Dica: Como bloquear o seu smartphone Android caso o perca
Com a utilização que damos aos nossos smartphones, concentrando neles toda a nossa informação e dados, é um problema sério se os perdermos, principalmente por razões de segurança.
O Android tem esta situação prevista e dá apoio aos utilizadores. Uma das mais básicas medidas que podem ser tomadas é o bloqueio remoto, algo que pode ser feito num browser e em poucos minutos. Vamos ver como podem proteger-se.
Graças às ferramentas que tem, o Android permite que seja feito um controlo remoto do sistema e do próprio dispositivo. Recorrendo à ferramenta Localizar o telemóvel este é um processo rápido e direto.
Aceder às definições do smartphone no Android na Google
O primeiro passo que devem realizar é aceder ao serviço Localizar o telemóvel, no endereço myaccount.google.com/find-your-phone.
Aqui devem escolher o smartphone que querem bloquear remotamente. Vão ser mostrados os dispositivos que tiverem associados à vossa conta, quer atuais quer no passado.
Para passarem para o passo seguinte vão precisar de se autenticar com a conta que estiver configurada no smartphone, para que assim tenham acesso ao mesmo.
Após este passo vão ver uma lista de possíveis ações para agir no smartphone que perderam. A opção que procuram é Bloquear o seu telemóvel.
Como ativar o Bloqueio do smartphone no Android
Ao escolher essa opção precisam de definir alguns parâmetros importantes e que vão ser passados para o smartphone e para o ecrã deste.
Falamos de uma palavra-passe, que irá bloquear o equipamento se este não tiver um bloqueio ativo, uma mensagem a ser apresentada a quer encontrar o smartphone e um número de telefone para onde vai ser possível telefonar diretamente do ecrã de bloqueio.
Após definirem estes pontos, tudo está pronto para ativar o bloqueio do smartphone. Só precisam de carregar no botão Bloquear para que esta ação seja passada para o smartphone.
O ecrã do smartphone Android durante o bloqueio
Do lado do Android, e depois de ativado o bloqueio do smartphone, será mostrada uma mensagem bem explicita no ecrã. Irá mostrar a mensagem definida antes, que deverá dar informações para que o smartphone seja devolvido. Podem ainda fazer uma chamada para o número definido, diretamente do ecrã.
Caso quem encontre o smartphone Android queira contornar o bloqueio, terá à sua espera uma zona onde deve colocar a palavra-passe definida antes. Este será também a única forma de desbloquear o equipamento mesmo depois deste ser devolvido.
Este é um primeiro passo a seguir caso percam o vosso smartphone Android. Podem, e devem também, usar a localização GPS, acessível também no Localizar o telemóvel.
Este artigo tem mais de um ano
Uma questão: Caso perca o meu telemóvel e alguém lhe faça um hard reset, isto continua a ser possível?
Simplesmente, não.
Basta entrar em recovery …
Abc
Quando sincronizado com a conta Google com hardreset não consegues fazer nada, a não ser com software no computador, e ligar lá o telemóvel.
estão a fazer um tutorial com o wifi no tlm ligado? acham bem? enfim
e então seja com wifi seja com 4g é exactamente igual, ou a cabeça já não dá para mais…
pergunta as pessoas se quando saiem a rua deixem os dados e gps ligado no tlm. já vi em fóruns o pessoal a queixarem-se que não conseguem recuperar o tlm ou encontrar porque ele esta desligado. estas dicas só serve para usarmos dentro de casa. na tua só mesmo indo a policia e depois pedir a operadora bloquear o tlm por imei
na rua*
sim ??? Com os tarifarios hoje em dia nem precisas de desligar os dados moveis.
Se o fazes o problema já é teu.
Segundo ele as pessoas só utilizam os dados moveis quando estão em casa
Não conheço ninguém que desligue dados quando saem de casa.
Conheço sim é quem desligue os dados quando estao em casa ou quando se ligam a uma rede wifi.
Agora essa de só ter dados e GPS quando estao em casa, é para que? Utilizar GPS para ir do quarto para a sala e poupar dados da rede Wifi?
Ainda há muitos tesos, como eu, que não têm dinheiro para um tarifário com net móvel e que ligam os dados móveis só quando estão no desespero.
eu conheço pessoal que só liga os dados quando é necessário e depois desliga. -> EU!
hoje em dia com os tarifários que há toda gente usa os dados moveis sempre ligados, eu tenho os dados moveis ligados 24\7, só comuto para wifi quando necessito…
Não há milagres e sem uma conexão, seja por WiFi ou dados moveis não é possível fazer este tipo de interacção com o dispositivo, mas o problema é mais grave que isso.
Esta ferramenta é absolutamente inútil quando o telemóvel permite aceder as quick settings mesmo com ele bloqueado e permite aceder ao power menu.
(Sendo que também é possível remover o cartão cortando qualquer conexão por dados, problema que só irá ser resolvido quando evoluirmos para os Virtual SIM ou popularizarmos o sistema eSIM).
Seria interessante criar uma tecnologia de bloqueio automatico ao retirar o SIM do aparelho. Este sim, que carrega seus dados de contato, deverá ser desblouqeado toda vez que for colocado novamente a funcionar, não só no aparelho de origem, como em outro a que for instalado.
Agora seria util de facto colocar virtual SIM.
Uma pessoa foi com o meu telemóvel para casa o que eu faço?