A Google quer dar ainda mais segurança ao Android
O Android é o sistema operativo móvel com maior expressão no mercado, sendo responsável por equipar mais de 1.4 mil milhões de dispositivos.
Mostrando o seu compromisso com a segurança, a Google lançou o relatório anual de segurança no Android, referente ao ano de 2016.
A Google tem-se esforçado ao longo dos últimos tempos para melhorar a segurança do Android. Para mostrar a evolução do seu trabalho, a gigante americana publicou o seu relatório de segurança no Android referente ao ano de 2016. Neste relatório, a Google destacou o trabalho em conjunto com os fabricantes para levar os patch de segurança mensal a mais dispositivos e a melhoria no sistema de deteção de apps maliciosas.
Durante o ano de 2016, um dos grandes objetivos da gigante americana foi reduzir o número de ameaças provenientes de apps suspeitas, usando para isso o serviço Verify Apps. Durante o último ano, este serviço realizou um total de 750 milhões de análises por dia, sendo claro o crescimento quando comparado com os 450 milhões de 2015.
A nível de infeções, no último trimestre de 2016, 0 número total de dispositivos infetados com aplicações potencialmente perigosas era de 0,71%, embora este valor baixe para 0,05% para aqueles que apenas instalam aplicações da Play Store, baixando dos 0,15% registado em 2015.
A aposta da Google nos patch de segurança foi grande, tendo como objectivo baixar o número de ameaças no seu sistema móvel e aumentar a segurança dos utilizadores. Embora garantidas nos Nexus e Pixel, a Google tem feito um esforço para trabalhar em conjunto com os fabricantes para que estes lancem os patch nos seus dispositivos de forma regular. No último ano, 735 milhões de dispositivos, de vários fabricantes, receberam estas atualizações de segurança, representando cerca de 50% do total de dispositivos Android. Face às taxas de adoção de novas versões de Android, este valor é bastante positivo, embora ainda esteja longe do pretendido pela Google, que promete um esforço extra e contínuo para levar estas atualizações ao maior número de dispositivos possíveis em 2017.
Neste relatório, a Google apresenta também algumas medidas para continuar a desenvolver a segurança no seu sistema em 2017. No seu programa de atualizações mensais, a gigante americana pretende simplificá-lo,de forma a tornar mais fácil a adoção pelos fabricantes, passando o processo de um mês para uma semana. Adicionalmente, pretende ainda intensificar o uso de sistemas de automação e de aprendizagem mecânica para reduzir significativamente o número de aplicações maliciosas dentro e fora da sua loja.
Embora seja impossível extinguir todas as ameaças, a Google continua o seu trabalho para reduzir o número de infeções e perigos, tentando tornar diariamente o Android num sistema mais completo e seguro.
Este artigo tem mais de um ano
“equipar mais de 1.4 mil milhões de dispositivos”, agora façam as contas a “só” um euro/ano que a Google consegue ganhar com cada um destes dispositivos…
A google vai instalar o Windows 10 Mobile
Ainda mais??
Ou alguma?
Convinha leres o artigo primeiro…se quiseres claro. E depois então dizer algo útil se possível 🙂
Eu li o artigo e coloco a mesma questão….
Quantas atualizações de segurança a Google lançou?
Pois eu pergunto-me “quantas falhas de segurança já me prejudicaram?”. Nenhuma, grave pelo menos, pois é sabido que falhas há muitas.
Quando se afirma que um sistema é altamente inseguro, no mínimo, podiam apresentar meia dúzia de casos de estudo, se possível de experiência própria.
Sabem o que é extremamente inseguro? A frente de combate na Síria por exemplo.
O que vejo acontecer SEMPRE é irem buscar notícias de estudos…e exploits tão ou menos prováveis que eu ganhar o euromilhões.
Não digo com isto que o Andoid seja mais seguro que o IOS, apenas que já está na altura de se deixarem de fanatismos.
Mesmo. Andam para aqui a mandar bitaites para o ar, e não sabem do que falam. Andaram a ouvir do vizinho e agora andam a espalhar a mesma opinião sem terem fundamentos para isso. Até aposto que nunca usaram android puro da google, e usam uma versão chinesa qualquer modificada do android e depois queixam-se que a google não actualiza o android sem saberem do que falam.
Palmas, alguém coerente
Também nunca tive problemas de segurança com o Android
O que dizes é verdade e aplica-se a TODOS os sistemas operativos, seja em que esquipamento for, no entanto o facto de tu não teres tido nenhum problema não quer dizer que eles não existam, agora dizer que só porque a mim não me aconteceu… Já pensaste que se calhar já aconteceu mas tu não te apercebeste? Eu prefiro jogar pelo seguro.
Mas como podes ter certeza que estás seguro?
O utilizador comum não precisa de carros à prova de bala. Sendo eu um utilizador comum, quando tiver algo a temer aí repenso a questão da segurança. Até lá, para mim, isto não passa de propaganda…e que bem que se safam nas vendas. Depois compram um telemovel de 800 ou 900€e a primeira coisa que fazem é instalar o syncme LOOL
Tens toda a razão, um utilizador seguro não precisa de um carro à prova de bala mas se na guerra estiver dentro de um é mais seguro.
Não aches que estou a dizer que estamos numa guerra, eletrónica claro está 🙂
Já viste a quantidade de ameaças e ataques que existem?
Torno a dizer-te que só porque não vez não quer dizer que não os hajam. Trabalho em segurança de infraestruturas e todos os dias vemos as firewalls a segurar ataques mas o que nos preocupa são mesmo aqueles que não os vemos e passam. A cada atualização das firewalls apanhamos mais umas coisas novas que nem imaginávamos que existiam…
“Cuidado! Eles andem aí!!”
“0,05% para aqueles que apenas instalam aplicações da Play Store”
Já viste que grande insegurança?!
“a Google continua o seu trabalho para reduzir o número de infeções e perigos, tentando tornar diariamente o Android num sistema mais completo e seguro.”
A sério??? Se assim fosse corrigia bugs existentes nas versões 5 e 6, para não falar nas anteriores…
À Google só interessa lançar novas versões do Android as antigas que se arranjem…
Já agora, um artigo interessante sobre o assunto:
https://www.neowin.net/news/google-admits-half-of-android-devices-in-use-had-not-received-a-security-update-in-2016
Actualmente os atacantes fazem todos os possíveis por chegar aos smartphones e tanto quanto possível tentam extrair e utilizar a informação de forma a não dar nas vistas, para conseguirem lucrar mais… daí que quantos menos resolverem as falhas de segurança tanto melhor, pois é mais fácil de utilizar por toda a gente falhas conhecidas.
As tentativas continuam a ser isso, tentativas, que com eventual excepção dos equipamentos da Google e os do programa Android One, os restantes actualizem quando lhes apetece e se lhes apetecer.
Por isso é que a google deu um mes à Microsoft para corrigir falhas e como nso corrigiu bufou delas publicamrnte. É tudo muito bonito mas é se nao for na casa do vizinho.
Recomendo: no Canal Odisseia “O lado obscuro da google”. Deu há menos de 7 dias, por isso ainda deve dar psra ver. Empresa fantastica e cheia de ética empresarial…
Microsoft foi punida em diversos mercados por jogo sujo, fez e faz jogo sujo contra a Google, contra os próprios usuários com uma telemetria que não pode ser desligada de todo.
Não acho de bom tom a vingança, mas a Microsoft fez por merecer as diversas pedradas que estão a levar.
Sim…normalmente os grandes leaks são top secret. Imagina agora se eles se apanham com as minhas sms ou conta do spotify LOOL (que seria muito, mas muito difícil de acontecer)
Já pensaste que as tuas coisas, cenas ou lá o que for podem ter algum interesse para alguém? Há tanta gente neste mundo e com tantos interesses diferentes e ao mesmo tempo iguais…
Mas pior que te apanharem as tuas coisas seria seres vitima de arresto do telemóvel devido a uma falha conhecida mas nunca corrigida. A quem irias pedir o valor do resgate? À Google? À Apple? À Microsoft? Pois….
A ninguém. As minhas coisas, as verdadeiramente importantes, tento guardá-las da melhor forma (tento).
E se fosse vítima de ransomware era facílimo…amazon… e comprava outro.
e compravas também aquilo que tentas (ora cá está muito bem escrito! TENTAS) guardar da melhor forma também Amazon?
Acredita nos dias de hoje a segurança é pura miragem.
Há coisas/sítios mais seguros que outros mas nada é 100% e a única coisa que podemos fazer é precavermo-nos, sendo que neste caso será ter sempre os equipamentos o mais atualizados possível, independentemente de ser um telemóvel barato ou caro ou um PC ou, imagina tu, uma NAS!!!
Sabias que uma das formas de ataque é pelos equipamentos mais ignorados?
Não penses que é só filme quando se fala num ataque ter sido iniciado a partir de uma câmara IP. Quantos de nós alteram as passwords dos routers que as operadoras nos fornecem? E quantos de nós, depois disso, alteramos o SSID da rede ou até o escondemos? Não se esqueçam que os técnicos que instalam os equipamentos têm acesso aos dados originais dos equipamentos.
São estas pequenas e simples coisas que fazem com que consigamos prevenir alguns problemas.
ei, ei. a google faz uma gestão financeira dos seus pateticos comunicados.
o meu nexus 7 foi actualizado para o android 5 e ficou inutilizado tal é a lentidão do sistema. e nunca mais foi actualizado!!!
e depois vêm dizer que o 7 vai suportar janelas flutuantes ou o raio, como se essa treta não existisse há 40 anos e a samsung não a tivesse há pelo menos quatro.
estou melhor com um raspberry pi 3 num velho monitor vga com um adaptador que com a treta de um dispositivo android.