Google pode perder 50 milhões de dólares porque Fortnite não vai para a Play Store
Disponível em muitas plataformas, o Fortnite tem sido o jogo do momento e uma fonte de lucros para a Epic Games, o estúdio que o desenvolveu. Claro que associados estão os lucros de outras empresas, onde o jogo é disponibilizado.
A decisão da Epic Games de não colocar o Fortnite na Play Store pode ter causado perdas grandes à Google. As primeiras estimativas apontam que este valor deverá ultrapassar os 50 milhões de dólares.
Estes ainda não são números oficiais, até porque o Fortnite ainda não está disponível para todos os utilizadores Android, mas as primeiras previsões da Sensor Tower mostram que a decisão da Epic Games de não colocar este jogo na Play Store poderá ter um peso grande para a Google.
As previsões otimistas para a Epic Game
Esta decisão foi tomada de forma consciente e pretende garantir que a Epic Game consegue recolher a totalidade do dinheiro gerado com o jogo. Ao terem o jogo fora da loja do Android, não têm de dar à Google os 30% que a empresa cobra nas vendas associadas às aplicações.
As perdas da Google associadas ao Fortnite
Os números da Sensor Tower têm por base as verbas que o Fortnite conseguiu na plataforma da Apple, onde o jogo esteve como um exclusivo. Até agora as estimativas apontam para um resultado de 180 milhões de dólares, dos quais a Apple terá arrecadado cerca de 54 milhões.
Com base nestes números, e esperando um sucesso similar deste jogo no Android, é esperado que os resultados sejam idênticos, nos próximos meses, o que leva a que a Google deixe de encaixar 50 milhões de dólares até ao final do ano.
O Fortnite traz um problema de segurança ao Android
A decisão de manter o Fortnite longe da Google Play leva a que os utilizadores tenham de permitir a instalação de apps de fontes externas, o que abrirá a porta a problemas mais tarde, uma vez que a maioria não vai reverter esta configuração.
Esta não foi a decisão mais adequada para o Android e os seus utilizadores, mas garante à Epic Game um encaixe financeiro muito maior do que tivesse seguido os processos normais. Ainda é cedo para confirmar todos estes cenários, mas o mais certo é que as previsões estejam corretas, tanto a nível das perdas como das questões de segurança do Android.
Este artigo tem mais de um ano
A Google não os pode perder porque não os ganhou. Pode perder de ganhar, isso sim. Eu não vejo é o fascínio por estes jogos…
Eu perdi 100 milhões de euros, porque não acertei nos números do Euromilhões. Tá correcto peoplware?
O negócio da google era praticamente certo, já o euromilhões é o inverso.
Convém aprenderem a arranjar metáforas que façam algum sentido.
só é certo se estiver na loja…nao estando…vale zero…..para perder algo é preciso ter na pose esse algo…o jogo nunca teve na loja logo…nao perdeu nada. esta na definicao…nao fui eu que inventei….
Por “definição” o titulo não diz PERDEU em lado nenhum.
Onde eu quero chegar é que vocês são uns cabeças ocas que só sabem criticar. Se de facto não perceberam o titulo então são mesmo ignorantes. É isto.
Google pode perder 50 milhões de dólares porque Fortnite não vai para a Play Store
a google não perde mas sim deixa de lucrar
Perdeu ?!?!?!
Deixou de Ganhar.
Epah deixem de ser grunhos pah. Compliquem assuntos realmente complicados.
Ah e tal chegas ao fim do mês e o patrão não te paga…não ligues…não perdeste nada. Só não ganhaste.
Que raio de exemplo. Um salário é garantido, o Euromilhões não. Isto seria mais um Euromilhões do que um salário, percebeste ou ainda n chegaste lá?
Se o negócio esteve próximo de se concretizar parece-me mais um salário, tendo em conta as probabilidades claro.
Estar proximo e estar garantido sao 2 coisas muito diferentes. Ja tive muito proximo de jogar no real madrid quando joguei futebol mas acabei a trabalhar na KPMG
Se estiveste próximo desse feito concerteza não foi um mero acaso e algo fizeste por isso.
Percebo que seja impossível perder algo que nunca ganhámos, mas digamos a verdade, quem ficar a remoer no título ou é burro ou só estúpido. Era aí que queria chegar. O cerne da questão está para lá do titulo embora as virgens ofendidas fiquem sempre muito chateadas com os títulos que por aqui aparecem.
E os milhões que a Epic poderá não ganhar por não ter o seu jogo na Google Play Store?
Ora aí está uma questão importante. Com certeza que fizeram as suas estimativas, mas que se arriscam a perder mais do que a ganhar, isso arriscam.
Não perde absolutamente nada…pelo contrário! Só perderia se a app não fosse disponibilizada para Android.Apenas não estará na “loja” da Google,mas poderá ser baixada diretamente do site do desenvolvedor que ficará com TODA a receita gerada por algo em que trabalhou e desenvolveu…simples assim!
Exacto, mas a google trabalhou e desenvolveu o S.O. onde a aplicação da epic funciona, se a google não tivesse desenvolvido o Android a epic não iria fazer a app para essa plataforma, logo não poderia ganhar o que prevê ganhar. Isto é sempre um pau de dois bicos, as empresas desenvolvedoras de software precisam das empresas desenvolvedoras de hardware edas desenvolvedoras de sistemas operativos umas não vivem sem as outras a não ser que queiram ser um sistema fechado de ponta a ponta onde produzem deste o hardware, S.O. e todo o software que la funciona. Vamos lá colaborar entre todos e ganhar todos com isso.
Não é bem assim, primeiro updates automáticos esquece não há,é preciso desinstalar e volta a instalar.
Segundo, a instalação de aplicaoes fora da App é simples, mas é um processo manual e existe muito pessoal que não sabe bem como é.
Depois existe muito pessoal que nao instala nada fora da loja.
Basta 30% do pessoal falhar a instalação por qualquer uma das razoes e lá vai o lucro extra.
Isso é treta, tenho aplicações fora da playstore e quando lanço um update os utilizadores assim que abrem a aplicação recebem uma notificação para atualizarem e fazem o update dentro da própria aplicação sem necessitarem de desinstalar faz tudo automático. O processo é manual mas mal clicas no botão para instalar o jogo no site ele saca o apk e instala, qual é a dificuldade? Existe muita gente que não instala nada fora da loja em sites manhosos que não é o caso da EPIC.
Penso que este cenário afectará mais a Epic, porque a quantidade de downloads não será tão grande como as do PubG o seu grande rival, sendo assim a Epic com a ganância de ganhar ainda mais guito acabou de dar um tiro no próprio pé! Além disso, acho que este tipo de jogos não dá muito jeito de jogar em smartphones, mas sim em consolas ou PCs. Já o instalei a partir da Galaxy Apps e já o desinstalei.
Não vai ser tão grande… porquê?
Porque o PubG está disponível na Play Store e o Fortnite não, com os problemas de segurança que isso acarreta!
ja perdeu e ainda nao jogou nao a treinador que resista a uma equipa assim
E será que eles tentaram ao menos negociar com a Google para baixar a margem de 30% da Google?
Tenho iphone
Eu não sei qual é a piega desse jogo eu tenho o jogo na ps4 estou aspera sim do residente evil ediction 4 ou o residente evil 5 ou o Grid para Android agora esse jogo nem acho grande piega a esse tipo de jogo mas enfim à sempre alguém que gosta
Tanto hype não sei porquê. Isto é tipo pokemon go, no final do ano ninguém se vai lembrar do nome deste jogo.. pq é isso mesmo.. só mais um jogo.
o Fortnite deixou se ser apenas uma questão de hype à muito tempo, até porque já lá vão 11 meses desde que foi lançado e continua ainda a aumentar o número de jogadores. Falta apenas saber quanto tempo irá permanecer como o jogo mais jogado, principalmente em PC, mas não vejo este ser completamente abandonado pela comunidade mesmo com os jogos que estão para chegar e têm modos de jogo semelhantes.
A Epic Games parece saber o que está a fazer, com constantes uptades que vão mantendo a longevidade do jogo e estão a investir no Fortnite como esport. Ai poderá estar o grande segredo para a longevidade, contudo não sou grande fan do que já vi. Dos vários torneios de Battle Royal, os que mais me cativaram foram do PUBG, pena que a Bluehole Studio não parece ter a capacidade para “polir” o jogo.
Bom argumento, mas demasiado complexo para a tamanha ignorância e falta de humildade do individuo em questão.
Acredito que venha a estar disponibilizado na Play Store, mas não numa fase inicial e muito provavelmente depois de revistas as margens sobre as compras efectuadas dentro da app.
Contudo foi a Google que permitiu isso, com a opção de permitir instalarem aplicações fora da Play Store.
A curto prazo a decisão da Epic Games tem tudo a favor deles, pois o público alvo do jogo sabe perfeitamente como instalar a app, a longo prazo podem perder potenciais jogadores, mas até que ponto esses potenciais jogadores iriam gastar algum dinheiro no jogo essa é a questão. Isso porque no Fortnite apenas gasta-se dinheiro em “cosméticos”, e penso eu que muitos desses potenciais jogadores não são o publico alvo desse género de jogos, mas dos típicos “pay to win” dos “mobile games”.
Jose Lapao
…Se a google não tivesse desenvolvido o Android a epic não iria fazer a app para essa plataforma, logo não poderia ganhar …
Não podemos ir por aí penso eu.
Eu crio uma plataforma que se torna “universal” entre os smartphones logo por criar uma APP que seja compatível não quer dizer que seja obrigado a por na loja da Google, android, etc.
Apenas é compatível e eu próprio vou comercializar uma vez que já dispensa publicidade.
Já agora 30% é muita massa para um negócio destes.
Minha opinião claro