Donald Trump, enquanto presidente dos Estados Unidos, sempre teve uma relação conflituosa com as regras das mais preponderantes redes sociais. Foi banido do Twitter e do Facebook, depois de vários “castigos” por publicações que continham factos que não correspondiam à verdade. No entanto, o ex-presidente parece seguir a velha máxima “se não os consegues vender, junta-te a eles”.
De acordo com declarações do multimilionário americano, a rede social “Truth Social” deverá ser lançada no primeiro trimestre do próximo ano e vem com a missão de “resistir à tirania dos gigantes das tecnologias”.
TRUTH Social – A verdade Social de Trump
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos para lançar uma nova rede social, chamada TRUTH Social. Segundo ele, a plataforma “enfrentará a tirania das grandes tecnologias”, acusando-as de silenciar vozes opostas nos EUA. Conforme sabemos, as redes sociais desempenharam um papel fundamental na candidatura de Trump à Casa Branca e foi o seu meio de comunicação favorito como presidente.
Depois de muitos avisos e publicações com indicações que o conteúdo faltava à verdade, Trump verdadeiramente só ficou banido do Twitter e suspenso do Facebook depois de os seus apoiantes terem invadido o Capitólio dos Estados Unidos.
Foi amplamente debatido o poder das redes sociais na gestão da comunicação de Trump e estas estiveram sob pressão durante a sua presidência de Trump. Foi um governante que esteve sempre debaixo de fogo porque as suas publicações eram assinaladas e banidas por terem um cariz insultuoso, inflamatório, a incitar à violência e de propaganda de falsidades, as fake news.
No ano passado, o Twitter e o Facebook começaram a apagar algumas das suas publicações ou rotulá-las como enganosas, como uma em que ele disse que Covid era “menos letal” do que a gripe.
Agora, ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou o lançamento de uma rede social própria, denominada “TRUTH Social”, depois de ter sido banido em janeiro do Twitter, Facebook e YouTube. Esta rede social surge depois da criação de um site From the Desk of Donald J. Trump, onde são feitas comunicações de forma unilateral e onde os americanos podem comprar alguns produtos do magnata.
A rede social deverá ser lançada no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com um comunicado de Trump.
Criei a TRUTH Social e o grupo Trump Media e Tecnologia [TMTG] para resistir à tirania dos gigantes das tecnologias
Disse Trump numa nota à imprensa.
A rede social, com lançamento beta previsto para mês que vem e implantação completa no primeiro trimestre de 2022, é a primeira das três etapas nos planos da empresa, seguida por um serviço de streaming de vídeo por assinatura chamado TMTG + que contará com entretenimento e notícias e podcasts.