cSipSimple – Chamadas gratuitas VoIP da Meo no Android
Além da rede GSM, quem tiver um smartphone pode também efectuar chamadas via VoIP. Para isso basta que tenha um softphone instalado no dispositivo e também uma conta num serviço VoIP. Como já referimos, a Meo disponibiliza gratuitamente um número VoIP (caso seja cliente do serviço) e este pode ser usado num smartphone ou até num telefone tradicional.
Depois de ensinamos a configurar o serviço da MEO no LinPhone e Zoiper, hoje vamos aprender a configurar no cSipSimple.
O Pplware apresentou aqui, em 2011, o cSipSimple. Este softphone é um cliente SIP (Session Initiation Protocol – protocolo de sinalização para iniciar, gerir e terminar sessões multimédia em redes de dados) para a plataforma Android. Permite facilmente estabelecer/receber chamadas a partir de qualquer rede telefónica (rede fixa e rede móvel), bastando para isso ter uma conta VoIP configurada (dependendo do serviço).
Passados 4 anos, esta aplicações ganhou novas funcionalidades e está mais robusta.
Principais características
- Boa performance
- Integração com funcionalidades disponibilizadas pelo sistema operativo Android
- Integração com contactos do telefone
- Registo de chamadas
- Gravação de chamadas
- Interface baseada no tema 4.x Holo
- Simples de configurar, e possibilidade de configurar vários perfis
- Suporte para vários codecs (possibilidade de definir a prioridade dos codecs)
- Configuração assistida
- Suporte para temas
Como configurar o cSipSimple para o VoIP da MEO?
O cSipSimple oferece um assistente de configuração no entanto, este não tem todas as opções necessárias para configurar o serviço VoIP da Meo. Para tal, devem escolher Expert e depois Adicionar conta.
Já dentro do perfil a criar, devem indicar os seguintes dados
- Nome da conta: SAPO-PPLWARE
- ID da conta: NOME <sip:+35130xxxxxx@voip.sapo.pt:5060> (onde +35130xxxxxx é o número de telefone nómada atribuído pelo VoIP-Meo)
- Registo URI: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070
- Domínio: voip.sapo.pt
- Username (login): +35130xxxxxx
- Data (password): a vossa password
- Publicar activado: ACTIVAR
- Proxy URI: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070
E está feito. Para finalizarem voltem ao menu inicial do cSipSimple e verifiquem se a aplicação se consegue registar correctamente no serviço VoIP da Meo.
Homepage: csipsimple
Este artigo tem mais de um ano
É a app que uso e recomendo. 5*
Simples e rápida.
Já uso esta app à mais de 1 ano e de todas as que experimentei esta é sem duvida a mais simples e estável que já usei.
+1
+1
Há algum cliente voip que funcione com os dados da conta Zon/Nos phone em WP8.1?
Linphone e Zoiper existem para WP8.1
Pois, eu sei…problema é encontrar as configs da conta voip da Zon/NOS. A configuração no cliente próprio deles é muito simples (em Android ou iOS), mas quando é um cliente externo (com tem que ser em WP8.1) tem que se inscrever o “domínio”, “username”,”caller ID”,”password” e aí não consigo encontrar as configs certas para a Zon/NOS.
Agradeço a ajuda!
A NOS tem a app para Android ZON/NOS Phone, mas só funciona em redes Nos ou FonZon
Olá. Já não é assim… Agora já suporta via GSM. Instalem a última versão. Eu já tenho e funciona.
Abraço
Não é bem assim… Antes essa app na versão Android apenas funcionava por Wifi, e não havia a limitação do fornecedor de internet. Quer em Portugal (usei em meo, vodafone) ou no estranjeiro (vários oeradores e inclusive em areas de serviço) era possivél usar a app por Wifi e até fora da comunidade FON.
Actualmente é possivel usar essa app quer através de wifi ou 3G/4G, seja qual for o operador. Habitualmente uso-a na rede 3G da Vodafone sem qualquer problema.
Há forma de configurar um cliente VOIP que utilize a numeração regular (2xx xxx xxx). Para clientes fibra, onde o sistema é VOIP, calculo que dê para configurar de uma forma que me é marciana. Qual o objectivo? Usar um cliente VOIP para fazer e receber chamadas no PC, mas pela numeração do fixo.
configuras uma estação voip em casa ( elastix ) e mandas sair pelo numero fixo ( requer placa de telefone )
fazes tambem o inverso todos os toques naquele numero toca na extensao que quiseres
Eu sou cliente MEO/SAPO serviço internet ADSL e no meu telemóvel quando instalei o cSipSimple apenas seleccionei a pré-configuração SAPO e fiz o respectivo login e ficou tudo a funcionar sem mais delongas!
Não foi necessário recorrer ao Expert.
Boas, diga-me uma coisa eu visto ser cliente meo tenho direito a isso certo?
E a usar esse programa as chamadas não serão pagas? poderei ligar para qualquer pessoa?
Obrigado
Link para o preçário voIP da MEO:
https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-VoIP-Nomada.pdf
Boa noite.
Gostaria de saber se é possível usar 2 numeros voip em 2 telemoveis diferentes na mesma rede wifi.
Obrigado
Boas Ricardo,
É possível sim sem nenhum problema.
Poderá até usar mais que dois se estiver disposto a pagar mensalidade dos que são acima de 2.
Eu instalei a App no meu telemóvel sem problemas, e criei o número na área de cliente do meo. Entretanto instalei o cSIP no meu tablet, e ele já tinha a conta meo que eu tinha adicionado no telemóvel, mas não consegue registar, e quando tento com o tablet, o telemóvel tb fica sem conseguir registar por um tempo. Se esperar um pouco o telemóvel volta a conseguir registar, mas o tablet nunca consegue…
Isto é da App, ou será da meo?
Boas Tiago,
Eu descobri uma configuração de conta diferente muito simples e que funciona lindamente.
Então vou explicar, na configuração adicionar conta basta selecionar “Sapo” e em seguida inserir o Numero de telefone, “Exemplo +351302******”
No campo abaixo meter a password e salvar em baixo, é só isto e a conta regista-se de imediato, desde que o dispositivo em causa tenha rede disponível ao alcance como é óbvio.
Esta configuração foi a que fiz para mim e está cinco estrelas, outros poderão seguir o exemplo.
Há alguma vantagem em usar esta app em vez do cliente SIP que já vem no android? Melhor performance/qualidade da chamada, por exemplo?
ola,
fiquei surpreso por constatar que num telefone SIP [ yealink t26 ] o número VOIP da meo 302XXXXXXX não dá para configurar. O mesmo só funciona com um modem meo. Sabiam ??
Não é verdade… Eu já usei o meu número num TP-Link e correu tudo bem! 🙂
Qual é a configuração que usaste? Eu estou a tentar usar um T22, mas dá sempre erro de registo… podes ajudar?