HarmonyOS chega a 2 de junho: Software é o futuro para a Huawei
As histórias da Huawei e da Google são contadas em planos cada vez mais afastados. Depois dos serviços Google deixarem de estar disponíveis dos smartphones da empresa Chinesa, tardará pouco para que também o sistema operativo Android seja substituído pelo HarmonyOS.
Sabe-se agora que o sistema operativo chegará no dia 2 de junho e que a Huawei terá no software o seu futuro.
Software é o futuro para a Huawei
Ren Zhengfei, fundador e atual CEO da Huawei, terá pedido aos seus trabalhadores para transformarem a empresa numa grande força de software. O objetivo será aliviar o impacto das devastadoras sanções dos EUA.
Recorde-se que a produção em massa de muitos dos produtos da Huawei está limitada pelas sanções que bloqueiam as relações com empresas norte-americanas, muitas deles estando mesmo proibidas de fazer negócios diretos com a chinesa.
Há depois então a questão do software com a empresa impedida de recorrer aos serviços Google e às aplicações. Apesar e empresas chinesas como a Xiaomi e a ByteDance (detentora do TikTok) terem visto a sua posição favorecida nos Estados Unidos pelo Governo de Joe Biden, o mesmo não aconteceu com a Huawei.
Segundo a Reuters, um memorando interno da Huawei assinado por Ren diz que a empresa se deve concentrar em software porque a indústria está "fora do controlo dos Estados Unidos" e, assim, terá "maior independência e autonomia".
Uma das referências em termos de software é à MindSpore, plataforma de Inteligência Artificial na Cloud e no seu sistema operativo HarmonyOS para vários dispositivos.
Pode ler-se ainda no memorando, segundo a agência noticiosa, que:
Uma vez que dominarmos a Europa, a Ásia-Pacífico e a África, se os padrões dos EUA não corresponderem aos nossos e não pudermos entrar nos EUA, os EUA não poderão entrar no nosso território
HarmonyOS chega a 2 de junho
Como parte desta estratégia, será já na próxima semana que a Huawei irá lançar o seu primeiro sistema operativo dedicado aos smartphones. Será com o HarmonyOS que irá concorrer contra a Apple e a Google.
O dia 2 de junho para a presentação do novo sistema operativo e de outros produtos, foi divulgado hoje nas redes sociais da marca. Este dia marcará uma nova Era para a Huawei e para o próprio mercado dos smartphones.
It's nearly time to find out more about #HarmonyOS#LiveSmartWithHuawei pic.twitter.com/pmsHFHpgFN
— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) May 25, 2021
Será o futuro risonho para a Huawei na sua aposta no software?
Este artigo tem mais de um ano
O HarmonyOS não é apenas um fork do Android? Se sim qual vai ser a diferença sem ser os serviços Google?
Não é um fork 🙁 O HarmonyOS ocupa menos espaço em armazenamento interno e o consumo da RAM é também é menor 🙂 Neste campos o Android perde para o HarmonyOS 🙂
Certo, mas então é um SO feito completamente de raiz? É que pelo que tenho lido é um fork do android
“HarmonyOS é um sistema operacional open-source em desenvolvimento pela Huawei desde 2012 a ser implantado em seus futuros produtos.[1][2] O sistema foi lançado pela empresa no dia 9 de agosto de 2019 com foco principal em dispositivos IoT, sendo compatível com smart TVs, smartwatches e sistemas de automóveis da companhia.[3]
Em uma entrevista publicada pela Die Welt, o executivo da Huawei, Richard Yu, afirmou que este Sistema Operacional (OS) poderia ser usado como um Plano B caso a empresa fosse proibida de usar o Windows ou Android em decorrência das restrições aprovadas pelo governo dos Estados Unidos da América”
fonte: wikipedia
Se pode ser usado em computadores para substituir o Windows então como pode ser um fork?
O que uma coisa tem a ver com outra?
O sistema é apenas Android com um conjunto de aplicações Huawei. Semelhante ao que a Amazon fez com o Amazon Fire Tablet.
Desenvolver um sistema operativo de raiz funcional* demora décadas. Coisa que a Huawei não tem. E no final tens que convencer os developers a criar aplicações para a tua plataforma.
HarmonyOS é um sistema operativo baseado em Android.
Não se sabe as modificações da Huawei mas imaginamos que sejam poucas. O sistema base será puramente Android apenas com um conjunto de aplicações da Huawei instaladas.
E o Android é um sistema operativo baseado em Linux que em termos de segurança deixa muito a desejar em relação ao Linux!!
Não precisamos fazer comentários gratuitos, vamos esperar ter em mãos para poder avaliar e criticar com propriedade.
Penso que não será um sistema Android com app Huawei, a ser assim, as restrições que os EUA impuseram contra a Huawei permanecerão.
Sim é precisamente isso. Um fork Android e eles nem sequer disfarçaram bem pois foram encontradas várias referências ao Android 10
E que apps irá correr?
Android, possivelmente depois de algumas adaptações, devido à maioria das aplicações necessitarem dos Google play store services.
https://arstechnica.com/gadgets/2021/02/harmonyos-hands-on-huaweis-android-killer-is-just-android/
È bom 🙂
Abc
Nice. Total bullshit OS!
https://www.google.com/amp/s/www.androidauthority.com/aosp-explained-1093505/
Leiam até ao fim
Bye,bye,Huawei.A Google Play Store manda um abraço final. 🙂
Muitos escrevem que a huawei continua em maus lençóis por causa a Google play,… é uma questão de tempo, quem desenvolve aplicações também vai querer estar presente a store da huawei e vai ter de tornar compatível e arranjar outros recursos para as suas apps poderem correr a 100% , como faz para o iOS.
Pois, já andamos há meses a ouvir falar do harmony os, a verdade é que em concreto ainda não vi nada a não ser sucessivos adiamentos, aposto que vamos chegar ao dia 2 e nada…
Se o Harmony OS é um clone do Android mas sem o lixo do Google, sem o spyware do Play Services e se as apps .apk forem compatíveis com o Harmony OS, o Android e o Google é que bem podem começar a chorar!
O memo interno resumiu tudo, “dominarmos a Europa”…e tudo isto à conta da UE, que ajudou e muito a que a tecnologia de telemóveis praticamente desaparecesse do velho continente, obrigado UE!