PplWare Mobile

Como arrefecer o Android e poupar bateria ao mesmo tempo?


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Tiag0 says:

    o iphone ja tem a tecnologia iCooling que mantem o tlm sempre fresco ao contrario dos androids que sobreaquecem ao ponto de quase fritar a mao

    • scalare says:

      quem diz na mão diz alguns miolos, nao achas ? isso hoje esta mesmo com este frio , bue quente

    • sómaisum says:

      Mas…. tipo…. epa….

      Nem sei se me riu ou choro. iPhone não tem tecnologia nenhuma iCooling. E tenho um 4s que uso como telefone pessoal (da empresa é um Sansungas S3, i9300), logo não saltes da cadeira com “fanboyzismos”. Se achas que tem isso, és um nabo. Se é pa meter achas na fogueira, és um nabo na mesma 🙂

      Agora, se, de uma maneira muito estranha, e grande metáfora, queres dizer que faz uma gestão da bateria bem superior, e aquece menos em situações normais, ai sim dizes coisas com jeito. Bateria com quase metade da capacidade dos “concorrentes” e a mesma autonomia. O dissipar melhor calor, talvez seja por ser vidro/aluminio que este dissipa melhor que a maior parte dos plásticos na maior parte dos android (ATENÇAO, UTILIZEI A EXPRESSAO MAIOR PARTE! Prendam ai os cães).

      iCooling…. /facepalm

    • Kabindas says:

      “fritar a mão” ?? E que tal gurosan pra curar a ressaca da passagem de ano ?

    • helcap06 says:

      O iPhone, mesmo com muita nano tecnologia, não é mais do que um mero computador, mas não possui um sistema de arrefecimento “iCooling” como os existente nos PCs. Por isso é normal que aqueça em alguns casos. Nestes casos em que um iphone aquece é mais uma iFeature que um defeito.

    • rjSampaio says:

      google
      “iphone overheating” 2 820 000 resultados
      “android overheating” 1 470 000 resultados

      Bing
      “iphone overheating” 2 160 000 resultados
      “android overheating” 1 980 000 resultados

      also, “iCooling”, onde viste isso? so vieste criar confusão certo?

      • Rui C says:

        Quando existe algo com a Apple o hype é sempre superior, não quer dizer que existam mais casos. Mas os haters andam sempre a comentar, tal é a frustação de não ter.
        A inveja é uma coisa tão feia.

      • Nunes says:

        Não consegues comparar por aí!
        O metal é um excelente condutor de calor, por isso é mais do que natural que a estrutura metálica dum iPhone aqueça, mas é tb exactamente por isso que é mais complicado de ocorrer sobreaquecimento no iPhone do que num telemóvel de plástico.
        Há benchmarks que demonstram bem a problemática da temperatura nestes aparelhos, pelo efeito de degradação de performance ao longo do tempo com funcionamento contínuo. Os iPhones são os que sofrem menos degradação de performance e com melhor performance ao longo do teste!

        • João Silva says:

          … … «O metal é um excelente condutor de calor, por isso é mais do que natural que a estrutura metálica dum iPhone aqueça»… …

          E eu que pensava que o metal era um excelente DISSIPADOR de calor… Vou já trocar os meus coolers Zalmann (CNPS9900A LED (730 g); CNPS7000C-Cu LED (750 g); CNPS9700 LED (764 g) ou o FS-C77 Ultimate Fatal1ty (918 g) por outros de plástico…

          • Nunes says:

            :S
            boa dissipação de calor advém da boa condução de calor do metal somado a uma grande área de contacto com o ar ou outro fluído capaz de receber a energia térmica. Procura pela informação!

          • rmcrys says:

            João Silva, ele tem razão. O metal é um bom CONDUTOR de calor, daí que CONDUZ o calor dos chips para a estrutura metálica E SE essa estrutura de metal tiver boa ventilação E ÁREA (daí os dissipadores terem “dentes”), o calor é conduzido dos chips-metal-ar.

            O pplware devia pagar-me por cultivar o pessoal 🙂

        • Pll says:

          tens noçao do cpu que esta dentro de um iphone e dos cpus que estão nos androids topo de gama? Dual core a 1.3 vs quad core 2.3 – 2.7 nao queiras comparar sff os snapdragon low end também aquecem quase nada.

        • Ramed Ahcor says:

          … E OS TELEMÓVEIS “iPHONE”” NÃO SÃO DE PLÁSTICO?…
          Credo, querem, ver que são de metal?
          Nunca tive uma coisa dessas, pois nada se compara aos modelos de topo da gama “GALAXY S” da Samsung.
          Mas depois de ler este comentário, então é que eu NUNCA seria capaz de comprar ou de usar!
          Porque os “fanboys da maçã mentem descaradamente para defenderem aquela coisa que ficou muito para trás dos Samsung Galaxy S e do SO Android.

          Claro que TODOS os smartphones são à base de plástico!
          Evidentemente que não é um plástico qualquer. Depois, usam metal e vidro, para terem um acabamento moderno , eficaz e seguro.
          Agora, iPhones em metal?
          Deviam pesar um quilo e entravam em combustão!

      • Diogo says:

        Comparar um smartphone com um SO é capaz de aparecer menos resultados provavelmente :p

        Se procurares por smartphones específicos que utilizem android se calhar apareçam mais resultados… just saying.

    • Luis says:

      tretas! tu nunca usas-te um android com certeza

    • Pedr0 says:

      Não queres tomar um kompensan? O kompensan não precisa de ser tomado com água. (alguns vão perceber graças ao “último a sair”)

    • João Terra says:

      No inverno é bem bom que aqueçam as mãos, dá muito geito 😀

    • ordep says:

      Malta, n feedem o troll x)

    • JFMoreira says:

      Eu devo ter sido o único a ver uma certa ironia no comentário sobre o iCooling…

    • Francisco says:

      Tu é que precisas de 1 iCooling no cérebro para arrefecer essa barbaridade.

    • olá says:

      Uso Android há mais de 3 anos e nunca fiquei com as mãos “fritas”. Generalizar é sempre bonito… 😉

    • raz0r says:

      Don’t feed the trolls pessoal. Essa de trolar com o Icooling já é velha…

  2. Ricardo says:

    Não preciso desta app….”tenho one plus one”

  3. John says:

    Conclusão, mais uma app para gestão de serviços e aplicações.

  4. rjSampaio says:

    É só mais um dos “task killers”, com a excepção que mostra a temperatura, e em 90% dos equipamentos mostra a da bateria e não do CPU.

    • Nuno Alves says:

      Eu tenho um S3 LTE (I9305) e tenho tido problemas ao nivel de consumo da bateria, ao ponto de, em alguns dias de utilização mais intensa, ter de carregar a bateria 2xs no mm dia. Já uso androids há algum tempo e sempre tenho lido que a unica coisa que estes task killers fazem é atrofiar o próprio SO que, supostamente, faria esta gestão de memória de forma automática.

      Ora… afinal em q é q ficamos?

  5. LDiogo says:

    Também tenho o One+ e nunca aqueceu nada de especial, a única coisa que lhe faço, mais por prevenção, é retirar da flipcase enquanto carrega…

  6. Rui Oliveira says:

    O Clean Master também tem uma opção de arrefecimento do Android. Recomendo porque é de longe a ferramenta mais intuitiva e ao mesmo tempo completa que testei:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cleanmaster.mguard&hl=en

  7. nulldev says:

    Começa bem….para arrefecer…

    Esta aplicação tem acesso a:
    Localização
    Utiliza a localização do dispositivo
    Fotografias/multimédia/ficheiros
    Utiliza uma ou mais das seguintes opções: ficheiros no dispositivo como imagens, vídeos ou áudio, o armazenamento externo do dispositivo
    Câmara
    Utiliza a(s) câmara(s) do dispositivo
    Informações de ligação Wi-Fi
    Permite à aplicação ver informações acerca de redes Wi-Fi, como, por exemplo, se o Wi-Fi está ativado e os nomes dos dispositivos Wi-Fi ligados

  8. rmcrys says:

    Solução para sobreaquecimento:
    1) comprar um telemóvel bom
    2) comprar um telemóvel com 2 ou 3 GB RAM para que não necessite estar constantemente a usar o cpu a libertar RAM para dar espaço às novas apps
    3) quanto mais potente o SoC e de nova geração, menos ciclos são necessários para fazer o mesmo, logo mais “fresco”

    Ou seja, há que evitar iOS e Android com menos 2 GB; WP com menos de 1 GB. Alguém com um iPhone para assar umas salsichas?

    • Tiag0 says:

      iphone com menos de 2gb?? O iphone com 1gb de ram tem melhor performance que androids de 3…basta ver o iphone plus a dar uma tareia no note 4

    • Nunes says:

      Essa deve ser para rir! Libertação de memória tem muito pouco impacto no consumo ou aquecimento. Bem mais impacto no consumo tem incorporar mais módulos de memória RAM já que estão permanentemente a consumir.

      • rmcrys says:

        Nunes, essa é de rir. Deves julgar que o Android funciona como o iOS com uma app de cada vez e com um UI todo espartano com aspecto de há uma decada atrás.

        O Android como SO multitarefa, com imensos controladores devido a suportar vários protocolos, OTG, comandos, hdmi, standards, etc., um UI com imensos widget “live” e personalizacöes…necessita de muito mais RAM e “cores”. É idiota comparar um Saxo Cup vs BMW serie 4 e dizer que o Saxo é melhor porque precisa menos espaco e dum motor mais pequeno.

        Adiante: se assim é e necessita mais RAM, é como um PC com pouca RAM e o sistema de ram virtual desligado, além de demorar mais porque o sistema lento (SSD/HDD vs RAM) está sempre a ser acedido. Se trocas de app e näo cabe na RAM, o processo de terminar a app velha e ler a nova custa MUITOS MUITOS MUITOS ciclos de cpu e leitura ssd/hdd, e no final……………….tempo, energia e…….calor.

        • Nunes says:

          :S santa confusão que tu fazes… deves estar à espera de ser canonizado com tanta confusão!
          Nada do que estás para aí a dizer leva a sobreaquecimento. Performance é uma coisa, consumo é outra, as duas relacionam-se de forma complexa, a melhoria num não implica a melhoria noutro ou o oposto, sendo que ambos são o resultado duma gestão de compromissos em diferentes áreas.
          Era mais o que faltava a mera leitura periódica de e para memória RAM ter um impacto significativo no aquecimento e consumo face à actividade do CPU e outros componentes em equipamentos como estes. Quanto aos alguns ciclos de CPU, queres comparar isso com o aumento no consumo permanente de energia por causa de mais módulos de memória RAM!!!? Ou será que te esqueceste que a RAM precisa de energia para manter os dados?
          E se tu próprio dizes que um sistema gasta muito mais memória do que outro então como é que pões os dois no mesmo saco quanto à questão de memória que levantas?

          “O Android como SO multitarefa, com imensos controladores devido a suportar vários protocolos, OTG, comandos, hdmi, standards, etc., um UI com imensos widget “live” e personalizacöes…necessita de muito mais RAM e “cores””
          lol!
          deves achar que o iOS não é multitarefa e não tem imensos processos a correr em permanência, ou que não suporta vários protocolos, etc, etc! Se para coisas tão básicas são precisos muitos “cores” no Android, então alguma coisa vai mal “no Reino da Dinamarca”!

    • SSaraiva says:

      3) quanto mais potente o SoC e de nova geração, menos ciclos são necessários para fazer o mesmo, logo mais “fresco”

      explica lá o que queres dizer com mais potente. porque normalmente para ser mais “potente” (entendo eu que queres dizer maior frequência de relógio) é preciso mais energia. então se precisas de mais energia, inevitavelmente isso leva a maior aquecimento.

      • Daniel says:

        Mais rápidamente termina uma tarefa e volta a frequencias mais baixas. O potencial de consumir energia é maior mas depende das tarefas pode poupar energia. Há demasiadas variaveis para isto se aplicar sempre. (Eficiencia do chip, tipo de tarefas, etc..) Mas é valido em geral.

  9. nmjhj says:

    o meu G3 deve ser mesmo especial XD nunca o senti morno quanto mais quente XD

  10. Miguel Neto says:

    Excelente

  11. David says:

    NOTE 4
    algum aquecimento mas não me queixo disso…
    Qeixo-me do TW, da tecla retroceder não funcionar bem, alguns brakes, algumas apps que simplesmente fecham, e ter de reiniciar o equipamento de vez enquanto… De resto o Android se parasse no tempo e olhasse ao sistema e melhorasse o que já é de certa forma bom tinha muito a ganhar… Mas depois as marcas não acompanham e dá nisto…
    WP super fluido e menos problemático… Mas de longe…
    iOS idem, mas muito mais limitado tal como o WP…
    Há fãs e fãs…contudo tenho usado maioritariamente Android mas o equipamento que mais me durou na mão foi um iPhone…

    • rmcrys says:

      David, com esses problemas deves ter um Note 4 de brincar, ou um Note 4 chinês lol

      Uso diariamente o Note 4 com 2 apps lado a lado, remote desktop, jogos novos 3D, documentos office com dezenas de fotos, e se há coisa que o Note 4 não tem é aquecimento, nem lag, nem o TW do Note 4 (e 3) causa qualquer solavanco.

      Tens é um WP e não tens carcanhol para um note 4, mas não faz mal, não vais mal servido

      • David says:

        @rmcrys
        Não se fala do que não se sabe! e as vezes, boca fechada não entra mosquito!
        Contudo nao venho para cá fazer comentários estúpidos, nem criticar quem tem ou não posses!
        Utilizador, de todos os modelos Nexus, desde os modelos Samsung S1,S2, S3, S4, S5, Note 1, Note 2, Note 3, Note 4, Xperia Z1, iPhone 4s, 5, 5S, 6 Plus (1 semana), WP 930, LG G3.
        Actualmente uso o Note 4! Acredites ou não não me aquece nem me arrefece…se queres ajudar, óptimo, se não queres, escusas de cá vir comentar…Atenção que não quero dizer que já tive mtos equipamentos, mas apenas para calar quem desde o início já o devia ter feito!

        Quanto ao teu comentário, ou à parte útil do mesmo, no meu Note 3 não tocava o alarme quando lhe apetecia, e pior que isso chegou a ser substituída a board do equipamento!
        No meu Note 4, tenho a tenha touch da direita (return touch key) que não tanta sensibilidade que a tenha touch esquerda, sendo opor vezes necessário insistir para que funcione! Ainda não fui enviado para reparação mas será em breve…

        A LER http://www.digitaltrends.com/mobile/galaxy-note-4-problems/

        Aquecimento, pouco ou quase nenhum, e como disse no meu comentário é algo que não dou mta importância, sendo que no LG G3 era algo que notava imenso!

        LAG, existe, ou existe para quem quer ver…so não admite quem não quer…se há mais ou menos LAG, é uma coisa, a questão é que TEM…onde noto pouco ou quase nenhum LAG é nos HTC M7 e M8…apenas mexi experimentalmente…o TW tem lag, independentemente de ter 3 ou 50GB RAM, é facto, e conhecido por todos…a Samsung tem de fazer algo melhor, e que não consuma demasiados recursos do equipamento…mas ai está, eu gosto do TW por algumas das funções que o próprio disponibiliza, mas mesmo assim por vezes é stressante…
        Quando adquiri o equipamento, tb tive a sensação de que era fluido, e fiquei impressionado, mas é algo com o tempo vais verificando que acontece…
        A google tb tem culpa no problema…mas isso é um assunto mais complicadíssimo…

        Quando a ser o meu ultimo Samsung/ Android? é provável…dado que após vários actualizações o sistema continua com os mesmos problemas que quase sempre tiveram…mas admito que é o mais versátil, o mais “completo”, o que tem talvez todas ou quase todas as ferramentas para N profissões, e formas de instalar, e manuseabilidade com ficheiros etc etc…por vezes prefiro os tempos do meu Nokia 6310i…mta bateria, rede, e funcionava…e não dizia…”unfortunately application has stopped” com frequência…

        E vou já na versão “N910FXXU1ANK5” no meu Note 4

        • rmcrys says:

          epa, näo me leves a mal mas deves:
          1) comprar telemoveis defeituosos ou
          2) meter rom alternativas problemáticas e
          3) ter feito root e inventado com kernel, etc

          Eu tenho em casa um Note 3 “snapdragon” desde o lancamento com tudo de origem e updates ota quando,aparecia o aviso. ZERO problemas ou lag em modo economico. ZERO significa ZERO. Nem apps crashar, nem fechar por falta (lol) de ram, 4 alarmes diários e em 1 ano e pouco nunca falhou. Passei o Note 3 à cachopa que näo liga bolha a updates, etc e queixa-se agora que é o melhor e perfeito telemovel da vida dela. Nem sequer sabe fechar apps, nem o que é matar uma app…e usa 50 apps sociais, chat, facebook ao mesmo tempo.

          Eu tenho o Note 4 “exynos” nas mesmas condicöes. E aquecimento zero E isto com um smartwatch lg g sempre cpnectado E com 4G LTE ligado.

          Queres ver que tenho versöes especiais?

        • David says:

          @rmcrys
          Não levo a mal comentário construtivos e que possam eventualmente ajudar, não gosto é de comentários que vêm destruir, ou criticar de uma forma absurda uma pessoa, sem que para isso sejam no mínimo conhecidos, dai achar uma falta de respeito…e este assunto é encerrado aqui!

          Quanto aos pontos…
          1) compro da mesma forma que todos ou a maioria, direi-me a uma loja e comprei e por acaso tenho ido a lojas diferente…
          2) No note 3, conheço muito poucas pessoas que o tenho, isto no meu circulo de amigos, contudo os poucos que têm, tiveram problemas diferente…engraçado foi no dia após o ter vendido, ter acontecido exactamente o mesmo a pessoa que o recebeu…exactamente no dia seguinte…
          2.1) nao faço rooting aos meus equipamentos, porque simplesmente acho que não devo, ou porque não tenho necessidade!
          2.2)ROM originais, e a que possuo no Note 4, é original, disponibilizada pelo SamMobile.com, e é a ultima versão para o meu modelo, nomeadamente o SM-N910F (modelo com Snaodragon sendo que no Note 3 tb)

          Seria muito mau se todos os modelos tivessem os mesmos problemas, sendo que alguns aparecem outros problemas…um amigo, tem o Note 4 e tem bastante LAG na tecla touch do lado esquerdo…quando pressiona demora a executar a tarefa…

          Como disse, aquecimento, é algo que não noto nada de especial, mas aquece qq coisa, mas comparado com o LG G3, é de longe muito pior que no Note 4…Contudo a Samsung poderia ter feito mais e melhor, pois tem capacidade para isso se quiser claro…
          O TW poderia estar muito melhor e mito mais refinado…a Samsung pode…mas não quer e está a ser casmurra em não o fazer melhor…a HTC faz melhor…e é de longe uma empresa com menores recursos, etc etc etc…Contudo tb gosto de algumas coisas do TW…

          Contudo já cansa, foram N os Samsungs, nem um ano e trocava pq ficavam lentos, ROMs(originais) que so davam chatices, LAG que era umas vergonha para os equipamentos e custo do equipamento, e vejo N pessoas, ligadas a N profissões com iPhones, BB e WP felizes e contentes…contudo, Android é versátil e pode-se adaptar a N coisa, mas…já tem tempo para que a Google tenha um sistema mais estável, mais fluido…melhor…Java consome muito recurso…

          Nao sei o que é, mas que tenho tido problemas, tenho…e não sou o único…o equipamento é bom, o sistema podia ser melhor…mas é o que tenho actualmente…e tenho que gramar estes bugs da treta…que não fazem sentido…

        • Filipe says:

          Confirmo, o meu também tem lag e bastante.

        • David says:

          @Filipe
          Começava a ver que era só o meu…
          Espero que corrijam muita coisa no proximo update…mas que corrijam mesmo… Não é para um Note! com o tempo de mercado da Samsung, do Android, e do TW…podiam fazer melhor…

          Mas continuamos a comprar Samsung…para eles o lucro chega…veremos se começam a se mexer com as quebras que têm tido…veremos…
          Eu penso que será o meu ultimo Samsung…e quem sabe Android…

  12. RuiB says:

    A única forma que a aplicação tem para regular a temperatura é através do controlo da potencia eléctrica consumida pelo dispositivo. E um equipamento informático requer mais potencia quando precisa de mais capacidade de processamento, dai o aumento da temperatura com jogos ou vídeos. Ora isto implica que a capacidade de processamento fica limitada o que poderá a até certo ponto conseguido pela inibição de tarefas não prioritárias, mas não há milagres.

  13. KitKat says:

    Atualmente, o Greenify é o melhor, ponto final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.