PplWare Mobile

Fantástico! Novo Android triplica autonomia da bateria

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. André Alves says:

    Depois vemos na versão final

  2. Jorge Silva says:

    O meu Nexus 5 já dura e dura, agora então vai ser um espetáculo!

  3. Baptista Batos says:

    Resultados de fanboys Android para fanboys Android.

    A verdade é que a autonomia do Android é uma lástima, não interessa quanto maior as baterias que lhe metem, há sempre alguma coisa a gastar bateria a mais, a solução é desentalar todas as apps (que no android, significa tirar todas as funcionalidades), e usar o smartphone como dumbphone, mais tentar meia dúzia ROMs, para perceber que nenhuma funciona.

    • João says:

      No ios é diferente? Diz-me o truque que usas para usar no meu, porque a bateria do meu iPhone não é nenhuma maravilha.

    • Jorge Rodrigues says:

      … LOL ….

      O meu Galaxy S2 corre Cyanogenmod 11 estável… ou seja android 4.4.4 e tenho que admitir que a bateria dura mais do que durava com o 4.1.2 da samsung. Dito isto não tenho apps que não use no dispositivo e por ser uma custom rom não tenho que gramar o software da treta que a samsung mteu de fábrica.

    • marco belini says:

      desinstalar todas as apps significa tirar todas as funcionalidades???ve se mesmo que sabes do que falas.muitas das funcoes que vem com os smartphones nao sao as apps que fazem,é o launcher,e a rom… has de me dizer como tiras a funcionalidade de levantares o telemovel quando esta em standby e levantas e ele vibra para te avisar que tens uma chamada nao atendida.qual é a app?ou quando,quando eu divido o ecran ao meio e uso duas apps ao mesmo tempo,que app é que tenho que desactivar para tirar isso??opahh calado és um poeta.eu no meu s6edge sem root (porque nao sinto necessidade ) consigo estar as 23h com 60% de bateria e com uma utilizacao de 7h10 desde a ultima carga. agora venha me dizer que a autonomia é má?nao é das melhores mas nao é assim tao má como pintam,realmente alguem disse e muito bem,o android 5 lollipop foi como o windows vista, foi a introduçao do material design.porque de resto nao inovou muito,agora talves na versao 6 va ser o que eles queriam que fosse logo na versao 5 que nao correu muito bem com muitos problemas.

      • FG says:

        Isso tudo, no Android, é uma App, o lanches é uma App, o lockscreen, o wallpaper, etc… São uma App…

      • Paulo Martins says:

        Claramente não percebeste o comentário anterior… O ponto que está a ser passado é que a autonomia do telemóvel diminui consideravelmente por teres muitas apps instaladas que correm em background, que só resolves se desinstalares as apps.
        Agora o comentário de isso tornar o teu smartphone num “dumbphone” também faz sentido, a vantagem de todos os smartphones é puderes instalar apps, agora se para poupares bateria não as podes ter então na verdade tu até podes ter o telemóvel com a melhor rom do mundo com N de funcionalidades mas não é um smartphone porque não podes instalar apps.

      • Matias says:

        Haja dinheiro…
        23 horas… que aberração de bateria para um equipamento do século XXI…
        Para esse equipamento ou para qualquer outro…
        baterias que duram ninharias…
        escravos das fichas elétricas
        ah ah ah!!!

    • Profeta da Verdade says:

      E o teu iphone 6? Quanto tempo dura a bateria? É que tenho alguns colegas com esse equipamento e cujas autonomias são bem PIORES do que androids de topo.

      Ridículo argumento o teu.

    • Mário César says:

      Estás a gozar, certo? O meu antigo Moto G durava na boa 4 dias. O meu lenovo note k3 dura uns 3 a 4 também. Não sei qual a autonomia dos *inserir marca preferencial do OP*, mas os meus telemóveis com Android sempre tiveram boa autonomia.

    • The Reality says:

      Estranho vejo tantos sites a dizerem isso precisamente do iPhone. Com manuais desligue o wifi, o 3g, sincronizações uma vez por dia.

      Porque será?

    • Invision says:

      http://www.phonearena.com/news/Power-efficiency-These-are-the-most-frugal-smartphones-currently-on-the-market_id73040

      Vê lá os testes do teu precioso iphone e diverte-te a dizer mal do android ainda…fanboy és claramente tu..

  4. Fabricio says:

    Só acredito vendo.

  5. Benchmark do iPhone 6 says:

    Desculpem lá, mas esta é uma anedota.

    Então o “Novo Android triplica autonomia da bateria” porque triplica a duração em standby?
    Então um smartphone é para usar em standby?
    Não há nenhuma relação direta entre aumentar a duração em stanby e a duração em utilização normal.

    Não é em standby que se pode comprovar se o “Marshmallow consegue melhorar significativamente a autonomia nos smartphones” – é em utilização normal.

    • Pedro Pinto says:

      Olha a maioria do tempo, num dia, o meu telefone está em standby. O teu não está? 😀

      • Manuel Martins says:

        Ia dizer o mesmo

      • João says:

        Ele respira o telemóvel ou então é uma pessoa muito concorrida e passa o dia ao telefone. Ser “hater” às vezes dá nisto, comentários não pensados só para mandar abaixo algo.

      • marco belini says:

        disseste bem pedro,muita gente nao sabe o que fala,a maior parte do tempo o telefone esta em stanby e ve se as notificacoes responde se a msgs,e depois volta se a desligar o ecran vai se ver uns foruns etc,mas aparentemente ha quem ligue o tlm com 100% de carga e esteja agarrado ao telemovel e se esqueca de tomar banho comer ir trabalhar etc. enfim se fosse da apple,ja era uma evolucao tremenda como é do android nunca esta bem.. deixem o fanatismo de parte por favor.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Ó Tico&Tico&Tico

          Já foste ver o que standby quer dizer? É que normalmente nunca tens um smartphone em standby.

          • The Reality says:

            Não tens o telemóvel em stand-by? quando esta no bolso, não estas a usar, esta em uso mínimo de bateria, umas sincronizações e tal.
            Pensas que as maiorias das pessoas é como você, que trabalhava para a Apple e passa a vida na net, a levar a Apple ao altar.

          • Ragnar says:

            Acho que nem iPhone tens, que isso é tudo um sonho de um dia teres um. Porque acho que nem o Jobs era tão defensor de algo que a ti só te vai tirar dinheiro da carteira, se é que um dia irás conseguir comprar algum.

      • N.Silva says:

        Sim, é verdade, mas fazendo os cálculos, uma autonomia em standby de 200h dá mais de 8 dias, apesar de o telemóvel estar 60% do tempo quieto, só fazendo chamadas, mensagens, e um pouco de net com 4g, a bateria não vai durar mais de 2 dias e meio(sendo generoso).
        O meu Lumia tem uma bateria de 2500mAh (a do Nexus 5 é de 2300mAh, salvo erro) com o telemóvel muito tempo em standby a bateria nunca durou mais de dois dias e meio, o que honestamente já me deixa muito satisfeito. (O “Standby time” anunciado são 864h, ou seja 36 dias —> rofl).

        Resumindo: Isso são tretas, já tinham anunciado um incremento da duração da bateria com o Project Volta, e em alguns casos até ficou pior, agora com este vão ter mais (15) minutos de autonomia real. 🙂

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Não, stanby é mudo e quedo que nem um penedo, com tudo o que faz dele um smartphone desligado, a aguardar uma chamada telefónica.

        O iPhone 6 tem um tempo de standby de 10 dias, 250 h e o iPhone 6+ de 16 dias, 384 h.

        Parece uma enorme diferença, mas depois as coisas começam-se a equilibrar, quando começa a utilização – o primeiro número é do 6 e depois o segundo do 6+:

        – Audio palyback: 50 h, 80 h
        – Falar ao telefone em 3G: 14 h, 24 h
        – Vídeo HD playback: 11 h, 14 h

        Agora no que toca ao que é essencial num smartphone – a utilização na Internert:
        -Iphone 6: 10 horas em 3G, 10 hours em 4G- LTE, 11 horas em Wi‑Fi
        -Iphone 6+: 12 horas em 3G, 12 hours em 4G- LTE, 12 horas em Wi‑Fi

        Estás a ver que a enorme diferença na duração da bateria em standby (que para pouco interessa num smartphone) se traduz numa reduzida diferença na utilização normal a que se destina um smartphone – a navegação na internert?

        Por isso, temos pena, mas o aumento da duração da bateria em standby não permite tirar conclusões sobre a utilização normal.

        • outcast says:

          Tudo bem explicado, mas se nao tiveres um tempo de standby decente quando pegares no teu aparelho apos deixares em repouso com a bateria cheia arriscaste a perder 20% para nada. Na minha opinião se o telemovel tem uma boa bateria enquanto se usa devia ter em repouso, afinal se em repouso nao tiver e provavelmente falta de optimizaçao do software mas pronto, nao sou nenhum expert, mas fica a minha opiniao!

          Abraço!

        • Felipe Teixeira says:

          O aumento em standby permite sim tirar conclusões, quando as pessoas aqui se queixam da bateria, é por o telemóvel por culpa de algum bug ou aplicação ficar acordado quando no está no bolso, logo se essa gestão for mais bem feita a bateria vai melhorar bastante.
          Bastava ali dizer iOS em vez de Android e tu já pulavas de alegria.

        • Prim says:

          O que se passa é que (como disseste) o standby, nunca é um “verdadeiro standby”, e por aquilo que percebi o que o Doze vai fazer é transformar a maior parte do “falso standby” em “verdadeiro standby, para que a autonomia em standby se aproxime da anunciada.
          É claro que apesar de na maior parte do tempo estar em standby, este contribui menos para o consumo total de bateria do que em utilização (apesar do menor tempo) e portanto a autonomia real nunca se vai aproximar sequer do triplo, mas dado ser (talvez) o maior problema dos smartphones actualmente, melhorar a autonomia recorrendo apenas a software é louvável.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Já agora standby é – mudo e quedo que nem um penedo, com tudo o que faz dele um smartphone desligado, a aguardar uma chamada telefónica – ligado a uma rede telefónica com bom sinal e estável (nada de andar com ele no bolso em deslocações em que tenha que se andar a ligar a difentes torres, porque isso gasta energia).

          • Prim says:

            Que é como está na maior parte do tempo, a não ser que sejas carteiro, estafeta, camionista, taxista, etc…

        • Pll says:

          Vai ver mas é avaliações de bateria bem feitas, o iPhone 6 não se aguenta nada de jeito. O plus é o único com uma autonomia perto do razoável para o que custa.

      • Zaark says:

        Eu li o comentário do Bench como uma crítica ao título – ele faz crer que é a autonomia global, mas é só a de standby. Creio que, no meio da forma como ele se explicou (que já é conhecida de todos nós), ele tem razão em relação ao título (IMO). Um título objectivamente correcto deveria referir “autonomia em standby”.

      • Vlad says:

        Tenho que concordar com o Benchmark.

        Embora um telemóvel passe mais tempo em standby do que em uso, a diferença de consumo entre as várias tarefas varia consideravelmente. Na vida real duvido que estas melhorias tragam mais de 50% de aumento efectivo da autonomia, quanto mais chegar aos 200%.

      • kadu says:

        KO técnico :p

    • Mota says:

      Oh Bench, tens razão. Eu uso android e duvido que isto vá ser mesmo assim.

      Mas..excusado será dizer que se a mesma noticia fosse acerca de Ios não ias buscar o mesmo argumento 😉 isheeps everywhere

    • The Reality says:

      Não te espumas, de facto o que importa isso.
      Ainda se fosse a Apple a fazer isto seria grande avanço, agora sendo a google claro que não. Porque a google habituou-nos mal e queremos sempre mais e melhor.

    • Dc says:

      Este miúdo tem sempre que pegar em algo, por mais ridículo que seja.
      E vocês ainda dão de comer ao cachopo!!!

    • Invision says:

      Se te informasses melhor, já saberias porque é que melhora tanto a autonomia. Tem um melhor controlo de alarms e wakeups das aplicações, o que faz com que o cpu não tenha de despertar tantas vezes(mesmo com o ecrã desligado) para verificações. Um bom exemplo de trampa de aplicação é o facebook messenger. No meu nexus 5, em 24 horas, o messenger provocou por volta de 600 wakeups do cpu, enquanto que o whatsapp provocou cerca de 150. Curiosamente, nessas 24 horas praticamente não usei o messenger e usei sim o whatsapp(apesar de pouco tambem). Tudo isto se reflecte muito no consumo em standby. O android M vem corrigir a bosta que as aplicações como o facebook messenger fazem, melhorando muito a bateria nesse aspecto. Esclarecido?

  6. Miguel Pestana Nóbrega says:

    Se assim for espero vir a conseguir instalar isto no meu SGS 1 ahah 😛

  7. David Ferreira says:

    Depois do que aconteceu com o 5.0 só acredito vendo lol

  8. Miaggy says:

    Bem, então vai ser fantástico. talvez o meu próximo telefone venha com ele. Tenho bastante certeza que o que tenho agora não vai passar muito do 5.0 …. A Google devia preocupar-se mais em desenhar o SO de modo a os utilizadores receberem rapidamente actualizações. Isso sim era de valor.

    • André Alves says:

      Não é a Google que dá atualização a todos os smartphones, são as marcas, a Google só dá aos nexus e disponibiliza a todos o AOSP para as marcas atualizarem os deles

      • Miaggy says:

        pois, é exactamente esse tipo de sistema que leva a haver um Android tão fragmentado. Desde andares por uma loja e veres aparelhos Android 4.2 a serem ainda vendidos, até ao facto de não haver correcções de segurança a chegar em tempo útil ou de todo.
        Se houvesse um Nexus dual-sim, com no máximo 5” e com cartão microSD, claro que comprava, mas isso não vai acontecer xD

  9. André Pereira says:

    Eu devo ser o único satisfeito com o Lolipop…

    Tenho um LG G2 mini (D620r), não nego que o 5.0.x tinha problemas principalmente a nível de gestão de memória mas com a versão 5.1.1 (CM12.1) está rápido como nunca a responder ainda não tive um caso de lag nem nada semelhante!
    Tenho 65 aplicações instaladas, nunca mais tive aplicações a fechar ao acaso para libertar memória e tenho a melhor autonomia de bateria que vi até hoje, melhor até que a stock rom!

    Mas parece que sou o único, é apenas a minha opinião, vale o que vale… 😉

  10. Alfredo says:

    Isto seria uma boa notícia se não fosse acontecer o mesmo que tem acontecido até agora… Quantos telemóveis irão ter a sorte de ter esta atualização de android??????????????

  11. Tiago says:

    Espero bem que sim… Esta nova atualização do lolliloop lixou me o telemóvel. A bateria drena que é um instante e o telemóvel desliga se por tudo e por nada e neste momento nem liga. Pesquisei em fóruns da Google e até agora não encontrei nenhuma solução!!!
    É triste ter um telemóvel destes e nem o utilizo agora, pois só dá problemas, tou espera de nova atualização…

    • Tiago says:

      Esqueci me dizer que tenho um nexus 5

      • Alves says:

        E queixas-te do “lolliloop”?!
        Já o levaste à assistência, para ver se não será outro componente avariado?
        Um daqui começou a reiniciar-se sozinho, constantemente, não saía disso, mas foi necessário substituir o botão de ligar/desligar. Agora, está 5 *****, novamente.

        • Tiago says:

          Queixo me do lolliloop pois só começou com atualização para 5.0. Seria demasiada coincidência… Como eu há mais uns tantos e no fórum não há nenhuma resposta de resolução…

    • Miguel says:

      Também tenho um nexus 5, e tenho alguns problemas desses, as vezes desliga-se do nada, a bateria voa (tb por culpa minha, óbvio) .
      Hoje aconteceu me ir abaixo e não ligar mais, o que fiz pedir um carregador + cabo usb (neste caso era de um moto x) bastou ligar a ficha que ele voltou a funcionar… a razão é um mistério para mim !!

    • Felipe Teixeira says:

      Eu tenho um e funciona perfeitamente. Boa autonomia e tudo muito fluído.

  12. Rafael Cardoso says:

    Novo Android triplica autonomia da bateria em standby, dobra o consumo da mesma em uso….
    O kitkat foi até agora o melhor na gestão da bateria, o 5 é dos piores.

    • Felipe Teixeira says:

      O 5 foi dos piores quando alguns bugs se manifestavam. Quando isso não acontecia a bateria e muito boa. Esperamos que agora com o 6 isso se vá resolvendo.

    • Tiago Silva says:

      Discordo do teu comentário.
      Tive um S3, que ainda vinha com o android 4.2 ou 4.1 (salvo erro) na altura em que saiu, e quando recebeu o “kitkat” acredita, que me gastava o dobro da bateria.

      Ja no meu G2, (que me tem dado bastantes problemas infelizmente), a bateria do kitkat para o 5.0.2 (lollipop), não notei “grande diferença” nem para mais nem para menos, mas no que consta a “gestão de memória” é uma tristeza… Basta veres a % da memória usada agora, e deixa ele em standby 1hora ou 2, e depois vais a ver, tens o dobro a ser usada. Mesmo depois da memória “limpa”, a mesma mantém-se, reinicias o android, volta a “estaca” 0.

      Gosto do android, mas tenho que admitir, que neste ramo, o mesmo tem de melhorar e muito.

  13. night says:

    em 2015 ainda se queixam das baterias. sabem o que é power bank? parece que muitos não sabem

    • Zaark says:

      Nem todos querem sair de casa com uma panóplia de equipamentos. Para além do smartphone ainda vamos andar com um Power Bank atrás? É útil para situações particulares, mas para o dia-a-dia a bateria deveria dar conta do recado como antigamente dava para uma semana ou mais.

  14. Necroman says:

    Giro é ver quantos dos atuais equipamentos são atualizados para Android 6, qdo muito poucos correm 5

  15. Mario Junior says:

    Disseram isso no Lollipop.

    Estou esperando até hoje.

  16. Flavio says:

    O maior vilão do consumo de bateria do Android [qualquer versão] é o superAPP chamado Google Play Services. Não é o S.O. Android. O novo S.O. deve vir com melhorias sim, mas duvido que a novidade não seja mesmo de um novo e otimizado Google Play Services [app responsável por monitorar todos os sensores e rádios do aparelho].

  17. JJ says:

    Simplesmente digo: Tudo depende da utilização!!!
    Façam os testes que fizerem, a autonomia vai sempre depender de cada utilizador.

    • SSaraiva says:

      comentário obvio …

      claro que depende da utilização e ali foi dado um exemplo de utilização: nenhuma (ou standby) e obtiveram o que obtiveram.

  18. Hugo says:

    Temos que ver também pelas especificações. Do telemóvel ecrã processador etc etc…
    Normal que a gente tem o telemóvel mais em standby ninguém usa a net 24h ligado a um telemóvel.. Eu não!!!
    E uma estupidez meter aqui os iphones ao barulho porque por normal processador mais fraquinho ecrã mais fraquinho com um os mais fluido que o andróide ( por isso deveria gastar menos bateria) tirando os baixa gama os média e alta que vêem com andróide são smartphones mais potentes que o iPhone em todos os quezitos( eu tenho iPhone não andróide) tive desde o 3 até ao 6 plus.
    Só para teres a ideia a nível de hardware o iPhone 6 ainda faz concorrência ao samsung s4 a nível de hardware .
    Por isso deixem-se de tretas e e tudo a ver com a utilização e com o hardware que cada um tem….

  19. Hugo says:

    Temos que ver também pelas especificações. Do telemóvel ecrã processador etc etc…
    Normal que a gente tem o telemóvel mais em standby ninguém usa a net 24h ligado a um telemóvel.. Eu não!!!
    E uma estupidez meter aqui os iphones ao barulho porque por normal processador mais fraquinho ecrã mais fraquinho com um os mais fluido que o andróide ( por isso deveria gastar menos bateria) tirando os baixa gama os média e alta que vêem com andróide são smartphones mais potentes que o iPhone em todos os quezitos( eu tenho iPhone não andróide) tive desde o 3 até ao 6 plus.
    Só para teres a ideia a nível de hardware o iPhone 6 ainda faz concorrência ao samsung s4 a nível de hardware .
    Por isso deixem-se de tretas e e tudo a ver com a utilização e com o hardware que cada um tem….

    • jsp says:

      Amigos vocês têm de se actulizar para algo mais potente como o meu nokia 3310 dura 7 dia, e olhem mando SMS fasso chamadas e ainda jogo snake. xD

  20. EacHTimE says:

    O problema do gasto em todos os smartphones é a usa-los mesmo… isso é q gasta a bateria toda infelizmente…

  21. Hapéle says:

    A info que falta nesta notícia é esta:

    The Nexus 5 was sent with the following configuration and the same accounts in both tests:
    not inserted a SIM card
    Bluetooth, NFC, Android Beam disabled
    WiFi, GPS (accuracy) activated
    Status LED and all sounds off
    more settings to the factory state of Android 5.1.1 and M
    configured three IMAP mail accounts, a Gmail account with default settings
    Installed and logged in Facebook and Facebook Messenger
    Talon for Twitter (Plus) installed and registered
    Furthermore, the following apps off the system apps installed: 9GAG First, AirDroid, Android Wear, BeyondBod, CalDAV Sync, Chrome Beta, Chrome Remote Desktop, Chromecast, ES File Explorer, Feedly, Google handwriting input, Hangouts Dialer, IMDb, Inbox, VLC , Yahoo Weather, Wikipedia

    For the test, both Android installations were connected to a wireless router type Vodafone Easybox 904 xDSL, which was erected in the same room at a distance of about three meters without obstacle. The device has been in each case with a fresh Android installation and configuration of the above as well as full battery charge placed on a wooden table and used until the end of the test after 48 hours to check the remaining battery capacity.

    • Djoka says:

      Esta informação adicional é importante para se perceber o que significa “standby” nesta análise…

      Para tirar as dúvidas a alguns fanáticos, agora era o mesmo teste com chamada em 3g e em 4g, com vídeo e com áudio.

  22. Zaark says:

    Um dos problemas da bateria nos dias que correm: utilizadores. Antes o telemóvel andava ripicamente no bolso excepto em chamadas e, com a juventude, nas SMS. Hoje em dia nem num encontro de café as pessoas largam o smartphone. Já vi demasiadas vezes grupos pessoas juntas numa esplanada e quase antes de pedirem uma mini perguntam pela pass do Wi-Fi. Depois metem-se todos nos smartphones e ninguém fala com ninguém. Pah, eu já usei o meu smartphone de tal modo que a bateria dura só 1 dia, mas quando o uso mais ou menos como sempre o usei – para chamadas e algum eventual mail -, o meu Lumia dura pelo menos 3 dias. Solução: convivam com os amigos quando se juntam na esplanada, larguem a trampa do Facebook e Instagram e Messenger e Snapchat e o raio que parta. Vão ver que os dias são melhor aproveitados, os encontros com amigos mais divertidos e a bateria mais duradoura. Win-win.

  23. {╚wÒ@æ says:

    LG G3 , cyanogenmod 12.1
    tudo ligado, com uso normal includo algum tempo a jogar Battle oddisey quando vou ao WC
    3 dias e meio em media.
    para mim ta bom, tudo o que vier extra = bonus.

  24. Ewerton says:

    O meu descarregou 10% em 6 horas em standby, é o moto G2, comprei ele faz dois dias e instalei alguns apps, alguém pode me dar alguma sugestão do que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.