App RADARES de Portugal lança versão melhorada para Android
Para os automobilistas que viajem regularmente, é possível que a app RADARES de Portugal já seja conhecida. Trata-se de uma app portuguesa cujo objetivo é fornecer toda a informação acerca dos Radares existentes nas estradas nacionais.
A aplicação lançou recentemente uma versão melhorada com várias novidades.
Se não conhece a app RADARES de Portugal, e até costuma andar muitas vezes na estrada, então veio ao sítio certo. Trata-se de uma app que permite a partilha de informação sobre os radares existentes nas estradas nacionais.
Uma vez que a app já é usada por uma quantidade significativa de utilizadores, é de esperar que seja submetida a constantes atualizações e melhorias.
Em fevereiro a app sofreu alguns melhoramentos, voltando a ser melhorada agora em março, altura em que foi lançada a versão 2.0.1.
Novidades na versão 2.0.1 da app RADARES de Portugal
- Melhoramento da Autonomia do Android
- Possibilidade de reposicionar os ícones da Partilha no Mapa e por Mensagem, pressionando os mesmos durante alguns segundos
- Receção de alertas em voz (TTS), ainda em fase de experimental (ver Definições da App)
- Interface atualizada para ligar-se à Comunidade automobilística (menu > Ligar-me)
- Interface atualizada de receção de mensagens de Radares no Mapa
- Manual atualizado (fazer download no menu item “Sobre a App”)
- Navegação porta a porta em paralelo com o Maps (deve consultar manual para saber mais)
Na atualização de fevereiro a app já havia sido dotada de outras funcionalidades novas e interessantes tais como um Mapa de Radares em tempo real, Fixos (pré-carregados) e Móveis, Modo de navegação, com avisos visuais e sonoros, Possibilidade de partilhar Radares localmente ou à distância e confirmar Radar após passagem pelo local, entre outros.
Pode instalar a app gratuitamente no seu Android, ou consultar os Radares na versão web, que lhe disponibiliza acesso à informação em tempo real, a partilha de Radares via mensagem e ainda a visualização do Mapa de Radares. Pode aceder à versão Web também através do iOS (sistema para o qual se prevê desenvolvimento de app) e Windows Mobile.
Homepage: RADARES de Portugal
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
MADE IN PORTUGAL
“Compre” o que é nosso! Use o que é nosso!
Sei que a intenção foi boa mas essa mentalidade é do século passado…
Compre o que é BOM e use o que é BOM, independentemente da sua origem…somos cidadãos do mundo!!!
Neste caso, o que é Nacional é Bom e continuamos a trabalhar para a melhorar. Cumprimentos.
Pequeno à parte, retirem a expressão “Caça à multa!” da descrição da app, fica-vos mui mal…
Obrigado pelo conselho. Temos de conseguir uma expressão que “caracterize” a prática de radares de velocidade escondidos, sem qualquer sinalização prévia, seja de zona de acidentes ou, mesmo, de controlo de velocidade.
Não e necessária uma descrição à CM julgo eu. Já agora, se cumprirmos o código da estrada não há problema em não estarem sinalizados (reparaste como não usei a expressão “escondidos”). Sejam profissionais, abraço.
Se é o criador da APP não lhe fica bem vanglorizar-se sobre a mesma…de qq forma, os meus parabéns pela concretização da ideia e vou testar concerteza. Cumprimentos
Não percebi essa observação, mas sou um dos programadores, sim. E não estou a vangloriar-me. Disse, apenas, que, neste caso, o que é nacional é bom. Também não percebo o porquê de tanta resistência em geral. Eu abro a RADARES de Portugal e abro apps semelhantes e nota-se logo a diferença, segundo o objetivo que têm este género de apps. Cumprimentos e bons testes. (Em caso de testes, apague os radares de seguida, de forma a manter-se apenas a informação real na App. Obrigado.)
Não percebeu?! Então desenvolve uma APP e vem dizer que a sua APP é que é boa? 🙂 Atenção que eu acho a ideia excelente se funcionar de forma colaborativa, como me parece que é o objetivo mas além de elogiar a sua própria APP, ainda deu ênfase ao comentário anterior que no fundo é o pensamento que mais prejudicaria os programadores portugueses…pois se todos países pensassem assim… continuação de bom trabalho e peço desculpa por trazer aqui um tema que nada tem a ver com o que está aqui em causa… cumprimentos
só acho engraçado, que não podemos ter no carro um aparelho que nos avisa dos radares na estrada, por ser ilegal …
mas podemos ter uma app que faz praticamente o mesmo
por mim na boa se não uso um, uso o outro… ou os dois 🙂
Como funciona o mapa, usa o mapa do Maps da Google? Eu tenho o mapa da Google offline, para não gastar muitos dados, isto vai usar o mesmo mapa?
Olá, Hugo! Descarregue o manual, através do item “sobre a App”, penso que explica melhor como funciona, pois tem imagens que ajudam a esclarecer. Mas pode user o Google Maps offline, em paralelo, sem problema. 🙂 os nossos mapas (da App) são Mapbox, que são mais flexíveis para programar e mais baratos. (sim, a partir de um certo número de utilizadores é-nos cobrada uma importância, mas nada de especial). Cumprimentos.
Hugo, esqueci de dizer que a melhor experiência com o Maps, é com o Android 8, no entanto com o Android 7, as indicações já se sobrepõem (e bem) na RADARES de Portugal. Nas versões anteriores do Android, apenas as indicações por voz, vindas do Maps, que está a correr em background. No fórum temos algumas imagens que poderão também ajudar. Cumprimentos.
As pessoas que criam e alimentam com informação este tipo de aplicações deviam parar para pensar um pouco.
Pensar que esta informação não é só usada por quem quer evitar multas, mas também por criminosos que querem evitar operações STOP.
E que se um dia têm o azar de lhe roubarem o carro, ou algo pior como um roubo ou um rapto, torna o trabalho da polícia de apanhar os criminosos quase impossível.
Para evitar ser multado, basta cumprir o código da estrada e circular em segurança.
Rui Sousa, a RADARES de Portugal é a única App do género que não permite a divulgação de Operações STOP! A equipa Radares de Portugal é contra a partilha dessas informações (Operações STOP, Balanças, etc.). Só e apenas Radares em Tempo Real, que costumam estar escondidos e nada previnem a sinistralidade rodoviária.
NOTA: Nesta última versão 2.0.1 existe a possibilidade de partilhar acidentes e trânsito, mas apenas no mapa!
Obrigado.
Obrigado.
O excesso de velocidade mapa. Mata quem a pratica, mata os outros automobilistas e mapa os peões. Hoje de tarde em Viseu morreram mais duas pessoas atropeladas com um carro que se despistou. Há umas semanas morreram outras duas à porta de minha casa, atropeladas com um condutor que se despistou por excesso de velocidade.
Se não houver radares ocultos, todos esses assassinos podem continuar a circular em excesso de velocidade, pois nunca vão ser apanhados, multados e perder a carta de condução.
Quem contribui com informação para aplicações destas, é cumplicie das mortes causadas pelo excesso de velocidade, por quem a pratica não ser punido.
Concordo em parte, mas, repare, maior parte das vezes as autoridades não intercetam o “criminoso”! E, já agora, também o informo que já presenciei Caça à Multa ridícula, onde o radar está escondido , no início de uma descida, depois de uma zona de acidentes e, mesmo assim, não havia ninguém a intercetar os “criminosos”! Por favor, de forma a não sairmos fora do contexto, ficamos por aqui. obrigado. NOTA: Já há muitos anos que me envolvo com o Radares de Portugal e, desde aí, que os meus comportamentos na estrada melhoraram consideravelmente. Se calhar não só aconteceu comigo. Para finalizar, se as autoridades (que muito respeito e quem me conhece sabe disso) realmente colocam o radar em zonas propícias a acidentes, então o Radares de Portugal é uma mais valia. Diria mesmo que até se completam. Obrigado.
Sr. Rui Sousa, o excesso de velocidade, ou presumindo tal, é muitas vezes a justificação mais à mão para todos..
A alta velocidade devidamente controlada não mata.. Senão, o que seria de todas as provas de automobilismo e motociclismo…
O que mata são as distrações, o facilitismo, quer de condutores, quer de peões, nas várias circunstâncias…
Não precisa alegar excesso velocidade quando, supondo, o condutor poderia ir distraído com telemóvel, por exemplo, perdendo noção de espaço e tempo, facilitando assim o descontrolo e consequente despiste causando as vítimas que comentou..
Muita da sinistralidade advém de incúria das pessoas.. Condutores e peões…
A Radares de Portugal apenas, e bem, faz parte do que as autoridades deveriam fazer: prevenção. E está, com 2 vertentes bem claras..
Já as autoridades, e com se constata pelos números divulgados, aumentaram o número de fiscalização e de radares nos últimos anos. Resultado: maior sinistralidade, mais feridos e mortos, etc..
Onde estão as verdadeiras fiscalizações? As OS, a presença mais constante e visível bem como ativa.. Isso sim, seria prevenção.
Chamar assassinos aos condutores em geral que, em determinadas circunstâncias até vai um pouco mais depressa eventualmente, na minha opinião é demasiado forte e agressivo. Para além de demonstrar alguma falta de informação e cultura.
Nem Haja a Radares, bem hajam as autoridades que realmente executam a árdua tarefa de prevenção.
PS- não incluo autoridades que apenas passam a multa e pretendem cobrar, persuadido a tal por vezes.. Isto quando mandam parar…
Na A1, entre outras, autuar a 126km /h previne o quê…?
Estavas a ir tão bem, eatragaste tudo no fim.
“Na A1, entre outras, autuar a 126km /h previne o quê…?”
Vejamos, para seres autoado a 126km/h com a margem de erro do radar (7km/h neste caso) e o erro do velocímetro (num carro fatela como o meu) 126+7+10 = 143.
Tinhas marcado no velocímetro 143km/h num local onde deverias andar a 120km/h…
Cyberon
Registo de 132km/h, deduziram 6km por margem de erro (q engloba erro de velocímetro e/ou de leitura do radar..) = auto/coima a 126km/h – foi isto que quis dizer, o valor efetivo e que dita o auto.
Exemplo prático, não meu mas em minha posse.
A diferença é que, e dito por quem o faz, autuar acima das 150km/h (entrando na infração grave), em 1h, são “caçados” +- 10 condutores.. (porque andamos sensibilizados para circular na ordem dos 140km/h, velocidade perefitamente controlável em autoestrada e já assumido publicamente pelas autoridades).
Como o controle e respetivas coimas estão abaixo da “prevenção” desse dia, há que baixar a tolerância..
Assim e na hora seguinte (existem registos..) são para cima de 100 os condutores apanhados nesta “prevenção”…
As diferenças:
na primeira hora, parando ou não o condutor, são autos de montante minimo de 120€ (x10 = 1.200€)
Na hora seguinte e sem mandar parar condutores pela infracção leve, com minimo de 60€ (x 100, pelo menos = 6.000€)
E para bom entendedor , meia palavra bastará
As estradas não são pistas! A alta velocidade qualquer distracção é a morte do artista, ou acha que é a mesma coisa parar em segurança uma viatura a 120 e a 200??
Não disse nada de errado, é verdade, mas fico com a impressão de que o sr Rui deve ter alguma ligação com as autoridades…
Mas não fique assim… O radar até pode lá estar sozinho e não vai mandar parar ninguém, logo, os criminosos de que fala não precisam de evitar o percurso.
Tudo dito.
Rui Sousa,
já venho tarde mas apoio a ideia.
vejamos, pagamos balúrdios em portagens e scuts para circular a 120?
Qo que pagamos acho que o limite devia ser de uns 150/h, é um roubo, ainda hoje vim para a sertã, pela nacional (fora de localidades passando pelo centre de umas vilas) demoro apenas mais 20 mins que pela autoestrada, são 15€ em portagens e scuts que poupo… Pagar 15e por uns 20 minutos?
o governo tá a gozar com a minha cara só pode…
…nem mais, no entanto operações é uma coisa e, radares é outra…
No meu OnePlus 5, não funciona com Google maps
Viva Tz! Não sei se é por ser OnePlus, mas foram testados alguns telemóveis e a partir do Android 7, todos funcionavam! Tenha atenção que as informações só aparecem sobre a RADARES de Portugal quando são emitidas notificações! Temos um vídeo no fórum a exemplificar isso mesmo. (como não sei se posso colocar aqui links, sugiro que vá ao item “Sobre a App” e clique sobre a palavra tópico, na descrição Manual / Suporte.
Em tempos usei os radares no meu gps tomtom e no meu nokia com o ndrive e era uma maravilha, sempre que me aproximava de uma zona de radar era avisado sonora e visualmente. No entanto quando mudei pra android, reparei que a aplicação apenas me dava uma lista de radares e não interagia directamente com o gps (google maps, meodrive…). Não sei se era por não ter os dados móveis activos ou se era mesmo assim. Nesta última versão, já é possível usar a aplicação mesmo offline, usando apenas o gps e receber os avisos em tempo real?
Olá David Nunes!
Sugiro que descarregue o “manual de utilização” através do Menu > Item “Sobre a App”. Tem lá (quase) tudo.
Obrigado!