Google quer mudar a forma como atualizações do Android são oferecidas aos utilizadores
Apesar de ser um tema importante para os utilizadores do Android, as atualizações deste sistema nem sempre são aplicadas como deveria acontecer. A Google quer mudar este cenário e por isso tem a ser preparadas algumas novidades que devem mudar a forma como as atualizações do Android são oferecidas aos utilizadores.
A atualizações do Android são, na sua maioria, momentos em que a Google aproveita para trazer novidades e melhorias. São pedidas por todos, mas nem sempre chegam a todos, por razões bem conhecidas e que são alvo de muita discussão.
Ao mesmo tempo, e neste cenário de atualização, há muitos utilizadores que optam por não aplicar nos seus smartphones estas novas versões, muitas vezes por desconhecimento ou por receio. A Google quer acabar com isso e tem pensada a forma de levar todos a atualizarem, com o "Convite de atualização do Android".
Not everybody jumps to install the latest OS update when it's available. To help OEMs convince those users to update their devices, Google is inviting OEMs to implement an Android Upgrade Invite. pic.twitter.com/ALx7pzQbi8
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) July 13, 2023
Os chamados Convites de atualização do Android foram detalhados pela Google na página de documentação do seu sistema. Ali é especificado o funcionamento desta novidade, que consiste, nas palavras da empresa, num "fluxo de utilização que mostra as principais novidades incluídas na última grande atualização disponível para o sistema operativo Android".
Com esses convites, pretende-se convencer o utilizador a dar o passo esperado e realizar a atualização do seu smartphone o aparelho para a nova versão. Embora o Google estabeleça o fluxo e o seu funcionamento, é o fabricante que deve ativar esses convites para que apareçam na forma de notificação nos smartphones dos que ainda não atualizaram.
Android Upgrade Invite is a "user flow that showcases the key new features included in the current available major Android OS upgrade." The flow is "intended to help convince users to upgrade their device to the latest OS version." pic.twitter.com/Xhqmmt5OQG
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) July 13, 2023
Do que se sabe, os convites de atualização do Android estão disponíveis apenas em dispositivos com os serviços do Google instalados. Portanto, não será um recurso presente em dispositivos comercializados em países como a China, onde os smartphones não incluem a certificação de MSG.
É provável que surjam os primeiros fabricantes a adotar esta função já partir do próximo mês de setembro. É nesse momento que a atualização para o Android 14 está prevista para começar a chegar aos primeiros smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Nada com o S.O. de fábrica
Devia sim ter o Android original sem as alterações dos fabricantes, e quando a Google actualizasse, actualizava também em todos os telemóveis/tablets de qualquer marca, tal como a Microsoft com o Windows nos PCs.
No Windows muitas marcas tb dão o seu toque pessoal com muitas funcionalidades extra. HP Lenovo, Dell, pelo menos estes têm funcionalidades que não são de sistema.
certo mas mesmo esses PC’s levam com os updates da MS quando saem.
Infelizmente não vejo isso no mundo dos Androids, os patch chegam tarde (i.e. se alguma vez chegam…) e ficam sempre dependentes do fabricante do telemovel, o que é para mim um ponto muito negativo do eco-sistema Android.
Tudo muito certo, mas isso implicava unicamente uma versão Android para todos os modelos, sem qualquer interferência dos fabricantes a não ser drivers para o hardware correr, mas isso é mais complicado, pois isto é uma guerra entre fabricantes e nenhum quer abrir mão dos seus segredos…
Tudo se resume há necessidade de querer vender equipamentos novos, suportar os já lançados isso sempre foi secundário, mas as coisas estão a começar a apertar com as regras da EU, pois isto gera lixo eletrônico desnecessariamente.
“ Para ajudar os OEMs a convencer esses utilizadores a atualizar os seus dispositivos, o Google está a convidar os OEMs a implementar um Convite de Atualização do Android.”
E os fabricantes (OEM) querem saber disso?
Pois não querem. Dão suporte durante 1 a 2 anos e depois querem la saber. Acabas por ficar com um telemovel bom do ponto de vista de hardware mas com problemas de segurança no sistema operativo android.
E infelizmente não veja as coisas melhorarem muito nesse ponto.
Certas marcas já dão 5 anos.
O Fairphone vem com 5 anos de actualizações, e pelo menos no modelo 3 foi estendido esse prazo em mais 2 anos… mas não dá para ter a certeza se o actual modelo 4 também chega aos 7 anos ou se fica pelos 5 anos.
Mas continua a ser uma miséria em comparação com o Microsoft Windows que mantém actualizações de segurança por 10 anos e por vezes até um pouco mais.
Seria de esperar actualizações durante um mínimo de 30 anos com toda a evolução e revolução tecnológica… mas a ganancia e a falta de respeito pelos recursos naturais fizeram com que a humanidade adoptasse este estilo de vida.
Compreendo que um fabricante cujo negócio é vender material físico não mantenha actualizações por tanto tempo, mas quem fornece o sistema operativo poderia manter as mesmas de forma independente do fabricante, num modelo similar ao da Microsoft.
Para as coisas funcionarem como a Microsoft, a Google tinha de ter feito o Android um sistema fechado e não opensource, obrigando aos fabricantes apenas a produzir os equipamentos e dar suporte da hardware, o que no fim se iria traduzir no sistema que a Microsoft tem, mas ainda assim, o problema continua a descarta-se muito rápido os equipamentos, deveria ser tudo obrigado a dar um suporte no mínimo de 10 anos a todos os equipamentos lançados no mercado.
Foi a Google que fez o Android?
Não foi a Google mas depois o Android foi comprado por eles. O que é que isso interessa para o caso?
A Google lançou o Android One que prometia actualizações directas da Google mas não pareceu ter muito sucesso. Vamos ver como corre esta nova iniciativa.
Interessa pq o compromisso opensource
…não foi decidido pela Google. Apesar de terem comprado o Android não podem alterar o compromisso Apache.