Dica: Saiba como pode terminar uma app num smartphone Android
A gestão de apps no Android é totalmente automatizada e sem necessitar de controlo dos utilizadores. Ainda assim, por vezes, é necessário terminar uma app, para que esta não esteja a correr e a ter impacto no sistema operativo.
Este é, na verdade, um processo simples e que qualquer utilizador pode fazer. Será usado em momentos particulares e apenas quando fizer realmente falta.
Os utilizadores do Android não precisam de estar constantemente a fechar as apps que usam no seu sistema operativo. Basta enviar para o segundo plano para que sejam colocadas em pausa e apenas funcionam quando realmente é necessário para recolher novos dados.
Ainda assim, de forma pontual, os utilizadores podem precisar de fechar uma app. Esta pode estar a consumir demasiados recursos, estar a precisar de ser desativada ou simplesmente estar o utilizador não a quer ativa por várias razões.
Para o conseguir, os utilizadores precisam de abrir a app Definições e depois procurar na lista de opções a entrada Aplicações. Devem seguir depois com o escolher da opção Gerir aplicações, sendo levados para a lista das apps que estão a correr no momento.
Podem percorrer a lista de forma manual ou se preferirem podem escrever o nome da app que querem terminar no Android. Ao encontrar a app pretendida, só precisam de carregar no nome para acederem às próximas opções que necessitam.
Nesta nova área, só precisam de encontrar o botão para forçar paragem, que poderá estar na zona inferior ou numa opção no menu apresentado. Ao escolher terminar uma app, será mostrada uma mensagem a indicar que pode causar possíveis problemas. Devem carregar no botão OK.
É desta forma que podem terminar uma app no Android. Se precisarem de impedir que uma esteja a causar problemas devem seguir estes passos. Recordem que não precisam de estar constantemente a realizar este passo, sendo usado apenas em momentos concretos e especiais.
Este artigo tem mais de um ano
Não é benéfico em sistemas android terminar as aplicações.
Não é benéfico para quem? principalmente aquelas aplicações que monitorizam todos os nossos passos, e até conversas?
Não é benéfico porque recorrentemente a maioria das aplicações abre em segundo plano mesmo sem intervenção do utilizador. É assim que está estruturado o sistema operativo, de forma a permitir que aplicações abram sem intervenção do utilizador.
Ao cerrar manualmente, a mesma irá abrir novamente em segundo plano, e irá consumir mais recursos e bateria.
Android não é Windows, Mac OS ou Linux. Tem até origem no Linux, mas não funciona de todo da mesma forma.
Isto é do conhecimento geral de quem trabalha em IT. Android permite às aplicações abrirem em segundo plano sem intervenção do utilizador.
Façam um teste muito simples. Reiniciar o telemóvel, e utilizem uma aplicação para fechar todas as aplicações abertas, sem terem aberto qualquer outra, e sem contabilizar as aplicações que arrancam ao início do sistema operacional, e irão constatar que a grande maioria das aplicações abertas não foram abertas por vocês e nem têm o auto arranque activado.
Quando se cria uma aplicação para android, até há a possibilidade de a fazer abrir em segundo plano de X em X tempo, é o que a maioria dos coders faz.
Se for o facebook ou outra app dessa mesma empresa, até é recomendado.
Quanto às aplicações que monitorizam o utilizador e a forma como ele utiliza o telemóvel, etc, a única forma de o evitar, é primeiro eliminar a aplicação, e segundo bloquear as dependências de comunicarem com o servidor para o qual enviam os dados. Fechar a aplicação não serve de nada, é um placebo.