Quantcast
PplWare Mobile

Alerta Android: Malware em app com mais de 100 milhões de downloads

                                    
                                

Fonte: kaspersky

Autor: Pedro Pinto


  1. Hélder says:

    Uso e abuso o Scanbot e adoro… nunca usei este do artigo por isso não posso comparar…

  2. Íngreme says:

    Para quem estiver interessado/a sugiro as seguintes alternativas que, não sendo propriamente práticas por dependerem de uma ligação à Internet, são suficientemente satisfatórias, pelo menos até um dia alguém detectar malware nelas:
    Office Lens – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.office.officelens
    Adobe Scan – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.adobe.scan.android
    Qualquer uma delas é grátis.

    • Vzlano says:

      Office Lens é das melhores alternativas.

    • Íngreme says:

      Após alguns testes decidi-me pelo Office Lens. Embora a qualidade do produto final seja superior no Adobe Scan, existe neste último a necessidade de autenticação inicial pela Internet e os ficheiros produzidos são armazenados não no dispositivo mas sim na Adobe Document Cloud. Ou melhor, eles devem ser armazenados algures localmente, pois é dada a possibilidade de os partilhar, entre outras opções, com a área de transferência e com um gestor de ficheiros. Só que essa localização não é visível a quem não tiver root, penso eu de que.

  3. Vx says:

    Nunca indicam o id da app :\

  4. Daniel Costa says:

    Acabada de desinstalar!!
    Tnks

  5. fakir says:

    Uso a app tiny scanner sem problemas até agora, pois nos tempos atuais, nada é certo

  6. Alexandre Giannini says:

    Tem uns 10 Camscanner na loja. Qual o desenvolvedor?

  7. gh says:

    Cara a matéria não esta completa aqui, a versão do app com o malware ja foi bloqueada pela google para download, depois já foi disponibilizada uma versão corrigindo isso. Vocês tem que tomar cuidado com o que postam para não gerar um pânico nos usuários, o app em questão é muito bom, utilizo ele a mais de 5 anos nunca tive problema algum. Em algum momento alguem fez merda e colocou isso, mas boa parte dos apps ja passaram por essa mesma situação.

  8. Sérgio says:

    Primeiro ponto: há mais de um app com o mesmo nome na loja, deveriam colocar o link para evitar confusão.
    Segundo ponto: uso um desses softwares com esse nome há quase dois anos e nunca tive os problemas relatados no artigo.
    A impressão que fica é de estarem utilizando um homônimo para derrubar um bom app.

  9. LUCIANO BARROSO MAFRA says:

    Matéria superficial e incompleta. Não informa que a versão paga do aplicativo não possui o malware, não informa que o produto já foi removido da play store, não informa que a empresa já corrigiu o problema.

  10. Samuel says:

    Podem me indicar uma app desse tipo que não tenha malware.

  11. Fábio Praes de Oliveira says:

    A que tiver mais de 100 milhões de downloads…

  12. Antonio Nunes says:

    Tenho uma versão antiga do CS (V.5.9.5.20190401) e o meu antivirus AVG não detecta nenhum problema. É seguro continuar a usar esta versão, ou é preferível desinstalar?

    • Íngreme says:

      Para mim esta situação é como multiplicar por -1, ou seja, houve um alerta de perda de confiança e eu perdi a confiança e desinstalei. Mesmo utilizando o Norton Mobile e este nunca ter encontrado nada de errado relativamente à aplicação em causa.
      Sendo assim, se fosse a si desinstalava e procurava outra alternativa. Já foram algumas aqui indicadas.

  13. Lourenco says:

    ha sempre falsos positivos…. não entendo porque apenas uma companhia detecta e considera…. eu uso bitdefender e já uso essa aplicação há anos e nunca tive problemas

  14. Rui Friaes says:

    Eu uso este software na versão paga. Não me apercebi de qualquer problema. Não vejo qualquer nova versão.

  15. Kaiser says:

    “esta app pode mostrar anúncios intrusivos e inscrever utilizadores em assinaturas pagas.”
    Malware? Onde?

    Adware talvez

    • Hugo says:

      “Inscrever utilizadores em assinaturas pagas” aí está. tá em risco sua conta de multibanco ou vc prefere perder seu dinheiro para um app qualquer?.

  16. Warley says:

    Uso ele a tempos nunca deve anúncio, nenhum tipo de problema hj em dia todo app não é 100% confiável

  17. Argemiro Leão says:

    O malware está na versão da Playstore, meu Kaspersky detectou sempre que tentei reinstalá-lo, então instalei o apk direto do fabricante e não deu mais problemas.

  18. Fixo says:

    A história conta-se em poucas palavras:
    – A app era perfeitamente legítima quando passou nos controlos do Google Play
    – Mais tarde foi-lhe acrescentado código que lhe introduziu malware. Os controlos não deram por nada-

    Isto pode ser frequente. Eu posso comprar o código ao developer original, que era sério, alterar-lhe o código e introduzir malware e continuar com ela no Google Play (ou era eu o developer original, mas deixei de ser para ganhar dinheiro).

    O que o Ars Techcnica conclui é que instalar as apps a partir do Google Play não chega para garantir a segurança, como se viu. E por isso recomenda uma coisa muito sensata – desinstalar todas as apps que não sejam úteis. Reduz a possibilidade de acontecerem casos como no post – se a app não existe não pode prejudicar. E reparem que se aconteceu com uma app com 100 milhões de downloads – que em princípio dava dinheiro que chegue e não eram preciso manigâncias – o que pode acontecer com as pequenas?
    As apps inúteis – fora.

  19. Pedro says:

    Não percebo, fiz um scan da apk em Windows com o Kaspersky, e não acusou nada. Efectivamente já não está na PlayStore. Quanto à aplicação paga precisa da versão gratuita para funcionar, suponho que o modulo pago é só para ativação do licenciamento e todas as funções bloqueadas. Quanto à análise em Android o PlayProtect não encontrou problema.

  20. Pedro says:

    E o Kaspersky também não

  21. Rui Friaes says:

    Contactei a empresa já que tenho a versão paga. Confirmaram que de facto a a versão 5.11. 7 estava com problemas num ad mas na versão gratuita e não na paga. Enviaram me a versão 5.12 que supostamente está corrigida.

  22. Elisio Cordeiro says:

    Continua na loja Play Store uma versão paga. Como se explica?
    Não estarão a in’trojanar” para que
    Compremos essa versão,?

    • Íngreme says:

      Até ter sido removida a versão em discussão aqui, havia três entradas na Play Store para CamScanner da Intsig, sendo que as outras duas ainda lá estão. Uma intitulada “CamScanner HD – Scanner, Fax” que já não é actualizada há mais de cinco anos e indica ser incompatível com todos os meus dispositivos, e outra intitulada “CamScanner (License)” que não é mais que um pequeno ficheiro que serve (ou servia) para desbloquear as funcionalidades “premium” e remover a marca de água dos PDF produzidos pela aplicação removida.
      Portanto penso que pagar ou não por este desbloqueador não interfere com a presença ou não de malware na aplicação principal.
      Seja como for, já arranjei alternativa.

  23. Carlos Manuel Fernandes Pereira says:

    Isso é credível. Da nova versão. Com o problema resolvido.

  24. Íngreme says:

    7 de Setembro, após ter testado o Kaspersky e este não ter detectado nada, o meu anti vírus habitual que entretanto reinstalei (após desinstalar o Kaspersky) lá acusou malware na versão 5.11 do apk que tinha guardado na pasta dos backups. Em versões anteriores que lá tinha guardadas nada acusou. Entretanto reparei que o CamScanner regressou à PlayStore com a versão 5.12. Aguardo por isso feedback de alguém que tenha instalado esta versão, no entanto mantenho-me no Office Lens. Como nota de rodapé refiro a latência que houve entre o malware em causa ter sido detectado pela primeira vez e a sua assinatura ter sido incluída na base de dados do anti vírus…

  25. Humberto says:

    Sim, já instalei esta última versão e o Kaspersky não causou, supostamente está Ok!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.