Pplware

WhatsApp: conheça 3 alternativas fora da esfera do Facebook

O Facebook está a aplicar uma fusão gradual entre o WhatsApp, o Messenger e Instagram, os seus três serviços de comunicação. Com efeito, até 2020 todos estes três serviços partilharão a mesma estrutura e encriptação de ponta a ponta. Porém, existem boas alternativas a ter em conta como o Telegram, Viber e também o Slack.

Assim, se está à procura de um novo serviço ou plataforma de envio de mensagens instantâneas, fora do grupo Facebook, vamos conhecer os argumentos destas rivais. Há vida além do WhatsApp, não se preocupe!


Assim sendo, estamos perante uma importante fusão entre todas as plataformas do Facebook. Algo que naturalmente causa preocupações aos utilizadores, sobretudo quando todos estes serviços falham. Aliás, recordamos a mais recente falha, a 14 de abril que deixou os utilizadores naturalmente preocupados.

O WhatsApp pertence ao grupo Facebook

Ainda que existam várias outras alternativas, reunimos três das apostas mais convincentes. Várias plataformas de comunicações instantâneas, não pertencentes ao grupo Facebook. Assim, caso volte a ocorrer uma falha generalizada, não ficará impedido de contactar os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Ao mesmo tempo, o Facebook não tem um bom histórico no que diz respeito à privacidade dos seus utilizadores. Apesar de estar agora empenhado em reverter esta fama, os casos e escândalos acumulam-se, tocando quase sempre nas informações dos utilizadores e na forma como este ponto foi tratado.

Torna-se, portanto, numa constatação do óbvio afirmar que nem todos os utilizadores estão satisfeitos com o WhatsApp, ou mais concretamente com o ecossistema do Facebook. Felizmente, existem várias alternativas para manter uma linha de comunicação aberta e encriptada. Em seguida ficaremos a conhecer três opções.

Telegram

Aquela que é provavelmente a alternativa ao WhatsApp mais popular, merece todo o destaque. De origem russa, o Telegram promete ainda mais privacidade do que o próprio rival. Nesse sentido, temos encriptação de ponta a ponta para todas as comunicações, além de ter uma opção de eliminação automática dos conteúdos.

Visualmente o Telegram é bastante similar ao WhatsApp e conta até com os tons de azul que associamos ao Facebook, ainda que com uma tez ligeiramente diferente. A sua utilização será tão simples quanto a dos demais serviços de comunicação instantânea.

O Telegram está disponível para várias plataformas – Android, iOS, Windows (PC), para macOS (Apple), Linux e também através da versão Web (browser).

Viber

Igualmente famoso, o Viber destaca-se pelas suas capacidades de comunicação e aposta na componente gráfica com milhares de GIFs e autocolantes animados. Além disso, é também capaz de proporcionar salas de conversação ou chats de grupo, muito à semelhança do WhatsApp neste ponto.

Além disso, podemos instalar várias extensões caso queira partilhar de forma mais rápida alguma música do Spotify, vídeos do YouTube, acompanhar a sua atividade física, entre outras funções. Ao mesmo tempo, o Viber também proporciona chamadas de voz VoIP e mesmo chamadas de vídeo.

Todas as mensagens enviadas pelo Viber estão protegidas por encriptação de ponta a ponta. Portanto, apenas o destinatário e o remetente terão acesso ao conteúdo das comunicações instantâneas. Já à semelhança do Telegram, temos também a opção de eliminação automática dos conteúdos.

O Viber está disponível para Android, iOS e pode ser sincronizado com o seu computador Windows e Mac.

Slack

Por fim temos o Slack, uma ferramenta de comunicações instantâneas voltada para o público profissional. Ao passo que o Facebook também disponibilizar plataformas e ferramentas como o Workplace, esta já é a segunda vez em menos de dois meses que sentimos uma falha geral.

Assim, se tem um negócio ou empresa online e precisa de gerir a sua atividade e equipa, uma das melhores ferramentas para o fazer é o Slack. Sem as distrações associadas ao WhatsApp, Telegram, Viber, entre outras, no Slack temos uma forma coesa e eficaz de comunicar com toda a sua equipa.

Conta com a integração de vários serviços e dá-nos ferramentas para estabelecer uma comunicação clara e direta. Podemos fazer chamadas ou vídeo-chamadas a qualquer momento através desta plataforma. Sem esquecer a possibilidade de criar vários grupos ou secções para controlo, partilha e gestão empresarial.

O Slack está constantemente a receber novas funções, aumentando as suas capacidades a cada nova atualização. Portanto, se procura uma plataforma polivalente para comunicação e gestão da equipa, esta é a nossa sugestão. O melhor de tudo? Se, ou quando, o Facebook sofrer alguma falha, o Slack continuará de pé.

O serviço é gratuito, sem limitações temporais para a sua versão gratuita, existindo também uma versão premium. Pode usar o Slack através do seu computador Mac, Windows, Lixux, bem como através da app para iOS e Android.

Exit mobile version