Andy OS: O emulador de Android que está a instalar mineradores de criptomoedas
O problema da mineração de criptomoedas por malware tem estado a ganhar contornos cada vez maiores. Sem a autorização dos utilizadores, cada vez mais estes elementos estão presentes e a consumir recursos sem a autorização dos utilizadores.
Depois de o vermos surgir em vários locais, desde software a páginas web, surge agora uma nova fonte de problemas. O Andy OS, o conhecido emulador de Android está também a instalar em segredo um minerador de criptomoedas.
Os emuladores de Android são a forma mais usada para garantir que os utilizadores conseguem aceder a tudo o que o sistema operativo da Google oferece. Com uma simples app é possível ter acesso a todas as apps e jogos que queremos testar ou até manter acessíveis a qualquer momento.
Estes são apps que normalmente consomem muitos recursos e foi usando esta camuflagem que foi descoberto o malware instalado pelo Andy OS. Um utilizador detetou que o seu computador estava a consumir recursos anormais e associou isso ao Andy OS.
Procurando melhor, conseguiu detetar que era um processo de nome 'updater.exe'. Ao continuar a investigação, conseguiu perceber que este era instalado pelo Andy OS e que vinha diretamente dos seus servidores.
As primeiras declarações da Andy OS foram contraditórias e mostraram alguma confusão dentro da empresa. Um primeiro representante revelou que esta app usava blockchain e que, por isso, era detetado como malware. Um segundo representante reportou que este era um elemento externo e que seria trazido para o Andy OS pelo instalador.
Ao tentar obter esclarecimento da Andy OS, o utilizador acabou por ser ignorado, calado e até banido, não sendo levado em conta. Por essa razão optou por revelar o problema trazendo-o a público.
Até haver uma confirmação da origem do problema e a confirmação de que está resolvido, o ideal que não se use o Andy OS e que este seja removido caso esteja instalado. Existem muitas alternativas que podem, e devem, ser usadas por esta altura.
Os melhores emuladores Android para PC
Este artigo tem mais de um ano
eu ja experimentei virtualmente todos e fiquei decepcionado, ha uns tempos eram ligeiros, com as novas versoes num Atom X5 Z8550 4GB RAM dual channel onde corriam a Uma velocidade bem decent e num SP3 com i5 onde voavam, comecaram a ter publicidade e a passo de caracol. No Atom ficaram impossíveis, no i5 quase ao que era antes no atom. (Andy OS, Bluestacks, etc)
No final meti um Android Live por usb que era MUITO mais rapido mas tive problemas em fazer uma instalação fixa numa pen (e não quero fazer no SSD)
Não sei, qual o problema para instalar o Android Live por USB em modo persistente?
o tal emulador desta famosa lista criada pelo pplware
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/5-emuladores-android-usar-pc/
realmente!
@pplware, deviam editar esse post do top e tirá-lo de lá.
Nem toda a gente que faça uma pesquisa por top emuladores vai encontrar o post que avisa sobre o andy.
Eu bato na mesma tecla de sempre: há que aferir a proveniência e se ficar desconfortável é logo descartado! É chato ter de ir analisar? É! Deve-se virar a cara para o lado? Não! O único que poderia considerar en instalar seria o Chrome OS em virtualbox, mas, ainda não dá…
Instala em VMWARE, há tutoriais na net
já experimentei varias vezes este emulador e outros e são péssimos e consomem recursos que é uma coisa louca e não chegam aos calcanhares de uma versão nativa, por isso acabei por desistir de os usar…
quando preciso de fazer algo em android uso só mesmo num tablet ou smartphone, ao menos não falha…