Sobre partilha de dados, o utilizador consente ou paga. Europa apela a uma “escolha real”
A Meta adotou uma abordagem relativamente à proteção de dados que tem desagradado as autoridades europeias, pois só dá duas opções aos utilizadores: consentir a partilha ou pagar para proteger as suas informações. Europa apela a um alargamento das opções em sistemas semelhantes.
A Meta, bem como as empresas que adotam a mesma abordagem, foi aconselhada pelo Conselho Europeu para a Proteção de Dados (CEPD) a não impor aos seus utilizadores um sistema de "consentimento ou pagamento" para a proteção de dados.
O órgão europeu, presidido por Anu Talus, sublinhou a importância de dar aos utilizadores opções relativas à sua privacidade de dados quando se implementam tais modelos.
As plataformas online devem dar aos utilizadores uma verdadeira escolha quando utilizam modelos de "consentir ou pagar". Os modelos atuais exigem geralmente que as pessoas forneçam todos os seus dados ou paguem.
Consequentemente, a maioria dos utilizadores consente no processamento para poder utilizar um serviço e não compreende todas as implicações das suas escolhas.
Disse Talus, num comunicado oficial.
Este conselho enviado pela Europa surge no seguimento da introdução pela Meta, em novembro, de um sistema de "consentimento ou pagamento", que oferece aos utilizadores a opção de não receberem publicidade direcionada em troca de uma taxa.
Empresas deveriam oferecer "escolhas reais" para proteção de dados
A medida da Meta foi analisada por defensores da privacidade e grupos de defesa dos direitos dos consumidores, pois representa um afastamento do seu modelo tradicional de receitas, que consiste em rentabilizar os dados dos utilizadores para anúncios personalizados.
O conselho dado pelo CEPD é resultado de pedidos de esclarecimento assinados pelas autoridades de proteção de dados dos Países Baixos, da Noruega e da cidade alemã de Hamburgo, relativamente ao modelo da Meta.
Perante um modelo que oferece apenas duas opções, o CEPD sublinha a necessidade de os responsáveis pelo tratamento oferecerem aos utilizadores alternativas que não exijam o pagamento da proteção de dados. Estas alternativas devem fornecer serviços equivalentes sem a necessidade de publicidade direcionada com base em dados pessoais.
Além disso, o CEPD sublinha que a obtenção do consentimento não isenta os responsáveis pelo tratamento de aderir aos princípios de proteção de dados definidos no RGPD - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Mais ainda, devem avaliar se as taxas dos serviços podem pressionar indevidamente os utilizadores a consentir o tratamento de dados, e perceber se existe um desequilíbrio de poder entre os utilizadores e a plataforma, tendo em conta fatores como a posição no mercado, a confiança do utilizador no serviço e o público principal deste.
Por fim, o CEPD sublinha a importância da transparência e da compreensão do utilizador no que às suas informações, bem como à sua recolha, diz respeito.
A Meta descobriu uma nova maneira de nos “proteger”, pedindo que escolhamos entre partilhar os n/s dados ou pagar para mantê-los em segredo. Que gentileza… estão a seguir a velha máxima: “dá-me os teus dados ou abre a carteira”. Tenta pintar isso como um “serviço” aos utilizadores mas na realidade é apenas uma maneira de forçá-los a ceder os seus dados pessoais ou sacar mais patacos!!!
Não vejo problema desde que esteja bem explícito, a pessoa deve ser livre de vender os seus dados sem que ninguém tenha nada a ver com isso.
Está a vender a €0!! Portanto não é vender mas dar de graça.
Não há como escapar. Quem está no topo é que manda e o consumidor cala e come.
Não é bem assim, nestes tipo de casos, não autorizo nem estou disposto a pagar.
Fecho a conta. TB não me trás mais grande valias.
Se todos fizerem o mesmo, vamos ver se não mudam de politica quando as receitas despencarem…
Fechar conta FB amanhã já é tarde !
Sim so conversa, mas continuas ca a comentar. Vai comer palha
É verdade o que diz.
Bem… Estamos a falar de uma coisa que não faz falta a ninguém e só adere quem quer. Só fosse para comprar arroz ou ovos, achava grave, agora para uma caca destas? Além disso, podemos ainda controlar muitos dos dados que fornecemos. Não temos de dar logo tudo, ou temos?
“Não temos de dar logo tudo, ou temos?” Lá isso não. Por isso é que existem milhões de contas e perfis falsos quer no Facebook quer no Instagram.
Já foste Meta!! De certo que tudo o que está ligado será banido da UE.
A empresa é multimilionária. Tanto lhe faz pagar uma multa de centenas de milhões de euros. Custa ?? Claro que sim mas eles só em ganhos de publicidade ganham esse tipo de valores em pouco tempo. A Meta, a Microsoft, a Google, a Apple, a Amazon e até empresas mais pequenas.
Quem me garante a mim(a mim ou seja a quem for) que a Meta não recolhe todos os nossos dados mesmo depois de estar proibida disso ?? Para ser sincero eu já nem ligo a isso.