a interação do utilizador com a informação em vez de SMS, FAX’s ou outros métodos primitivos “pre-touch screen” 😉
Estava a pensar no próximo passo… seria possivel de alguam forma a interligação com o Google Now de forma a quando chegamos perto de uma paragem o Google Now mostrar logo os tempos de espera para todos os autocarros dessa paragem?
Pois, aqui no ZTE V9 também vai abaixo!
Já enviei alguns Relatórios…
De qualquer das formas, já fazia falta uma aplicação destas para o Android.
Se alguém souber de uma alternativa para Symbian era excelente!
Por estes lados ainda abundam muitos Nokias, entre amigos também!
A equipa da IZIMOOVE agradece os relatórios de erro, que estamos a analisar cuidadosamente.
Para já, apenas estamos a desenvolver a app para Android. No futuro, estudaremos a possibilidade de lançar a app noutras plataformas.
Que versão do android tem? 2.2? gostava de atualizar mas não sei como fazer…
Tenho a 2.3.7! CyanogenMod7
O ZTE V9 até voa, e a bateria também ahahah!
Neste site – http://www.androidpt.com
Tem um Tópico relativo ao V9, desde Firmwares, Aplicações, Tweeks, etc
Desculpem a publicidade pplware, mas o conhecimento deve ser partilhado.
Com essa ROM fica resolvido o problema de falta de espaço? é que com o 2.2 original e o link2sd o problema persiste…
Android cresceu muito mas quem comprou ou já tinha um symbian não o deitou fora! Os nokias ainda abundam bastante.
Crasha no SGS2
Agradecemos os comentários e o interesse de todos.
Esta é uma versão beta, em melhoria constante.
Estamos a analisar agora os relatórios de erros e iremos solucionar os problemas tão brevemente quanto possível.
A equipa da IZIMOOVE
Contactei a equipa que desenvolveu a aplicação e disseram-me que já receberam vários relatórios e estão a tratar da situação.
De qualquer forma, vale a pena instalar 😉
Apenas uma questão, a empresa está de alguma forma relacionada com esta https://play.google.com/store/search?q=Izziapps&c=apps ou é pura coincidencia? 🙂
bom trabalho
Pura coincidência.
Somos uma equipa 100% portuguesa, fundada muito recentemente para desenvolver soluções de base tecnológica para gestão da mobilidade. Pretendemos criar valor no mercado, facilitando a utilização e o acesso aos serviços de transporte.
Publicada nova versão da app, que:
1. Corrige o problema na consulta de tempos de espera.
2. Permite fazer scroll no menu inicial, de forma a ser visível a totalidade dos botões em todos os dispositivos.
A equipa da IZIMOOVE
Sabem se existe algo parecido para a Rodoviaria de Lisboa??
Isso sim, seria interessante, já que os tempos de espera de um autocarro da carris, são muito menores comparando com os tempos de espera de um autocarro da Rodoviaria de Lisboa!
Já agora,é mesmo necessario usar wifi?Com o GPS não é detectavel…
Parabens pelo excelente trabalho…
Que eu saiba não existe…
Em relação à tua dúvida, penso que estás estás a confundir o seguinte: o WiFi/3G não é utilizado para determinar a localização actual, mas sim para buscar ao servidor os tempos de espera da paragem que o *utilizador* escolhe.
O GPS não transfere dados, simplesmente determina a tua localização actual.
Que servidor é esse?
E para IOS existe alguma aplicação deste género?
Está no artigo… “Alternativas”.
Foi publicada uma nova versão (0.2) da aplicação IZI CARRIS que corrige os problemas detectados no acesso aos tempos de espera.
Agradecemos a todos os beta-testes a compreensão e colaboração.
A equipa da IZIMOOVE
Como posso utilizar este serviço SAEIP? Como estão a enviar e receber os dados? Só encontro informação OFICIAL no site da carris sobre os serviços SMS e EMAIL.
Alguém me pode informar desse serviço ou é secreto?
Olá Ana, tudo bem?! Por acaso sabes se há alguma aplicação do mesmo género mas em Java mobile?
Outra coisa que acho que também dava um jeitão era uma espécie de assistente de interfaces, por exemplo quando estou no campo grande ou no cais do sodré nunca sei em qual dos passeios é que é suposto apanhar determinado autocarro.
João Jerónimo
João,
Não conheço nenhum equivalente em Java Mobile 🙁
Em relação ao “assistente”, já experimentaste o Google Maps? A funcionalidade das direcções usando transportes públicos é mesmo muito realista. Agora chegar ao ponto de dizer de que lado deves entrar no autocarro… é demais. É uma questão de ir para a paragem e ver se o sentido coincide, senão, trocar de lado. 🙂
Apenas para referir que o Google Maps é bastante interessante na simulação de percursos.
No entanto, da forma como está actualmente configurado em Lisboa, não distingue as paragens de um e de outro lado da rua. Na verdade, cada paragem do Google Maps, agrega duas, três ou mais paragens no terreno.
Pois, claro, mas depois vais com pressa, num sítio que não conheces e que tem 500 paragens todas no mesmo sítio, como acontece no campo grande, e enquanto procuras e perguntas aos transeuntes onde pára o autocarro que tu queres (coisa nunca ninguém sabe!) passam mais 3 autocarros que tu perdes.
Ao menos devia haver um mapa no local, mas, enfim, não sei… Btw, querem vender a Carris, né, então se calhar é por isso que a empresa não investe na facilidade de navegação. 🙂