O Android 9 Pie já está instalado em 75% dos smartphones da Google
Uma das ideias recorrentes do universo Android é a sua profusão de versões e a consequente fragmentação. Isto é uma verdade quando olhamos para este universo como um todo, mas aparentemente não o é quando nos focamos na restrita e limitada oferta da Google.
Segundo um dos responsáveis da Google, o Android 9 Pie, a mais recente verso do Android, está já a ser usada em 75% dos equipamento da marca, os Pixel.
A oferta da Google no campo dos smartphones é limitada e está neste momento focada apenas nos Pixel, com as suas 3 versões.
Estes são os equipamentos de eleição da marca e os que mais depressa estão a receber as novas versões do Android, sendo também usados para testar as versões de desenvolvimento.
Depois de se saber que a adesão dos iPhones ao iOS 12 atingiu já a meta dos 50%, e respondendo a um tweet onde a Google era questionada sobre a posição do Android, Rick Osterloh, o responsável máximo relativamente ao hardware da Google respondeu com um valor.
Pixel users upgrade to new Android releases very quickly; >75% of Pixel users are on the terrific Android Pie release, and more are updating every day. #madebygoogle https://t.co/LPej2BUtHX
— Rick Osterloh (@rosterloh) October 12, 2018
Segundo os dados de Rick Osterloh, a adesão dos Pixel ao Android 9 Pie é já de 75%. Importa notar que esta versão foi apresentada há já quase um mês.
Dos números apresentados pela Google ficam no ar 2 questões. A primeira, focada nos Pixel, um smartphone vocacionado para utilizadores mais especialistas, questiona porque este número ainda não atingiu os 100%.
O que leva um utilizador que deverá conhecer bem o sistema da Google a manter-se numa versão desatualizada?
A segunda, pertinente, foca-se na diferença de números de dispositivos que estão em comparação. O números de unidades vendidas do Pixel é muito inferior a todas as diferentes gerações do iPhone e, por isso, será justa a comparação?
Seria interessante ver estes valores refletidos no universo geral do Android, mas infelizmente a fragmentação é uma realidade que tão cedo não deverá conseguir ser ultrapassada.
Os números de adesão ao Android 9 Pie, na globalidade, ainda são residuais e, pela experiência em versões anteriores, demorará ainda muito tempo a que esta nova versão surja em destaque nas taxas de utilização do Android.
Este artigo tem mais de um ano
Não vendem em Portugal, nem vale a pena divulgar.
Mesmo que não vendessem, o teu argumento não faz qualquer sentido, no entanto estão à venda em Portugal.
Vai a loja da Google e depois diz algo…
Disseste que não vendem em Portugal. E eu disse que vendem em Portugal.
Se não era isso que querias dizer inicialmente já é outra história, no entanto, tal como disse, por essa ordem de ideias, tudo o que é externo ao território Português não seria noticiado no forum, o que é claramente falso.
+1
o rui só quer ser do contra
Em Portugal também nao se vendem iPhones, vai a uma Apple Store e depois diz algo…
por acaso vendem-se. É entrar na aplicação “apple Store” e fazer a compra. 😉
Não*
@just saying
Estou a falar em Apple Store – Loja fisica.
cascavel
Tenho teclado em EN nao consigo escrever a maioria dos acentos, mas obrigado.
Hugo, podes-me dizer onde consigo comprar em Portugal sff?
Obrigado!
Vamos ver quando é que o meu Mi A2 vai receber o Android Pie.
Espero que seja já em novembro!!
Pois, mas uma coisa é um sistema fechado, outra é um sistema aberto. É como comparar a adoção de Windows vs MacOS… Por isso a Google compara-se com a Apple usando o Pixel, que é o unico telemóvel que é fabricado pela mesma ‘marca’ do Android e portanto compete diretamente com atualizações na hora.
Mas como diz e bem o artigo, o nº de vendas de Pixel vs iPhone é enorme pelo que não é justo comparar a taxa de adoção.
De que adianta lançarem versões atrás de versões se nem um 2% dos dispositivos conseguem cobrir ? Seria preferível aprofundarem a qualidade em vez da quantidade e com isso cobrirem a grande parte dos equipamentos..
De que adianta lançarem versões atrás de versões se nem um 2% dos dispositivos conseguem cobrir ? Seria preferível aprofundarem a qualidade em vez da quantidade e com isso cobrirem a grande parte dos equipamentos..
“O números de unidades vendidas do Pixel é muito inferior a todas as diferentes gerações do iPhone e, por isso, será justa a comparação?”
Percentagem é sempre uma comparação justa
Matematica ficou na escola ?
Abc
Deve ter ficado, why?
Agora também fiquei curioso.
pelos vistos a tua matematica ficou
Pois, por certo 🙂
Em 2017 a Google veudeu às volta de 3 milhões de Pixel, o mesmo que a Apple numa semana.
Nem o Pixel é representativo do Android nem fazem sentido comparações entre uma semana e 52 semanas.
Nem o Pixel é representativo do Android nem o artigo é sobre Android, mas sim sobre Pixel.
Em relação às percentagem estás igualmente errado. O número de vendas não tem nada a ver com o assunto, quanto muito teria o tempo passado desde que ambas as actualizações foram disponibilizadas.
E quantos fabricantes de telemóveis Androids existem?
Eu tenho samsung talvez so para o ano……
No universo android nao chega nem a 1%…..ios 12 ja vai nos 80%. È a diferenca entre uma marca de qualidade e as outras rascas
É a diferença quando uma marca faz tudo desde hardware a software e que nao vende a ninguem e outra que disponibiliza o software para quem quiser usar, e como tal o teu hardware pode ser mais fraco que o meu e tens de usar uma versao mais baixa. Mas se fores ver o iphone 3gs nao corre o ios 12, se ainda for usado ha fragmentação no ios também, a questão é como so a apple vende iphones isso ja não existe, no android até a chinesada pode vender androids seja ele com o eclair, kit kat, jelly ben ou oreo, mas isso não faz com que a apple tenha mais qualidade que uma Nokia, Samsung, ou Huawei. Até porque a Nokia com equipamentos de gama media como o 6.1 ou 7.1 tem o android 9 previsto para Novembro e estão na versao 8.1 do Oreo, como ja li por ai os iphones 6 estão a sofrer com o IOS 12
A rodar no meu OnePlus 6. tenho a sensacão que até trouxe melhorias, principalmente a nivel de bateria
Excelente máquina o OP6, recebi o meu recentemente e pediu logo para atualizar para a nova versão do android assim que o liguei pela primeira vez.
Normalmente todos os meses sai um novo update
Aqui em Brasil, somente a Motorola tem Android quase “puro” e mantém os seus aparelhos atualizados até 18 meses. A fragmentação das versões é muito grande, por conta do alto custo de celulares, que faz as pessoas usarem seus aparelhos desatualizados por muitos anos! Muitas pessoas ainda usam o Moto G ou um Samsung S6 com Android 5 ou corre para as roms customizadas que estagnaram no Android 7.1. Um Apple novo por aqui custa mais de 1 mil Euros daí, os impostos daqui é uma mordida bem dolorida no bolso do consumidor brasileiro, mas os tolos ainda compram em 24x no cartão de crédito. Kkkk