Como proteger a sua vista ao usar o Android com pouca luz
A utilização dos dispositivos móveis está a criar novos hábitos que até há pouco tempo não existiam. Para além de os usarmos o dia todo passamos a tê-los também acessíveis a qualquer momento, mesmo na cama ou nos momentos em que devíamos estar a descansar.
Ao termos estes estímulos disponíveis em situações que muitas vezes são de pouca luz acabamos por cansar de forma desnecessária os nossos olhos.
Tudo fica agora mais facilitado e protegido com a utilização do Twilight, uma aplicação que gere a luminosidade do Android.
O Twilight pode ser usado em qualquer situação, tendo como única missão proteger ao máximo a vista dos utilizadores e também reduzir a quantidade de estímulos que estão presentes.
Esta aplicação funciona de forma similar a outras que existem no Windows e que controlam a quantidade de luz que os ecrãs emitem e também colocando filtros de cor nesses mesmos ecrãs.
A utilização do Twilight é automática, sendo ajustada à quantidade de luz presente e tendo também em conta alguns outros factores como o nascer e por do sol, que condicionam a quantidade de luz disponível.
Claro que a qualquer momento o utilizador pode activar o Twilight e assim garantir que a protecção que oferece está presente e activa.
Também da mesma forma pode o utilizador a qualquer momento desligar o Twilight e assim ter acesso a todo o brilho do ecrã, conseguindo uma melhor leitura e uma total visibilidade.
O Twilight permite a criação de perfis que permitem ser chamados a qualquer altura e que têm a capacidade de permitir ajustes às configurações distintos e personalizados.
A aplicação destes filtros vermelho consegue retirar o brilho do ecrã dos dispositivos Android e assim garantir aos utilizadores a melhor luminosidade quer para ler quer para usar os equipamentos, ao mesmo tempo que garante que os estímulos estão reduzidos ao mínimo e que a luz emitida não causa cansaço aos olhos dos utilizadores.
A sua aplicação é feita de forma gradual ao longo do tempo, sendo cada vez mais forte, até que o dia começa a ter mais luz e por isso será removida. Nesses períodos o Twilight simplesmente não tem qualquer intervenção e a luz total dos ecrãs é apresentada.
Os criadores do Twilight não se limitaram a aplicar estes filtros e estas alterações e luminosidade e basearam-se em estudos bem conhecidos e que comprovam a vantagem da utilização destes filtros e técnicas.
Agora já sabe como pode proteger os seus olhos em situação de pouca luz ou sempre que quiser que os seus filhos ou até mesmo o leitor tenha acesso a menos estímulos e consequentemente um sono mais rápido e mais descansado.
O Twilight é gratuito e muito simples de configurar. Sempre que quiser alterar esses parâmetros pode fazê-lo em tempo real e assim ajustá-lo para as suas necessidades.
Instale o Twilight e teste as suas vantagens e os seus benefícios. De certeza que os vai notar quase de imediato, não apenas no cansaço dos seus olhos mas também na hora de dormir.
Este artigo tem mais de um ano
Uso em Windows/Linux (f.lux) e Android (Twilight).
Primeiro estranha-se, depois entranha-se 🙂
+1…faço a mesma coisa aqui.
E no iphone/Ios uso o f.lux (via cidia) também 🙂
Num smartphone com sensor de luminosidade, que já tem a funcionalidade de regular a luz do ecrã, há alguma vantagem em usar o twilight ?
Possivelmente conseguirás reduzir ainda mais o brilho.
Pelo menos eu uso uma app no xposed que faz isto, é como ter uma camada preta em cima da imagem para reduzir (ainda mais) o brilho.
Sreen filter, mas obviamente para usar o xposed é necessário ter accesso root no aparelho.
*Screen
Mas isto faz o ecra um pouco vermelho ou so faz o que o sensor ja faz? que reduz a luminosidade! Nada disto para WP?
Uso o Flux no windows e já usei o twilight no android.
Acabei por optar pelo modulo “screen filter” do xposed. Penso que os 2 têm finalidades distintas: no twilight, sem tweaks de configurações, o ecrã ganha outra tonalidade e no screen filter serve mais para reduzir ao máximo a luminosidade até ao ponto do ecrã ficar todo preto se assim o pretendermos.
Gostava do twilight por aplicar o filtro gradualmente no periodo espaço tempo estipulado, mas o screen filter fica na barra notificações podendo controlar a luminosidade como bem entendermos
Excelente artigo!
O título é muito bom ou muito mau, ou só nos Androids é possível proteger a vista com pouca luz ou só os Androids fazem mal à vista.
Na play store tem um monte de apps do genero basta pesquisar night Mode
E para iOS?
É a minha dúvida também.
E um filtro físico, algo que de facto eliminasse a luz azul, alguém conhece/recomenda?
App obrigatória para mim!