Se morrer alguém pode tomar conta do seu Facebook
Nos Estados Unidos esta funcionalidade já era possível mas, agora, toda a Europa poderá nomear algum familiar ou amigo para gerir a sua conta do Facebook caso aconteça alguma coisa como morrer ou ficar incapacitado.
Resta agora... escolher alguém de confiança!
O Facebook permite agora que escolha uma pessoa, como familiar ou amigo, para gerir a sua conta do Facebook caso lhe aconteça algo grave como morrer ou ficar incapacitado.
Desta forma, o novo gestor poderá aceder à sua conta, sendo-lhe permitidas diversas acções sobre a mesma.
A nova funcionalidade designa-se "Contacto Legado" ou, no original, Legacy Contact e é bastante fácil de aceder, activar e personalizar.
Basta ir às Ferramentas > Definições > Segurança > Contacto Legado:
Após clicar em 'Editar' irão surgir-lhe todas as informações e orientações que necessita. Pode depois escolher a pessoa que pretende que seja o seu legado, isto é, que faça a gestão e tome conta da sua conta do Facebook após a sua morte ou outra situação.
A pessoa só será notificada assim que a sua conta se transforme num memorial, isto é, assim que alguém informe o Facebook que morreu, mas poderá optar por lhe enviar uma mensagem assim que a escolha para esse fim.
Assim que morra ou lhe aconteça algo que o incapacite, um botão indicando 'gerir', surgirá ao seu contacto legado assim que ele entre no seu perfil.
O seu contacto legado poderá aceder à sua conta, actualizá-la, escrever publicações, alterar a fotografia de perfil e foto de capa e ainda responder a pedidos de amizade.
Poderá ainda optar por permitir que o seu contacto faça download de todo o conteúdo do seu Facebook, contudo este não poderá aceder às suas mensagens privadas.
Caso não pretenda ter nenhum contacto nem ter a sua conta como 'memorial', pode optar por pedir que o Facebook a elimine permanentemente depois de ser notificado que faleceu.
Este artigo tem mais de um ano
Eu fico burrinho de todo com esta dependência duma rede social. Como as pessoas se desvalorizam e fazem dum servidor e duma plataforma uma forma de vida e de convivência diaria, da qual não prescindem.
Por exemplo, não entendo como podem postar o falecimento de um ente querido numa rede social. Acho esta postura totalmente desenquadrada, descabida e de uma insensibilidade aberrante. Compreendo a presença numa rede social para conversas mundanas e banais.
Bem, talvez ainda não esteja adito e totalmente dependente duma rede social.
Também não compreendo. Eu cá pus para apagar, acho que é o que faz mais sentido.
No fundo, é o mesmo que anunciar a morte de um familiar ou amigo num jornal ou em qualquer outro meio da Comunicação Social… No Facebook – e não sendo viciado nem que lá chegue -, é uma forma de comunicar aos amigos (mesmo que virtuais e que nunca se conheceram pessoalmente) que essa pessoa deixou de existir. Paz à sua alma…
Concordo 🙂
+1
O Facebook tem algum mecanismo para confirmar que de facto essa pessoa faleceu ou ficou incapacitada ou esta opção poderá originar que, de forma relativamente fácil, o “contacto legado” aceda indevidamente à conta que lhe foi “legada”?
Também tenho essa dúvida…
Esse “contacto legado” será uma pessoa de confiança, logo por regra não deve haver esse problema. https://www.facebook.com/help/contact/651319028315841
Mas então isto pode dar azo a “brincadeiras” de muito mau gosto. Imaginemos que alguém se lembra de “dizer ao Facebook” que alguém morreu sem que isso tenha acontecido, por exemplo, o Satya Nadella. Era ver acções da MS a descer até se desmentir a noticia.
O Facebook é que devia morrer….
Apagar a conta quando morrer?. Como é que o facebook sabe que uma pessoa morreu?. Vai ser preciso que alguém envie a certidão de óbito para o facebook.
Eu só utilizo as redes sociais para partilhar conteudos que considero interessantes ou relevantes, mais num contexto profissional tipo linkedin do que pessoal.
Tens de entregar a certidao de óbito e preencher o papel…
Qual papel?
Como é que posso atualizar o meu estado para “falecido”, se em princípio não vou ter facebook no caixão?
Eu já encomendei o meu caixão com facebook, é um bom investimento. Quando um amigo meu morreu ele tinha facebook no caixão e ainda hoje publica fotos dele na praia do céu é uma funcionalidade muito interessante