Huawei Mate20 Pro: Unboxing e primeiras impressões
A linha Mate da Huawei é o expoente máximo da marca no que toca a smartphones. Focado em apresentar novidades ou a atualização das já existentes, tem conseguido intrometer-se entre os grandes, revelando a qualidade dos produtos da marca chinesa.
Com a chegada do Huawei Mate20 Pro esta verdade torna-se absoluta e a Huawei volta a uma máquina que poucos vão conseguir bater e que será novamente o topo do que é possível ter num smartphone. O Pplware já teve acesso ao Huawei Mate20 Pro e vai revelar tudo o que ele tem para oferecer.
Há muito que se tem vindo a falar do que a Huawei estaria a preparar para o seu próximo equipamento da linha Mate.
Como é habitual, esperava-se que chegasse carregado de novidades e que mostrasse o que será o futuro da tecnologia nos próximos meses.
O momento da apresentação oficial chegou e podemos confirmar que a Huawei não desiludiu ninguém e que, provavelmente, estará no topo das preferências nos próximos meses, cimentando a posição da marca nas tabelas de vendas.
São muitas as novidades que o Huawei Mate20 Pro traz e que mostram que está no topo de tecnologia e aquilo que vem a ser pedido pelos consumidores.
A marca focou-se no processamento, reforçando a presença da Inteligência Artificial, no aumento da qualidade da fotografia, no aumento da sua autonomia (que já não era baixa) e numa novidade.
Sim, o Huawei Mate20 já tem o sensor de impressão digital no ecrã!
Um processador com Inteligência Artificial
Com a apresentação na IFA do processador Kirin 980, a Huawei mostrou claramente que este seria a sua base para os futuros smartphones.
Equipado com um duplo processador Neural, este processador não é apenas mais eficiente em termos energéticos e de processamento.
Ele é também mais capaz no campo da Inteligência Artificial, uma área onde a Huawei é hoje uma líder de mercado.
Este aumento de capacidade no campo da IA está presente de forma direta e indireta no Mate20 Pro. Vamos poder vê-lo na câmara fotográfica, na gestão de recursos da EMUI 9 e até no HiTouch.
Esta é uma nova ferramenta para identificação de objetos e para reconhecimento ou compras, com a integração com a Amazon.
Claro que para além de todas estas capacidades, o Kirin 980 é o coração deste equipamento e isso nota-se na melhoria da experiência de utilização, estando este telefone mais rápido e eficiente na utilização.
O que Câmara Tripla Leica traz ao Huawei Mate20 Pro
Depois de vermos a qualidade fotográfica única que o P20 Pro oferece, e que lhe valeu o topo da lista dos melhores smartphones, a expectativa sobre o que estava guardado para o Mate20 Pro era muita.
A Huawei não recuou e trouxe ao Mate20 Pro as mesmas caraterísticas base que no P20 Pro. Claro que houve evolução, algo que está patente em pequenos pormenores das lentes.
Assim, e nesta Câmara Tripla Leica, contamos com uma lente de 40 MP f/1.8 Wide Angle, com uma segunda lente de 20 MP f/2.2 Ultra Wide Angle e uma terceira de 8 MP f/2.4 Telephoto.
Depois dos excelentes resultados obtidos no P20 Pro, o Mate20 Pro só os pode bater e assumir ele o topo da lista dos melhores smartphones.
Claro que todas estas lentes são suportadas pela inteligência artificial que o NPU duplo do Kirin 980 oferece.
Temos assim uma gestão totalmente automatizada da fotografia, com o reconhecimento dos cenários e a adaptação das câmaras a cada um deles.
Algo que era também esperado, até porque a Huawei adicionou recentemente esta função à EMUI, é o reconhecimento facial que a câmara frontal já é capaz de fazer.
No Mate20 Pro é dado um salto de gigante e a câmara frontal, de 24 MP e f/2.0, tem presente uma tecnologia de 3D Depth Sensing.
É este que consegue garantir um reconhecimento facial 3D que identifica de forma única o utilizador e que desbloqueia o ecrã e dá acesso a áreas sensíveis do smartphone.
A sua sensibilidade é tal que consegue fazer o reconhecimento facial no escuro e até detetar se o utilizador tem os olhos abertos, condição para o desbloqueio.
Com estes argumentos no campo da fotografia, mais uma vez o Mate20 Pro se coloca numa posição de destaque face à concorrência.
A grande melhoria no campo energético não vem só na bateria
A Huawei já tinha prometido que o Mate20 Pro iria ter melhorias substanciais no campo da energia. Assim, passamos a contar com uma bateria de 4200mAh, a maior que a marca já usou nos seus equipamentos.
Claro que dará continuidade ao que já tinha antes, contando o Mate20 Pro com carregamento rápido, de nome SuperCharge 2.0, e que garantirá 70% da carga em apenas 30 minutos.
Mas se esta era já uma melhoria substancial, a Huawei não se ficou por aqui. Assim, o Mate20 Pro tem também a já muito usada tecnologia de carregamento sem fios. Bastará colocar o smartphone numa base para que ele carregue.
Claro que ainda em cima disto tinha de existir inovação e uma funcionalidade única. A Huawei chama-lhe carregamento inverso sem fios e permitirá tornar o Mate20 Pro numa base de carregamento.
Qualquer equipamento que tenha suporte para carregamento sem fios, seja ele um smartphone, um relógio ou uns auscultadores, podem ser carregados bastando ser colocados em cima da parte traseira do Huawei Mate20 Pro.
O sensor de impressões digitais passou para o ecrã
A Huawei parece ter conseguido trazer para o Mate20 Pro algo que as suas concorrentes mais diretas procuram há muito tempo. Conseguiu tornar o ecrã completo, apenas com um notch, e colocou ai também um sensor de impressões digitais.
Se os modelos anteriores tinham na qualidade e rapidez deste sensor um ponto positivo, o Mate20 Pro mantém todas essas características, mas agora diretamente no ecrã do smartphone.
As restantes caraterísticas deste smartphone
Para além de todas estas novidades e melhorias únicas, o Mate20 Pro tem ainda argumentos de peso para se bater com a concorrência e vencê-la.
Contamos assim com o processador Kirin 980, com 8 núcleos de processamento, com 6GB de memória RAM e 128 de memória de armazenamento.
Mate20 Pro - Especificações Técnicas
- Ecrã
- Tamanho: 6.39’’
- Resolução: QHD+, 3120x1440px, 538ppi
- Tecnologia: OLED
- Processador
- Processador: Huawei Kirin 980 com Duplo NPU
- Frequência: 2 x 2.6GHz, 2 x 1.92GHz, 4 x 1.8GHz
- Sistema Operativo
- AndroidTM 9.0, EMUI 9.0
- AndroidTM 9.0, EMUI 9.0
- Memória
- Interna: 6GB RAM, 128GB Flash
- Externa: NM Card
- Câmara
- Traseira: Câmara Tripla Leica: 40MP f1.8 Wide Angle + 20MP f2.2 Ultra Wide Angle + 8MP f2.4 Tele, autofocus
- Frontal: 24MP, f2.0, 3D Depth Sensing Camera
- Bateria
- Capacidade: 4200mAh
- Standby: até 502.5h (2G), 555h (3G), 499h (4G)
- Conversação: até 41.5h (2G), 30h (3G), 39h (4G)
- SIM
- Slot 1: Cartão Nano SIM
- Slot 2: Cartão Nano-SIM ou cartão Nano Card
- Impressão Digital no ecrã
- Rede
- 4G: B1/B2/B3/B4/B5/B6/B7/B8/B9/B12/B17/B18/B19/ B20/B26/B28/B32
- 3G: B1/B2/B4/B5/B6/B8/B19
- Conectividade
- WiFi: 802.11a/b/g/n/ac, 2.4Ghz & 5Ghz, WiFi Direct
- Bluetooth®: BT 5.0, BLE with aptXTM, aptXTM HD, LDAC HD e suporte áudio HWA
- NFC: Sim
- Conetor USB: Type-CTM
- Tipo USB: USB 3.1 Gen. 1
- Funcionalidades USB: OTG, MTP, PTP, tethering, carregar
- Peso
- 189g
O ecrã é de 6,39 polegadas e traz um notch no topo, onde a nova câmara está alojada. Este ecrã é OLED e tem resolução QHD+ (3120x1440px e 538ppi)
Na base encontramos já o Android 9 Pie, com todas as novidades que foram apresentadas recentemente, e a evolução natural da EMUI 9. A dar ainda mais suporte a esta interface temos ainda a Inteligência artificial.
Em termos de comunicação, contamos com as mais recentes normas Wi-Fi, com Bluetooth 5.0 e NFC. A presença de uma porta USB-C e a ausência do jack áudio de 3,5mm continuam a ser uma realidade.
Quando vamos poder ter o Huawei Mate20 Pro
O Huawei Mate20 Pro pode ser já hoje pré-encomendado, chegando a Portugal no próximo dia 31 de outubro. O seu preço será de 1.049€. Para o nosso país a Huawei escolheu as cores Preto, Azul, e Twilight, como já tínhamos visto no P20 Pro. Na pré compra do Mate20 Pro, que se inicia muito em breve, será oferecido o Huawei Watch GT.
Com todas estas caraterísticas, dificilmente haverá um smartphone no mercado que consiga ombrear com o Mate20 Pro. Cada uma das novidades é única e mostra o avanço que a Huawei tem face à concorrência. como um todo, o Mate20 Pro reforça esse domínio. O Pplware vai analisar cada uma destas qualidade e apresentar em breve a análise a este novo super smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
Não consigo gostar do ecrã arredondado.
Mas olha que com aquela placa de indução atrás podes mesmo cozinhar quando falhar o gás!
Na mesma linha das pistas de aterragem do Iphone, a Huawei achou por bem manter os preços competitivos dos 1000 e tal euros praticados por Cupertino, mas pelo menos são originais na quantidade de câmeras. Para quando uma camera na lateral do telefone? Pensem nisso para o Huawei Pro 11.
Esses mil e tal euros até começou com a amiga da Coreia do Sul.
O sensor de impressões digitais no ecrã. Podia dispensar o “Notch”. Mas enfim.
O que é que o sensor de impressões digitais no ecrã tem a haver com o “Notch”? O “Notch” são os sensores e a camera. Mas ideia de eliminar o “Notch” por procurar formas alternativas de ter esses sensores seria algo interessante de se ver. Algo tipo o “Huawei Shot X” ou “Vivo Apex”
PPLWare que tal uma review ao Meizu 16 que custa um terço?
Grande máquina…Mas muito caro…
A musiquinha do vídeo não é má, mas os vídeos de unboxing comentados são mais interessantes.
Já agora, para mudar os modos da câmara não é preciso deslizar sobre os nomes dos modos, basta deslizar em qualquer parte do ecrã, direita ou esquerda, e o modo muda. Não se é exclusivo da versão da Samsung ou se do próprio sistema Android.
Era preciso aumentar o preço? 🙁
Excelente equipamento, mas esteticamente fica atrás do Note9.
Aguardo reviews e comparativos
Um tijolo por mil €
vai atualizar por 5 anos?
O dia que isso acontece, será o fim do mundo.
É esse o teu problema? XD
Era doce, era! ahahahaha other than that ta fixe o maquinão.
Era porreiro assim só tinham que fazer um novo modelo lá para 2024
É melhor só lançarem computadores, quando sair o próximo Windows 11.
Lá para 2024.
Parece que os 1000€ vão ser os 500€ de há uns anos.
Só e pena Portugal não acompanhar nos ordenados, mas as marcas não tem culpa disso. Só compra quem pode
Os preços são um pouco puxados mesmo para outros países, pelo menos é o que tenho lido em sites estrangeiros…
Mas isso não invalida a questão que falaste dos ordenados em Portugal.
Agora Portugal subir ordenados….Há décadas que está em curso uma só filosofia…Empobrecimento e deseducação da população, exploração ao máximo em prol da obtenção de lucros obscenos. Sempre com o discurso justificativo “A Economia não permite mais aumentos”. Total mentira. Mas o “emburrecimento” da população cada vez mais permite que façam as coisas mesmo à frente dos seus narizes e os trabalhadores menos instruídos ou mais instruídos e que nem vislumbram o que se passa, lá vão, coitadinhos, como burrinhos atrás da cenourita.
Ou que é parvo….
lixo… ainda se desse para instalar a lineageOS..
e qualquer dia temos telefones de 7” no bolso..
Verdade…6,2 polegadas já não dá muito jeito, imagina de 7…
Mate20 X trata-se disso 😉
lineage é horrível só tem nightly
nao tem uma release stable
vergonha
tomara muitas roms stable serem tão stable como as nightly da lineage
a beleza e estética passaram longe vamos ver se é só isso o problema mais tarde passo aqui e dou o meu veredicto
É uma vergonha o que está a acontecer. Primeiro são as aplicaçoes que empurram os consumidores a novo modelos. Vão saindo smarthphones todos os meses de várias marcas e modelos e ainda assim, têm a coragem de pedir mais de 1000€ por um equipamento. Não aguenta 6 meses no mercado e já aparece um outro modelo com algo “diferente”. Originalidade ZERO, bastando apenas ver o famoso notch que todos adoram reproduzir e como se não fosse suficiente, agora vamos vendo cada vez mais lentes nos smartphones.
E depois ainda acham que vender a preços acima de 1000€ é um preço normal e que chama o consumidor.
Não acredito que este modelo ou qualquer outro Android mantenha o preço inicial por muito tempo, mas é preciso ver que o senador debaixo do ecrã, chip caseiro, 3 câmaras supostamente de topo etc custam muito dinheiro. Claro que muitos aqui com um orçamento limitado queriam ter mas não dá no lançamento. A Apple também anda muito acima disso e há quem compre…
Por sorte ninguém precisa deste terminal, a esmagadora maioria tem os modelos anteriores com 95% das specs a um preço muito inferior e ainda dá concorrência como o S8, S9, Note 8 e outros a um preço muito maus baixo
Por esse preço compro um excelente portátil. Para telefonar, consultar o mail ,redes sociais, sms, um de 200/300 faz o mesmo.
Verdade !
Gostei da estética frontal do equipamento, mas da traseira (a posição das 3 lentes) não gostei. Nunca gostei de ver as lentes a meio do ecrã, mas claro é a minha opinião e ela conta o que conta.
A meio da traseira*
As lentes estão no 1/3 superior como a maioria, mas claro ocupam mais espaço. Este terminal não é para todos mas para quem precisa da fotografia…
PS: muito giro mas que tal falarem do vídeo? É em todas as câmaras 4K 60fps HEVC com estabilização ótica?
Nem 4k 60 fps tem, levas com 30 e vamos ver se tem estabilização
Por acaso tem
Vê o lado positivo, tem um extra…uma placa de indução
notch!
O objectivo da impressão digital no ecrã sempre foi vista como alternativa ao notch.
Tinham tido mais impacto em apresentar um ecrã sem notch e sem bordas, isso sim seria diferente. Agora assim a impressão digital no ecrã acabou por nem ter grande impacto visto que foi abafada pelo notch.
E mesmo assim, além de muito reduzido continua com borda inferior maior que o resto é superior também um pouco maior.
O iPhone gastou mais em custos de produção mas foi o primeiro e um dos únicos a trazer uma simetria perfeita em termos de bordas de ecrã e o único que mal ou bem justifica o notch.
Eles estão a mandar tudo ao ar a ver o que é que cola.
Penso que andaste a fumar alguma coisa…..impressao digital por baixo do ecra vem como alternativa ao “queixo” e nao notch como referes. Quanto a simetria que falas, aposto que nao viste a apresentacao. A huwaei gaba.se de ser o aparelho mais simetrico de sempre. O notch da apple tira qualquer simetria que possa existir no resto. Nesse ponto o s9 tem melhor simetria, isto falando ao no ecra. Que no resto do aparelho o mate ganha aoa pontos a ambas as marcas. Nao sou fa da huwaei mas sei ver sem palas nos olhos quando alguem faz alguma coisa de jeito. A huwaei conseguiu com 5 meses de avanco do resto dos androida um aparelho excelente. O proximo android com 7nm so em marco com sorte e ao mesmo preco que este agora. Mais barato la pra maio junho
Tb não sou fã da Huawei… Mas é só palas nos comentários… Lol tens toda a razão em relação à simetria, o Samsung devia ser dos mais simétricos. O iPhone é simétrico nas laterais… XD como todos os outros lolol
Pois eu acho que anda tudo maluco. O consumismo tornou-se desenfreado é vamos ver onde vai parar.
https://photos.app.goo.gl/NHyefT2j7iiaGg848
A versão topo custa 2095€!!!
https ://goo.gl/oPAqt7
… The Notch is Not very nice, ainda não entenderam que a criação do Nocth é algo para ridicularizar quem segue tendências e quem o criou vai lançar algo nos tablets sem Nocth e depois passa para o telemoveis depois os seguidores ficam com os Nocht nas mãos e vão ter de colocar autocolantes para venderem … esta cena reduz a possibilidade de ter um excelente ecrã, neste quase excelente … sem nunca lhe tirar o mérito das qualidades técnicas, assim como a disposição atrás das 3 camaras municipais e do flash do lampião da praça, não é estética, a colocação de 1 2 ou 3 cameras e flash como fizeram no P9 ao nível de recuado e protegido por vidro ao mesmo nível da traseira, mais o Notch Not. O Note 9 de momento é a melhor compra para quem pode … o Note 8 já tem preços reduzidos e existem vendas de recondicionados a óptimos preços. O Mate 10 Pro P 10 Plus continuam a ser uma excelente compra assim como o 7 Plus e o 8 Plus … usei apenas modelos das 3 corredoras da frente … usem a MMS e a SMS
Penso que este mate 20 pro vai ser o topo durante algum tempo só nao gosto muito do notch e pensei que em baixo ia ser só ecra sem a borda mas só lhe falta uma coisa a assistente pessoal que nos iphones com a siri ta exelente em pt e a bixby samsung tá a deixar-me muito desiludido por ainda nao tar em portugues nao domino ingles a falar e estava na expectativa que com lançamento note 9 a samsung tambem ia lançar em pt portanto muito desiludido por em 2 anos ainda nao terem posto a bixby em portugues e se nao ligam mercado portugues tambem o meu proximo telemovel tambem nao vai ser samsung
Ando a alguns meses para trocar de smartphone o meu S6 infelizmente já foi esquecido pela Samsung desde Março e como tal precisa de ser substituido, andei indeciso entre P20 Pro e P20 mas como os Mate estavam para sair esperei para ver a que preços saiam.
Neste caso saia visto que só o Pro vêm para Portugal e embora goste muito, seja um “canhão” autêntico passa dos 1.000€ e isso não dou por smartphone algum, compreendo que é legitimo a Huawei aumentar os preços visto que a concorrência também subiu mas acho que a escolha acertada é o P20, bom preço, melhor que o meu S6 em tudo (o ecrã Samsung é Samsung.) ainda assim muito bom ecrã, e na realidade atual “só” custa 549€, ponderando custo/qualidade/necessidade acho que é a escolha certa para mim, mesmo que dure 3/4 anos com 1.000€ dá para ter 2 “topo” de gama Android em 6/7 anos do que 1. Tenho pena que esta tendência venha para ficar mas a minha conta não é de certeza!
Num artigo quase afirmar que é o melhor tlm do ano… Nunca pensei ver tantos comentários negativos…
Um tlm com um processador quase ou com a mesma performance e que o último Apple, com maior inteligência artificial… Melhor câmera… Melhor bateria… O carregamento mais rápido… Ecrã curvo como dá Samsung (adoro o S9 por essa razão)… Impressão no ecrã… Etc…
De nada vale?¿
Pode ter a traseira feia, mas é dps? O ecrã está lá? Lol… O notch é igual ao da concorrência, é aí pcs se queixavam…
Concordo plenamente. Apesar de ter Samsung desde sempre, na minha opinião a Huawei esteve muito bem na introdução das tecnologias mais recentes e este ano conseguiu bater os equipamentos da Samsung e afins…
Se tivesse que trocar o meu Note 8, possivelmente seria por este, visto que não achei as alterações do Note 9 muito relevantes…
Talvez as pessoas estejam a assentar os pés na terra e não indo atrás do que eu quero mas sim do que eu preciso num telm .
O máximo que dei foi 380€ por um LG G3 á 4 anos, o ano passado ao sair do carro caiu do bolso e partiu o ecrã meso com película e capa traseira.
Ora, depois de saber que teria de dar 100€ pelo ecrã novo resolvi colocar como teto máximo nos smartphones 250€ ! A partir de agora é assim, comprei um P Smart da huawei e estou bem satisfeito com ele .
Agora vejo estes ecrãs enormes e penso “adorava ver te partir” O negocio de trocas de ecrã cresce a olhos vistos!
Chego á conclusão que não vale a pena investir tanto num smartphone quando serve só para tirar fotos ranhosas, internet e joguinhos de 3 em linha.
a Worten de vez em quando faz promoçao de substituiçao de ecras a 40€, da marca, na hora…. Tens de estar atento.
Troquei o do meu Samsung assim. E colocaram ecrã original.
Parece me a mim que há aqui muito fanboy de marca X e Y é só vem aqui para negativar um smartphone que tras tudo aquilo que as outras não trazem por apenas 1000€ quando as outras andam bem acima disso para não trazerem nada de novo. Enfim quem não pode não compra ponto final agora criticar um smartphone só porque custa 1000€ e o que ele traz não conta??? Aposto que muitas pessoas que criticam este vão comprar certas marcas que custa entre 1200€-1500€ que trás muito menos mas só por ter lá a marca já vale o dinheiro enfim só palas nos olhos.
Não posso deixar de concordar em parte a muota malta que diz que este é caro mas o Iphone X, XS e XS Max, Notes e por ai… não e valem bem o dinheiro!
Embora no meu caso felizmente não se trate de poder ou não até porque os créditos fazem milagres para quem não pode, mas sim de não compactuar com este tipo de mercado ridiculo e absurdo 1.000€ = 200 contos na moeda antiga (Para se entender bem o disparate de preços)? Mas está tudo doido? Algum smartphone vale isso? Cada um sabe de si mas para mim não vale jamais, e dai não comprar… Eu não critico os smartphones sejam eles de que marca forem, e reconheço que são grandes máquinas, critico é o preço que as marcas pedem por eles que é diferente!
Um dia que os topo de gama andem todos nos 1.000€ (se é que já não andam) compro um gama média sem problema nenhum sem stress!
Mais do mesmo, mais um para juntar às dezenas que existem que fazem o mesmo, é só uma questão sábia de escolher o mais barato deles todos, pois para o comum utilizador qualquer um de 250€ chega e sobra.
Esperem pelo S10
kirin 980 sem 4k a 60 fps por esse preço não arranjaram forma de igualar o que a apple faz há 2 anos e os Snapdragon faz a 1 ano,para mim não obrigada.
Esta nova geração de processadores da huawei já devia vir com 4k 60 fps com estabilização digital em tempo real.
Para mim é no video que se ve o quão longe pode chegar um cpu e um gpu
Vais gravar vídeos de casamentos com o teu telemóvel? Parece.
Realmente aqui encontrou-se inovação, coisa que não se viu em outras marca. Não se pode dizer nomes se não os fãs boys apagam o comentário. Mas não posso deixar de referir uma grande falha deste modelo, que tb já era o calcanhar de Aquiles no P20 pro. Então onde está a proteção Gorila Glass, num aparelho deste preço?
Que grande falha, entre outras mesquenhices.