CyanogenMod: Projeto Nemesis foi revelado
Por Miguel Almeida para o PPLWARE.COM No passado fim-de-semana a equipa CyanogenMod lançou um pequeno vídeo fazendo referência a um novo projeto denominado “Nemesis”, com o slogan “Nada pode ser perfeito, as coisas podem ser melhores”. Surgiram vários rumores de que poderia estar para breve um smartphone by CyanogenMod, mas até agora não se confirma.
Vamos conhecer melhor o projecto Nemesis.
O que é o projeto Nemesis?
Segundo Steve Kondik, fundador da comunidade CyanogenMod, este projeto visa melhorar a experiência do utilizador nos sítios certos, como se pode ler no seu perfil Google +:
“Nemesis
My goal for CM has always been to break open these mostly proprietary mobile devices so we can turn them into the product we really want. I think over the last few years, we have largely accomplished this goal- CM is available in some for almost every device imaginable. What's most important to me is that anyone can get the code, hack on it and change whatever you want, build it, and flash it to your device.
It's a huge amount of work, and has left us little time to work on other things. This is good and bad though. Just as Google made it easy for so many people to get into mobile with Android, we've made it easy for anyone to get into making their own aftermarket ROMs. It's awesome. There's so much crazy stuff that people are building that nobody has thought of before.
Nemesis is our plan to improve the user experience in the right places. The new camera app, Focal, is just the start. Without giving too much away, invoking teaser videos, or giving ETAs, I can confidently say that awesome things are going to keep coming. Watch out :)”
A primeira novidade é uma nova aplicação da câmara, Focal, sendo também a primeira fase do Nemesis.
Os fabricantes de smartphones têm vindo a melhorar as aplicações da câmara nas suas stock ROMs, tendo como exemplo os smartphones modernos, o novo point and shot. Normalmente os utilizadores mais avançados raramente se deixam ficar pela stock ROM mudando para uma custom ROM, perdendo assim estas melhorias e ficando com a aplicação stock do Android.
A Focal tem objetivo melhorar e explorar ao máximo as câmaras dos nossos smartphones, dando ao utilizador variadíssimas opções de personalização.
As principais características desta aplicação são:
- Foto - para tirar fotos normais;
- Front-Facing - botão que permite trocar para a câmara frontal;
- Panorama - tirar fotos panorâmicas;
- PicSphere - modo semelhante ao Photoshere da Google, incorporando também o modo VR Panorama da LG;
- Vídeo - gravar vídeos, permitindo também tirar fotos ao longo da gravação carregando no ecrã.
A equipa CyanogenMod ainda não disponibilizou nenhuma versão desta nova aplicação por se encontrar em fase beta, estando a trabalhar para corrigir alguns bugs e quem sabe adicionar novas funcionalidades, sendo que, até ao momento, ainda se desconhece quando será lançada a versão final.
Fonte das imagens: AndroidPolice
Acham que o projeto Nemesis vai permitir ao utilizador tirar melhor partido das capacidades dos nossos equipamentos?
Este artigo tem mais de um ano
Óptima ideia da parte da Equipa CM!
Penso que era necessário começar a implementar novas funcionalidades em algumas apps e a Câmara é sem dúvida uma delas, já que como diz o artigo, as apps dos fabricantes estão melhores que as do Stock Android.
Vamos ver quais serão as próximas…
Abraço
tinham que por esse povo da cm para trabalhar todo na samsung.
pq os que estão la so sabem por lixocrapware, no msu s4 é incrivel o tanto de LIXOware q tem, desde os jogos lixos, a uns aplicativos que nem uso, o story album, trip advisor LITE, os 2 joguinhos de 1 fase.
O mais incrivel é que vc usando eles uma unica vez eles ficam na memoria, mas descobri q indo em FORÇAR PARADA eles param de serem exibidos no menu de apps, e param de comer a memoria.
Muda de rom e deixas de ter esse “LIXOware”
E se o fabricante e/ou operadora vêem que tens outra rom ou que tiras-te o “LIXOware” do sistema ficas sem garantia… Para mim o mais justo era os smartphones android serem obrigados a vir com root ou terem uma maneira oficial de o fazer sem perder a garantia, se uma pessoa compra um equipamento deve ser livre de instalar o sistema que quiser, claro que se brikar o telemóvel é justo que seja cobrada alguma coisa pelo fabricante desde que o preço não seja absurdo e que não se perca a garantia no fim.
O root não tira a garantia a nada, já foi dito isto muitas vezes. Podem fazer root a vontade que a garantia não se perde.
O golias17 disse tudo.
Não sei até que ponto é verdade o que vou dizer mas:
Só podem dizer que não tens garantia se mandares para lá com root nele, ou com jailbreak. Acho que a ideia é a mesma pos dois lados.
Se fizeres, desfizeres, sabem lá eles se tens, tiveste, ou vais ter 😀
Se ficas sem garantia existem processos muitos faceis de repor o firmware original com o counter a 0 e voltas a ter garantia.
Não é por aí.
Relativamente a noticia, só digo CyanogenMod no seu melhor . Simplesmente as melhores ROMS AOSP .
Um dos mais importantes programadores foi trabalhar para a samsung e não correu bem. Foi-se embora em pouco tempo.
Eu gostava era de uma versão light, com capacidade para ser usada em qualquer dispositivo.
Usem a ROM OMEGA v9 para S4 I9505 que é igual à de origem mas com montes de tweaks seleccionáveis e com opção de instalarem apenas o que querem de inicio e removendo o que não querem.
Ou seja, rom de origem com instalação custom e personalizada.