5 apps para ajudar a deixar de fumar
O tabaco, embora considerado uma companhia indispensável no dia-a-dia, apresenta não só riscos de saúde para os fumadores, mas também para todas as pessoas que se encontrem próximas.
Para aqueles que querem parar de fumar ou já estão "inseridos nesta guerra" apresentamos cinco hipóteses que irão tornar esta tarefa mais fácil.
Segundo um relatório da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, um em cada cinco mortes registadas em pessoas entre os 45 e os 64 anos teve origem, directa ou indirectamente, com o consumo de tabaco, sendo o cancro a principal causa de morte.
Embora o consumo de tabaco ainda seja bastante expressivo, tem-se assistido a uma diminuição lenta do seu consumo e a um aumento da procura de consultas de cessação tabágica. Se é um dos fumadores que está à procura de deixar de fumar, deixamos-lhe quatro aplicações que o poderão ajudar no processo.
Kwit - parar de fumar
O Kwit é uma aplicação desenhada para aqueles que querem deixar de fumar. Baseado no funcionamento de mecanismos e técnicas de jogo, esta aplicação tem como objectivo aumentar o compromisso em deixar de fumar. Para isso, foram desenhados vários níveis que o fumador tem de ultrapassar para se tornar num Kwitter Final.
Durante o processo de deixar de fumar, estarão disponíveis estatísticas úteis onde se incluí o tempo que já passou deste que deixou de fumar, o dinheiro que poupou e o número de cigarros que não fumou. Está também disponível um modo SOS para quando a vontade de fumar aperta, onde é apenas necessário agitar o dispositivo para que seja apresentada uma mensagem de motivação com conselhos ou exercícios.
Para incentivar os seus amigos a deixar de fumar, é também possível partilhar o seu progresso.
Smoke Free, stop smoking help
Outra aplicação que pode ser usada para ajudar a deixar de fumar é a Smoke Free, stop smoking help que usa alguns métodos científicos comprovados. Esta app conta com uma calculadora para medir a poupança, o tempo sem fumar e os cigarros não fumados, um teclado para registar as datas e os períodos sem fumar e de interesse e barras de progresso que o ajudarão a entender os benefícios para a saúde.
Além disso, permite acumular crachás por diferentes objectivos e também partilhar o seu percurso para incentivas outros fumadores a deixar de fumar.
QuitNow! - Pare de fumar
Com o QuitNow! - Pare de fumar é possível observar estatísticas em tempo real para ajudar a lidar com ansiedade com dados referentes ao tempo que passou desde o último cigarro, quantos cigarros foram evitados e o dinheiro economizado.
Além disso, estão disponíveis indicadores da OMS sobre as melhorias da saúde, assim como uma lista de objectivos desbloqueáveis com o passar do tratamento. Para consultar mais rapidamente os dados, o QuitNow! tem disponível um widget para Android.
Tal como as outras aplicações, traz também um modo de partilha dos resultados.
Get Rich or Die Smoking
Está a pensar comprar ou poupar para alguma coisa? O Get Rich or Die Smoking ajuda-o a planear essa poupança até ao objectivo com base no custo que cada maço de cigarros teria.
Além disso, faz um acompanhamento completo do processo de deixar de fumar. De entre as várias funções, destacam-se as seguintes:
- Sistema de recompensas
- configuração de hábitos e tempo de fumador
- Chat com outros "resistentes" a nível global
- Possibilidade de usar widgets para consultas mais rápidas
- Suporta para várias moedas
- Gestão de produtos
- Estatísticas detalhadas
- Desbloqueio de troféus
- Acompanhar melhorias para a saúde
- Partilha de dados e informações
A aplicação está disponível apenas em Inglês, Alemão, Francês, Húngaro e Polaco.
Craving to Quit
O Craving to Quit é um programa de 21 dias que tem apresentado bons resultados e que o irá ajudar a perder o vício do tabaco com diversos dados e dicas.
Esta aplicação apresenta instruções diárias através de áudio ou vídeos, ferramentas para estabelecimento de objectivos ou lembretes diários. Esta aplicação centra-se nos seguintes pontos:
- Playlist diárias de vídeo e áudio
- Acompanhamento do uso de cigarros
- Objectivos diários customizáveis
- Exercícios bónus
- Lembretes diários
- Mural de atividades
Esta aplicação está disponível através de um trial de 2 dias, sendo o tempo restante cobrado a 1€/dia.
Se já está nos seus planos deixar de fumar ou caso conheça alguém que tenha esse objectivo, utilize ou partilhe estas aplicações que irão dar uma boa ajuda a perceber os benefícios para si, para a sua saúde e para a sua carteira.
Este artigo tem mais de um ano
bom post , espero que ajude quem precisa 😀
achas? grande treta…
Se realmente têm vontade de deixar de fumar…façam-no. Caso contrário esqueçam estas apps 🙂
Porque nao fazem já agora uma app para levantar as pessoas da cama, vestir, darlhes banho, fazer o trabalho por elas, etc….??
Sinceramente esta mania actual de apps de telemovel para tudo e para nada já satura…!
Sem trabalho, empenho, força de vontade, e determinação não há app nenhuma no mundo que faça isso pelas pessoas, seja lá em que área for…. Enfim…
Se não houver boa vontade não há apps que lhes valha!
Porque é que o pessoal gosta de mandar bitaites quando não tem conhecimento de causa?
Tenho um amigo meu que deixou de fumar com a ajuda de uma app deste tipo (não disse “graças a uma app” mas sim “com a ajuda”). Ele queria deixar e já tinha deixado algumas vezes mas voltava… Resolveu tomar a “decisão a sério” e arranjou uma aplicação que lhe ia dizendo quanto reduzir (para não ser brusco), quais os benefícios (em termos de saúde e fiscais)… E começou a ter outra motivação. Começou a “gabar-se” dos seus feitos, quanto já tinha poupado . O pessoal entusiasmava-o, elogiava, etc… Tudo uma questão de motivação, em muito, graças à aplicação.
Nenhuma aplicação vai fazer o trabalho por vocês. Mas ajuda… Portanto, tal como o Nuno A, acho que devemos ficar contentes com estas iniciativas e esperar que ajudem quem precise.
Clap, Clap e Clap. Parabéns. Muito bom argumento cheio de pontos positivos.
Esta mais que provado que a melhor forma de deixar de fumar é brusco, com apoio farmacológico. Pode parecer que não, mas ir reduzindo não é nem de perto nem de longe a melhor forma de reduzir. O teu amigo deixou porque tinha vontade e apoio social.
O problema destas apps é que ensinam por vezes coisas que não servem, fazendo o utilizador pensar que estão a fazer bem mas na realidade está decisão tem de ser dura e já.
Posso dizer por experiência própria, já que estive numa unidade de desabituação tabagismo, que quem começa lento quase sempre recai.
Estou a deixar de fumar. Parei há 3 semanas.
Andava a passar de maço para maço e meio por dia, descontrolava o sono, era capaz de pegar no carro para ir comprar tabaco de madrugada (por vezes, fazia kms até à bomba de gasolina com serviço nocturno mais próxima), sentia-me cada vez mais cansado e com uma tosse estranha.
O factor monetário também influenciou, tendo em conta que voltei aos estudos.
4 dias depois de parar, comecei a usar a app “Cessation Nation”: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.horner.ronald.cessationnation&hl=pt_PT
Tem os “achievements” materialistas e as metas percentuais de saúde, conforme os dias em que se deixou de fumar.
Nas metas percentuais de saúde, tem dois links que explicam os efeitos e benefícios de deixar de fumar.
Tem dois mini-jogos de “casa-de-banho” engraçados (julgo que para as horas em que a “necessidade” de fumar esgana).
Também dá para partilhar no face o nosso progresso.
Não é uma app que faz largar o vício do tabaco, mas serve como um incentivo.
Leva a que se possa enquadrar o objectivo como se fosse um jogo (principalmente para quem gosta de jogos de vídeo) e ao mesmo tempo dá uma ideia dos benefícios.
PS: Lembrem-se, qualquer um pode ter uma recaída. Nunca digo “DEIXEI DE FUMAR”, mas sim “PAREI DE FUMAR” ou “ESTOU A DEIXAR”!
N’acredito em reduções graduais.
A decisão tem que ser – “A partir de agora não fumo nem mais um cigarro” – sujeita a uma ou duas recaídas nos primeiros dias, em que é preciso näo desistir e em que preciso voltar voltar a repetir a decisão.
É preciso uma forte motivação – Este Ministro das Finanças é um f.d.p. não lhe dou nem mais um tostão”, “Ter que ir para a rua fumar é uma indignidade a que não me sujeito mais, f.d.p (plural).
Um ex-fumador há vários anos Fumava 3 maços por dia e nunca mais me atrevi a dar uma passa porque “Um ex-fumador não ê um não fumador, é um fumador que todos os dias decide não fumar” (passadas as crises, do primeiro dia, da primeira semana, do primeiro mês, dos primeiros três meses, do primeiro ano, torna-se cada vez menos difícil não fumar).
Parabéns por partilhar.
Eu fiz o inverso, deixei gradualmente, de semana para semana reduzia 2 cigarros/dia, até chegar ao ponto de fumar 2 cigarros por dia, no fim do café depois das refeições, ao fim de umas semanas neste ritmo, deixei de ir ao café e portanto de fumar o tal cigarro após o café, os primeiros dias custaram, mas via sempre cada dia como o meu “record”, ao fim de uns dias voltei ao convívio do café, e sempre que me apetecia fumar pensava, “quem aguentou até agora não pode vacilar”, e pronto desde maio de 2011 que não fumo.
O meu concelho para quem deixou à pouco de fumar é, orgulharem se do vosso “feito”, cada dia que passa mais orgulho devem ter, e quando vos apetecer mesmo fumar pensem no que vos custou andar X dias ou semanas sem o cigarro.
Porque deixou de fumar?
Ainda sou novo(novo,pelos meus parâmetros,quero eu dizer),e já fumo há já 23 anos,vejam lá.Infelizmente nunca tive a vontade de deixar de fumar,embora sinta que deveria fazer por isso.É a vida,uns têm mais força de vontade do que outros,como em tudo.
Devia haver uma APP que em cada compra de tabaco tranferia outro tanto para uma organização sem fins lucrativos… luta contra a fome, contra o cângaro, etc…
Um outro ex-fumador, que deixou após +30 anos de fumar de um dia para outro por decisão própria…
Não são as APPs que nos deixam de o fazer nem qualquer outra ajuda, somos só nós próprios que temos de ter a vontade de o fazer.
Se alguem me diz que tem vontade de deixar de fumar mas não consegue… digo-lhe: “Mentira!”
dizes mentira? lamento informar mas a nicotina é uma substancia altamente viciante, se fosse fácil deixar de fumar as pessoas não deixavam apenas quando apanham verdadeiros sustos ou então por motivos financeiros. Se apenas que deixar de fumar é fácil das duas uma, ou nunca fumaste e estás simplesmente a ser um ignorante, ou então fumaste meia dúzia de dias!
Muito bem dito,”sergio”.Assino por baixo tudo o que afirmou.
Como disse, fumei mais de 30 anos todos os dias, por isso sei muito bem em que falo.
Enquanto não quis mesmo nem tentei deixar de fumar… chegou aquele dia e decidi deixar de fumar… acabou.
Tudo força de vontade, nada mais.
Não sou ignorante, sei e senti muito bem que é um vício, onde quero chegar é que sem a força de vontade nada acontece.
Se não houver vontade, até podem ter 30.000 apps, que as pessoas não vão deixar de fumar. Experiência própria…
Vai haver um dia em que vamos todos deixar de fumar sem a ajuda de terceiros ou de apps. Conheci já quem o conseguiu.
Conteúdo sencional grato por compartilhar, acompanhando os posts aqui do blog, muito grato, forte abraço.