Instant Tethering – A nova função do Android “roubada” ao iOS
O sistema operativo móvel da Google tem evoluído significativamente nos últimos anos. Com o lançamento do Android 7.0, que ainda não está presente em 1% dos dispositivos, a Google inovou em algumas funcionalidades e o trabalho continua em novas versões com o objectivo de melhorar o sistema.
Agora a Google lançou uma nova funcionalidade baptizada com o nome Instant Tethering, que permite a ligação entre dispositivos Android... algo ao estilo do que existe para iOS.
O Android não precisa de aplicações de terceiros para transformar um equipamento num autêntico hotspot. No entanto criar um hotspot no Android significa que o utilizador tem de o configurar, definindo alguns parametros e activar manualmente. E se o processo fosse todo automático e inteligente como acontece no iOS? É aqui que entra a nova funcão do Android, o Instant Tethering.
O Instant Tethering é uma nova funcionalidade do Android que permite que qualquer dispositivo, com conta Google, partilhe a sua ligação com outros equipamentos. Esta funcionalidade está disponível com o Google Play Services 10.2, que está a ser já distribuído em alguns Nexus e smartphones Pixel.
Por enquanto esta parece ser uma funcionalidade exclusiva para ligar dispositivos Android. Esta novidade é muito semelhante ao que já existe no mundo Apple onde, por exemplo, um iPhone pode funcionar como router da ligação à Internet, via bluetooth, sem que seja necessário activar o hotspot. Tudo acontece de uma forma transparente para o utilizador final, desde que o bluetooth esteja activo.
Via: Android Police
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo por que “roubada”? Já existe um recurso semelhante há anos chmada WIFI Direct que uso e que não tem nos iPhones. Na verdade passar arquivos nos iPhones é um parto. Sempre enviei qualquer arquivo com facilidade em todos os meus Androids. Para alguém com iPhone me passar um mp3 por bluetooth por exemplo não dá. Tem que tentar por outra forma.
Não sejas mentiroso, o wifi direct não é isso.
E poucos PC e android têm wifi direct, e raramente funciona entre marcas, no iOS temos o AirDrop.
E o instante tethering pode ser usado com marcas diferentes?
Quem tem iPhone também te poderá dizer que passa arquivos entre iPhones com facilidade por WiFi.
Mas nem uma nem outra situação tem a ver com configuração automática de hotspot a partir do aparelho que se quer ligar à internet.
um iPhone pode funcionar como router da ligação à Internet, via WiFi, bluetooth e ligação por cabo a um computador.
Um Android também, um blackberry igual
o meu comentário põe isso em causa? O meu comentário é por causa do que é dito no último parágrafo.
Não foste específico.
Se tivesses lido o artigo com alguma atenção terias entendido. De qualquer das formas o meu comentário continuaria a não pôr em causa nada sobre os outros sistemas.
Sim, como disse não foste específico, e eu só completei o teu comentário, ou existe algum mal nisso.
Freitas, não, não completaste o meu comentário, o que fizeste foi desviar o assunto do comentário por tua falta de atenção ao que é escrito no artigo.
Falta de atenção, deixa ver encaixa perfeitamente no teu comentário, não tenho culpa que não te saibas explicar. Como também parece que és pago para saíres comentar tudo por aí abaixo.
Freitas, eu é que certamente não tenho culpa que leias o artigo na diagonal para entender o contexto. Será que nunca reparaste como o contexto dá significado às frases que dizes?
Deves ver mal tu e ainda ficas ofendido
Freitas, se achas que argumentar é sinónimo de ficar ofendido, nem quero imaginar como te sentes.
+1
+1
Eu não entendo qual é o grande problema de ambas as empresas roubarem ideias do seus SO’s.
Para o melhorar, o que é bom claramente irá ser copiado…. Num mercado competitivo é natural que isto aconteça
Não é problema nenhum…é óptimo para os utilizadores finais.
Não há problema nenhum, só que quando é ao contrário parece que cai o Carmo e a Trindade…
Pelo teu comentário, cumpriu o objectivo.
Ao iOS?
Por aquilo que vejo, é algo que já o meu Galaxy S 1 tinha e muitos outros têm.
O que o teu galaxy tinha era partilha ligada manualmente.
Se foi roubado, como fazer a ligação agora no Início IOS ?
Ah! Ah! Ah!
Acho que foi devolvido entretanto…
Peso na consciência dos larápios?! Talvez, ou então complexo da culpa!
Assim, todos ficam contentes e o utilizador pode comentar. Eh! Eh! Eh!
Mas eu já tenho isso à tantos anos.. Qual é a diferença?
Eu sempre partilhei para o portátil quando nao tinha wifi
É diferente do que estás a pensar. Neste caso o equipamento “emparelha” com o PC via bluetooth e com recuso à conta Google
ganha quem tiver mais cliks no seu artigo. Nd melhor q usar a palavra “roubar” no Android e enaltecer o IOS
até neste artigo foi preciso colocar
O sistema operativo móvel da Google tem evoluído significativamente nos últimos anos. Com o lançamento do Android 7.0, que ainda não está presente em 1% dos dispositivos, a Google inovou em algumas funcionalidades e o trabalho continua em novas versões com o objectivo de melhorar o sistema.
Meu deus, que escândalo! “Roubaram” uma funcionalidade ao iOS, que escândalo.
Já agora, dava jeito noticiar as “inspirações” do iOS em funcionalidades o Android e do WP/WM inclusive. Dá realmente jeito mostrar o panorama global, até porque a Apple ultimamente tem “inovado” pouco, tem-se sim “inspirado” muito.
Exemplos? Queremos fazer um artigo sobre isso…
também sabes perfeitamente que o pplware já falou dessas coisas. Todos os anos aparece um ou dois artigos desses quando sai uma nova versão do iOS.
A touchbar nos mac pro por exemplo. Algo que a Microsoft já avisa apresentado antes. ex: https://mspoweruser.com/as-usual-microsoft-did-the-touch-bar-first-but-actually-thought-better-of-it-video/
Um protótipo?? A sério, chamas copiar a isso? A um conceito demonstrado num protótipo. Nem estamos a falar da mesma coisa, estamos a falar de um teclado virtual vs a touchbar e de um conceito que nem é da MS. De tantas coisas que a Apple já copiou, foste escolher essa… 😀 😀 😀
Vê o segundo vídeo.
Correcção, Mac Pro.
Macbook Pro (está dificil acertar).
Deixa ver se percebi ele ativa a partilha de Internet automaticamente quando detecta um dispositivo autorizado. Pode ser útil, mas prefiro o modo manual, ativar que não custa nada e só clicar no botão. Se estiver errado alguém que me corrija. obrigado
No caso do iPhone a partilha é activada quando o outro dispositivo inicia a ligação ao hotspot, e desliga automaticamente quando esse outro a desliga. É o que se chama simplificação e comodidade
Quando eu ligo o hotspot do meu o outro aparelho já liga automaticamente, vai dar quase ao mesmo.
Mas não é o aparelho hotspot que a pessoa está a pegar/usar nestas situações em que quer internet, pois não? Comodidade!
Eu sei, mas se estou sempre com o telemóvel, basta ativar, não preciso dessa função, certo ou errado? Porque para mim vai ser mais uma falha a ser explorada da pelos hackers, se é que me fiz entender. Se tiver o bluetooth desligado vou ter de pegar no telemóvel e lá se vai a comodidade.
Danny, se estás a usar outro aparelho não estás sempre com o telemóvel na mão, podendo até nem estar ao teu lado! Se a intenção é comodidade e rapidez a pessoa não anda a preocupar-se em desligar e ligar tudo, sendo que há mais funcionalidades que perde.
Não confias na segurança do Android?
Nem em mim confio. Ou até anda visto que queres poupar bateria. Se eu deixar o telemóvel na sala e estiver no quarto posso te dizer que não vai ativar já que o bluetooth não é alcançável e lá se vai mais uma vez a comodidade, já reparaste nos contras que tem. Mas força anda dar mais desculpas.
com esse nível de confiança para quê sequer ligar à internet?
No iPhone funciona a quase 10 metros. O bluetooth é para o contacto inicial, a partilha de internet será por WiFi.
Anda cá a ver se passa a parede de pedra que tenho ao meio da casa, nem sente o sinal. mal Wi-Fi agora imagina o resto. fanático que bem admite desvantagens
Danny, estou a ver que achas que a única forma de não teres o teu telemóvel à mão é ter uma parede de pedra pelo meio. Boa sorte
Fosgase isto não existe há anos? Ou eu não percebi o que é que faz.
Inicialmente pensei o mesmo…mas é diferente da funcionalidade que estás a pensar.
Está-se a falar de ligação automática do hotspot, não da funcionalidade de hotspot
Isso não interessa. Não sei porque criticam e qual o problema de roubarem as funcionalidades uns dos outros. Essas guerrinhas são entre eles. No final quem fica a ganhar somos todos nós. Aqui aplica-se o mesmo conceito: “entre homem e mulher não se mete a colher.”. Critica-se porque o nosso telemóvel não tem esta funcionalidade e o do meu amigo tem, mas quando temos essa funcionalidade criticam que foi copiada. Parecem velhotas a criticar o fim de uma telenovela.
Falamos pois…como diz o Manuel Serrão…Digam-me uma…digam-me uma 🙂 (Depois faço artigo)
Tens aqui várias Pedro Pinto…
– Botão único para limpar notificações (já existia no android)
– “Raise to wake” (já exista no android)
– Reconhecimento facial das fotos (já existia no Google Photos)
– Transcrição de mensagens de voz (já existe no android)
– Ecrã de bloqueio com expansão notificações e pré-visualização das notificações (já existia no android)
– Integração dos mapa em aplicativos terceiros (já existia no android)
Tens aqui mais: http://bgr.com/2016/06/14/ios-10-vs-android-stolen-features/
O “raise to wake”? Já tinha isso no Moto X há anos… Faz lá o artigo!
http://www.pc-tablet.com/ios-10-features-copied-android-notifications-splitwindow/
De certeza que queres só uma? É fácil arranjar mais de 20.
ó ó ó…sempre a mesma conversa…
BURNNN xD
O Android Police é a fonte…tem informações da própria Google
Boas, Pedro parece-me que estás só a ver para um lado, tem aqui umas 15 funções que o IOs 8 adotou E que o Android ja tInha há “Séculos”, tens de amitir de uma vez que a Apple tem andado de marcha-atrás 🙂
1. Dados de consumo da bateria por aplicativo
2. Widgets (no iOS 8 na Central de Notificações)
3. Comunicação mais fluída entre os aplicativos
4. Visualização ao vivo do “ditado” na tela
5. Sugestão de texto ao digitar (QuickType)
6. Notificações interativas
7. Cloudkit para desenvolvedores, maiores possibilidades para que aplicativos possam interagir na nuvem
8. Possibilidade de administrar os arquivos do iCloud (iCloud Drive)
9. Continuar o que estava fazendo em qualquer outro dispositivo (Continuity)
10. Instalação de teclados de terceiros (ex: Swype)
11. Amostra grátis de aplicativos “TestFlight” (usuários podem testar betas)
12. Todas as fotos em todos os dispositivos
13. Vídeos dos aplicativos na loja (App Store)
14. Chamar a assistente com uma palavra-chave “Hey, Siri”
15. Reconhecimento de músicas (Siri + Shazam)
MAS CHEGA OU QUERES MAIS ???
):):) ABRAÇO, BOM TRABALHO.
És capaz de descrever qual era a funcionalidade do Android que era equivalente ao Continuity
15 não chega ????? queres mais arranja-se Guiomar, a APPLE é como as outras, acredita, se precisar de alguma ideia de outra empresa eles copiam…
por acaso contestei os números ou as outras? O que queria era saber qual era a funcionalidade do Android que era equivalente ao Continuity
http://m.tech.firstpost.com/news-analysis/six-features-apple-borrowed-from-android-and-others-for-ios-8-225038.html
Obviamente não fazes ideia o que é o Continuity, se não, não terias ido buscar um artigo escrito em “cima do joelho”.
Continuity??? A sério? E a 3 é linda…. Gostava que especificasses quais as funcionalidades do Android que existiam para o 3, 8, 9, 15 só assim de repente…
wm já faz isso há canos!
Certo, pelos vistos a APPLE anda atrasada também em relação ao wm…:) Abraço
Acho que não percebeste a funcionalidade… o WM não fazia isto!
Os meus antigos BlackBerry 7 e BlackBerry 10 já faziam isso.
E o meu actual Blackberry Android (DTEK50) também faz.
Por exemplo, tenho o GPS TomTom Go que quando o ligo no carro vai buscar net via Bluetooth automaticamente ao móvel, sem eu tocar no móvel.
No meu PC faz o mesmo, via Bluetooth.
Mas se calhar aqui neste caso existe alguma funcionalidade de registar o dispositivo (PC, outro smartphone, etc) no telemóvel com net apenas com a conta do Google, ou seja, deve haver um automatismo que quando o móvel “router” está registado na conta google “xxx@gmail.com” permite dar acesso à net aos dispositivos próximos (via bluetooth ou WiFi) que tenham a mesma conta google.
Será isto, ou ainda mesmo assim está-me a escapar algo?
o android já faz isto desde a versao 2…
so mudaram o nome loool