5 dicas para usar ainda melhor o Firefox no Android
Quando se fala de browsers em sistemas operativos móveis as respostas são óbvias. O Chrome domina no Android e o Safari é a escolha óbvia no iOS.
Mas o Firefox tem ganho um espaço muito seu e é hoje uma alternativa que muitos usam para navegar na Internet. Hoje vamos conhecer 5 dicas que podem melhorar a utilização do Firefox no Android.
É uma verdade conhecida que a utilização do Firefox no Android não é tão elevada como seria esperado. Mas este browser tem os seus argumentos próprios e consegue ser uma alternativa viável ao Chrome e a outras propostas que existem.
Se são utilizadores do Firefox no Android conheçam estas 5 dicas e utilizem este browser de forma ainda mais eficiente.
A pesquisa em motores alternativos
A primeira dica vai facilitar as pesquisa que fazemos no Firefox. Usando a caixa de endereço temos acesso directo a procurar na Internet toda a informação sobre um tema. Mas o Firefox leva essa pesquisa mais longe e permite que pesquisemos em todos os motores que tivermos configurados.
Basta escreverem o tema que querem procurar na Internet na caixa de endereço e vão surgir abaixo os ícones dos motores que tiverem. Escolham o pretendido e de imediato são remetidos para a página de pesquisa, já com o termo tratado.
Ativar o Do Not Track
As preocupações com a segurança dos utilizadores sempre foi uma constante no Firefox e esta versão móvel não é excepção. Por isso mesmo este browser tem, desde a sua criação, presente a opção de Do Not Track, que comunica aos sites que não devem registar os dados do visitante.
Para terem o Do Not Track activo devem aceder às definições, escolher Privacidade e depois activar a opção Não monitorizar. De imediato os acessos aos sites passam a enviar a informação do Do Not Track.
Sincronizar o Firefox entre vários dispositivos
Algo que o Firefox tem há alguns anos é a possibilidade de se sincronizar entre equipamentos. Com esta funcionalidade para além dos favoritos, palavras passe e do histórico podemos também ter acesso directo aos separadores abertos em cada um dos dispositivos, podendo os utilizadores saltar entre máquinas e continuar as suas navegações na Internet.
Para activarem esta sincronização acedam às definições e depois à opção Iniciar sessão. De imediato são enviado para a página do Firefox para criar uma conta e depois só precisam de a configurar no browser. Devem repetir este processo em cada um dos dispositivos onde querem que a sincronização exista.
Use a Lista de leitura para ler sem rede
O Firefox não tem a capacidade de guardar os conteúdos para leituras quando não tiverem rede, mas podem fazê-lo recorrendo à Lista de leitura.
Comecem por carregar os sites que querem guardar, e notem que devem ser artigos e não a página principal, e não ver surgir na barra de endereço um livro. Carreguem nessa opção para terem de imediato a versão "limpa" dessa página.
Depois só precisam de abrir as opções e carregar na estrela para que esse link fique guardado para leitura posterior, mesmo sem rede ou dados.
Note que apenas no modo de Modo de Leitura estas páginas vão ser guardadas para leitura offline. No modo normal elas vão depender da rede para serem carregadas.
Criar e usar uma palavra-passe mestra
Se o vosso dispositivo for partilhado por vários utilizadores podem garantir uma segurança adicional com a utilização de uma palavra-passe mestra. Com esta opção activa apenas quem sabe a palavra-passe poderá aceder ao browser.
Comecem por aceder às Definições e depois a Privacidade. Ao activarem a opção Utilizar palavra-passe mestra vai de imediato ser pedido que a definam.
Dai para a frente apenas com a utilização desta palavra-passe é que o Firefox pode ser usado.
Estas são apenas 5 simples dicas que podem usar para tornar o Firefox ainda melhor no Android, tornando a navegação na Internet mais intuitiva e mais segura. Existem muitas outras e se conhecerem mais, podem partilhá-las nos comentários com os restantes leitores.
Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso o firefox acima de tudo para poder usar a extensão do ublock origin
livro meu caro não libro
Tambem o podes fazer com o Chrome
Recomendo…
O Chrome também tem a capacidade de sincronizar os separadores entre os diversos dispositivos (na sessão do mesmo utilizador, naturalmente)?
Gosto muito da opção de abrir links em segundo plano.
Por vezes estou no Twitter ou Facebook e quero abrir links mas não abrir logo o Browser, o Firefox tem essa opção