Análise: Xiaomi Mi Note
Os smartphones com tamanho de ecrã próximo de 6 polegadas são cada vez mais comuns. Há quem lhes chame de phablets, plus ou note, sendo esta última designação até bem conhecida de quem se diz ter criado este segmento com os famosos Galaxy Note, com tamanhos entre 5,3" e 5,7".
A Xioami não quis ficar de fora neste segmento e, depois de lançar a sua gama média em formato 5,5" com o Redmi Note, decidiu apostar na gama alta com um tamanho de ecrã de 5,7", tendo lançado os Mi Note e Mi Note Pro no início deste ano.
A loja HonorBuy enviou-nos um Xiaomi Mi Note para análise e depois do Unboxing deixamos todos os pormenores deste fantástico e grande smartphone.
Aspectos positivos
- Design e qualidade de construção
- Dual-SIM 4G LTE
- Qualidade do ecrã
- Desempenho
Aspectos negativos
- Não suporta todas as frequências 4G LTE utilizadas actualmente em Portugal
- Não inclui auriculares
- Não disponível oficialmente na Europa, ainda
A Xiaomi não pára de impressionar com a qualidade os seus produtos. Dos vários que já testámos, é facto que a qualidade versus preço em todos os produtos desta marca é claramente acima da média, do melhor que já passou pelas nossas mãos.
Desenvolvidos e fabricados na China, os produtos da Xiaomi abrangem já várias áreas, onde a par dos fantásticos smartphones Mi 4 e Redmi 2, existem também produtos de fitness e desporto como a Mi Band ou a Yi Camera. Há ainda tablets, auscultadores, powerbanks, TVs, boxes de TV, routers, balanças digitais, tomadas inteligentes... algo impensável para um marca tão recente.
O Xiaomi Mi Note afirma mais uma vez a qualidade desta marca e apresenta-se como um smartphone elegante, com um toque soberbo e com acabamentos levados ao máximo pormenor, do melhor que o mínimo dinheiro pode comprar.
Depois de algumas semanas de teste, o feedback é bastante positivo a todos os níveis, onde este smartphone surpreendeu pela positiva. Dadas as muitas semelhanças com o Xiaomi Mi 4, este servirá como base de comparação em alguns aspectos da análise.
1 - Características Gerais
O Xiaomi Mi Note testado é o modelo base, de 16 GB de memória interna, na cor branca. Tem uma estrutura interna metálica assim como todo o friso, com acabamentos de grande qualidade. A capa traseira, embora não seja intrinsecamente em vidro, tem um acabamento em Corning Gorilla Glass 3 curvo, imune a riscos e bastante resistente a quebras.
Tem um ecrã IPS de 5,7" com resolução FullHD, com densidade de píxeis de 386ppp. O SoC é o Qualcomm Snapdragon 801, CPU Quad-core a 2,5 GHz e GPU Adreno 330, aliado a uns generosos 3 GB de memória RAM. Estas são características exactamente iguais às existentes no Xiaomi Mi 4, mas estranhamente o Mi Note é mais poderoso (pormenores mais à frente na análise).
As câmaras têm sensores Sony, sendo a câmara traseira de 13 MP com dual-LED flash de dois tons (Chroma), abertura máxima de f/1.8 e gravação de vídeo 4K. A câmara frontal é de 4 MP. A bateria tem a capacidade de 3000mAh e não é removível. Não tem slot para cartão microSD e não tem NFC. Suporta dois cartões SIM 4G LTE em simultâneo, um micro-SIM e outro nano-SIM, a partir do mesmo slot.
Quanto ao package, na caixa do Mi Note apenas vem o cabo USB, o carregador, o guia rápido de utilização em chinês e o clip para remoção do encaixe para os cartões SIM. No entanto, se for adquirido na HonorBuy, juntamente com o smartphone são fornecidos alguns acessórios como uma capa em pele, película para o ecrã, carregador para automóvel, mini stylus e adaptador de energia europeu para o carregador.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS LCD de 5,7", resolução 1080 x 1920 píxeis (~386 ppp)
-
Processador
- Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400
- GPU Adreno 330
-
Rede - dual-SIM
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G LTE: Cat 9
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.4 KitKat
- Interface: MIUI 6.0
-
Memória
- Memória RAM: 3 GB
- Memória interna: 16/64 GB
- Memória externa: não suporta
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP com foco automático, F1.8, duplo flash LED de 2 tons, vídeo 4K
- Secundária (frontal): 4 MP com capacidade de gravação de vídeo até 1080p a 30fps
-
Funcionalidades da câmara
- 1/3" sensor size, 2µm pixel size, geo-referência, foco manual, detecção de rosto e sorriso, panorama, HDR, detecção de idade
-
Vídeo
- Gravação: UltraHD 4K (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, foco automático e manual
-
Funcionalidades adicionais
- Scanner de códigos de barras ou QR
- Modo não incomodar
- Modo convidado
- Restrição de acesso por aplicação
- Controlo de permissões e tipo de rede utilizado por aplicação
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola e barómetro
-
Dimensões e peso
- 155,1 x 77,6 x 7 mm, 161 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot
- GPS: A-GPS, GLONASS, Beidou
- Bluetooth® 4.1 (LE)
- USB: microUSB v2.0, USB Host
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Branco, Preto, Bamboo e Rosa
-
Preço (HonorBuy)
- $439,99 - cerca de 440€ já com portes e acessórios de oferta, utilizando o código voucher PPLWARE
2 - Hardware e Design
O Xiaomi Mi Note apresenta uma construção aparentemente frágil, por ser bastante fino, mas que se revela de grande robustez. A estrutura é totalmente metálica e estende-se até à moldura lateral, trazendo elegância e qualidade acrescidas ao smartphone. A capa traseira, não removível, é lisa, brilhante e revestida com Corning Gorilla Glass 3, com as laterais curvas que lhe dão um toque sublime. O friso metálico lateral é bastante fino mas suficientemente largo para acomodar os botões de volume e Power, que por sinal apresentam um pouco de folga (algo que não acontece no Mi 4, mesmo após vários meses de utilização).
A traseira é completamente lisa, sem sequer ter uma saliência devida à câmara de 13 MP. Isso significa que liso em cima de liso... tem uma grave perda de atrito. Tal como acontece por exemplo com os Xperia Z3 e Z3 compact, o Mi Note também tem "vida própria" quando é deixado sobre uma superfície muito lisa. Quando menos esperamos, o smartphone está a movimentar-se sozinho, lentamente, e prestes a tomar um rumo desagradável. Fica o alerta.
Considerando o tamanho do ecrã, o tamanho total do smartphone é bastante reduzido graças à moldura fina em torno do ecrã. Como exemplo, o iPhone 6 Plus com ecrã de 5,5" tem dimensões ligeiramente superiores ao Mi Note, que tem ecrã de 5,7". Tendo em conta o tamanho que tem, é impressionante pesar apenas 161 g, mesmo considerando que tem só 7 mm de espessura.
Na lateral direita estão incluídos todos os botões físicos do smartphone: em cima o de Volume, logo a seguir o de Power. Na lateral esquerda encontra-se o slot para os cartões micro-SIM e nano-SIM.
Em cima encontra-se a entrada para os auriculares de jack 3,5 mm e o microfone para captura de som stereo na gravação de vídeo. Em baixo vem o altifalante e a entrada micro-USB. Ao contrário do Mi 4, o Mi Note não tem emissor de infra-vermelhos para servir de controlo remoto.
A resolução é 1080 x 1920 píxeis (FullHD) num ecrã IPS, que se pode dizer que ainda é adequada ao tamanho de ecrã de 5,7". A densidade de píxeis é de 386ppp, algo que encaixa nos padrões mais elevados de nitidez na apresentação dos conteúdos. Considerando por exemplo o LG G3 de 5,5" com 538ppp ou o Galaxy Note 4 de 5,7" com 515ppp (ambos com resolução 1440 x 2560 píxeis), o Mi Note fica significativamente abaixo em termos de densidade mas isso não traz qualquer impacto negativo visual, muito pelo contrário, pois o desempenho de todo o dispositivo sai beneficiado já que a resolução a processar é inferior.
3 - Unboxing e apresentação do Xiaomi Mi Note
Índice
- Página 1
- 1 - Características Gerais
- 2 - Hardware e Design
- 3 - Unboxing e apresentação do Xiaomi Mi Note
- Página 2
- 4 - Interface MIUI 6.0
- 5 - Desempenho
- 6 - Câmara
- 7 - Autonomia
- 8 - Veredicto
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Off-topic: vocês tinham dito que os aparelhos na honorbuy já tinham os portes incluídos, no entanto, estava interessado em adquirir um redmi note 4G (156 euros) mas são mais 35 euros de portes de envio (a entrega mais rapida). Fiz um teste e são todos assim!
É normal isto?
Em relação a este smartphone, sem dúvida alguma uma máquina. Muito bonito, grande performance, e nem tem um preço muito alto.
Olá Bruno,
A Honorbuy, anteriormente Xiaomishop, nunca ofereceu portes para os seus envios, portanto nós nunca dissemos isso. O que poderá ter visto foi um preço cujo valor já incluía os portes, portanto produtos+portes.
Há ainda um desconto de $5 que pode ser activado utilizando o código voucher PPLWARE.
Peço desculpa então pelo lapso, certamente vi mal 🙂 acham o redmi 2 uma boa compra? Apesar dos 2200 mah, a bateria dura bem, com alguma utilização do WiFi, dados móveis, browser, música?
Tenho um zenphone 5 mas estou a pensar mudar devido à fraca bateria. Compro um mais barato.
A minha prioridade será a utilização de dois cartões portugueses (nos, 4g) e Vodafone, com uma utilização segura da bateria.
Desculpem o off topic.
Sim, o Redmi 2 (análise aqui) é um excelente smartphone e a autonomia é um ponto forte.
(e utilização com alguma regularidade do Skype)
Só para deixar uma nota. Tenho um Xiaomi Hongmi 1s e o carregador que veio é incrivelmente rápido. Já tive um Moto G e demorava imenso a carregar.
Não me supreende.
Ainda fico com a Lumia.
Eu tenho um Redmi 2 LTE-Dual Sim e precisava de saber como é que vocês colocaram o Mi Note em português.
Ricardo, em certa altura da análise (tanto desta como a do Redmi 2) está referido isso mesmo.
A comunidade MIUI Portugal tem disponíveis as traduções. Basta descarregar o .zip da ROM mais recente e ir à ferramenta de actualização escolher esse ficheiro descarregado para instalar. Simples.
Note 4 Antutu: 53838 (lollipop)
mas o note 4 já vem com o 810, nesse caso é esperar para vir sair o mi note pro e ai sim comparar os 2
O meu é a versão Exynos, mas só para ver que apesar de ser QHD, os SoC actuais não têm problemas com isso 😉
Só para esclarecer (Bruno Santos), o Note 4 vem com o soc 805 e não o 810!
Independentemente do SoC/hardware que traz, só o facto de fazer Copy & Paste à descarada de outras marcas (Apple, Samsung), e da maioria dos modelos nada de personalidade própria terem, o preco é na minha opiniäo demasiado alto.
Quando a Xiaomi e outras marcas chinesas comecarem a ter produtos (e baterias…) da mais alta qualidade *e* uma personalidade/Design próprios, aí poderei ter em consideracäo (e assistência nos países, digna desse nome).
Na 4 imagem tenho uma duvida, que smartphone é esse que esta com o mi note? é o Xiaomi Mi 4? cumps
Sim, é o Xiaomi Mi 4. Surge também logo na imagem seguinte, no vídeo do Unboxing e no texto também refiro várias comparações entre eles.
“Não suporta todas as frequências 4G LTE”
Podem explicar melhor quais são as que não suporta da NOS/Vodafone/Meo?
Em Portugal estão em funcionamento frequências nas bandas 3, 7 e 20. O Mi Note (e todos os outros Xiaomi FDD-LTE) suportam apenas as bandas 3 e 7, tipicamente comuns nas grandes cidades.
A banda 20, utilizada para maiores alcances, não é suportada.
http://en.miui.com/thread-78916-1-1.html
ok e qual o impacto que teve a falta dessa banda 20….é muito itilizada na pratica entre nos?? as 2 outras restante são suficientes para um desempenho satisfatório mínimo??