Google voltou a publicar os dados do Android e o Pie já passou a barreira dos 10%
A Google tem no sistema operativo Android um dos seus maiores ativos. Este sistema está presente na grande maioria dos equipamentos móveis que existem hoje em dia, dominando o mercado. Assim, para dar uma quantificação à utilização do sistema operativo e das suas diferentes versões nos equipamentos, a Google recomeçou agora a apresentar métricas. Segundo os dados avançados, a versão Pie já ultrapassou os 10%.
Ainda haverá espaço para falar em fragmentação ou agora as escolhas são todas de qualidade?
Sem razão aparente, tal como desapareceram, os dados voltaram
Sem que se saiba o porquê, a Google parou de apresentar as estatísticas de utilização do Android. Assim, durante vários meses, estes dados estiveram parados e não foram recolhidos. Isto deixou a comunidade sem dados e sem saber como o SO evoluiu.
Contudo, novamente de forma discreta, estes dados voltaram, mostrando como está a distribuição das versões deste sistema. Tal como podemos analisar, quem domina é a versão Oreo, com 28,3%. Em segundo contamos com o Nougat, que mesmo perdendo terreno ficou nos 19,2%.
A lista continua com o Android 6.0 Marshmallow, que ainda tem uma presença forte de 16,9%. O top 4 termina com o Lollipop, que tem agora 14,5% de quota do mercado Android.
Android Pie é a versão que mais agrada aos utilizadores
O grande destaque deste mês vai mesmo para o novo Android Pie, que atingiu a meto dos 10%, algo que conseguiu mais de 2 meses antes das versões anteriores. Esperava-se um pouco mais, mas está dentro da linha do que é a evolução de uma versão do Android.
No final desta lista, e muito longe das restantes versões, temos ainda o Ice Cream Sandwich, com 0,3% e o Gingerbread que cresceu 0,1 pontos para os 0,3%.
Presente em 2,5 mil milhões de dispositivos, o Android continua a sua caminhada de sucesso. É unânime a crítica que refere que a versão Q promete ser ainda melhor e com muitas mais funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google
Qual é o papel das operadoras nesta matéria?
Tenho dos telemoveis iguais, de duas operadoras diferentes (MEO e Vodafone), a MEO já atualizou à muito tempo, a Vodafone não há data prevista.
O melhor é ficar apenas com o MEO!
Não meu caro o melhor é comprar desbloqueado.. porque a marca lança antes da operadora, mas não há cura para a fragmentação no Android, muitas marcas têm uma taxa de update vergonhosa, tudo na ânsia de vender telemóveis …
Pois, curiosamente o que não atualizou e tem o serviço Vodafone está desbloquedo. Comprei-o livre de qualquer operador.
Mas o telemovel é o mesmo?
Exactamente a mesma marca e modelo
Samsung J6
Porque o firmware leva modificações em cima da base, (aplicações da rede, etc) e isso tem que ser adicionado nos updates do SO.
Bom , o meu Samsung galaxy A7 2018 estava marcado para abril deste ano, junto com o A9 e até hoje a MEO não liberou a nova atualização para o meu smartphone, As empresas só que querem vender e vender mas não cumpre correctamente com os seus objetivos, já que a parte difícil já tá feita!
O titulo da noticia deveria ser:
Google voltou a publicar os dados do Android e o Pie “e só” passou a barreira dos 10%
E à maior parte dos outros 90% não vai chegar ou vai chegar desatualizado por ter saído o Android Q.
“Já”…