A cada 18 segundos aparece um malware para Android
Sendo o sistema operativo móvel mais usado em todo o mundo, o Android é também o principal alvo dos hackers. No primeiro trimestre de 2015, os cibercriminosos “aumentaram” o número de ataques ao sistema móvel da Google, tendo sido registado um novo malware a cada 18 segundos.
Segundo um relatório da G DATA, no primeiro trimestre de 2015 foram descobertos 440,267 novas ameaças para o Android, o que equivale a um novo malware a cada 18 segundos (mais concretamente 17,6 s).
O relatório revela também que 50% do malware tem associado uma “motivação financeira”.
The use of smartphones and tablets for online banking is increasing rapidly. With its dominant market position, the Android operating system in particular is coming to the attention of cyber criminals. Hence it is no surprise that attackers are developing and distributing financial malware such as banking Trojans especially for this platform.
As such, we are expecting a significant increase in financially motivated malware for the Android operating system this year.
Christian Geschkat, G DATA Mobile Solutions Product Manager
Comparativamente ao último trimestre de 2014 , o número de malware neste primeiro trimestre de 2015 aumentou 6,4%. Se compararmos com o primeiro trimestre de 2014 (detectadas 363,153 novas ameaças), então o crescimento de malware ronda os 21%.
Recentemente informámos também que 1 em cada 6 aplicações existentes para Android era um malware disfarçado, o que é preocupante tendo em conta que este é sistema operativo mais usado em todo o mundo.
Será que algum dia o malware poderá “tirar o título” ao Android de sistema mais usado no mundo?
Via GData
Este artigo tem mais de um ano
Penso que a pergunta é mais ao contrário: Será que algum dia, outro sistema mais usado no mundo terá também tanto Malware?
Porque é obvio se diminuir a utilização do Android também diminui o malware pura e simplesmente. Quero ver depois o que dizem os fanboys do iOS e WP. Devem dizer que a culpa é do CEO da altura que não sabe fazer nada corretamente. Porque tenho a certeza que é o CEO que programa o OS. Enfim.
O Malware existe no Android, não é por ser o mais popular…
1. Maior parte estão desatualizados em termos de segurança têm falhas graves conhecidas
2. As pessoas instalam coisas fora da store, sem pensar duas vezes… é mais fácil que comprar, e não custa nada…
3. Armazenamento no /sdcard (fotos, ficheiros importantes), visível para todas as aplicações…
3. Qualquer um mete o que quer na store, ou pelo menos metiam…
O Mac OS também era muito mais seguro que o Windows por isto e por aquilo… até começar a ganhar alguma popularidade, depois é o que se vê… queijo suiço! E ainda não chega aos calcanahres do Windows em popularidade, imagine-se se chegasse…
Queijo suíço?
Todos têm bugs, agora a facilidade para os explorar… é outra coisa…
lol Melga, não, não dá para explorar as falhas dos Mac OS. Isso é a razão pela qual os utilizadores estão mais desprotegidos, porque têm uma falsa sensação de segurança.
Se houver ameaças silenciosas caem que nem tordos e nunca suspeita de nada, e ainda continuam a dizer que é muito seguro.
Tudo o que dizeste é verdade. Mas então e a explicação para o Windows para desktop também ser o mais vulnerável? É incompetência da Microsoft?
Isso leva a uma questão: Afinal a culpa é do Android, mais concretamente da Google?
Android não tem a culpa de ser o mais usado do mundo.
Mas Android tem culpa de estar desactualizado…sim e não vens com a história que são as fabricantes não actualizam…ja todos sabem disso mas eles utilizam software que é da google não da loja da esquina, portanto problema da google
Que é que tu dizes?!
O Android está mais que atualizado, está no lollipop, disponivel para os fabricantes.
Os aparelhos não estão actualizados pela forma como o Android foi desenhado e negociado entre as partes envolvidas!
Temos pena, comprem um dispositivo Nexus em vez de samsungs e afins só para mostrarem que têm um samsung e que estão na onda da moda…
Ai então o Android é o SO com menos share do mundo… só os Nexus é que o têm, e estes não vendem nada…
Mesmo assim, o Nexus de 2011 vai receber o Android M? Bem me parecia que não…
A primeira parte concordo contigo, mas com a historia dos fabricantes não tens nem um pouco de razão.
DumDum Mas isso não diz nada. Até porque na realidade a maioria dos aparelhos nem tem lollipop. Até à pouco tempo se não me engano era 1%
A culpa é parcialmente da Google: no que toca à fragmentação e tempo para correcção de problemas.
Se o android não fosse utilizado até podia ser muito fácil de escancarar, mas ninguem se ia dar ao trabalho de investir onde não ia obter aquilo que pretendia. É só pensar um pouco, não é assim tão dificil de perceber.
via “Fabricante de antivirus que em tudo convem vender antivirus”
E a cada minuto aparece 3.3(3).
contas.
Com tantos a aparecerem e nestes anos todos, nunca apanhei nenhum nem conheço quem tenha apanhado.
+1
same… devemos ser uns gajos com sorte incrivel 😀
A cada 10 segundos são comprados mais de 1000 androids 😀
Nunca vi nenhum, nem conheço ninguem que tenha apanhado. E conheço muitos… Será um mito porque há anti-virus para android?
Resta saber se a GDATA define malware como o Sr.Dr.Eng. RMS (https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Stallman)
porque aí é malware demais para qualquer sistema( isto é tirando os programas aprovados pelo GNU…).
E agora será que é sempre novo malware (os programadores ‘andem’ inspirados) ou será variações? Tipo o malware infecta o dispositivo via aplicações diferentes e isso que faz contar tantos vírus/malware?
Tem sem dúvida muitas ‘biroses’ por aí no entanto não abusemos do absurdo.
Agora a google de alguma forma deveria ‘forçar’ os fabricantes a suportar os produtos por mais tempo. Não digo o fabricante lançar novas ROMS sempre que saí novo sistema mas fazerem atualizações de segurança.
Que é que interessa o RMS?
Parece que estão a falar de Jesus Cristo.
É que o RMS (não, não é o messias…) diz que praticamente todo o software é malware.
GData? Não era esse um dos piores antivírus nos testes que são efectuados no site av-comparatives.org? E que depois não sei porquê mas até deixou de aparecer nos testes? (Deve ser por ser tão bom). Tem uma credibilidade que ninguém imagina… Parece o AVG com o produto free que só serve apenas para dizer que lá está instalado. Até podem aparecer 1000 a cada segundo. O utilizador muitas vezes é quem tem maior culpa. Descarregar apps em sites que as põem todas free (crackadas e com umas surpresas) porque acham muito caro 99 cêntimos ou menos por uma app é um dos maiores problemas. E as pessoas continuam e continuarão a cair como patinhos nesses esquemas. Depois é claro que há cada vez mais malware. E depois o facto de as operadoras deixarem de dar suporte aos aparelhos que vendem é ainda pior.
Ena, um a cada 18 segundos… daqui a bocado são mais os malwares que as aplicações disponíveis. Curioso que ainda não consegui ver nenhum…
+1
Mais uma coisa que o Android ganha ao IOS. 😛
E as novidades são?…
Sério, utilizo o Android desde 2012, já instalei trocentos apps de fora da playstore, mas não consigo de jeito nenhum pegar um malware no aparelho.
Fico me perguntando que diabos de tantos malwares são esses que dizem existir, mas que eu não vejo um sequer.
Os malwares não aparecem no ecrã a dizer: AQUI ESTOU EU! Eles actuam em background para não assustar os incautos. Porque se aparecessem no ecrã seria uma situação ridícula. Basta pensar que quem programa um malware fá-lo com determinados objectivos!
Quero ver agora os fanboys do Android a dizer que o SO da Google é o melhor do mundo, lá lá lá lá lá……..