Afinal o Android tem Force Touch há algum tempo
Uma das grandes revoluções dos últimos tempos no universo Apple é a criação do Force Touch. Esta capacidade de detectar a pressão com que o utilizador está a interagir com os equipamentos abre portas a muitas novas funcionalidades.
Mas esta novidade da Apple afinal pode não ser assim tão revolucionária. O Android tem esta capacidade há já algum tempo, e pode ser facilmente provada.
O Force Touch, que a Apple apresentou com o seu novo Macbook e com o Apple Watch, prometia revolucionar novamente as interfaces de comunicação com os sistemas operativos.
Dependendo da pressão que o utilizador aplica no Touch Pad ou na interface de toque do dispositivo assim o sistema operativo interpreta como um comando ou ordem diferente, permitindo que sejam dispensados outros botões ou que se criem novas ferramentas, que interagem contra o grau de pressão.
A Apple apresentou-o como sendo um produto seu e que ainda mais ninguém tinha no mercado, mas a verdade é que esta pode não ser uma verdade universal.
Um programador de Android, Adam Outler, revelou agora que o seu sistema operativo de eleição tem já disponível há algum tempo uma funcionalidade similar e que pode ser explorada por todos.
A sua aplicação, de nome Force Touch Demo, consegue mostrar a todos que a funcionalidade está presente desde o Android 5.0 e que pode ser usada por qualquer aplicação.
Para criar esta versão de demonstração, Adam Outler recorreu a uma API do próprio sistema, que faz a medição da pressão exercida. O resultado é a apresentação dessa mesma pressão.
A utilidade da aplicação é próxima do zero, mas mostra que o Android tem presente já há algum tempo o mesmo sistema que a Apple quer agora colocar no iPhone 6S e que tem já em uso no Watch e no novo Macbook.
Para todos os que queiram explorar a API da Google, existe informação específica que pode ser usada. Está ainda disponível o código fonte da aplicação, que pode ser consultado no repositório do seu criador.
Está assim provado que afinal a novidade da Apple para o iPhone 6S pode assim não ser tão nova e estar há algum tempo no Android, sem que ninguém a use!
Este artigo tem mais de um ano
Apple … sempre na vanguarda
Que interessa o Droid ter se 97% dos utilizadores ficarem no 4.4.4 🙂
Oh António, e o que acha de umas aulas de português antes de vir dar a sua opinião?
Oh Fred, e o que acha de umas aulas de valores para aprender a respeitar os outros?
O Humberto Eco estava cheio de razão.
Respeitar erros é estupidez
Pois é…
Os androidanos pensam que o force touch é long press…
Bom Zero. Até porque… uma imagem com um círculo vermelho é pouco …até pra quem não gosta ler o artigo
Tenho um portatil de 2006 cujo touchpad detecta a força do touch mas por via software, isto pela área do dedo em contacto com o touchpad. Quanto maior a área = mais força se exerce sobre ele… simples mas na altura nunca trouxe utilidade.
“Added in API level 1” LOL
+1000 ou seja ja existe há 7 anos? xDDDD
A mim dá sempre “A pretty light touch.1.0″…
Marca e modelo aparelho?
Galaxy S3 com android 5.1 – deve ser por causa da custom ROM…
Oh , mas isto não tem nada a haver com o que Apple vai apresentar! O que a Apple vai apresentar irá ser revolucionário e inovador! Nada como estas brincadeiras apresentadas pela Android!..
É por causa das pessoas pensarem dessa forma que a Apple lucra da maneira que lucra.
se calhar ele estava a ser sarcástico, não sei. digo eu 😉
A Apple não vai apresentar nada, já existe nos novos mac. De qualquer forma, a diferença da Apple, ao que sei, é que não é a força com que fazes o click mas é um click progressivo. No final o resultado é idêntico.
Se o resultado fosse idêntico não seria necessário a Apple e a Synaptics andarem a desenvolver hardware especial para ter uma real medição de força.
A questão é que o método aqui apresentado torna-se pouco fiável.
O meu Siemens Fujitsu e Amilo Pro de 2006 tinham o touch da Synaptics que mostrava a força com que se estava a usar… Alias podia visualizar a pressão nas cores vermelho e azul, no windows XP
O que tu estás a falar usa o mesmo truque que é aqui mencionado para o Android. O primeiro touchpad com sensor de força da Synaptics só apareceu em dispositivos em 2013.
Que eu saiba o sistema Force Touch do MacBook é da própria Apple e não da Synaptics. Mas já em 2013, a HP usava em alguns dos seus portáteis a primeira versão do ForcePad (este sim da Synaptics).
Não disse que o sistema no Macbook era da Synaptics. Apenas quis referir que havia empresas como a Apple e a Synaptics a desenvolver tecnologia que permite uma real medição de força.
Se fosse fiável usar só os sensores capacitivos para medir força, nenhuma destas empresas já tão envolvida com sensores capacitivos estaria desenvolver alternativas para medir força.
O que a Apple vai apresentar incorpora hardware que permite uma real medição de força e não um truque via software para inferir de forma imprecisa se foi aplicada mais força no ecrã. É também possível que a Apple aproveite o hardware para criar “force feedback” tipo o que faz no MacBook.
Para suportar isto não basta o software. É preciso que o hardware tenha a capacidade. Como tal, para todos os efeitos, não há nenhum telemóvel com esta capacidade (telemóvel = hardware + software).
Mas já o Blackberry Storm tenha esta capacidade. O ecrân podia ser empurrado e fazia um click, sendo possível saber quando o utilizar tocava ou clicava.
No entanto, a abordagem da Apple é mais avançada, pois permite detectar vários níveis de pressão.
“a funcionalidade está presente desde o Android 5.0”
Mentira. Se formos aqui ver http://developer.android.com/reference/android/view/MotionEvent.html#getPressure%28%29, podemos reparar que está presente desde o nivel de api 1, ou seja, desde a primeira versão do android.
+1
Verdade.
mas o force touch não envolve hardware?
Aquilo não terá a ver com o tempo de pressão?
Já montei a tenda, vem equipada com painéis solares, entradas usb, wireless e mt mais
http://www.bcasa.it/wp-content/uploads/2011/06/tenda_campeggio_ecologica.jpg
O android ten tudo mas depois nada funciona e ate fogem para lumias.
Isto não é Force Touch, não mede forças nem requer qualquer hardware especial para tal! O que faz é medir a variação de espaço ocupado pelo dedo sobre o ecrã, tentando com isso inferir se o dedo aplicou maior força ou não, mas como é óbvio é um método impreciso e pouco fiável em muitas situações. Certamente seria um método inviável para fornecer feebback por vibração.
Vai depender diretamente do objecto utilizado para exercer pressão. Se for uma caneta a variação não se irá modificar, mas se for um dedo, irá. É Force Touch sim, a nível de software.
Force Touch é o nome dado para a tecnologia da Apple e que tem determinadas características. Se o método do Android não tem essas características então não lhe vais chamar Force Touch.
O dedo tem problemas quer pela variabilidade entre pessoas, quer pela forma como se coloca o dedo, quer pelas limitações do truque – chega a um ponto em que por mais força que se faça não há irá registar qualquer mudança no espaço ocupado pelo dedo, por natureza a sua variação é limitada. A isto se soma o tempo de resposta ser um pouco mais lento do que com hardware especializado.
bla bla bla whiskas saquetas lolol
não sabia que eras como um gato com problemas de atenção!
Provavelmente o site errado para ti.
O ódio é tanto que ninguém vê as entrelinhas. 🙂
O Force Touch é acompanhado por um sensor “mecânico” de pressão que consegue, com precisão, calcular a força do toque. O Android tem essa funcionalidade activa mas apenas trabalha ao nível de software, pois os equipamentos não têm sensor “mecânico”. Baseia-se em aproximações e está dependente da qualidade do próprio touch screen.
Aliás, se os Androids têm isto há assim tanto tempo, porque é que as Apps não dão uso à funcionalidade? A Apple não está a revolucionar nada, é certo, mas está a lançar no mercado ao ponto das Apps começarem a vir com suporte ao Force Touch, coisa que os Androids até agora (7 anos pelo que referem aqui), nunca o fizeram.
Plot twist, tenho um Moto G 1st Gen e estou satisfeitíssimo com o equipamento 🙂
Abr!
Ninguém usa no Android porque simplesmente não funciona direito. Basta ler o monte de comentários no blog do develuper em que alguns Android não dá nada, noutro não funciona correctamente,etc. Alias basta ler um dos comentários do próprio a dizer que nada tem a haver com a pressão mas sim com o tamanho do dedo!
+Alldroid Justin this has nothing to do with pressure and everything to do with the size of the fingerprint.
Mas pronto sempre vai dar para rir um bocado e comer os pipocas. 🙂 🙂
Não é só a questão das Apps. O próprio sistema operativo Android não parece usar isso para nada de especial no seu UI. E é aqui que se espera que a Apple possa aproveitar a tecnologia. A Apple não iria adicionar hardware especializado para depois não ser usado pelo próprio sistema
Não sei quanto a vocês, mas no meu telemóvel basta ir a localização do ponteiro e aparece lá…
+1
+1
E ainda…
http://www.zdnet.com/article/hp-updates-commercial-pc-line-bets-on-forcepad/
esse já incorporava um verdadeiro touchpad para medir força, e não um truque via software. O problema é a ausência de feedback e pouca ou nenhuma novidade para o uso do aparelho; servia mais para reduzir o espaço interno ocupado pelo touchpad
O Aindroid tem , a HP tem, a samsung tem… Mas a Apple é que inventou antes de ser inventado….
Oh Carlos, não estragues a festa da Apple 🙂
Eu não sei praticamente nada sobre como funciona o da Apple, nunca me interessou por isso pouco li alem de títulos mas penso que o da Apple utiliza hardware para medir a pressão, no Android funciona por software, e penso que todos temos noção de que com hardware funcionará bem melhor… A maior diferença entre Android e iOS é que o Android está preparado para tudo mas poucas dessas funcionalidades acabam por ser usadas, o iOs tem menos funcionalidades mas todas são exploradas ao máximo. E não, não sou fanboy de nenhuma marca, estou muito bem com o meu Windows Phone, e se algum dia me desiludir em algum ponto não tenho problemas em troca-lo por outra plataforma.
“Um programador de Android, Adam Outler, revelou agora que o seu sistema operativo de eleição tem já disponível há algum tempo uma funcionalidade – similar – e que pode ser explorada por todos.”
Grande treta. Uma questão de hardware apresentada como se fosse de software 😉
http://www.pocket-lint.com/news/133176-what-is-force-touch-apple-s-haptic-feedback-technology-explained
+1
Seja por software ou não, a verdade é que existe uma funcionalidade similar. Quem não tem cão, caça com gato!
Depois também existe o HP de 2013 que foi apresentado pelo Carlos num comentário anterior.
https://www.youtube.com/watch?v=wQ5nwta22SU
Qual é diferença entre o da Apple e da HP?
O ForceTouch da apple permite:
– Receber feedback de vibração proveniente do próprio touchpad. O da HP só dá feedback de som (que o da Apple também dá).
– Detectar vários níveis de pressão. O da HP só detecta sem ou com pressão (isto não oferece vantagem nenhuma em relação aos touchpad mecânicos da Apple, ou seja, os pré-ForceTouch, uma vez que toda a área do touchpad é clicável como um botão, permitindo fazer toques leves, que não activem a mola mecânica, e toques fortes, que a activem).
– Pode ser aproveitado pelos programadores com diversas APIs. Isto não é uma característica do Touchpad em si, mas é algo que permite o crescimento exponencial da sua importância.
Desconfio que não viste o video, porque o ForcePad (que é da Synaptics, não da HP) também mede níveis diferentes de força.
A grande diferença é que o ForcePad não é suportado diretamente pelo Windows e como só os Elitebooks da HP o usam, não faz grande sentido todas as aplicações o usarem, porque apenas uma pequena minoria dos laptop tem um.
Existe algo que permite simular uma medição de força, não quer dizer que o aproveitamento e capacidade sejam similares ao Force Touch no iPhone. E tanto quanto eu sei o Sistema operativo Android nem sequer faz uso disso no seu UI.
Já o portátil da HP tinha um touchpad que permitia medir força, mas esbarrava na falta de feedback para a força exercida e na falta de aproveitamento pelo sistema para a nova dimensão.
Obrigado pelas respostas mas o que queria dizer é que tecnologia similar já existe há muito tempo. A Apple apenas pegou no conceito e melhorou o que já existia no mercado.
A minha caneta da degitalizadora já tem não sei quantos niveis de pressão à muitos anos.
Em smartphones não existe tecnologia similar!
A tua caneta digitalizadora necessita obviamente da tua caneta digitalizadora para funcionar, de “preferência” com carga! Não dá para usares o dedo para ter mais outra forma de interacção, etc, nem os aparelhos com canetas têm os sistemas operativos a usar pressão medida pelas canetas desta forma.
“A minha caneta da degitalizadora já tem não sei quantos niveis de pressão à muitos anos.”
O meu carro tem rodas à muitos anos! Aliás, já existem veículos com rodas à…… milénios! A pergunta é: se colocar rodas num smartphone, vai ser inovação????
A diferença pode ser que quando o iphone esteja quase a dobrar com a pressão , avise , portanto uma feature de segurança
Vocês nunca usaram por exemplo programas de simulação de bateria ? No iOS há o GarageBand onde foi demonstrado tocar no SnareDrum com mais ou menos força para um som mais ou menos forte. Há programas do género para android que fazem exatamente o mesmo. Agora não confundam alhos com bugalhos 😉
Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=EWJZtN-VzR8
uma grande diferença, isso usa o acelerómetro e até permite fazer um real cálculo de força instantânea, mas não de força contínua sobre o ecrã.
Isto apenas me parece uma api que mostra um valor variável de acordo com a area do dedo que toca no ecran. Agora daí a comparar com o ForceTouch, tá bem tá !
Eh pa tanta raiva… fogo que medo! Isso é só por seres um irager, ou há justiça nesse rage todo? Tens como provar que quem redigiu o artigo é, de facto, um idiota fanboy de android? Ou és tu quem está a ser um idiota?
“Tens como provar”
Uhm… a app está ali. Puxas, corres, testas, e se tiveres dois dedos de testa lá vais ter umas conclusões.
Pro-tip: Dedos são uma má medida para este teste, considera um stylus de ponta fina em vez.
A existência da app não te mostra a fiabilidade do método. Mas se fores ler os comentários na página da app até ficas a perceber os problemas que tem com a variabilidade na resposta.
Um stylus neste método dificilmente te permitirá estimar diferentes níveis de força pois os stylus pouco ou nada se deformam na superfície do ecrã.
Isto do force Touch não é basicamente ter diversos níveis de pressão? Tipo as mesas de desenho ou pads tipo as Cintiq da Wacom com 2024 níveis de pressão que implica ter um traço mais soft ou rijo consoante a pressão que se exerce?
Tou a perguntar, porque ainda não percebi bem o que é que o Force Touch tem de diferente – a resposta é indiferente, porque nas mesas não faz sentido a caneta tremer.
Deverá permitir diferentes níveis de pressão.
Nas mesas é a caneta que mede o nível de pressão e não a superfície, que é o que o Force Touch faz. Se se seguir a ideia do MacBook poderá servir tanto para criar mais formas de interacção como ajudar a obter feedback por vibração.
“Uma das grandes revoluções dos últimos tempos no universo Apple é a criação do Force Touch.”
Por favor corrijam isto. A Apple criou a sua versão do Force Touch, não foi quem criou o Force Touch pois já existiam portáteis com esta tecnologia 2 anos antes do seu aparecimento na Apple.
Dentro do universo Apple essa é uma novidade.
Não foi falado no global, apenas dentro da Apple e dos seus equipamentos.
O Force Touch também existe no Apple Watch e não vês algo semelhante noutros lados. No MacBook a tecnologia é mais avançada do que o que apareceu anteriormente, pelo haptic feedback e pelo nível de integração com o interface do sistema.
A única coisa que é mais avançada é a integração com a interface do sistema, a nível de hardware. A nível de hardware o usado pela Apple têm um funcionamento muito parecido com a primeira geração do ForcePad da Synaptics. A segunda geração do ForcePad é mais preciso que o da Apple.
A segunda geração da Synaptics ainda nem sequer apareceu em aparelhos e já sabes que é mais precisa?
E como é que podes dizer que é parecido à primeira geração do ForcePad se esse nem sequer suporta Haptic Feedback?
O Force Touch e o Haptic Feedback são duas tecnologias bem distintas e independentes. Estou-me a referir ao método de determinação da força aplicada ao touchpad/touchscreen.
Distintas e Independentes?? O trackpad da Apple e o Forcepad da Synaptics são soluções completas de touchpads! O Haptic feedback está incorporado na tecnologia da Apple para o seu Trackpad Force Touch, tal como a Synaptics quer incorporar na sua próxima versão do ForcePad. E porquê? Porque sem o feedback os Touchpads revelam demasiada dissonância entre o gesto da pessoa e a acção, especialmente face ao comportamento com botões/click. É aliás esta a grande crítica feita aos aparelhos que vinham com a primeira versão da Synaptics.
Por isso não, não podes retirar o haptic feedback desta discussão, é uma parte da experiência das pessoas com o trackpad, da experiência de aplicar diferentes níveis de força a elementos do interface.
E a Synaptics ainda não apresentou nenhum solução destas para Touchscreens
Sim, distintas e independentes. O Haptic Feedback já existia nos touchpads bem antes do aparecimento Force Touch. Aliás a primeira empresa a ter um touchpad com Haptic Feedback foi a própria Apple. O Haptic Feedback neste touchpad é bem diferente do que antes se usava, mas continua a ser um sistema independente do Touch Force.
Os touchpads anteriormente tinham/eram botões mecânicos! Mas os novos touchpads capazes de medir força, não têm partes mecânicas, sendo a ausência de haptic feedback uma limitação para o Forcepad da Synaptics, um touchpad , que toda a gente notou. A falta de sensação táctil, especialmente a distinguir diferentes forças aplicadas, tornam o seu uso dissonante com o que a pessoa faz, e isso degrada toda a experiência!
Em segundo lugar o haptic feedback é parte integrante do hardware e funcionamento do trackpad da Apple. Se abrires o aparelho vês lá bem integrado no hardware do trackpad. E é tal a integração feita pela Apple que desligar haptic feedback no sistema é desligar também as funcionalidades do interface que fazem uso da medição de força.
Por isso não, não é independente do Force Touch no Macbook, que é o trackpad do Macbook, é uma parte dele.
Isto parece a história de que os EUA gastaram montes de dinheiro para inventar uma caneta que não precisasse de gravidade para escrever, para levar para o espaço. E a Rússia usava lápis.
Quero dizer, o resultado final é o mesmo, mas lembraram-se de dar uma grande volta, só para ficar mais caro…
I <3 kde (plasma) synaptics in touchpad settings.
Lancem lá rápido o Force Touch para a concorrência fazer ainda melhor sffv. Talvez desta vez com Ubuntu tuch quem sabe
é melhor esperares sentado até que a concorrência tenha hardware que faça o mesmo que o Force Touch
A Synaptics têm hardware que supera o Force Touch da Apple. Mas esta empresa certamente que não conta.
desculpa!? Onde é que a Synaptics tem hardware deste género para aplicar a ecrãs nos smartphones? Será que não percebeste que é disso que se fala?
E mesmo nos computadores como é que podes dizer que supera a tecnologia da Apple se o que a Synaptics tem neste momento nem sequer suporta Haptic Feedback? Tens alguma informação que demonstre essa superioridade? A próxima geração da Synaptics até poderá suportar Haptic Feedback, mas ainda não existe em produtos nem parece haver informação que te revele que seja superior naquilo que permite fazer.
eu acho que o primeiro galaxy note tinha uma funcionalidade semelhante (mas externo, com a utilização da caneta) na app de desenho que vinha com o note dava para desenhar linhas de grossura diferente com pressões diferentes da caneta sobre o ecrã
A Apple é a unica empresa no mundo que inova adoro pagar 800 euros por iphones novos e cheios de tecnologia de ponta , o melhor que há no mundo.