Google vai acabar com o desenvolvimento Android no Eclipse
A Google anunciou no seu blog que vai parar o desenvolvimento e o suporte do Android Developer Tools (ADT) para o Eclipse. Com tal decisão, a gigante das pesquisas quer focar-se no desenvolvimento do seu próprio IDE, o Android Studio, deixando assim de parte o Eclipse.
Será que é o fim do desenvolvimento em Android no Eclipse?
Durante vários anos o Eclipse foi o IDE preferido dos programadores para o desenvolvimento para Android. Em 2013 a Google lançou o Android Studio e nada previa que este fosse um verdadeiro concorrente do Eclipse.
Não conseguindo provavelmente a notoriedade pretendida, a Google avançou para um plano B e decidiu acabar com o desenvolvimento e suporte do ADT para o Eclipse referindo que se vai focar especificamente no Android Studio.
We are focused on Android Studio so that our team can deliver a great experience on a unified development environment. Android tools inside Eclipse will continue to live on in the open source community via the Eclipse Foundation. Check out the latest Eclipse Andmore project if you are interested in contributing or learning more.
A Google vai continuar a dar suporte até ao final deste ano, um período que pode ser usado pelos programadores para se adaptarem ao Android Studio. Quem quiser começar, pode ser por aqui.
Este artigo tem mais de um ano
eles já tinham anunciado desde a primeira versão do Android Studio que o eclipse seria deixado de lado… mas ainda vai demorar até chegar lá
E meterem os benchmarks recentes?
está na hora de muita gente sair da zona de conforto…
Está na hora de muita gente abrir os cordões à bolsa e comprar PCs mais poderosos para programar compatíveis com as exigências do Android Studio a nível de hardware, isto para aqueles que quiserem desenvolver com um emulador em vez dum dispositivo real.
Tu sabes que o problema é o emulador em sim, certo?! Tanto é pesado no eclipse como no android studio..
Para quem desenvolve usado o emulador, aconselho a verem o genymotion 🙂
Super rápido e fluido (e tem versão free)
A solução para eu correr Android Studio num portatil de 2009 onde o Eclipse corria suficientemente bem vou deixar o Windows e passar para Lubuntu.
Pensei no inicio que a passagem do Eclipse para o Android Studio fosse muito mais complicada do que realmente foi.
O Android Studio é uma ferramenta excelente e já esqueci o Eclipse para o desenvolvimento Android.