Instalar apps Android fora da Play Store nos smartphones está cada vez mais difícil
A Google sempre deu uma liberdade grande aos utilizadores d Android. Ainda que tenha uma loja de apps muito completa, oferece ainda a possibilidade de instalar apps diretamente, fora da Play Store. Este processo passa a precisar de uma autenticação dos utilizadores quando estes quiserem dispensar a sua validação.
Instalar apps Android fora da Play Store
Como se esperava, a Google está a tomar novas medidas para proteger os utilizadores do Android contra apps maliciosas. A empresa anunciou que trabalha num novo recurso para apps instaladas de fora da Play Store. Será solicitado que faça uma autenticação biométrica ou indique o PIN durante a instalação das APK.
Como todos já experimentaram, a Google permite instalar apps diretamente no Android há vários anos. Embora isso dê muita liberdade aos utilizadores, traz também muitos perigos associados. Como parte de uma nova medida de segurança, a gigante das pesquisas exigirá uma autenticação biométrica do utilizador ou a verificação do PIN antes de permitir a instalação de qualquer APK externo.
Atualmente, a Google mostra um alerta quando não consegue validar a origem de uma app instalada fora da Play Store. Os utilizadores podem contornar isso avançando com o tocar em “Instalar mesmo assim”. No entanto, em certas situações, a Google solicitará a verificação biométrica ou PIN em vez de o ignorar.
Google torna processo mais seguro para todos
Essa camada extra de proteção entrará em ação para apps que levantem suspeitas para a Google. Se detetar que uma APK está associada a malware, não concluirá a instalação sem uma impressão digital ou PIN.
Embora o recurso ainda não esteja disponível, ele já está a ser testado na versão mais recente da Play Store. Isso sugere que poderá ser lançado com novas atualizações para Android 14 e para o Android 15. Quanto a versões anteriores, ainda não existe nenhuma informação disponível.
Assim, a Google continua a fortalecer as defesas do Android à medida que as ameaças à segurança a este sistema crescem e evoluem. Apps maliciosas podem passar pelos filtros da Play Store, e por isso é importante que aprovações adicionais sejam desenvolvidas e aplicadas aos utilizadores e ao sistema da Google.
e bem, desde que não seja impossível
Vai chegar a uma altura que vai ser impossível para tornar a segurança absoluta tem de passar tudo pela store, por enquanto ainda estão a deixar a porta aberta mas impondo a responsabilidade ao utilizador, pois muitas app são desenvolvidas e não são colocadas na store para não pagarem ou estarem obrigados a ter de colocar publicidade, dai ter de ser feita a instalação manual…
basta ver que com a evolução do Android tem sido a cada geração mais complicado a malta das comunidades dar a volta para conseguir desbloquear o root e conseguir aplicar rom’s customizadas, há de chegar a uma altura que a porta vai ficar totalmente fechada…
Eu já me deixei disso nada melhor que o telefone stock, recorrer a alternativas acaba sempre por haver bugs ou funcionalidades por questões proprietárias que nunca ficam 100% como na rom stock.
Vai chegar a uma altura que vai ser impossível para tornar a segurança absoluta tem de passar tudo pela store, por enquanto ainda estão a deixar a porta aberta mas impondo a responsabilidade ao utilizador, pois muitas app são desenvolvidas e não são colocadas na store para não pagarem ou estarem obrigados a ter de colocar publicidade, dai ter de ser feita a instalação manual…
basta ver que com a evolução do Android tem sido a cada geração mais complicado a malta das comunidades dar a volta para conseguir desbloquear o root e conseguir aplicar rom’s customizadas, há de chegar a uma altura que a porta vai ficar totalmente fechada…
Eu já me deixei disso nada melhor que o telefone stock, recorrer a alternativas acaba sempre por haver bugs ou funcionalidades por questões proprietárias que nunca ficam 100% como na rom stock.
Não, amigo está enganado. O sideloading não vai desaparecer do Android nem sequer faz sentido depois da UE “obrigar” o sideloading no iOS. Quanto muito é uma medida preventiva para não autorizar descargas indesejáveis, da qual todos beneficiamos. Não usa dados biométricos nas apps do banco? Apps de gestão de passwords? Então qual é o problema aqui? Quanto às ROM third party culpe as fabricantes de telemóveis e não a Google.
Acho que alguém está a fazer confusão, o sideloading é relativo a poder usar outras stores para além da oficial, não é descarregar e instalar de fontes desconhecidas, algo completamente diferente, que é o que se está aqui a falar no artigo…
Medida preventiva, tem noção que para 99% dos utilizadores isto não tem qualquer impacto, pois só usam a store oficial, já para os avançados isto é uma apenas mais uma machadada e a indicar mesmo aquilo que o outro user disse fechar a porta de vez mesmo para prevenir acesso alheio ao sistema, pois hoje em dia todos temos a vida ligada ao smartphone se não tem ainda bem para si, mas depressa vai ter de começar a ter pois tudo gira em volta do telefone, banco, saúde, documentos, trabalho, etc…
Ao contrario do que pensa as rom’s customizadas a meu ver com a segurança posta em causa tem os dias contados, pois como é natural os fabricantes tem todos que garantir a proteção do dispositivo, já é algo a evoluir há muitos anos e a dar dores de cabeça aos que gostam de desenvolver as rom’s alternativas, o que já levou muitos a simplesmente abandonar e desistir.
O android é open source, mas existem limites e não confundir aquilo que a UE exigiu há Apple nada haver, o sistema da Apple continua fechado e o android está a ir no mesmo caminho, ora não estivesse cada vez pior os hack, pishing e afins da vida…
Ele não está enganado, está extremamente correcto, mas o amigo tem um nick à sua altura, só está a mostrar que anda completamente a leste de como as coisas do Android ao longo dos anos tem vindo a mudar e em alguns pontos que se tinha muita liberdade cada vez mais está a fechar a porta por questões de segurança…
Mas é mais fácil vir para aqui comentar que os outros é que estão mal mas nem se dá ao luxo de perceber o que se está a falar… enfim
Sr. eu uso android há muito tempo e não faço ideia do que se refere. Pontos pontos mas quais pontos? O que era permitido que deixou de ser? A minha experiência é o contrário, tanto que deixei de instalar ROMS e fazer root, graças à depuração usb e wifi. O sr sabe mexer no telemove?
Saber sei, mas pelos vistos, o sr que se apregoa que sabe, afinal não sabe tudo, leia novamente e pense no que se está a falar, talvez se perder a pesquisar um pouco pela web descobra…
Eu sempre usei e abusei do Android, mas com o evoluir dos tempos tenho vindo a ver isso mesmo, por questões de segurança uma pessoa tem de começar a tomar algumas decisões porque temos nos telefones acessos para tudo e coisas pessoais, o que tem de ter todo o cuidado hoje em dia…
Hoje para aventuras prefiro usar outros equipamentos tipo rpi para brincar com o android, e o smartphone faz as funções dele unicamente…
As roms costumizadas também acredito que no caso dos dispositivos moveis venham um dia a ficar limitadas a dispositivos que não tenham de ter informação sensível, pois os smartphone cada vez mais vêm cheios de protecções ao acesso interno e mais complicado carregar uma rom alternativa e nunca ficam a 100% e hoje em dia a maior parte das pessoas não estão para andar a lidar com essas voltas, pois o risco de brikar o telefone ainda é maior que noutros tempos…
Bem! Com o aumento incomensurável dos ataques eu percebo, já que até aí (Play Store) ocorrem por vezes problemas. Mas que às vezes são necessárias ,(apps de fora), são.
Porém eu aceito em prol da segurança.
Esta Disney é fantástica adoro, desde do escritor aos comentaristas todos olham ninguém vê nada. O artigo está errado e a imagem ilustra o erro do artigo. A correção :
No entanto, aquando a instalação o Google Play Protect detectar “fonte desconhecida” , o aparelho solicitará que envie a apk para a google para verificação, o que poderá demorar alguns minutos. Mas se for escolha do utilizador poderá forçar a sua instalação sendo agora necessária a verificação biométrica ou PIN em vez de o ignorar.
[Imagem ]
Google Play Protect já atua nos androids mais actuais, mas apenas verifica apks já instaladas no aparelho. Agora acrescenta esta nova funcionalidade para recolher informação acerca de possíveis apk adulterados ou com malware.
Essa camada extra de proteção entrará em ação para as aplicações de fonte desconhecida. Com isto a Google cria um canal de verificação de apps nos seus próprios servidores recolhendo diretamente dos utilizadores as aplicações que possam colocar em causa a segurança dos dispositivos. Ao mesmo tempo que torna o utilizador mais consciente dos possíveis riscos que incorre ao instalar aplicações que não são da Google Store.
De nada 😉 , se precisarem de um agente de IA alfebatizado para verificar as notícias antes da publicação apitem, se não eu depois também venho aqui corrigir na mesma :D.
Lá está só veio mostrar aquilo que nem sabe interpretar e depois as coisas é que estão mal, enfim…
Eu? será? O texto está na tua frente em inglês na imagem e eu que não sei interpretar o quê? Se o artigo está errado é porque não coincide com a realidade e por ventura a realidade está na frente dos olhos, em inglês certo, mas está. Frases como “Se detetar que uma APK está associada a malware, não concluirá a instalação sem uma impressão digital ou PIN.” sao falsas por que o processo não é assim, mas sim como eu expliquei acima, ou seja, estão a dizer que a google já detectou o malware antes de scanear e isso é errado.(A não ser que interpretar seja ouvir fazer de conta) Tu é que viste buscar o diploma de burro ao provar que não sabes ler e interpretar, tanto que nem contra-argumentaste simplesmente vieste acusar a minha inteligência sem uso da tua. Aqui o ze pevinho és tu e tá claro porquê. Nos dois comentários que respondeste não deste um argumento, exatamente porque és ignorante e achas que ad hominem é argumento. Bate o argumento e se tiveres razão, a coisa fica clara. Em relação ao telemóvel diz-me uma coisa o que consegues acrescentar de root e roms que eu não faça com adb. Diz-me 1 e ganhas o argumento, mas não tens porque nem sabes o que é injectar codigo no apks que estão a correr. Tratei-te com respeito, agora não preciso, não respeito contra-horários ;). Só te sobram duas opções, ou és ignorante ou desonesto intelectualmente e nenhuma te fica bem. Vai bate o argumento, prova-o. (já sei que a tua resposta vai ser fugir e dar desculpa, mas quem é bom em desculpa não é bom em mais nada, esse és tu). Bate o argumento , escrevi várias vezes porque entendi a tua incapacidade de interpretação 😉
https://rafasgeek.com.br/google-adicionara-camada-extra-de-protecao-ao-instalar-aplicativos-incompletos-desmontagem-de-apk/ – lê o artigo original, traduz o que está escrito no ecrã e argumenta. Mostra-me o meu erro.
Não sei como há malta que se dá ao trabalho de fazer comentários e ainda usa clones para dar razão a si próprios…