Android Things 1.0 – Já foi lançado o sistema da Google para IoT
O mercado da Internet das Coisas (IoT) está em constante expansão e a Google não quer ficar para trás nesta corrida.
Depois de introduzir há algum tempo o seu sistema operativo para este tipo de dispositivos, apresentou ontem finalmente a versão final do seu sistema, o Android Things 1.0.
A Internet das Coisas (IoT) é algo cada vez mais em voga e que irá brevemente entrar na vida e casa das pessoas. Toda a tecnologia está a ser preparada e poderá começar a facilitar o seu dia a dia muito em breve.
Com vários produtos e plataformas já a serem desenvolvidas, a Google não pretende ficar para trás nesta corrida. Depois de anunciar o seu sistema operativo para IoT, apresentou agora, 18 meses depois, a versão final deste. O Android Things 1.0 foi apresentado no dia de ontem e está pronto para ser usado pelos developers.
Android Things - O sistema operativo da Google para IoT
Para quem não conhece, o Android Things é um sistema operativo baseado em Android que, graças ao seu SDK, irá facilitar a criação de dispositivos IoT, além de permitir a integração com o Google Assistant e o Google Cast.
Otimizado para consumir poucos recursos, este sistema será compatível com os módulos NXP i.MX8M, Qualcomm SDA212, Qualcomm SDA624 e MediaTek MT8516, e oferecerá suporte garantido por três anos. Serão ainda suportados o Raspberry Pi 3 Modelo B e a NXP i.MX7D, mas limitado apenas a protótipos.
Num compromisso de aumentar a segurança neste tipo de dispositivos, a Google garantiu o lançamento de atualizações de segurança e de estabilidade durante três anos.
Os primeiros dispositivos que irão suportar o Android Things e integrar com o Google Cast estão já em produção e irão chegar de marcas como a LG, a Lenovo e a JBL, prometendo marcar a sua posição neste mercado.
A Google anunciou assim a sua chegada oficial a uma área em que tardava em apresentar soluções e que terá um papel preponderante no futuro de muitas marcas.
Via: Android Things
Este artigo tem mais de um ano
Google I/O 2018, Na edição deste ano espera-se que sejam apresentadas novidades relativas ao Android P, IoT, AI e novos algoritmos de noticias.
Acompanha o evento em direto aqui: https://goo.gl/ThL1HH
3 anos de suporte é pouco. Se adquirir um frigorífico com este sistema tenho de o despachar ao fim de 3 anos para não ter problemas de segurança e privacidade?
Para mim o grande problema da internet das coisas é a segurança, e para isso as atualizações de segurança são fundamentais. 3 anos para muitos equipamentos é muito pouco.
Metes uma Firewall e acabou se os problemas de segurança!
Nunca!