Google lança cliente Samba para Android, com um grave problema
A Google tem por hábito tentar suprir as necessidades de aplicações do seu ecossistema Android. São várias as suas aplicações que estão na loja e que não têm concorrência à altura.
A sua mais recente proposta é o Android Samba Client, um cliente de Samba que poderia ajudar muitos utilizadores. Há, no entanto, uma questão de o impede de ser usado e que mostra um comportamento estranho da Google.
Sempre que pode e sempre que é necessário a Google assume o seu papel e dá aos utilizadores as apps que estes precisam e que lhes fazem falta. Esta parece ter sido a motivação da criação e disponibilização do Android Samba Client.
O novo Android Samba Client da Google
O Android Samba Client é um cliente de Samba que qualquer utilizador Android pode usar para aceder a partições Windows, quer estas estejam protegidas com nome de utilizador e password ou de livre acesso.
Como outro qualquer explorador de ficheiros, o Android Samba Client permite que, depois de ligados ao servidor, naveguem nos ficheiros e façam a sua gestão. Podem também descarregar esses ficheiros para o Android e arrumá-los no Drive ou noutra cloud qualquer.
O código do Android Samba Client é livre
Porque o Android Samba Client foge da linha de apps da Google, a empresa resolveu tornar o código fonte desta aplicação aberto e para isso publicou-o no Github.
Fica assim garantido que a proteção dos utilizadores é uma certeza e qualquer um pode avaliar este código, fazendo do Android uma plataforma mais segura e fiável.
O grande problema do Android Samba Client
Tudo parecia perfeito e sem problemas para a Google e para o Android Samba Client, mas surgiu de imediato um problema. Esta aplicação pode trazer problemas como o WannaCry ou o NotPetya, porque usa o SMBv1, que foram a causa dos últimos problemas. Curiosamente é apenas esta versão 1 a suportada. As versões seguintes simplesmente não são suportadas.
É estranho que a Google tenha lançado uma aplicação que deixa os utilizadores expostos a dois problemas tão graves e preocupantes. A comunidade toda, e grande parte da Internet, estão a procurar desabilitar de vez o SMBv1, não fazendo por isso sentido esta aplicação.
Mesmo com todas estas situações, o Android Samba Client está disponível na loja de aplicações do Android e pode ser usado para aceder a todas as partilhas Windows que estejam na vossa rede, para assim acederem aos ficheiros que precisam.
Android Samba Client
Este artigo tem mais de um ano
ATENÇÃO, esta aplicação não foi lançada pela Google, a menos que eles deixem de publicar as suas aplicações através da “Google Inc.”, esta foi publicada por “Marketing @ Google”, não confio minimamente nisto, o mais provável é até ser propositado para tal como dito no artigo, usar as vulnerabilidades mais tarde.
Não está no github da Google nem nada. Foram hackeados quer ver? 🙂
https://github.com/google/samba-documents-provider
A situação já está tratada. Se virem os últimos commits e pull requests podem reparar que a v1 já foi desativada por defeito.
https://github.com/google/samba-documents-provider/pull/10
https://github.com/google/samba-documents-provider/issues/7
Fiquei pensando aqui…mas o Samba não é apenas para uso na rede local?? Então como ele colocaria os utilizadores em situação vulnerável em relação ao wannacry e notpetya? Eu penso que ninguém usa o Samba para ter acesso a internet, mas apenas para acessar os arquivos locais situados em um computador com windows na própria rede local, ou estou enganado?
Deveria, mas é comum encontrar servidores NAS com todas as portas publicadas na internet
Um aplicativo Google com apenas 1000 descargas?
Muito estranho.
E publicado por Marketing @ Google?
Melhor usar o File Manager da Asus
ZenUI Asus Computer Inc.