Android 14 vai acabar com uma das maiores pragas dos fabricantes de smartphones
Uma das maiores queixas que os utilizadores revelam no sistema da Google é o excesso de apps que os fabricantes colocam nos smartphones. O Android 14, que está agora a ser conhecido, quer acabar de vez com o bloatware e foi revelado como isso vai ser feito.
Android 14 parece querer mudar muito
São várias as razões que os fabricantes usam para colocar o seu software ou de terceiros no sistema da Google. Estes smartphones são inundados de ofertas que acabam por não ser usadas e que se limitam assim a ocupar espaço nos equipamentos, algo que ninguém pretende.
Uma vez que estas quase nunca pode ser removidas, acabam por ser mais incomodas para quem usa estes dispositivos ao longo do tempo. As queixas assim acumulam-se, sem uma resposta, e nunca se acaba por ter um sistema realmente com o essencial e que pode obter as ofertas da Play Store.
Com o Android 14 a Google parece querer mudar este cenário de bloatware e está a dar ao sistema as ferramentas necessárias. Uma nova área presente nesta primeira Developer Preview mostra que será simples eliminar as apps que os utilizadores não querem ter presentes.
Google quer remover apps de bloatware
Na verdade, esta opção não está ainda disponível de forma nativa e precisa ser ativada com recurso a flags no próprio Android 14. Revela que os fabricantes podem instalar apps em segundo plano e que estas nem sempre podem ser controladas, com este processo a funcionar em segundo plano.
Nesta nova área o utilizador terá presente as apps que não são necessárias para o funcionamento do Android 14 e que assim podem ser eliminadas. A Google já tinha revelado esta funcionalidades num estágio inicial e agora aparentemente quer torná-la acessível, ainda que de forma controlada e limitada.
Esta será certamente uma das melhores novidades do Android 14, caso venha a ser implementada nesta versão. Os utilizadores vão agradecer a mudança e mesmo que os fabricantes insistam em colocar as suas apps de bloatware, esta podem ser facilmente removidas.
Este artigo tem mais de um ano
“… acabar de vez com o bloatware…” ?? Vão permitir desinstalar o google photos, chrome, youtube, play store, google drive, …
Acho bem limitar estas apps, mas deveriam também fazer com as próprias. Mesmo quem utilize o ecosistema de aps da google, apenas vai utilizar uma pequena percentagem da quantidade de apps que o próprio google mete por definição no android.
Mas um com mimimi, eu também não utilizo o bloatware da Google, mas o sistema é deles portanto é claro que vão tentar puxar as Apps deles. É como a ms a puxar as Apps deles no aparelhos da Samsung.
Concordo, pensei no mesmo
+1
Da Google tirava tudo excepto a playstore. claro.
Já não se aguenta tanta PUB
Concordo em absoluto, embora haja um claro abuso por parte das operadoras e dos fabricantes quanto a qualidade e utilidade dessas apps.
Ter a opção por defeito de se poder fazer um “reset” ao sistema operativo “a la windows” que formatasse o telemóvel e apagasse tudo o que não fosse essencial para o sistema base do android seria ideal, mas o facto é que o utilizador do telemóvel acaba por ser o “produto final” e duvido que se consiga chegar a esse ponto por parte da google.
Finalmente!
Aleluia. Cada vez que vem o Facebook pré-instalado até me dá urticária.
Mas esse já podes desinstalar facilmente
A mim dá-me orticária de comprar um telemóvel novo e não o poder utilizar somente com as apps de que eu realmente necessito e desejo utilizar,se google acha que está mal então que coloque no mercado um sistema android pago limpo de lixo tóxico tipo win,e cada titular desse equipamento coloca dentro do mesmo as apps que deseja,e acabar de vez com a publicidade não solicitada era uma bênção divina.
Amigo não gosta do Google (dona do Android) mude para a Apple e deixe-se de barbaridades…
Mas isso já não era possível fazer no android 12 ou ia ser possível fazer agora no android 13?
Sei que li isso algures por aqui…
Boa!
Compra um telemóvel da marca MURENA https://murena.com/?wcpbc-manual-country=PT com o seu próprio sistema operativo, e deixas de ter problemas com a google . Para sempre livre da google mas com acesso à loja de apps do Android 🙂
A Google devia obrigar após o lançamento de uma versão Android as fabricantes a adotarem essa mesma versão um prazo de 4 meses nos seus equipamentos e lançamentos novos.
Com esta medida serão mais as apps da Google nativas e cada x mais a publicidade e tentativas de subscrição das mesmas. Na Samsung sempre gostei das apps de galeria, gestor de ficheiros e calendário assim como do email, não me parece que a Samsung veja isso com bons olhos, visto que a colaboração com a Google vai tbm pelo desenvolvimento de software como no wear os e creio eu que no pouco falado fuschia ( substituto do android) para fazer frente de x a Apple.
Hein? Para remover aplicações instaladas na ROM era possível com uns programas que precisavam de ter o telefone com root – eu desisti do Android há uns anos mas lembro me disso. A forma de ignorar as aplicações era de as parar e bloquear – não as apagávamos de facto mas desapareciam do interface e não pediam mais atualizações . Ainda assim ficavam a ocupar espaço… Seja como for o que me parece é que estão a dar uma forma de, no interface do Android, dar privilégios de escrever diretamente na área do sistema, o que só pode dar asneira mais tarde ou mais cedo …
Poder da asneira é fazer root.