Android Auto terá browsers e apps de vídeo “em breve” e mais apps chegam depois
A Google revelou que o Android Auto está prestes a receber mais aplicações. Aqui está incluído um browsers, apps de vídeo e mais. A gigante das pesquisas quer trazer um acesso mais amplo a aplicações meteorológicas e tudo será revelado em breve.
Android Auto terá browsers e apps de vídeo
O Android Auto sempre foi, por design, um pouco restritivo no que diz respeito aos tipos de apps que podem usar. Cada uma que surge requer aprovação e precisa de se enquadrar numa determinada categoria. Nos últimos anos, porém, a Google tem expandido os tipos de aplicações que podem ser usadas no ecrã do carro, e há outra onda de expansão a chegar.
Na I/O 2025, a Google revelou que o Android Auto vai ganhar duas novas categorias de aplicações “em breve”. Os browsers e as apps de vídeo estarão disponíveis para Android Auto no futuro próximo. A Google diz especificamente que as aplicações de vídeo no seu sistema terão especificações muito criteriosas.
Vão exigir que smartphone ligado ao carro tenha presente o Android 16. Além disso, só funcionará em “carros compatíveis”. É quase garantido que estas aplicações de vídeo no Android Auto vão exigir que o veículo onde estão a correr esteja parado ou estacionado.
Mais apps chegam depois, diz a Google
A Google acrescenta ainda que as aplicações de meteorologia “saíram da versão beta” no Android Auto e no Android Automotive. Os programadores podem agora publicar aplicações meteorológicas para qualquer plataforma sem aprovação adicional, desde que cumpram as diretrizes de qualidade definidas para o Android.
Em dezembro, a Google atualizou as suas diretrizes para programadores sobre aplicações meteorológicas para automóveis, levando alguns a acreditar que estas aplicações eram novidades. Na verdade, as aplicações meteorológicas estão disponíveis no Android Auto desde o início de 2023, mas apenas algumas foram aprovadas.
A partir de agora, as comportas estão oficialmente abertas, e pode esperar que muitas outras aplicações meteorológicas comecem a aparecer para os carros. É também uma forma da gigante das pesquisas trazer ainda mais opções a este seu sistema, que cada vez mais atrai os utilizadores, mantendo-os seguros.





















Isto é tudo muito bonito e tal, mas e…estarmos a guair e a ver a bola é um bocado engraçado quando começar a haver atropelamentos e tal. Ao menos as fugas serão menos? Porque cada vez há mais dispositivos que sabem onde estivemos, a que horas e tal…
Mais porcarias para distrair e haver mais acidentes.
+1
Há sempre, pelo menos, duas perspectivas sobre este tipo de discussões. Colocar um browser vai distrair mais e causar mais acidentes. O que fazer? O estado proíbe, vedando simplesmente o acesso às aplicações, limitando a liberdade privada dos indivíduos. Ou simplesmente insiste-se na formação e responsabilização dos condutores, de modo a que o uso seja o mais consciente possível. O gato anda de volta do aquário da sala. O que fazer. Confinar o gato no quarto, ou educar o gato através de condicionamento clássico? E sim, eu sei que há gatos que usam o cérebro nais que muitos condutores. Foi também isso que aqueles que exerceram o seu direito fizeram no domingo passado. Votem informadamente.
Acredito mais na primeira solução que na segunda, e não seria só em Portugal, não somos assim tão maus 🙂
Muito sinceramente, não me parece que os filandeses precisem bloqueio total para poderem cumprir integralmente as regras de condução.
Acho que faltava isso, mas com o carro parado em andamento devia de bloquear os videos.
Senão já estou a ver o pessoal a ver futebol e a conduzir.
Em andamento, qual o problema se for outra pessoa a ver o ecran?
E depois queixam-se do aumento de acidentes… já agora porque não uma máquina de café..?